Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Guilherme e Brandão: “vamos aguardar!”

Li várias manifestações de torcedores aqui no blog a respeito das contratações feitas por Atlético e Cruzeiro no fim de semana.

Os atleticanos estão divididos em relação ao Guilherme, a maioria cética ou achando ruim.

Os cruzeirenses, quase indiferentes, numa posição mais fria, adotando a filosofia do Adilson Batista, “vamos aguardar!”.

Entendo que essa é a melhor postura em qualquer circunstância, pois tudo é possível, quando se trata de futebol!

Diego Souza fracassou no Galo e ontem foi um dos melhores em campo na vitória do Vasco sobre o Botafogo, com direito a um belo gol.

Dizem que ele começa sempre bem e vai caindo. No Atlético, nem isso. Foi mal o tempo todo.

Porém, quantos jogadores tidos como decadentes, se deram bem no clube? Muitos, e Diego Tardelli foi o exemplo mais recente.

Quando Obina foi contratado, a maioria também se manifestou contra, e depois reclamou adoidado quando ele foi embora.

Guilherme não é um “trombador” como tantos para os quais os atleticanos já bateram palmas.

Alguns rótulos são criados para pessoas e instituições, que acabam se perpetuando, verdadeiros ou não. Tudo na vida é momentâneo, de fases, mas as pessoas não param para avaliar e vão repetindo frases, passando adiante para outras gerações, que adotam velhos jargões e mitos como verdades eternas.

No futebol mineiro cresci ouvindo que o Atlético é o time da raça e de trombadores. Que só centroavantes assim se dão bem no clube.

Que o Cruzeiro é a “academia”, onde só jogadores técnicos e cerebrais dão certo.

Isso pode ter sido nos anos 1960/1970, mas a partir da década de 1980, nem tanto.

Reinaldo e Cerezo, por exemplo, nunca foram “trombadores”.

Os dois times tiveram jogadores técnicos, raçudos e cerebrais, com sucesso e fracasso.

As lembranças que tenho do futebol do Brandão são poucas, mas o fato de ser um “trombador” não pode ser premissa de que ele não vai dar certo no Cruzeiro.

Pode se dar bem sim, como tantos dessa característica que fizeram sucesso na Toca da Raposa, como Renato Gaúcho e Alex Alves, por exemplo.

Em sua primeira passagem pelo Cruzeiro, o camisa 10, Alex, com o seu estilo frio e cerebral foi um fracasso. Na segunda, ligado e correndo muito, fez história. Longe de ser um trombador, mas aliou a técnica refinada com garra e determinação.

Por isso, certo mesmo está quem diz: “vamos aguardar”!


» Comentar

Comentários:
24
  • aloizio gomes ferreira disse:

    chico vc não acha queo frança seria um bom reforçopro galo abraço

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Clayton, belê?
    Nao estou falando pela maioria. Apenas saliento que, por mais que a gente goste de um time ou não goste de outro, sempre é possível analisar as situações sem se deixar levar pela paixão cega.
    No caso do nosso colega Andrey, lógico que ele nao tinha obrigação de ter visto o meu comentário, por isso “dei o grito”, respondendo a sua fala de que “comentários covardes” esperaram os jogos acontecerem pra dizer que estava fácil.
    Como já disse antes, o Cruzeiro está “matando a pau” até entao, mas seria de bom grado admitirmos que não houve ainda um adversário que pudesse complicar.
    Lembra-se do ano passado? Eu disse que passariam fácil pelo Nacional-URU e foi uma revolta danada (inclusive o senhor… rsrs) e foi comprovado. Este ano se repete. É simples…

  • J.B.CRUZ disse:

    O galo trocou ( TARDELLI por GUILHERME)…Pagou o mesmo preço que vendeu.. 6 por 1/6…….

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    E aí Dudu GALOMAIO, bão ??

    O seu, vc pode tirar da reta mesmo. Porque realmente vc, se não me engano, foi o único a falar antecipadamente que o Cruzeiro passaria fácil pela primeira fase. Lógico que, com a clara vontade de estar enganado pra depois zoar mais ainda… rsrs

    Vc só não pode, é falar pela maioria dos Atleticanos né ??

    Abraços

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Andrey, me desculpe mas nao foi possivel entender o que quis me dizer.

    Nao houve nenhuma referencia a chave do Galo na Libertadores 2000. E essa vergonhosa derrota pro Bolívar se deu tão somente pelos efeitos da tão falada altitude, com jogadores saindo de campo sentindo os efeitos inegáveis, mas nem sempre sintomáticos e que as vezes complica e muito (vide o feito do seu Cruzeiro tomar de 5 do fraquíssimo Potosí, também da Bolívia). Somente por efeitos extra-campo essas duas anomalias poderiam acontecer. Lembro-lhe que o Galo não apresentava um bom futebol naquele momento, mas ainda assim era superior aos demais do grupo e perdeu o primeiro posto devido a esse mal resultado e também a derrota pro Cobreloa, jogado no deserto de Calama (é muito comum equipes inferiores da América usarem esses artifícios pra enfrentarem equipes mais fortes do Brasil e Argentina, como prova, apresento-lho os 6×0 no Mineirão).

    Eu não mentiria nem inventaria tal comentário apenas para fortalecer argumentos. Basta procurar e vai estar lá. E pode estar certo que não sou o dono da verdade, mas que o comentário foi de acordo com os resultados, isso foi, Os números comprovam. Mas quando interessa, falta de 3 jogadores principais não faz falta né? Sei como é. Vejo sempre a saída de 1 ou 2 atletas apenas causando enorme diferença (vide Galo sem Tardelli e Obina, imagine Cruzeiro sem Fábio e Montiilo, etc)… mas neste caso, creio que somente pra vc a falta de 3 jogadores importantes não faz diferença.
    Se por acaso o Cruzeiro voltar a enfrentar o Estudiantes, não podemos dizer que está garantido, devido a experIencia e catimba argentina. MAs qualquer um pôde perceber no jogo da Arena que não é um adversário a se temer.
    E quem é que nao gostaria de, disputando a Libertadores, ver Santos e Flu nao seguirem adiante. Existe uma lógica no futebol meu amigo: entre enfrentar um advserário forte e um fraco, TODOS preferem a segunda opção, o que torna obviamente o caminho mais fácil. Ou vai negar isso também?

  • Andrey M lage disse:

    Dudu GALOMAIO – BH

    Primeira coisa, o meu comentario não foi feito exclusivamente pra vc e sim para a maioria dos atleticanos que antes da libertadores começar , não tinham a opnião que tem agora, e outra o fato de vc ter essa opnião antes da LA’11 começar, não faz seu comentario sobre o Estudiantes verdadeiro e correto, veje o que o Chico postou aqui na semana do jogo:

    “Time argentino conseguiu segurar mais a sua base e vem forte para a estreia
    Enquanto o Cruzeiro tem seis remanescentes do vice-campeonato da Copa Libertadores de 2009, e cinco deles fazem parte da equipe titular, o Estudiantes vem a Belo Horizonte para a estreia de quarta-feira com 11 campeões daquela edição. Desses, oito são titulares.”

    Como um time que tem 8 jogadores titulares daquela conquista esta enfraquecido? ate pq o time acabou de ser o campeão argentino, e outra não me lembro de vc posta essa opnião no dia em que o Chico postou essa reportagem, mas enfim opnião e opnião e cada um tem a sua, se vc esta achando a Libertadores desse ano facil, so queria lembrar a vc que a ultima libertadores que seu time jogou o grupo era formado dah seguinte maneira: Atlético Mineiro, Bella Vista, Bolívar e Cobreloa, e seu time passou em segundo , com 3 vitorias e 3 derrotas, com direito a uma derrota de 4 x 0 para o Extraordinário Bolívar !!!

  • André Souza disse:

    O craque Brandão tem 30 anos e não fez nem 100 gols

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Vencer…

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Caro Dudu, bão???

    Tudo bem que voce comentou que o Cruzeiro passaria com facilidades. Mas o Cruzeiro até agora, fez as coisas se tornarem fáceis. O Estudiantes, por exemplo é um grande time, e levou sacola na Arena do Jacaré…

    Isso tudo é relativo..Ou alguem aqui iria adivinhar, que Santos e Fluminense, com seus otimos elencos, estariam passando apertos na Libertadores?

    Até certo ponto é facil opiniar, “chutar”, etc.. Mas a verdade é que a Libertadores, é muito difícil de se vender.. Não basta ter um bom time..

  • dudu(gzl) disse:

    Alecio Fabiano Da Mata disse:
    quem te contou q DS arrebentou com o jogo ontem? vc assistiu ao jogo? pois o diego souza jogou o mesmo tanto que o ricardo bueno ontem, quer dizer nada, e fez um gol.

  • Sobre as contratações :
    – Brandão é forte, mas, também sabe jogar bola.
    – Guilherme é um baita jogador, de técnica apurada e de muita inteligência. Parece desligado, mas, é puro MIGUÉ. Tem uma leitura perfeita do jogo e consegue antever os movimentos dos seus adversários. Como você pode observar, cou fã do futebol dele.
    Se você fala sobre escolas de jogar futebol digo que historicamente Obina, Marcelo Moreno, Dario, Gérson, Oséias, Nunes, Guilherme o da dupla com Marques, são atacantes de força e este estilo agrada ao torcedor do Atlético.
    Entretanto atacantes que combinem inteligência e toque de bola costumam se dar melhor no Cruzeiro : Marcelo Ramos, Palhinha, Fred, Fábio Jr., Deivid, etc.
    Se não é regra geral, pelo menos a história mostra assim.
    Se o Atlético procurava um NOVE creio que Guilherme não era o cara. Ele é mais um 2° atacante, como o são Jóbson, Magno Alves ou Neto Berola. Nem Diego Tardelli era de fato um NOVE. Pode-se jogar com 2 jogadores de mesmo estilo, mas, há que se ter entrosamento e cada um fazer o seu papel conforme manda o figurino.
    O único NOVE no elenco do seu time é o Ricardo Bueno… O Dorival Jr. sabe disto e está insistindo para ver se o cara dá certo.
    Teria sido melhor para vocês ter trazido o Moreno, que é muito pior de bola que o Guilherme, mas, sabe jogar na área.
    O Brandão chega e vai disputar posição com Wéllington Paulista, Farias, André Dias ou Ortigoza… só com o nome não vai ganhar a NOVE.
    Quanto a GUILHERME no Atlético-MG, não há ninguém que vai falar que ele não possa dar certo e que não tenha sido uma boa contratação do Atlético. Se vai dar certo, eu digo que :
    “Se a gente olhar o retrospecto dos outros 27 jogadores que o Atlético contratou na era dos Perrelas no Cruzeiro (Guilherme é o 28° jogador com o selo azul de qualidade que o Kalil contrata…kkk), a tendência é que seja mais um que não vai vingar”. Como diria Adílson Batista vamos aguardar.
    Você tem a lista ?
    Um abraço – JCDuarte

  • Emílio Melo Figueiredo- Sete Lagoas / MG disse:

    W. Paulista, Wallyson, T Ribeiro, E Farias, Ortigoza, Andre Dias, Reis, Brandão…

    Pra que isso tudo??? 8 que não valem 3…

    Nunca vou entender tal filosofia…

  • Meu prezado Força Jovem Chico Maia,
    Entrando no FACEBOOK estou re-encontrando colegas dos meus tempos de faculdade, do Pitágoras, do Ginásio São Francisco e também do Grupo Escolar Daniel de Carvalho.
    Uma de minhas colegas é a Júnia Villani, moradora de Sete Lagoas.
    Outro dia postei o gol do Joãozinho contra o Fluminense de 1980, com narração do José Lino Souza Barros e disse que a voz do repórter que cobria o jogo parecia ser a sua.
    Ela e o Antonio Patrus falaram bem demais de você e falaram que você era de Sete Lagoas.
    Veja o que a Júnia escreveu depois de eu ter dito que nós somos muito amigos, que você é inclusive cidadão honorário de Conceição.
    “Chico Maia é uma pessoa muito querida na cidade. O Sete Dias é o jornal mais conceituado daqui. De vez em quando escrevo algumas colaborações para serem publicadas. Ele também é um dos mentores da comida de buteco daqui, que se chama Sabor de Bar, uma disputa entre os barzinhos pelo melhor tira gosto da cidade. Um sucesso.”
    Pois é Chicão, menção positiva a gente não pode deixar passar em branco.
    Em tempo, ambos (Júnia e Patrus) são atleticanos.
    Um grande abraço – JCDuarte

    • Chico Maia disse:

      Grande João,
      que bom saber que você é amigo da Júnia e do Antônio, gente boa demais da conta.
      Não é rasgação de seda não, mas a Júnia é uma das arquitetas mais concorridas de toda a região, sinônimo de competência, criatividade e compromisso com os clientes.
      Sábado o chá com torradas rolou solto na casa do Pico, com a honrosa presença do casal Real Bosco e Betânia.
      Se perdi aquela resenha do carnaval, recuperei um pouco neste fim de semana, e claro, com incontáveis histórias do senhor, muitas fotos pra matar saudade dos tempos em que tínhamos menos barriga, mais cabelos e também muito menos dinheiro na “algibeira” hehehe…
      Vi fotos do famoso time do Visual, com você, Bodão, Xistinho, Reinaldinho, Toninho e até o hoje Desembargador Dr. Beto.
      Sensacional.
      Hoje tomei a liberdade de publicar nas edições impressas do O Tempo e Super Notícia a sua opinião sobre a aquisição do seu time.
      Aliás, informe aí o endereço da sua coluna no Páginas Heróicas Digitais para que eu possa sugerir ao público que gosta de ficar bem informado.
      Vamos falando.
      Abraço,
      obrigado,
      Chico Maia

  • Fabrício Melo disse:

    Chico, não podemos dizer que o Diego Souza não deu certo no Galo. O problema é que insistem demais com uns e secam outros logo de cara. O Renan Oliveira tem 3 anos que taí pirraçando. O Ricardo Bueno quanto mais joga mal é sempre o preferido. O Diego Souza teve uma birra com o Luxa e começou a jogar bem depois da saída dele. Neste ano o Dorival teve uma birra com o Diego Souza, que deve ter ficado de saco cheio em ser reserva de Renan Oliveira. Pode?

  • Thales Rosa disse:

    Incrivel como voces entendem as coisas erradas. Acordem pra vida atleticanos, voces preferem me atacar ao inves de sentar e refletir e chegar a conclusao que desde 1971 o atletico nao ganhou nada nacionalmente. Que desde 2000 o atletico so luta para nao cair para a serie B. Nao lembram que inclusive disputaram a serie B!!

    Leiam e reflitam, de que adianta um amor incondicional nao correspondido?

    Nao adianta bater no peito e falar galooo e quando o filho pergunta: pai voce viu o atletico ganhando algum titulo nacional? E o pai engolindo seco diz: nao meu filho so seu avo viu o atletico ganhar um titulo….

    Triste para voces, mas é a verdade.

  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    Só lembrando que o Cruzeiro ainda iria estrer na Libertadores, uns 10 dias após esse comentário que fiz…

  • audisio disse:

    Sinceramente, não acho esse Guilherme ex-cruzeirense um bom jogador! Pode ser bom para os padrões do Zezé Perrela que consegue vender Fábio Junior por 18.000.000 de dólares. Diego Tardelli sim, esse é um craque! O Flamengo só não o valorizou porque ele ficou quase seis meses se recuperando de um fratura e caiu no ostracismo! Não sei se valerá esse esforço todo para trazer o Guilherme! Na minha opinião tem alguns defeitos graves. Excesso de frieza e distanciamento mental dos lances, meio desligado. Sofre do mesmo mal do Renan Oliveira e fico imaginando os dois jogando juntos. Vai ser o time dos cobertores Paraíba! Porque não lançamos mais juvenis e juniores? Não temos ou se temos fabricamos para vender antes de jamais serem testados nos profissionais? O Dorival Junior é um excelente técnico mas como todo ser humano tem seus defeitos e nos faz lembrar o Telê, que por pura teimosia deixou Reinaldo no Brasil em 82 o que custou ao país o campeonato! Nem tudo que Telê fez foi perfeito. Às vezes seu excesso de zelo, quase farisaico, nas questões o fizeram persistir nos erros, o que o levou a perder campeonatos, decisões e desperdiçar talentos! Claro que se pesarmos os seus “prós e contras” veremos que os “prós” eram de longe mais pesados do que os contras, porém muito longe de ser perfeito.
    Trouxe a tona o Telê porque na minha opinião o técnico que mais se aproxima da sua personalidade no atual futebol é o Dorival Junior. Nesse caso do Ricardo Bueno e nas suas implicâncias com Diego Souza, como o Tele fez mantendo o Renato Gaúcho na reserva me lembram muito o Tele Santana.
    Telê era muito rígido, o que lhe trouxe muitos benefícios tais como comando e autoridade e respeito, atributos fundamentais para um treinador. Só que esta característica sem o equilíbrio da flexibilidade, da análise fria dos fatos, pode levar à distorções fatais e a uma cegueira ao óbvio, simplesmente para se manter dentro de uma linha de coerência ilógica e insana como nesta insistência com o Ricardo Bueno, no caso do Dorival.

    Mudando de assunto, porque não comprar esse Obina do América TO e darmos uma chance para êle? Tem demonstrado ser goleador sendo um dos artilheiros do mineiro. O Kalil precisa melhorar a margem de acerto com essas contratações de “griffe”. Torço para que esse Guilherme dê certo no Galo! Como virou clichê : “Vamos aguardar”!

  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    Sobre os comentários dos colegas do blog, eis a reposta para os seguintes trechos:

    Andrey M Lage: “…falando que a libertadores e facil, e pior comentarios “COVARDES”, pq antes da libertadores começar, ninguem falou que o grupo em que o cruzeiro etava era facil, ninguem falou que o Estudiantes não era mais os mesmo, enfim ninguem falou esse monte de bobeiras, que agora estão falando so para tentar menosprezarem a campanha do cruzeiro.”

    Clayton: “… Quando sortearam os Grupos, falaram que o time não passaria da primeirsa fase… O time começou massacrando e mais uma vez a LIBERTADORES se tornou a pior em índice técnico de todos os tempos…”

    Uso um comentário meu feito em 03/02 para desmentí-los, sem apelação hein?
    Por que senão fica parecendo que foram comentários pertinentes… srsrsrs

    “Dudu GALOMAIO disse:
    3 de fevereiro de 2011 às 12:27

    Caro Emílio… na verdade eu queria que o Corínthians passasse, mas não cheguei a torcer como vc disse. Apenas queria mesmo, mas pelo que tinha visto em um jogo recente do “Timão”, já imaginava que a paulistada ia dar com os burros n`água mesmo… não jogou nada, nem aqui nem na Colômbia.

    Infelizmente, tenho que admitir que o Cruzeiro não terá dificuldade alguma de alcançar a segunda fase.
    Guarani Paraguaio não oferece a mínima resistência. O Estudiantes está muito enfraquecido em relação àquele time que transformou em mar de lágrimas o Mineirão lotado. Incrivelmente, a julgar pelos jogos contra os gambás, quem pode complicar é justamente o Tolima. Mas de pensar que o Galo eliminou o líder do certame colombiano há poucos meses, jogando com time reserva, fica difícil crer nisso…
    Vamos esperar que um brasileiro (de preferência Santos ou Fluminense cruze logo o caminho do cru cru… haha)

    Saudações Alvinegras!!”

    E dei tanto azar neste ponto, porque justamente Santos e Fluminense estão praticamente eliminados… rs

  • Andrey M lage disse:

    Não sei se o Brandão vai dah certo, so sei de uma coisa , ele acaba de garantir por muito tempo emprego e minas, afinal de contas, se ele não der certo no cruzeiro, o Atletico Mg vai lah e contrata ele!

  • Fernando disse:

    Pense em jogador ruim! Não, não estou falando do Ricardo Bueno, é muito pior! Mexerica é craque perto do cara, pois bem agora que você pensou no perebão, multiplique por 100, pois bem, agora você aproximou do nível de jogador que o Atlético contratou: Guilherme é uma verdadeira porcaria literalmente. Eu não costumo ser pessimista e esperar para ver é para quem tem algo a mostrar ou provar. O cara já mostrou que não presta: A imprensa azul é que fez o Cruzeiro ganhar dinheiro com esta porcaria (como sempre), pois o cara é uma fraude e digo tenho paciência com Ricardo Bueno (para vc ver o nível) mas com este cara eu não tenho! É a primeira bobagem que eu vejo o Kalil fazer. Que decepção!!!

  • Rodrigo disse:

    Chico,bom dia!
    Gostaria de saber se existe alguma veracidade se o Galo está acertado com o Adriano e com o Clayton Xavier?

  • Adalberto - Curvelo/MG disse:

    Para aqueles que não aprovaram o Guilherme no Galo, lembrem-se de que o Tostão (um dos melhores comentaristas esportivos do Brasil) e o Mauro Cézar Pereira (excelente comentarista ESPN) elogiam bastante este jogador. Em minha modesta opinião, o Kalil acertou mais uma vez. Eu sou mil vezes Guilherme ao Imperador Adriano (baladeiro, flamenguista declarado e causador de discórdias).

  • Alecio Fabiano Da Mata disse:

    Chico,boa tarde me ajuda a entender uma coisa meu amigo,vc que corre por esse mundão tem acesso facil ai na cidade do galo,como que um cara igual ao Diego Souza não joga no glorioso e chega no vasco e em tão poucos dias ja joga uma partida magnifica?
    Outra coisa que eu como atleticano fico indignado,Ricardinho faz o que no time do galo,toda vez que vou assistir um jogo do galo,o cara parece uma enceradeira,roda roda e joga a bola pra tras,ou eu to errado?
    O atletico não teria que contratar um jogador do meio, para conduzir o time para frente, para fazer do gloorioso um time mais ofensivo?
    Me corrige se eu estiver errado ou enganado.Caso contrario alguem fala pro Kaliu que nos atleticanos ja estamos cansados de contratações qyeremos é levantar o caneco.
    Um grande abraço

    – Bom Sucesso