Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Depois de uma parada desnecessária

Terminado o Carnaval, o Campeonato recomeça hoje com Tupi x Cruzeiro, jogo antecipado. Vamos ver quem ganhou e quem perdeu mais com essa paralização absolutamente desnecessária da competição.

De uns 15 anos para cá a maioria dos jogadores de futebol tornou-se mais profissional, conscientes da importância da melhor condição física possível. O mundo da bola é cada dia mais competitivo e quem está inferiorizado fisicamente dificilmente leva vantagem sobre o adversário, mesmo sendo melhor tecnicamente.

 

Não é o caso

 

Cuca conversou com Wellington Paulista e o fez ver que é preciso dar um tempo. Trata-se de profissional sério, porém, que vive um momento ruim, especialmente porque as contusões o impediram de realizar a mesma pré-temporada dos companheiros.

É claro que jogador nenhum gosta de passar por situação como essa, mas é melhor para todo mundo. Ainda mais quando o Paulista tem certeza que o treinador gosta dele e é sincero quando diz que quer contar com ele nos momentos decisivos do Mineiro e da Libertadores.

Ao invés de ser relacionado para os próximos jogos, melhor ficar apurando a forma física e calibrando a pontaria.

 

No tempo certo

 

No início do ano o comentário geral era que o Atlético estava contratando atacantes demais e que não haveria lugar para tanta gente. Muitos achavam que alguém que já estava no elenco seria negociado. Constatação óbvia, porém, a saída de dois grandes nomes do time não era prevista. Pensava-se que Obina ou Tardelli sairia, mas os dois, não.

Reclamar da ida do Diego Souza é exagero, já que não acrescentou nada ao Galo. Dessas contratações que não justificam o custo benefício. Pode até ser que dê certo no Vasco, mas é difícil acreditar.

 

Artilheiro

 

Especula-se que Guilherme, ex-Cruzeiro, pode estar voltando ao país para ocupar as vagas de Tardelli e Obina. Além de jovem, sabe se posicionar na área, e bola no pé dele é risco total para as redes adversárias.

As partes dizem que não há nenhuma conversa, mas, no futebol tudo pode acontecer.

 

Grupo forte

 

Nos esportes coletivos um grupo bem unido costuma gerar mais resultados positivos que um elenco de estrelas. É o caso do América, que vem apostando em jogadores comprometidos com o clube, dispostos a crescer juntos.

Só Marcus e Caio Salum, além do técnico Mauro Fernandes acreditavam que jogadores como Irênio e Fábio Júnior pudessem ser úteis o tanto que foram e são.

Apostaram em Evanílson também, que não conseguiu se reerguer, mas o saldo dos acertos continuou acima da média com veteranos como Wellington Paulo e Euler, importantes para os colegas e a torcida.

Quem ouve as entrevistas do Netinho, recém chegado do Atlético-PR, fica empolgado com a vontade do meia em acertar e voltar a ser um nome forte no cenário nacional.

E o goleiro Flávio? Foi fundamental na nas Séries C, B e certamente será na A.

Se avaliarmos jogador por jogador do Coelho, cada um tem uma motivação especial para correr mais que o normal e querer ver o clube no topo, pois significará a valorização de todos, com a consequente melhoria de padrão financeiro e status profissional.

 

Ah se fosse aqui!

 

Não tem jeito. Assistindo Barcelona x Arsenal, lembrei-me do nosso Campeonato. O pênalti que sacramentou a passagem do Barça às quartas de final foi duvidoso, e bem batido pelo Messi, garantiu os 3 x 1 salvadores. Se fosse a favor do Atlético ou Cruzeiro, a choradeira estaria sendo geral e quase todo mundo dizendo que é “é sempre assim” e que o apito amigo a favor da dupla estava agindo novamente.


» Comentar

Comentários:
22
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Chiabi, na verdade eu não questiono a parte financeira da negociação. Isso é um ponto vago.
    Ainda que fosse mais dinheiro, a questão é: a dificuldade de contratar um jogador que consiga o mesmo desempenho do que saiu.
    Mesmo que fossem, suponhamos, 20 milhões de euros. Seria uma quantia absurda, mas os jogadores contratados com essa grana poderiam não dar certo… mas acaba que o próprio Tardelli poderia continuar e não produzir também, enfim, a gente pensa demais né? rsrsrsrs

  • Audísio e Dudú Galomaio,
    Meus amigos, não se esqueçam de que o AtléticoMG apurou no Tardelli uns 5 milhões de Euros limpos, segundo consta ou R$ 11.5 milhões.
    No meu modo de entender foi muito bem vendido pelos 8 milhões de Euros, preço global de venda.
    Voltando lá atrás, não se equeçam que Tardelli veio parar no Atlético em função de compensação de uma dívida do Bruno, que foi para o Flamengo e os tais 62.5% dos direitos econômicos foram adquiridos por 1 milhão de euros.
    Ou seja, ele teve uma valorização de 400% em 4 anos, se tanto…
    E está vindo mais um ex-Cruzeirense para a reposição, bem ao gosto do Kalil…
    Não é Borges e nem Ricardo Oliveira, mas, o Alecsandro… o irmão do RicKY…

  • Expedito disse:

    SEI QUE O MAIOR TIME DE mINAS gERAIS É o GALO UNICO QUE MANDA NA lIBERTADORES? 2 cOMMEBOL QUEM TEM? 41 titulo mineiro E QUANTAS VITORIAS em CIMA DO CÚZEIRO

  • Junior Gam disse:

    Atletico , mais um ano na fila. Diretoria amadora.

  • lauro disse:

    Chico gostaria de saber sua opinião sobre a seguinte declaração:

    ” Não preciso contratar craques pois as estrelas já estão no time” , foi uma resposta do Kalil as críticas de que ele so estava contratando jogador de segunda linha mas ja sairam Obina, Diego Souza e agora Tardelli ai eu pergunto saindo as estrelas o atletico deixa de ser um time forte e passa a ser apenas um time competitivo?

  • Adolfo disse:

    Assim como o Dudu, compreendo o desabafo do Audísio. Mas tenho uma diferente visão sobre os fatos. Ainda em janeiro, quando era anunciada a vinda do Jobson, que não me agrada, já comentava com amigos que a saída do Tardelli era certa. Ambos são rápidos, o Obina é mais de área, paradão, trombador. Tava na cara. No orçamento do Galo projetado para o ano, há um valor significativo referente a venda de jogadores. Outro sinal de que o artilheiro do brasileirão 2009 não ficaria. Preferia que ficasse, mas se buscarmos no passado, veremos que seria arriscado. O caso Guilherme em 2000 nos deu um exemplo sobre o momento da negociação. E ainda, quem ouviu o Tardelli no rádio esporte de sexta, ele disse que só sairia por um valor considerável. Deve ter acontecido. Ainda sobre o “desmanche” (exagero!), eu a princípio não concordei com a saída do Diego Souza, pois o acho muito bom. Foi mal escalado pelo Luxa, e suas atuações ruins criaram um clima desfavorável a ele. Mas depois ficou claro que o jogador não quis ficar, aí já era, não há como manter no elenco. Por fim, ao contrário dos anos anteriores, essas saídas estão ocorrendo no início da temporada. Há tempo para recomposição do elenco, desde que seja criteriosa, e não uma barca para agradar a torcida. Quanto ao Borges, como bem sugeriu o Rodrigo Assis, acredito que seja difícil conseguir a liberação, pois com a saída do Jonas, o jogador virou referência no ataque tricolor.
    Saudações alvinegras!

  • Alisson Sol disse:

    Infelizmente, mais uma vez o juiz estragou uma partida de de futebol. A expulsão do Van Pierse pelo juiz da partida entre Barcelona e Arsenal foi bem descrita pela próprio Van Pierse: “95 mil pessoas pulando e cantando na arquibancada, e o juiz queria que eu escutasse um apito?“.

    Este é o tipo de situação que mostra que algumas regras no futebol tem de ser modificadas. Dar um primeiro ou segundo amarelo para um jogador envolvido em uma partida por não escutar um apito parece-me absurdo.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Audisio e Rodrigo Assis,

    Venho observando os seus comentários e observei que, por mais que vez ou outra vcs também tirem um sarro c/ o Cruzeiro, o que é mais do que normal, vcs têm se demonstrado mais realistas e sensatos, cobrando do time de vcs na hora certa. E isso que é ser torcedor ! Zoar quando pode, comemorar quando pode e cobrar quando deve !

    Parabéns pela postura de vcs !

    Porém, enquanto isso, alguns outros Atleticanos, preferem continuar se iludindo, achando tudo lindo, perfeito e maravilhoso…

    E ainda tem aqueles que, pensam uma coisa, mas escrevem outra… Só pra não dar o “gostinho” pro rival tripudiar…

    Tudo é uma questão de personalidade…

  • rodrigo assis disse:

    Apurei na net e a multa rescisória do Borges é na casa de 2 milhões de euros…

    Da pra pagar e trazer esse jogar, ainda mais que o galo vai receber o dindin do tardelli a vista.

    Sem o salário do tardelli e do DS da pra encaixar o Borges na folha com tranquilidade.

    A curto prazo não vejo outra saída

    Senão é se conformar em ficar mais um ano na fila

  • Dudú GALOMAIO disse:

    Sobre o Galo, é perfeitamente compreensível o desabafo do audisio.
    Se desfazer de nomes importantes no inicio de uma temporada é muito preocupante. Desde a primeira saída do Guilherme não tínhamos um centroavante de sucesso, goleador. Tivemos o luxo de ter 2 desses no elenco ano passado, e conseguimos perder os 2.
    Se fossemos do lado frio da lagoa, estaríamos desconversando e jogando confetes pra despistar, mas o negócio é ser realista.
    Sobre reposições, para o lugar do Diego Souza eu sugiro Marcinho ou Danilinho.
    Quanto ao ataque, o Borges (palpite do Rodrigo Assis é um bom nome), mas alguém sabe o valor da multa?
    O Ricardo Oliveira em boa forma seria uma boa pedida também.

  • Dudú GALOMAIO disse:

    Toda vez que vejo um cruzeirense falando de ingresso a 1 real (só na cabeça deles isso existe) fico com pena… até onde pode ir a mente de um torcedor doente ao inverso (é muito mais doente pelo rival do que pelo seu próprio time)???

  • rodrigo assis disse:

    Audisio falou tudo, se viramos o ano acreditando que 2011 o Atlético enfim deslancharia, ainda é março e o desânimo já se abate sobre a torcida. O que era um elenco promissor, hj já não é mais.

    O Atlético deve aproveitar que vai entrar o dinheiro dessas negociações e contratar outro atacante de qualidade.

    Borges do Grêmio, na minha opinião hj é o único que poderia ocupar a vaga do Tardelli.

    Já que temos dinheiro, paguem a multa rescisória e tragam o Borges

  • Thales Rosa disse:

    Belo video, so quem ja conquistou a libertadores sabe oque é disputar esta competição somente times grandes tem esta sensação… Cruzeiro TRI em 2011

  • Basílio disse:

    Tem muita gente tomando todas e vindo para o blog, escrever sob o efeito da “danada”. Quanto delírio e como gostam de falar do Galo. “Falem mal, mas falem de mim.” É paixão recolhida mesmo!
    Quem viu o jogo do Libertad pela Libertadora, observou que os estádios do interior de Minas está no mesmo nível ou melhor que aquele.

  • Frederico Dantas disse:

    Ontem, por ser o dia que era, pude assistir a este jogo da Liga dos Campeões, coisa impossível em dias normais de trabalho.
    Que diferença! Sei que nem todos os jogos devem ser assim, mas como é bom ver este time do Barcelona jogar.

  • rodrigo assis disse:

    Não concordo com a venda de tardelli, perdemos a referencia no ataque.

    E falo abertamente, já estou com medo de mais um ano na fila

  • audisio disse:

    Minha maior decepção neste caso é a constatação de que o Atlético não ganhará nem o mineiro!
    Alexandre Kalil errou a mão e conseguiu desmotivar a torcida e tirou a esperança de pelo menos lutar por alguma coisa este ano! Não deu ao Atlético aquilo que havia prometido que seria dar ao clube uma chance de ser campeão. O que com Magno Alves e Ricardo Bueno e Mancini neste estado físico é impossível! A coisa mais difícil no futebol é um time encontrar a liga. O que o próprio técnico Dorival declarou achar ter chegado no ponto na última partida. O Entusiasmo da torcida foi sendo minado aos poucos com a saída do Obina e do Diego Souza e acabou com o a saída do Tardelli.
    Tudo bem dirá o Kalil, vamos dar uma chance para o Ricardo Bueno. Que me desculpem os torcedores do Atlético, mas o clube deu uma demonstração de ser um clube de tamanho médio ou pequeno no atual futebol brasileiro, muito longe da grandeza proclamada na cabeça do atual presidente! Acho que o Cruzeiro se posicionou novamente como o protagonista em Minas Gerais. A menos que o caso Tardelli dê uma reviravolta, o ano já acabou para o Galo! É uma questão de mobilização da torcida. Existe um termômetro invisível, subjetivo, mas que existe e que afeta o ânimo do clube em geral. Conseguiram esfriar abaixo de zero o ânimo do Atlético!

  • Lucas disse:

    Chico,

    Boa noite,

    Como Atleticano acho dificil a vinda do ex -cruzeirenze Guilherme para a Cidade do Galo, levando em consideração a identificação do atleta com o Cruzeiro, em que pese isso nos dias de hoje não valer muita coisa no mundo do Futebol. Bom espero que a dupla Kalil e Maluf trabalhe rápido para trazer um jogador a altura do Tardelli para chegar e vestir a camisa sem ser necesário ficar 6 meses no departamento médico para ficar em condição de jogo (veja o exemplo do Daniel Carvalho e Diego Souza). Bom, é esperar para ver. Parabéns pelo blog, imparcial e atualizado.

  • J.B.CRUZ disse:

    FUTEBOL EM 6 TÓPICOS..(NO CARNAVAL).
    1)-MINEIROS SEM FUTEBOL NO CARNAVAL.
    Enquanto em outros Estados os campeonatos desenrolavam-se normalmente, aqui ficamos relegados a DESFILES DE ESCOLAS DE SAMBAS DO RIO-SÃO-PAULO na T.V…

    2)-WELINGTON PAULISTA:
    Ainda é um dos poucos camisa 9 do futebol brasileiro,artilheiro nato e dedicado ao clube que ora defende, CRUZEIRO ESPORTE CLUBE..Só que vem de recuperação de cirurgia e quando dos jogos se mostra muito ansioso para acertar e acaba errando,mas, com essa parada e só treinando, voltará a ser o grande goleador do passado!

    3)-ROTINA DO GALO PERMANENTE:
    Todos os anos é a mesma coisa, primeiro tráz a ¨barca¨ de jogadores de todos os cantos do País, indistintamente…são jogadores velhos,pernas-de-pau e até alguns de nome,mas, ao longo do ano vai desmanchando o time e ao final da temporada é um Deus-nos-acuda, convocando torcedor e colocando ingressos a preços módicos(1 real ) para gritar no ouvido dos jogadores que a segunda divisão está logo ali, desespero total!.As vezes dá sorte!..

    4)-GULHERME EX-CRUZEIRO, NO GALO????.
    Não vai dar certo, pois GUILHERME é jogador técnico,clássico e não enquadra no esquema do galo que é um time de correria..

    IRAMÃOS SALUM:
    Sem medo de errar, digo que todas as vezes que os Irmãos Salum( MARCOS E CAIO), estiveram á frente na direção do AMÉRICA, o clube Alvi-verde sempre foi para frente, eles tem o ¨feellng ¨de montar bons times para o AMÉRCA porque agem com o CORAÇÃO e com a RAZÃO e ainda dão sorte!!

    6)-Na minha opinião foi penalti, pois 2 jogadores do ARSENAL fazem um ¨sandwiche ¨ do jogador do BARCELONA..Além de cobrar muito bem o penalti, tirando o goleiro totalmente do lance, MESSI ainda nos brindou com um gol de classe o que no momento não nos surpreende por se tratar do melhor jogador da atualidade!!GÊNIO!…..

  • Aldemário Filho disse:

    Mas no campeonato mineiro os árbitros “erram” muito a favor da dupla rapogalo. Isso precisa ser mudado, pois põe em cheque a credibilidade do já combalido campeonato mineiro.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Ufa…

    Estava demorando o Cuca tomar uma atitude em relação ao WP9 !

    O engraçado, é que vejo muita gente falando que o WP9 está numa fase ruim… Mas aí eu pergunto: Quando ele esteve em grande fase aqui no Cruzeiro ??

    Ele já marcou sim alguns gols importantes, mas nunca teve uma boa regularidade. Nunca foi artilheiro pelo Cruzeiro de nenhum Campeonato importante. E atacante que não tem boa regularidade, não se garante mesmo…

    Eu acho que o WP9 está na sua fase normal. Anormal mesmo, é quando ele consegue fazer gols numa sequêncía de pelo menos uns 03 jogos…

    Mas com WP9, ou sem WP9, o Cruzeiro tem que vencer o Tupi. E desta vez não vai ter desculpa de gramado não hein ?? Entrar em campo com determinação, conquistar os 03 pontos e a liderança provisória.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Dedico este vídeo abaixo aos torcedores Cruzeirenses:

    http://www.youtube.com/watch?v=54SeUgAGSLM&feature=autoplay&list=PL38AFEC7F493EB4C9&index=72&playnext=2

    Se vc não é Cruzeirense, ou nunca foi Campeão da LIBERTADORES, simplesmente ignore e nem ouse clicar no link acima… Depois não vai dizer que eu não avisei antes… rsrs