Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Leituras de Carnaval III

Não acredito que Mano Menezes tenha deixado Robinho fora da seleção do próximo amistoso por causa disso, mas que foi uma coincidência estranha, foi.

Também da Folha de S. Paulo, do dia 4:

 

“Robinho e Nike duelam na Justiça”

PATROCÍNIO
Contrato de quase nove anos é motivo de disputa legal na Holanda que pode chegar ao Brasil

MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

O atacante Robinho, 27, está em litígio com a Nike. A gigante norte-americana é patrocinadora de atletas como Ronaldinho e Cristiano Ronaldo e de seleções como a francesa e a brasileira.
O atleta entende que seu vínculo com a companhia norte-americana terminou em dezembro de 2010 e foi renovado arbitrariamente.
A Nike sustenta que o documento, assinado pelo jogador em 2005, prevê renovação automática até 2014.
Segundo a Folha apurou, o documento tem dois textos: um em inglês, outro em português. A discordância se dá exatamente por causa das diferenças entre as versões.
O texto em português diz que, ao fim do contrato, as duas partes devem se reunir para entrar em acordo sobre uma possível renovação.
Já o texto em inglês afirma que a empresa pode renovar o contrato automaticamente, pagando ao atleta os mesmos valores do último ano.
A redação do contrato, nas duas versões, é de responsabilidade da companhia.
Em dezembro do ano passado, Robinho entendeu que o vínculo havia acabado. E disputou algumas partidas com modelos de outras marcas. Teve o cuidado de pintar as chuteiras de preto para não fazer propaganda.
A disputa entre a companhia e jogador foi parar na Justiça da Holanda, onde fica a base europeia da empresa.
No dia 4 de janeiro, após uma audiência em Amsterdã, Robinho perdeu. E se viu obrigado a usar novamente os produtos da marca.
O descumprimento dessa decisão custaria ao atacante brasileiro uma multa de 300 mil por dia.
A Nike afirma que esse valor não está previsto em contrato e que a multa foi fixada pela Justiça da Holanda.
A defesa de Robinho tenta derrubar essa decisão. Enquanto a disputa na Justiça europeia não tem um desfecho, Robinho estuda entrar com ação também no Brasil.
A advogada do jogador, Marisa Alija, disse que a decisão na Holanda é em caráter provisório e está em fase de recurso. “Existe previsão em contrato para que o assunto seja discutido no país, além de a legislação brasileira assegurar que os contratos feitos no Brasil devem ser analisados em solo brasileiro.”
Alija acrescentou que se trata de “questão estritamente comercial” entre Robinho e Nike. “Não consideramos qualquer hipótese de relação com a convocação ou não do jogador [para a seleção].”
O desentendimento não mudou a situação do jogador na seleção. Robinho foi convocado para o amistoso contra a França, em fevereiro, e foi o capitão da equipe.
Ontem, pela primeira vez desde que Mano Menezes assumiu o comando do Brasil, Robinho não foi convocado.
Em entrevistas recentes, o treinador sempre deixou claro que não enfrenta nenhum tipo de interferência da CBF ou patrocinadores em seu trabalho de convocar e escalar a seleção brasileira.
Hoje, para romper o vínculo, o atleta teria de pagar à empresa três vezes tudo o que já recebeu desde 2002, incluindo material esportivo.
O primeiro contrato foi assinado em dezembro de 2002, logo após o atacante levar o Santos à conquista do Campeonato Brasileiro.
Em 2005, quando Robinho se transferiu para o Real Madrid, houve o primeiro desentendimento com a Nike, mas um acordo evitou que a disputa fosse à Justiça. No período em que defendeu o inglês Manchester City, o valor do contrato foi reduzido, porque se tratava de clube de menor expressão que o Real.
A transferência para o Milan não significou aumento do “salário Nike” do atleta.

Empresa afirma que relação será aperfeiçoada

DE SÃO PAULO

O diretor de comunicação da Nike para a América Latina, Mario Andrada e Silva, disse que a empresa pretende “aperfeiçoar” sua relação com Robinho.
“É um jogador de primeiríssimo nível, tem identificação com a marca”, afirmou Andrada.
Segundo o executivo, há uma disputa na Justiça porque Robinho usou chuteiras pintadas de preto em algumas partidas.
Andrada reafirmou que a empresa não interfere na seleção e disse ter ficado surpreso ao notar a ausência de Robinho da lista.
“Ficamos surpresos, como todos. Ele é atleta Nike. Mas o Mano disse que conta com ele na Copa América. Está tudo bem.” (MF)


» Comentar

Comentários:
2
  • Igor disse:

    Sii o Robinho sair da nike eu não compro mais chuteiras nike, pk eu só compro mercurial por causa delee xD

  • Frederico Dantas disse:

    Parece que Robinho rompeu o contrato. Parece que ele é um contumaz rompedor de contratos. Parece que páreo para ele, só o Adriano. Parece que ele não foi convocado por causa disso. Mas também parece que alguém teve a coragem de não chamá-lo já que não joga nada na seleção há muito tempo.