Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Com tanto time para torcer, por que você escolheu o América?

É muito bom ver o América novamente entre os maiores clubes do Brasil e a visibilidade nacional do clube aumenta a cada dia.Recebi este e-mail do Marcus Vinícius Montenegro que vale a pena ser compartilhado com o público:

“Prezado Chico,

Graças a um trabalho bem feito que está sendo feito pela nossa diretoria e pelos atletas, o América começou a aparecer na mídia de outros estados.

Estamos agora com um blog na globo.com capitaneada pelo Flávio Drumond, com colaboração dos Deca Amigos, Marinho Monteiro e Bruno Barroca.

Com uma tirada super bacana, o Flávio criou o caldeirão do Deca, onde dá oportunidades dos americanos colocarem seus pontos de vista e escrever sobre o nosso amado time.

Tomo a liberdade de te enviar uma crônica do Ramon Hendrigo, que expressa muto bem o que é ser americano.”

 

* COM TANTO TIME… (POR RAMON GREGÓRIO)

“Com tanto time para torcer, por que você escolheu o América?”

Penso que a grande maioria dos torcedores do América já escutou essa pergunta, mas qual seria a resposta?

Nunca pensei porque torço pelo Coelhão.

Uns podem dizer: “você é americano porque seu pai é americano”, mas meu pai é um americano filho de Palestrino… Outros podem dizer: “você é americano porque é rico”, mas se eles derem uma “ispiadinha” no meu contra cheque… Ainda poderiam dizer: “você é mesmo do contra”, mas eu já até votei no Lula…

Mas ser americano é diferente. Talvez os outros não nos entendam, pois o nosso sentimento é incomum. Não torcemos, amamos! Sim, amor! Aquele mais puro e incondicional. Aquele em que não há cobranças ou arrependimentos.

Acho que nossa relação com o América é irracional, instintiva, incontrolável, mas, ao mesmo tempo, singela. Não seguimos o fanatismo da violência, querendo impor uma superioridade. Para nós existe outro caminho.

Esse sentimento complexo nos une, faz dos americanos uma grande família, não uma torcida e isso nos traz o respeito de nossos adversários. Sim… americanos tem adversários e não inimigos, porque no amor não há espaço para o ódio.

Muitas vezes, escutei de nossos adversários: “eu admiro vocês, porque nunca abandonam o seu time, vocês são loucos!”. É… talvez sejamos loucos, loucos de amor!

Em nossos corações uma série B é maior que uma Libertadores; uma série C mais importante que um Brasileirão e a Sul Minas infinitamente superior a Liga dos Campeões. Esses títulos nem o Real Madrid conseguiu, coisa de maluco mesmo.

Loucura, amor, paixão, não sei definir ao certo o que nos move. Se isso é patológico, não quero me curar.

Não posso explicar o amor, não posso explicar o porquê sou americano, talvez esse sentimento seja estranho para aqueles que não conseguem amar o verde, preto e branco.

* Ramon Gregório, 30 anos, morador de Contagem. Uns dizem que sou professor de geografia, outros que sou consultor ambiental, alguns que sou um tatuado caretão, mas na verdade eu sou mesmo é AMERICANO!”


» Comentar

Comentários:
26
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Beleza Marcos… mas, convenhamos, vc exagerou um pouco né?
    Contudo, embora ano passado tenha sido diferente , as várias participações do Galo em brasileiros são caracterizadas por boas campanhas em sua grande maioria.
    Houve risco de rebaixamento REAL para o Galo em 2004, 2005(efetivado) e 2010.
    Quanto ao Cruzeiro, esteve bem perto da degola em 1994 (salvo por uma maracutaia da CBF), 1997, 2001 e 2004.
    Como pode ver, o risco de rebaixamento não é raridade em MG…

  • Marcos disse:

    Galomaio, não falei que a torcida do Cruzeiro é vibrante, disse que a torcida do Cruzeiro precisa de vibração, qualidade esta que muitas vezes não possui. É claro que a torcida mais vibrante de Minas é a do seu time, mas não adianta um time ter uma torcida igual a do Galo se este time amarela na hora de decidir grandes conquistas e briga a duras penas pra não cair pra segundona. Torcida apoia o time em campo, mas não ganha jogo. Se torcida ganhasse jogo o Atlético não teria caído pra segundona.

  • COELHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Queeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem disse q a torcida do Cruzeiro é mais vibrante???

    Eu hein… rs

  • Marcos disse:

    Não tiro razão do Galomaio, a torcida do Cruzeiro tem que ser mais vibrante, afinal o time azul é o que mais possui conquistas em Minas. Percebe-se, pelo que se vê nos estádios, que a torcida do Galo e até mesmo a do Coelho põe a torcida da Raposa no bolso.

  • Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro disse:

    Caro Chico maia,

    Na verdade o que gostaria de colocar em negrito no texto do Ramon é que nós americanos temos rivais e não inimigos. Como seria bom que as demais torcidas levassem isso a sério.
    RIVALIDADE sempre deverá existir, zuações, todos os dias, mas o ódio as ofensas, agressões deveriam ser banidas de todas as torcidas.
    Qdo falamos que ir a jogos do Coelhão é diferente, é porque voce sente isso na arquibancada. Somos apaixonados, temos como qualquer torcida, torcedores exaltados(principalmente quando torcedores da duplinha vão aos nossos jogos com a camisa de seu time), mas mesmo assim o respeito prevalece.
    Respondendo um post anterior, não é só agora que estamos falando isso, acompanhamos o Coelhão nas piores fases e sempre estivemos presentes. Somos a RESISTÊNCIA. Somos ESPARTANOS. Temos que vencer a maioria com os nossos pulmões.
    Espartanos aruuu aruu arru arru arru aruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    Espartanos aruuu aruu arru arru arru aruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    Espartanos aruuu aruu arru arru arru aruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    O América nada teme.
    América contra tudo e contra todos.
    América até o além.
    Estamos voltando………………….. Isso incomoda muita gente
    Simples Assim by Ronne Franks.

  • João disse:

    Essa paixão é mesmo indescritível! Com o América até o além!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Haha… Clayton, o assunto é o ‘amor por um clube’, neste caso, especialmente o Coelho.
    E neste quesito, desculpe a franqueza, mas seus companheiros de time estão a anos-luz de distância… rsrs

    Como disse antes, não me refiro muito ao Cruzeiro (como citou) e sim aos amigos cruzeirenses (ou libertadorenses, como queiram)… hehe

    O que mais se ouve em MG é:
    – Amo o Galo acima de tudo! (alvinegros)
    – Amo o América em qualquer circunstância! (avacoelhados)
    – Já ganhamos Libertadores! (raposildos)

    E antes das justificativas, te digo: seria ótimo o Galo ganhar Libertadores. Mas não iria aumentar nem diminuir o amor da massa.
    O fato de ainda não a termos conquistado não diminui a paixão…

    Abraço! :):):)

  • Lucas Prates disse:

    Lendo esse texto tenho mais orgulho ainda de ser Americano, pq todos os Americanos são iguais e este texto nos descreveu de uma maneira sem igual, Nossa torcida é pequena sim mas de Fato lembra e muito as Torcidas Argentinas como a do Arsenal de Sarandí ou Chacarita JRS por exemplo que apesar de serem torcidas pequenas são apaixoandas cantam o tempo todo com o time ganhando ou perdendo pq a paixão que nos move é pelo clube e não pelos jogadores treinadores etc….

    Por isso levo minha Murga a todos os jogos e arrepio com toda galera Americana….

    Torcida Americana a torcida mais próxima das torcidas Argentinas. Uruguaias, Paraguaias do Brasillll;;;;;

    América nada Teme…

  • Thaynan disse:

    Demais esse texto do ramon, eu sou americano, e me orgulho demais disso. Quando o time ganha, é diferente dos outros, a alegria é maior, quando perde, ficamos pensando na derrota durante os dias.. até o próximo jogo, ser americano, é muito bom, é amor e paixão, nada de raiva e ódio.

    COELHO até morrer

  • Ramon Gregóro disse:

    Sou o autor do texto, que o Chico chama de poema, fico lisonjeado, mas sobre essa conversa que o América foi abandonado pela torcida, é só lembrar que no jogo contra o Sport haviam 13 mil americanos, e alguns “penetras”.
    Sobre a torcida só aparecer agora, me lembro de no primeiro jogo da volta do América para a primeira do mineiro termos esgotados todos os ingressos reservados a nós, e muitos americanos voltaram para casa.
    Eu mesmo estive em Pelotas no mata mata da série C, sob chuva e um frio de zero grau, alguns de vocês estariam lá para ver o Atlético ou Cruzeiro em um jogo de série C?
    Não se engrandece a torcida de um time desmerecendo a outra.
    Somos poucos, mas poucos amam um time como nós.
    Muito obrigado Chico por sempre ceder o seu espaço para o América e americanos.

    Não posso explicar o amor, não posso explicar o porquê sou americano, talvez esse sentimento seja estranho para aqueles que não conseguem amar o verde, preto e branco.

    O resto como diz o sábio Chico, é perfumaria.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Pô Dudu GALOMAIO…

    Nem num tópico maravilhoso como este, vc consegue deixar de fazer referências ao Cruzeiro ou aos Cruzeirenses ?? rsrs

    Ô troço recolhido modeuzooooo… rsrs

  • Felipe Resende disse:

    sou americano pq ser americano é ser diferente, acredito que se eu n fose torcedor do america n seria torcedor de time algum, pois sou contra violencia e acho ridiculo homens, jovens, adultos e ate mesmo mulheres partindo para a violencia tentando obter seu espaço, nós americanos n precisamos disso, somos a resistencia como ja disse o Marinho, somos diferenciados, em qualquer lugar á violencia, mas é muito bom sentar no estadio com minha familia e ter a tranquilidade e quase certeza que poderei torcer sem me preocupar com bandidos fantasiados de torcedores, somos felizes, e n precisamos tambem entrar de bico em assuntos e textos de outros times para tentar enaltercer o nosso, inveja n temos, somos americanos e assim seremos para sempre!

  • alan disse:

    pro cara atleticano q falou q esse texto so apareceu depois do jogo do galo,senão me engano o Ramon ja tinha escrito isso antes. sou americano,adoro ser,odeio cruzeiro e atletico,sei q a paixao pelo meu time e identificação nenhum cruzeirense consegue ter. meu irmão é cruzeirense e foi ao jogo do America comigo para ver como era,ele me disse “3 mil Americanos fazem mais barulho que 30 mil cruzeirenses”. Nos americanos nunca largamos o América pq torcer pro america nao eh so torcer para um time é escolher um estilo de vida!COMO É BOM SER AMERICANO!

  • ronaldo silveira disse:

    América é mesmo uma paixão da gente.
    vivemos,respiramos,dormimos,sonhamos….
    Mas,quando é dia de jogo o coração bate mais forte,
    acompanhamos com alegria e com muito amor.
    torcida civilizada que nos proporciona uma imensa
    alegria de levar nos pais,filhos,esposa,amigos,
    sabendo que sairemos de lá com muita alegria
    AMÉRICA PARA SEMPRE
    (tive o imenso prazer de nascer dia 30/04 também)

  • Guto disse:

    leitura de arrepiar! descrevendo perfeitamente o que nós chamamos de sentimento! Mas é muito mais que isso! É muito além de um sentimento, de um amor .. É o SER AMERICANO!

  • Guilherme disse:

    O ramon disse tudo que um americano pensa, quando mi perguntam pq sou americano, respondo assim, ser americano é um estilo de vida….seria muito facil falar que sou atletico ou cruzeiro qualquer ai hj é…mas qndo vc fala que é americano vc parece ser mais especial e unico ainda, contra tudo e contra todos, as vezes é dificil vc ser unico numa faculdade com quase 5 mil alunos, ou na maioria das vezes é prazeroso, e inesplicavel, coelho sempre…

  • Lucas Caetano disse:

    Que texto!!! parabens ramon! muito bom!
    abraçoss
    COELHOOO

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    No meu bairro, conheço uns 4 americanos…
    Conheci vários quando trabalhei na região do Carmo Sion… (muito chatos, por sinal… rsrsrsrs) (Jamil, Jadir, Ediberto etc)

    Em Resende Costa, ainda nao vi nenhum. Mas nesta última viagem, um molequinho estava com a camisa do América… presente de algum “malandro” parente de BH, investindo no futuro… quem sabe né? rs

    Mas é muito bacana o amor dos americanos, assim como dos atleticanos. A exceção fica por conta dos azuis, que a julgar por suas próprias falas, se não tivessem Libertadores ou se nunca mais a ganharem, certamente trocarão de clube…

  • Aurélio Mendes disse:

    Pra mim o Fábio Capello falou besteira. Esse texto do América vem aparecer só agora que o time começa a aparecer na mídia e venceu o galo?
    Porque não defendiam tanto o clube quando estava nas divisões inferiores?
    Eu defendo o galo desde que nasci e nunca me envergonhei de nada. E olha que nunca vi meu time ganhar um torneio nacional (Para os cruzeirenses de plantão, dispenso piadinha em relação a série B).
    E ai de repente esse amor incondicional, arrebatador e diferente como diz o texto, aflora?
    Já estou vendo a quantidade de textos e vídeos no youtube que estão por vir.

  • lauro disse:

    Chico o américa é um time quase centenário e pela idade e história era para ser um time a nível mundial como são Cruzeiro e atletico e o América hoje vive na bacia das almas dando volta olímpica por ter chegado a primeira divisão. vejo muitas famílias Americanas comemorando a situação atual mas quem fez o américa deixar de ser um time mundial para ser um tive de segunda nunca é falado. pelo que entendi as famílias que administraram o américa em décadas so fizeram o américa deixar de ganhar títulos, perder patrimônio e ninguem fala nada! não que eu queira lavantar defuntos mas nunca ouvi falar de ninguem que se responsabilizasse pelo apequenamento do América ou talvez é porque os atuais americanos são os decendentes destes péssimos administradores.
    Mas como bom Mineiro torço pelo América crescer e dar mais força ao futebol das Alterosas.

  • tom vital disse:

    Prezado Chico em 2006 eu fiz um poema com o título de O Torcedor,e começava assim:

    O Galo é o meu amor
    Dona Maria vem depois…

    Quem se interessar é só acessar http://tomvitalabsinto.blogspot.com

    Confesso que tenho um carinho muito grande pelo Mequinha.Mas o Galo é tudo.

  • Dimas de Souza Godinho disse:

    Prezado Chico.Eu e alguns Atleticanos aqui em Lavras e mais alguns jogadores de times contrários, observamos que o Renan Ribeiro aceita todas de fora da Área rasteira ou meia altura no canto direito.Ele só pula com uma mão.Vide os gols no Brasileiro passado e agora nos ultimos jogos.Até os atacantes do América perceberam e arriscaram.Ele tem defeitos que precisam ser corrigidos, se não,vai entregar o ouro em hora inoportuna.Saudacoes Atleticanas.Dimas

    – Lavras-Mg

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Uai J.B… Tá com a memória boa hein.. rsrs.. Mas é isso ai, de acordo!!!

    Quanto ao América, é um time que eu torço para que cresça!!!

  • J.B.CRUZ disse:

    A explicação para definir o amor do torcedor para seu time de coração, foi dita por FÁBIO CAPELLO, então técnico do MILAN por ocasião do jogo entre ATLÉTICO 2 X 2 MILAN válido pela COPA CENTENÁRIO DE BELO HORIZONTE EM 1.997..
    ROBERTO ABRAS, uma legenda atleticana, fez a clássica pergunta ao técnico milanês, quando da entrada em campo dos times..
    ROBERTO ABRAS: Fábio, você já viu torcida mais apaixonada que esta?..(42.000, o público daquele dia)..
    CAPELLO: Todas as torcidas são iguais em paixão pelos seus clubes, a diferênça está no tamanho, umas maiores outras menores, mas,o AMOR É O MESMO!!Parabéns ao AMERICANO por sua PAIXÃO e AMOR pelo COELHÂO….SOU PALESTRINO-CRUZEIRO,,,,,,,SEMPRE!!!!

  • Patricia da mata Dias Duarte disse:

    Gostaria de parabenizar todo o time do GALO,por estar motivado em suas competições.Acho ainda que falta um pouco mais de atenção na zaga.GALO É GALO.Abraços

    – Belo Horizonte