Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Especulações que se tornaram realidade; resta agora o rendimento

A revista ESPN fez, na edição de dezembro, uma série de especulações sobre possíveis contratações de jogadores pelos clubes brasileiros na virada de 2010 para 2011.

Acertou em algumas feitas pelo Atlético, inclusive do Guilherme.

Porém, as virtudes apontadas nestes jogadores são discutíveis.

Confira:

“Guilherme no Galo? A revista ESPN disse em dezembro que era um bom negócio”

por Leonardo Mendes Júnior, revista ESPN

O Atlético Mineiro fez uma das melhores contratações do ano no futebol brasileiro. Veloz, habilidoso e bom finalizador, Guilherme trocou o Cruzeiro pelo Dínamo de Kiev, em 2009, com o status de um dos melhores jogadores em atividade no Brasil. Os três gols marcados logo no segundo jogo, contra o Karpaty, deram a impressão de que Guilherme manteria o mesmo alto nível no futebol europeu. Não conseguiu.

Em duas passagens pelo Dínamo e uma pelo CSKA, por empréstimo, foram apenas 31 partidas entre campeonato nacional e copas europeias em dois anos de Leste Europeu. Guilherme passou a maior parte do tempo no banco, o que fez ele se tornar, gradativamente, uma ótima opção para clubes brasileiros. O Galo percebeu e foi atrás de Guilherme. Quem leu a revista ESPN número 14 também sabia da situação do jogador e que ele poderia aparecer a qualquer momento em um clube brasileiro.

Em dezembro, listamos 60 bons reforços para o seu time em 2011. De nomes emergentes do mercado sul-americano a brasileiros encostados na Europa, passando por jogadores em fim de contrato ou que destacaram nas divisões inferiores no Brasileirão, a relação contemplava um grande número de atletas que movimentaram o mercado de transferências neste início de ano.

Passados quase quatro meses da chegada da revista às bancas, vamos fazer um balanço de quem efetivamente movimentou o mercado – 26 dos indicados já trocaram de camisa, curiosamente seis deles foram para o Atlético Mineiro. A lista completa você encontra aqui.

Goleiro
Diego Cavallieri
O que nós falamos: “Mantém na Itália a sina de Palmeiras e Liverpool, onde passou muito mais tempo no banco. Ágil e bom na saída do gol, é opção para a falta de goleiros experientes em alguns clubes grandes do Brasil”
Negociação: Cesena-Fluminense

Laterais-direitos
Cicinho
O que nós falamos: “Voltou em baixa do empréstimo ao São Paulo. Nos três primeiros meses da temporada, só foi titular em dois jogos e reserva em outros quatro. Boa opção para quem precisar de um lateral experiente para a Libertadores”
Negociação: Roma-Villarreal

Patric
O que nós falamos: “Sem espaço no Benfica, foi emprestado ao Avaí e fez um bom Brasileiro. Seu ponto forte é o apoio ao ataque. Tem boa finalização.”
Negociação: Avaí-Atlético Mineiro

Totonho
O que nós falamos: “Eleito o melhor jogador da Série C, fez três gols no torneio. Bom no apoio e na marcação, é ótimo cobrador de faltas. Fica sem contrato em dezembro.”
Negociação: Ituiutaba-ABC

Lateral-esquerdo
Juan
O que nós falamos: “O Flamengo deve ter dificuldades para renovar seu contrato, que vence no fim do ano. Forte no apoio, talvez entre no mercado dono de seus direitos econômicos a partir de 1º de janeiro.”
Negociação: Flamengo-São Paulo

Zagueiros
Emerson
O que nós falamos: “Rodado (já defendeu sete clubes diferentes), destacou-se em 2010 no Avaí, principalmente pelo perigo que leva à área inimiga. É um excelente cabeceador. Atrapalha o fato de ele ter contrato até agosto de 2012.”
Negociação: Avaí-Coritiba

Rodolfo
O que nós falamos: “Fez menos da metade das partidas na atual temporada e chegou a ser escalado como centroavante. Seus pontos fortes seguem sendo o chute e a habilidade na saída para o jogo.”
Negociação: Lokomotiv Moscou-Grêmio

Volantes
Charles
O que nós falamos: “Após três anos no Lokomotiv Moscou, o volante revelado pelo Cruzeiro foi negociado com o futebol saudita. Bom marcador e eficiente no passe, sofreria apenas para recuperar o condicionamento físico.”
Negociação: Al-Fatteh-Santos

Chico
O que nós falamos: “Versátil, atua tanto de volante quanto na zaga. É mortal no cabeceio contra o gol adversário. Seu contrato vence em agosto, o que joga a multa rescisória lá embaixo.”
Negociação: Atlético Paranaense-Palmeiras

Richarlyson
O que nós falamos: “Mais um jogador são-paulino com contrato a vencer. Muricy Ramalho já falou que gostaria de ter 22 Rickys no time, em alusão ao vigor físico e à determinação do volante na marcação. Também joga de lateral e como zagueiro.”
Negociação: São Paulo-Atlético Mineiro

Pedro Ken
O que nós falamos: “Bom na marcação e no passe, também pode jogar como meia, em um esquema mais cauteloso, ou de ala, no 3-5-2. Tem pouco espaço no Cruzeiro, clube com o qual tem contrato até 2014.”
Negociação: Cruzeiro-Atlético Goianiense

Robston
O que nós falamos: “Desde 2007 é o melhor jogador do Dragão. Alto (1,90 metro) e bom marcador, chega com velocidade ao ataque: seja para finalizar de longa distância, seja entrando na área como elemento-surpresa.”
Negociação: Atlético Goianiense-Atlético Paranaense

Meias
Bruno Lopes
O que nós falamos: “Foi revelado pelo Vila Hauer, tradicional time amador de Curitiba. Destaque da Anapolina no Campeonato Goiano, foi a principal peça na recuperação do Vila Nova na Série B, com dez gols e cinco assistências.”
Negociação: Vila Nova-Albirex Niigata

Elano
O que nós falamos: “Um dos poucos jogadores da Seleção a se salvar na Copa, Elano tem recebido poucas oportunidades no clube turco. Bom na bola parada e obediente taticamente, chega com eficiência e velocidade ao ataque.”
Negociação: Galatasaray-Santos

Guilherme

O que nós falamos: “Quando deixou o Cruzeiro, era considerado um dos melhores jogadores no País. No Dínamo, tem esquentado banco. Seu jogo veloz não emplacou no futebol ucraniano, mas faz dele uma ótima opção para os clubes brasileiros.”
Negociação: Dínamo Kiev-Atlético Mineiro

Mancini
O que nós falamos: “Sem espaço com José Mourinho, foi totalmente esquecido por Rafa Benítez. Veloz, goleador e bom chutador, pode jogar tanto como meia avançado quanto como de segundo atacante.”
Negociação: Internazionale-Atlético Mineiro

Mauro Formica
O que nós falamos: “Organizador de jogo, veloz e com bom chute, é considerado o “Kaká argentino”. No meio do ano, o Grêmio chegou a cogitar a sua contratação.”
Negociação: Newell’s Old Boys-Blackburn Rovers

Roberto Firmino
O que nós falamos: “Veloz, driblador e dono de um bom chute de fora da área, foi a principal revelação da Série B e um dos artilheiros do Figueirense.”
Negociação: Figueirense-Hoffenheim

Vander
O que nós falamos: “Chamou a atenção no ano passado, quando completou o time reserva da Seleção, que estava em Salvador para enfrentar o Chile, pelas Eliminatórias. Veloz e driblador, foi levado ao time principal do Bahia por Renato Gaúcho.”
Negociação: Bahia-Flamengo

Wesley
O que nós falamos: “Canhoto, seu ponto forte é a condução de bola a partir do meio-campo. Perto da área, limpa para chutar forte e colocado, ou serve o companheiro na área. Conseguiu se salvar na queda do Prudente.”
Negociação: Grêmio Prudente-Atlético Mineiro

Atacantes
Heverton
O que nós falamos: “Somente em 2010, foram 23 gols. É o artilheiro da Lusa. Meia de origem, também se sai bem como segundo atacante, caindo pelos lados em velocidade e finalizando com seu potente pé esquerdo.”
Negociação: Portuguesa-Atlético Paranaense

Adriano
O que nós falamos: “Com pouco espaço e pouca vontade na Roma, voltar ao Brasil parece ser novamente o caminho para o Imperador. No Flamengo de 2009, ele mostrou que pode ser decisivo se estiver com a cabeça somente no futebol.”
Negociação: Roma-destino indefinido

Kelvin
O que nós falamos: “É a maior joia do CT Ninho da Gralha. Em poucos jogos na Série B, mostrou um futebol de velocidade e muitos dribles. Tem contrato até maio de 2012 e multa de R$ 7 milhões, mas as dificuldades financeiras do Paraná devem garantir um bom desconto na negociação.”
Negociação: Paraná-Porto (vai para Portugal no meio do ano)

Luís Fabiano
O que nós falamos: “A temporada pós-Copa do camisa 9 brasileiro na África do Sul tem sido terrível. Ele sofreu contusões e chegou a ser deixado no banco de reservas. Já avisou que se não voltar a jogar com regularidade, prefere deixar o clube e até voltar ao Brasil.”
Negociação: Sevilla-São Paulo

Maikon Leite
O que nós falamos: “Está voltando ao Santos após ser emprestado ao Atlético Paranaense. Atacante de velocidade, gosta de cortar em direção à grande área e chutar. O problema é a vulnerabilidade a contusões. Tem contrato até junho do ano que vem.”
Negociação: Atlético Paranaense-Palmeiras (está no Santos e vai para o Palmeiras no meio do ano)

Jóbson
O que nós falamos: “Em pouco mais de um ano de Botafogo, Jóbson mostrou do que é capaz: tanto pode usar sua velocidade para fazer gols como pode enterrar sua carreira nas noitadas. Seu contrato com o clube carioca vence no fim do ano e não há perspectiva de renovação. Vale o risco?”
Negociação: Botafogo-Atlético Mineiro

http://espn.estadao.com.br/atleticomineiro/post/181969_GUILHERME+NO+GALO+A+REVISTA+ESPN+DISSE+EM+DEZEMBRO+QUE+ERA+UM+BOM+NEGOCIO


» Comentar

Comentários:
8
  • Paulo Henrique disse:

    Minha contribuição à revista ESPN:

    Ricardo Bueno

    O que nós falamos: um centroavante nato. Faro de gol apurado, bom posicionamento na área, mescla força com habilidade e é mortal no cabeceio (vide o gol contra o Villa Nova). Após ser artilheiro do campeonato paulista, brilha no Atlético Mineiro onde é o único “intocável” no ataque. Recebeu sondagens de grandes clubes da Europa, mas prefere ficar no Brasil. Quem pagar mais, leva!

    Negociação: Atlético -> Barcelona, Inter de Milão ou Manchester United, mas se um clube brasileiro pagar 1,99, uma dose de cachaça curraleira mais um torresmo cabeludo e um prestobarba, terá preferência.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Isso ai Gilmar..agora compara o curriculo de cada um…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Como é que é ??

    Pedro Ken bom na marcação e no passe ?? E ainda pode ser usado na armação ??

    Só se for na marcação de cal no campo… Só se for no passe de macumba… E só se for na armação de DVD pra enganar otário, como fez com a Diretoria do Cruzeiro…

  • Gilmar disse:

    tá explicado!O kalil assina a revista ESPN!
    E o Perrela assina Álbum de figurinhas brasileirão série C!kkkkk

    Deve ser matéria do PVC.Aquele cara é o Google do futebol

  • J.B.CRUZ disse:

    A mãe DINAH do futebol apareceu..

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete lagoas / MG disse:

    Pedro Ken ainda está no Cruzeiro, recebendo para treinar na Toca da Raposa II…

  • rodrigo assis disse:

    Além do pedro Ken avaliaram muito acima do que rende outros tantos ai.

    Tô meio desinformado, mas o Pedro Ken já esta no Atl. GO?

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete lagoas / MG disse:

    Pedro Ken Otimo na marcação e no passe…

    Me ajuda ai ESPN BRASIL..Por essas e outras é que lá em casa ninguém assiste o canal 70..

    Fracos..