Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O xeque-mate do Mauro Fernandes no Dorival Júnior

O jornalista Paulo Azeredo tem um blog que vale a pena acessar.

Boas informações e análises, como essa, a respeito do clássico de ontem:

* O xeque-mate do Coelho

Minas Gerais está se especializando em grandes jogos nos clássicos regionais. Atlético e América neste domingo não foi diferente. Ambos fizeram um grande jogo e o Coelho venceu por 2 a 1 com Fábio Júnior em uma tarde inspirada. Mas onde foi que o América ganhou o jogo? Na estratégia e na disciplina tática.

Mauro Fernandes realizou durante a semana um treino secreto e é claro que já esperávamos surpresas na escalação. Muito se apostava no esquema 3-5-2, mas o treinador escalou a equipe no 4-4-2 e com uma postura muito ofensiva. Xeque-mate!

Nos primeiros 15 minutos só deu América. Aliás, logo com trinta segundos Fábio Júnior mostrou a que veio. Deu um chute perigoso de fora da área e assustou o goleiro Renan Ribeiro. E durante a partida este foi sempre o grande trunfo do Coelho: ser ofensivo sempre. A expectativa era de um América fechado, com três zagueiros e saindo só na boa nos contra-ataques. Porém, com a formação que iniciou o jogo o que se viu foi algo totalmente diferente.

O volante Dudu atuou como de costume. Deu proteção aos zagueiros e marcou de perto Neto Berola, a válvula de escape do contra-ataque alvinegro. Leandro Ferreira também ajudou muito no setor defensivo e ainda apareceu com qualidade como homem surpresa em algumas oportunidades. O veterano Irênio se desdobrou dentro das quatro linhas ora jogando como terceiro volante ora como armador. Fez um bom jogo, mas não sei se suporta jogar dessa maneira até o fim da temporada. E por fim Camilo, que foi o meia que jogou mais solto no meio-campo e  encostou mais em Luciano e Fábio Júnior lá na frente. Inclusive foi dele a enfiada para Luciano no lance do primeiro gol.

Mauro Fernandes tem muito mérito nisso tudo, pois enxergou que para vencer o Atlético é preciso se resguardar na defesa, mas nunca deixar de atacar. Sabe-se que a linha de frente alvinegra tem um grande poder de fogo, entretanto a defesa ainda requer maiores cuidados por parte de Dorival Júnior. Méritos totais do América que mostrou competência e obediência tática na partida. Mas, ainda é muito cedo para se exaltar. O Coelho venceu com propriedade, porém está longe de ser ainda uma equipe confiável para a Série A. O time é bom. O elenco ainda não.

Acesse:  http://www.pauloazeredo.com.br

Paulo Azeredo

Jornalista Rádio Inconfidência MG


» Comentar

Comentários:
16
  • Paulo Santos disse:

    Esse c ara ainda está de fraldas. Não entende nada de futebol.

  • Sávio disse:

    O America foi melhor que o Atlético durante boa parte da partida por isso ganhou com méritos. Simples assim. Agora nós perdemos na hora certa, dá pro DJ arrumar o ponto fraco do Galo, que são as laterais e a marcação do meio campo e defesa que ainda está frouxa. Mas tirando isso, o Galo está sim construindo um bom time tomara que a torcida tenha paciência pra não queimar ninguém.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Essa vitória do América sobre o Atlético Mineiro, me lembrou da vitória do Ipatinga sobre o Cruzeiro ano passado, onde mesmo com toda ajuda do árbitro, o Cruzeiro com seu time reserva perdeu feio pro Ipatinga…

    Já ontém, o América venceu o time principal do Atlético Mineiro e o time principal da FMF… rsrs

    Impressionante como era proibido amarelar jogadores do Atlético, o Réver bateu o jogo todo, não tomou nenhum amarelo e as vezes nem falta o juiz marcava. Já os jogadores do América, eram inibidos a todo instante com marcação de faltas e com cartões amarelos.

    Se alguém ainda tem dúvidas, é só conferir o link abaixo:

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2011/02/28/noticia_cruzeiro,178238/video-cruzeiro-reclama-penalti-nao-marcado-em-teofilo-otoni.shtml

    Tem os lances dos principais jogos da rodada.

  • Andre Silva disse:

    Faltou lembrar do penalty “perdido” pelo Tardelli !

  • Márcio disse:

    Caro Chico!
    A três únicas faltas desleais (mostradas na tv hoje, não viu quem não quis) no jogo de ontem: uma agressão, sem bola, do Berola no Dudu e duas do Réver: uma no Luciano, que deu uma baile naquela zaga e outra no Rodrigo. A aí? Pancadaria? Ora bolas! Fiquem pelo menos com a desculpa do cansaço do Dorival. É menos ridícula. Outra coisa estranha: os times se matam para conseguir vaga na Copa do Brasil ou na Libertadores e depois vêm com essa conversa fiada de cansaço (foi feito um único jogo até agora) depois de chocolate? Menos, gente! Ou mais humildade. O Coelhão massacrou e ficou barato. O Galo teve mais chances? Em qual jogo? Só no primeiro tempo: duas do artilheiro, uma do Luciano e duas do Cheslon. No mais só vi chutes de longe que o Flávio pegou firme. Nem incomodaram.

  • Alisson Sol disse:

    Eu tenho minhas reservas em relação a estas análises profundas de coisas simples. A explicação de que o time do Atlético-MG estava cansado parece muito mais simples e aceitável do que a da tal “proexa de enxadrista” do Técnico do América-MG. Quem acredita que “viajar de avião não cansa” deveria fazê-lo, frequentemente e a trabalho.

    Deve ser revoltante para um jogador que estava no domingo em Manaus, na quarta-feira em Porto Alegre e no domingo seguinte em Salvador ler comentários de alguém que passou a semana “analisando vídeos” e faz certos comentários sobre “tática” e “desempenho”. Eu li recentemente homenagens do Flamengo a um “comentarista” no Rio que sequer cabe atualmente na poltrona da maioria dos aviões comerciais. Nada que tire dele o direito de comentar, mas a falta de atividade física provavelmente o impede de entender que há uma correlação enorme entre “capacidade física” e “capacidade tática”.

    Alguns destes analistas esportivos lembram a piada do “cientista português” e a conclusão de que a aranha sem pernas não mais escuta e obedece instruções…

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Se mantiver os pés no chão, os Mauro Fernandes pode levar esse time do América longe…

  • Marcelo disse:

    Uai, por um acaso o Cruzeiro ganhou do Galo esse ano? Cruzeirense gozando com p dos outros?

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,
    permita-me discordar, o time do Galo ontem estava morto, não jogou nada, na minha opinião o América teve pouco méritos, só a pancadaria em cima de Berola e Tardelli. O Galo teve mais chances e comandou enquanto teve fôlego.

  • Thales disse:

    Sou fã do Paulo Azeredo. A mais jovem revelação da imprensa !
    É um jornalista independente. Tem opinião própria. Não é puxa saco de ninguém. Não se vende por nada! É um jornalista ético, correto e respeita e honra a sua profissão. Ao contrário de muitos que estão surgindo agora.
    Parabéns Paulo Azeredo e que Deus sempre ilumina seu caminho e te proteja das tentações $$$

  • Rafael Naves disse:

    time grande joga como protagonista,atacando! parabéns ao mauro fernandes que reconhece as limitações do time,mas reconhece da mesma forma a grandeza do América. como foi emocionante ver o Coelhão jogando com grandeza de novo.

  • J.B.CRUZ disse:

    O certo é que o galo continua enganando a ¨massa ¨ e está bem pior que ano passado…Aguardem o fim melancólico de novo..

  • Klaillton Saraiva disse:

    O América ganhou muito mais pela sua raça, melhor postura em campo, sua humildade, tanto dos jogadores como da parte técnica. Enquanto isso do outro lado tinha um time desmotivado, afoito e muito mal escalado. O Dorival foi muito infeliz tanto na escalação quanto nas substituições. É duro ver jogadores errando a tanto tempo e o Diego Souza que entrou pouco ser penalizado. O Galo tem muito come e dorme, as contratações tem que ser mais objetivas, precisamos de qualidade e não de quantidade. Os volantes ainda deixam a desejar, não temos laterais e nem centroavante. Tá osso!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    O nosso colega aqui do Blog, Flávio Azevedo, que deve tá rindo atôa até agora…

    Flamengo Campeão da Taça Guanabara e o América chega à liderança do C. Mineiro, depois de vencer o Atlético Mineiro…

    Fim de semana maravilhoso pra vc hein Flávio Azevedo ?? rsrs

    Não apareceu aqui no Blog ainda por que ?? Tá de ressaca ?? rsrs

    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    O Mauro Fernandes é um bom técnico, mas não acho que tenha sido assim somente um xeque-mate.

    A verdade é que, o time do América não é ruim como muitos pensavam e o Atlético Mineiro não é bom como também muitos pensavam…

    Eu sinceramente achava que as máscaras iam começar a cair só no Brasileirão, como foi ano passado. Mas o C. Mineiro nem terminou e elas já estão caindo viu…

    Aqui… O Réver tem carta-branca pra bater ?? O cara deve ter cometido umas 06 faltas, dentre elas umas duas mais fortes e não foi nem amarelado… Ou será que, era porque o Atlético Mineiro não tinha nenhum zagueiro no seu banco de reservas ontém ??

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Ué…

    Não terá twitada do Kalil não ?? rsrs