Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Pressão sobre as arbitragens: na Europa, até ameaças de morte, mas aqui é pior

* É pressão demais!

 

Nestes dias de Carnaval foi possível ver grandes jogos da Europa e excelentes documentários sobre o esporte, especialmente o futebol. Terça-feira cedo, vi no Sportv, “O árbitro”, excelente trabalho sobre os bastidores das arbitragens da Uefa, porém pela ótica dos apitadores, seus comandantes e suas famílias. Focado na Eurocopa de 2008 com as polêmicas que entraram para a história.

O título deste documentário, em inglês, é mais chamativo: “Matem o árbitro” e mostra de forma especial o drama do apitador britânico Howard Webb e sua família, sendo ameaçados de morte por torcedores poloneses e a comparação que fizeram dele com Adolf Hitler, por causa de erros grotescos a favor da Áustria, que jogava em casa, no 1 x 1 com a Polônia.

Dois anos depois, ele apitaria com perfeição, a conquista da Espanha da Copa da África do Sul na final com a Holanda.

À tarde, assisti Barcelona 3 x 1 Arsenal pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, cujo árbitro suíço Massimo Bussacca está sendo contestado até agora pelos ingleses, que reclamam da expulsão de Van Perse e do pênalti duvidoso que garantiu a passagem do Barça às quartas de final.

 

Pior é aqui

Fiquei pensando na situação dos árbitros que apitam o nosso Campeonato, que ficam no fogo cruzado de Atlético x Cruzeiro x América x clubes do interior, e sem nenhuma garantia. Diferente dos europeus, que são profissionais e vivem só do apito. São vigiados por câmeras de TVs que pegam todos os ângulos possíveis das jogadas. A olho nu, impossível ver certas situações.

 

Mais fiscais

 

Além das TVs, os árbitros enfrentam novo cerco, tão forte quanto: as mídias sociais. O América-TO twittou reclamando que o meia Wellington Bruno, foi expulso injustamente contra o Cruzeiro. Horas depois, Guilherme Mendes, diretor da Raposa disparou: “Tá aí o lance de pênalti que o Cruzeiro reclama contra o América de Teófilo Otoni: http://200.233.221.221/tvcruzeiro/www/home/

 

Jogo bruto

 

E o diretor de comunicação do Cruzeiro voltou à carga depois deste mesmo jogo: “Vamos repetir. Veja pênalti não marcado a favor do Cruzeiro contra o América-TO:…”. Depois ainda pressiona as TVs convencionais em outra twittada: “A todos os cruzeirenses: ajudem a divulgar a imagem. Estão apenas mostrando o duvidoso gol anulado do América. Vamos
replicar o link.”

 

Impossível

 

E o Guilherme Mendes ainda completou: “A imagem exclusiva da TV Cruzeiro, feita pelo Rodrigo Genta, foi enviada para todas as emissoras. Esperamos que usem.”

Isso em um Cruzeiro 2 x 1 América-TO.

Caso o Domênico Bhering (Atlético) e Carlos Cruz (América) adotem a mesma tática, nenhum jogo estadual poderá ser apitado por mineiros, pois ninguém suporta tanta pressão.

* Essas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no jornal O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
13
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    kkkkk…

    E o pior, é que eles acreditam nisso… rsrs

    E a síndrome da perseguição continua… rsrs

    Enquanto contnuarem assim, não vão ganhar NADAAAAA !!! rsrsrs

    quáquáquáquáquáquáquá !!!!!!!!!!!!!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Esse cara saiu da Globo e a cobertura esportiva da Globo melhorou muito.
    Confesso que eu mesmo fiz campanha contra ele, chamando vários colegas alvinegros pra mandarem emails á “VÊnus Platinada”, reclamando, em 1999.
    Não estava dando pra assistir o Globo Esporte na época. Só se via os golpes de capoeira do Alex Alves pelo lado frio da lagoa…
    Ficaria feliz de saber que nossa mobilização foi responsável nem que seja por 0,001% da saída do mesmo…

  • Mário César disse:

    Prezado Chico, o futebol atual é multimilionário, craques que recebem muito mais que qualquer médico especialista PHD de Harvard , o que nunca irão ganhar na vida, etc, etc…

    Boa parte dos jogadores mineiros ganham mais que qualquer profissional liberal e por aí vai.

    Patrocínios, cotas, etc…

    E o destino ( em termos de vitórias e títulos) de todas essas agremiações estão na mão de quem?

    Da única esfera AMADORA E DESPROTEGIDA do futebol: a classe dos árbitros.

    Não é “muito” estranho? Tem interesse nisso aí, a indústria viciante e asfixiante dos peixes grandes impede que essa classe dos árbitros evolua.

    Cadê a carteira assinada e benefícios para a arbitragem?
    Cadê a especialização completa?
    Cadê a dedicação em tempo integral ( principalmente para aprimoramento das questões físicas)?
    Cade a tecnologia auxiliando?
    Video?
    Sensores na bola?
    Mais árbitros de linha? n

    No tenis, voley, basquete são muitos!!! Porque no futebol fica tudo nas costas de um? Fica mais fácil para negociar? Fica mais fácil para bater? Servir como Judas?

    Cadê? Cadê? Cadê? Pergunte aos mafiosos do futebol.

    Eles não querem. Deixam os árbitros para tomarem porrada.
    E a festa continua…

  • Uai Chicão…
    Foi pênalti no Werlei no clássico ?
    Foi pênalti no Berola em Divinópolis ?
    O gol do América-MG no clássico tinha alguma irregularidade gritante ?
    Foi pênalti o lance não convertido pelo Diego Tardelli no jogo contra o América-MG ?
    O Atlético é que domina as rádios e TVs de Minas, Chicão. Sem exceção… e tem gente aqui falando o contrário ?
    Vejam os comentários dos jogos do PFC e me digam para quem puxam a brasa o Marcos Leandro, Leonardo Figueiredo, Bob Faria, Márcio Rezende de Freitas…
    O melhor e mais recaional deles era o Mário Marra, que aliás é atleticano e nunca negou isto, mas, sempre manteve postura isenta.
    Saudações Azuis – JCDuarte

  • audisio disse:

    Quando o Mendes era respobnsável pelos esportes na TV Globo Minas, não entendia porque a Globo era tão pro Cruzeiro em todas as suas matérias. Algo sempre subjetivo depreciava o Atlético e de alguma maneira justificava ou elogiava o Cruzeiro. Chegando ao ponto do exagero. Quando foi contratado pelo Cruzeiro para fazer dupla com o Valdir Barbosa tudo ficou muito claro! Simplesmente abaixo o volume da TV! Que saudade que me dá dos meus tempos de criança quando ficava-se anos tentando advinhar para qual clube este ou aquele profissional de imprensa torcia. Sempre houve um ou outro mais óbvio e com sua paixão mais externada porém sem esses absurdos de hoje onde muitas vezes mistura-se vantagens profissionais com clubismo.

  • No caso dos lances de impedimentos, acho que deveria colocar um apito na boca (e mãos ) dos auxiliares (bandeiras ) aresponsabilidade de apitar os lances de impedimentos seriam deles, assim não aconteceria os desacertos cada dia mais comum.

  • Klang disse:

    E ressuscitaram o Alício Pena Júnior. O atleticano sabe bem o que esse sujeito aprontou há dois anos num Galo x Ipiranga. Agora inventou aquele pênalti de ontem. Vimos que não conseguiu se livrar da camisa azul por baixo da veste preta na hora de apitar. É hilário o palestra reclamar de arbitragem. E agora sabemos porque Montilo está onde está, sem sair do lugar: é pipoqueiro. Na hora H treme. O pipoqueiro azul.

  • lauro disse:

    Chico acho que se você estivesse no lugar dele faria a mesma coisa pois so se falava que o Cruzeiro tinha sido beneficiado mas NINGUEM falava do penalti sobre o WP , a função dele é olhar imagem do cruzeiro e ele com esta informação tinha de ficar caladinho?

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Não tem esse papo de foco na LIBERTADORTES não…

    O Cruzeiro foi muito é incompetente pra não conseguir vencer a limitadíssima equipe do Tupi.

    E o Henrique hein ?? Já deve tá sofrendo os efeitos da convocação… Não jogou nada. Errava passes bizarros e armou uns 03 contra-ataques pra equipe do Tupi.

    E não tem essa de desfalques também não… Não venceu porque o elenco não é tão qualificado assim como muitos acham.

    Perdeu uma enorme oportunidade de chegar no topo da tabela até o final do Campeonato e agora com certeza deve entrar em desvantagem na decisão.

    E sobre a LIBERTADORES, eu volto a falar que a situação não tá assim tão cômoda como muitos também acham não. Tem que jogar muito mais se quiser se manter na primeira colocação do Grupo. Isso, se não bobear e acabar nem se classificando…

  • alex disse:

    acho que deveria existir mais auxiliares para os jogos de futebol…
    1 atras de cada gol…para lances duvidosos de escanteio, penalts,etc.
    1 em cada lado do campo apitando…no futebol paulista ja teve isso…
    Com isso, a responsabilidade seria maior e melhor distribuida…
    Mas eh claro que o custo aumentaria, mas como o Futebol gera
    milhoes e milhoes de reais, nao faria tanta diferenca no que se refere a custos de arbitragem…
    e a ideia de chips controlando impedimentos tb eh bem vinda…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    As vezes fica na cara mesmo o beneficiamento de Cruzeiro e Atlético Mineiro, em detrimento aos demais times do Campeonato Mineiro.

    Mas além disso, o que se percebe, é a baixa qualidade da arbitragem mineira mesmo. Há anos não temos um árbitro em destaque Nacional.

    Por isso que na fase final do Campeonato, tem mesmo que ser árbitro de outro Estado. Mesmo que o mesmo possa acabar cometendo erros piores que os árbitros de MG. Mas pelo menos, não ficaria no ar aquela sensação de benefício ao time A ou B…

  • Klang disse:

    Vamos chamar o Ricardo Marques Ribeiro e aquele bandeirinha que apitaram Palestra x Ipatinga no campeonato do ano passado, no Mineirão. Minha memória não é curta.

  • Basílio disse:

    É por isso que acho que tem que ser adotados mecanismos eletrônicos, assim os erros devem diminuir. O que eu acho estranho é que tanto no futebol Mineiro quanto no Brasileiro, há “cartas marcadas” e os erros são direcionados. Tem equipes que são sempre beneficiadas e reclamam até nas vitórias, antigamente só os derrotados choravam as arbitragens.
    Até hoje não entendo quando dizem que o Galo é sempre beneficiado, pois, se não me engano, na década passada só ganhamos dois Mineiros.