Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Jogão em Varginha e a praga do racismo em Londres

A lamentar, a discriminação racial sofrida pelo Neymar, em Londres, mas ele deu o troco com muito futebol e os dois gols na vitória sobre a Escócia neste amistoso da seleção.

No clássico da tarde, o primeiro impacto do América em campo foi com o novo uniforme, mais bonito que nas imagens do lançamento. Na entrada dos times em campo, o técnico Cuca reclamou, com razão, das placas de propaganda que impediam uma boa visibilidade do gramado.

De longe

Poucos minutos depois, Cuca lamentou a falta de atenção da sua defesa que assistiu o Leandro Ferreira manobrar e marcar o primeiro gol do jogo. O meia americano fez o que a maioria dos jogadores brasileiros raramente faz: chutar de longe. E mostrou que vale a pena tentar sempre, pois as chances de a bola entrar são enormes, diretamente, como ontem, ou resvalando em alguém.

Domínio

O Cruzeiro passou a dominar a partida, com 60% da posse da bola, mas a finalização era deficiente e o empate só saiu aos 42 com o Thiago Ribeiro.

O segundo tempo foi sensacional: logo aos quatro minutos, desatenção da defesa do Coelho, que não percebeu o zagueiro Leo entrando para virar para o Cruzeiro. Mas imediatamente, Leandro Ferreira voltou a balançar as redes e os lances de perigo de lado a lado foram se sucedendo.

Roger e Dudu

O jogo foi definido em função destes dois jogadores: o meio do Cruzeiro jogava muito, com destaque para Roger, mas Dudu Pitbull comandava os companheiros para segurar a onda azul. O bravo volante americano teve que sair, machucado, e Roger continuou em campo, assim como Montillo, que matou o Coelho com o terceiro gol.

Marques

Pouco a pouco o ex-atacante do Atlético vai se ambientando como deputado na Assembleia de Minas. Tímido, como nos tempos de jogador, ele ainda não encontrou o seu grupo de afinidade nas rodas de bate papo e café dos demais parlamentares.

Enquanto isso o seu procurador e fiel escudeiro, Aurélio, dos tempos dos gramados, cuida que entrosar o ex-camisa nove com seus novos colegas.

Recuperando

Depois de alguns dias na UTI do Hospital Semper, recupera-se bem de uma cirurgia de vesícula, Joaquim Henrique Nogueira, o homem que doou o terreno ao Democrata para a construção da Arena do Jacaré. Durante décadas, maior produtor de leite da região de Sete Lagoas, ele está com 91 anos de idade e costuma ir ao estádio, que tem o seu nome.

O tetra do Galo

O Centro Atleticano de Memória promove, amanhã, às 19h no Auditório Elias Kalil, na Sede de Lourdes, mais uma “Sessão em Preto e Branco”. O tema será a conquista do Tetracampeonato Mineiro de 1981. São 200 convites, que custam R$ 10,00 cada, e podem ser adquiridos na Sede de Lourdes, hoje e amanhã, de 10 às 19 horas. Outras informações pelo telefone 3290-1363. Além do presidente Alexandre Kalil, que irá representar o seu pai, Elias Kalil, então presidente do Atlético, estão confirmadas as presenças dos ídolos Reinaldo, Éder Aleixo e Toninho Cerezo, que irão participar da mesa de debates após a exibição dos vídeos.


» Comentar

Comentários:
22
  • João disse:

    Lamento Alisson, mas “incidentes de racismo” não estão a ser criados, eles estão a acontecer. Não adianta querer mascarar fatos. É uma pena que ingleses e outros povos europeus não atentem para tal, e fiquem a espernear se a imprensa estrangeira os reprime pela conduta. É de se lamentar esse espírito xenofóbico existente em quase toda Europa (justo os que posam de propagadores da ética e da moral consistentes).

  • Ulisses disse:

    A questão da liberação de público nos estádios, é somente de INCOMPETÊNCIA das autoridades envolvidas. Como não têm mais peito pra colocar efetivo policial suficiente, simplesmente diminuem a capacidade dos estádios. Esquecem que no interior o nível das torcidas é diferente de BH, esquecem que se trata de uma festa para a população interiorana que geralmente não pode vir a BH para assistir aos jogos dos times daqui. Imagino que para a Copa do Mundo podem até tentar colocar muita gente no Mineirão, uma vez que terão que dar respostas internacionais, isso se ficar tudo como planejado, o que estou duvidando, uma vez que sem arrumar anel rodoviário e adjacencias do Mineirão, nada dará certo e seremos motivo de chacota por todos os meios de comunicação. Mas vamos lá gravem aí, depois da Copa, voltam a reduzir a capacidade do Mineirão, por medida de segurança em todos os jogos. Só liberando em caso de final de campeonato nacional ou de Libertadores. No independência que teria capacidade de se colocar 25 mil pagantes, duvido que deixem mais de 18 mil e olhe que seria para torcida única hein. Depois que pessoas sem qualquer experiencia passaram a mandar na quantidade de pessoas a adentrar nos estádios os mesmos encolheram muito. Estive no Cruzeiro e Vila de 97 e dava gosto ver o estádio daquele jeito. Quem viu, viu e contará para a posteridade.

  • Cesar de Freitas disse:

    Chico,

    Até quando vai durar essa má vontade das autoridades em liberar a capacidade de público nos estádios.
    Tenho dois sobrinhos Cruzeirenses doentes um de 12 anos e outro de 10, sonharam o mês inteiro em assistir o Jogo em varginha, minha irmã pediu para alguém comprar ingresso e acabou quando estava na fila.
    Foi uma decepção danada. O Estádio de varginha quando inaugurado tinha capacidade para 40 mil torcedores não dava para colocar pelo menos a metade ontem. Vendo claramente pela Televisão o meio estava folgado e atrás do gol não tinha torcedor, porque estão fazendo isso, um jogo com pouquissimo risco de problemas, no interior.
    Trazem o jogo para o interior e não deixam o torcedor comparecer.
    Até quando.

  • Luciano Nogueira 7L disse:

    Chico, quero agradecer pelo carinho na postagem com o Joaquim Nogueira, que vem
    ser meu avô. Realmente ele está bem melhor, deve ter vibrado muito com a vitória do Cruzeiro dele ontem.
    Mais uma vez você demonstra ser diferente dos demais jornalistas, ao dar crédito a quem
    possibilitou um estádio para o Democrata e para Minas durante as obras da copa.
    Muito obrigado.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Pega leve, Mário César.
    Não acho que deva envolver terceiros em seu argumento.
    O América venceu bem o Atlético, sem precisar de arbitragem. O Atlético aceitou a derrota. Por que isso?
    O lance realmente foi irregular, com a participação do Camilo em impedimento. Mesmo assim o Coelho ganhou.
    Esqueçam o Galo um pouco, meus caros…

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Tá bom..Tava impedido. Se não faz aquele gol, o Cruzeiro faria outro. Por que foi o time que foi atrás do placar, América só levou sufoco no segundo tempo, adimitam que o América só ficou na retranca na etapa final e foi derrotado po ter sido omisso e pela qualidade do maior de MG.. E parem jogar a culpa em outrem…

    Eu hein…

  • Mário César disse:

    Chico veja o escândalo:

    Améria e Atlético: gol do Fábio Júnior, o bandeira MARCA IMPEDIMENTO com a “maquina milimétrica” alegando que o camilo participou do lance. Milimétrico, mas como era o AMÉRICA, o gol foi ANULADO.

    América e Cruzeiro: Lance complicado, mas o bandeira correu sem pestanejar para o meio.

    Isso é vergonhoso, é nojento!

    Contra o América, NÃO existe dúvida.

    Olha as bruxas Chico!

  • Thales disse:

    Gol de impedimento!
    Faltas violentas não marcadas…
    De jogo em jogo o timeco falido vai sendo ajudado pelas arbitragens!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Detalhe para a dedicatória do gol de Montillo, ao filho que está doente, na UTI enquanto o jogador trabalhava em Varginha, procurando ajudar o Cruzeiro!!!

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2011/03/montillo-dedica-gol-da-vitoria-sobre-o-coelho-ao-filho-que-esta-internado.html

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Me ajuda ai!!! Aquele impedimento só uma máquina milimétrica para ver! Tinha uma unha impedida do Thiago Ribeiro então..Nao tape o sol com a peneira, se fosse aqui na Arena do jacaré com um bom gramado, Cruzeiro tinha goleado, pois foi ninfinitamente superior, apesar da vitoria com placar apertado…

    Negações: Leandro Guerreiro e W Paulista!!! ( Normal… )

    E o campo uma lástima, péssimo, horrorozo! Mas o Cruzeiro dominou o jogo, foi o time que sempre correu atrás do resultado, o 3×2 que foi merecido!

    Quarta Feira está ai. Tri da Libertadores é o foco…

  • Klaillton Saraiva disse:

    Chico, foi um jogão até o América cansar e o Dudu sair.
    Mas fiquei analisando os dois times com o nosso Galo: o meio do cru cru valoriza a posse de bola, Róger e Montillo prendem a bola muito bem e realizam bons passes, deixando os atacantes de frente para o arremate. Os volantes sabem tomar a bola e levantam a cabeça distribuindo-a muito bem. No América é de impressionar a garra de seu meio campo. Sabem desarmar, pouco dão espaço e chutam a gol.
    No Galo; só correria, principalmente os volantes e atacantes, não valorizam a posse de bola, jogam de forma estabanada, não chutam a gol e dão muitos espaços aos adversários. Os zagueiros gostam muito de enfeitar e acabam falhando. O ataque não prende a bola, pouco executam jogadas objetivas e de linha de fundo, impera o individualismo e o time possui muitos jogadores com as mesmas características. Jogam desarticuladamente tontos pelo campo todo e correndo a esmo, enquanto nos outros clubes é cada um no seu quadrado, só saem da sua função quando necessário.
    O Galo ganha clássicos é graças a jogadas individuais que a cada dia vai diminuindo!

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    As armas que o MF levou a Varginha para derrotar o Cruzeiro: inventar que o Leandro Ferreira e o Marcos Rocha poderiam não jogar (correram como nunca) e a “volta” triunfal do Jean Batista. Estava achando que o Cruzeiro era o quê?

    Eu acho que perdi a paciência. Tem razão o Mário César sobre os “erros”, mas, em momento algum o Cruzeiro se sentiu ameaçado. Respeitou até demais. Não estou vendo luz no final do túnel a continuar desse jeito. Até quando vamos ver pernas-de-pau prestigiados pelo MF?

    O tal JB ficou perigosamente em campo o jogo todo, mesmo depois de levar amarelo quase no meio do primeiro tempo. Fazendo o quê? “Maltratando o esférico e os companheiros”? Chega!

  • J.B.CRUZ disse:

    Já que o AMÉRICA não quer!!
    PINTOU O CAMPEÃO de 2011..

  • chico que tristeza ,ao ler como faço todos os dias seu blog e nao ler nen uma linha sobre o vice lider do campionato mineiro de 2011 o dragao
    de t.otoni.nosso mecao maravilha ta dermais .mas a impresa mineira que tanto reclama do bairrismo de rio e sao paulo faz a mesma coisa com os times do interior
    voce vima sendo a exeçao. ve se fala ai do mecao e de o devido valor ao diretor macelo ramos e ao treinador gilmar . e mais diga aos grandes da capital que fique de olho
    pois o time de t. otoni tem boms nomes que precisa ser melhor observados. um abraço .
    gildete mendonça da cidade de vitoria da conquista na bahia.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Ahhhhh…

    Só lembrando….

    Consultei aqui nas regras de arbitragem e “TOPETE”, não conta como impedimento… Portanto, o Gol do Thiago Ribeiro, foi legal !!! rsrsrsrs

    A regra é clara !!! rsrs

  • Alisson Sol disse:

    Este negócio de criar incidentes de racismo do nada está começando a ficar chato. Hoje em dia em qualquer local público no “primeiro mundo” já não se acha mais a famosa “lata de lixo”. Você fica horas com algo na mão em aeroportos, estações de trem, estádios, etc., procurando o lixo que não mais existe, pois há o receio de colocarem nas latas de lixo dispositivos explosivos para detonar durante eventos. Aposto que, além de uma casca de banana, devem ter achado pilhas, laranjas, sacos de pipoca, sapatos, etc. no gramado.

    Em relação ao futebol, eu vi apenas os melhores momentos de América-MG x Cruzeiro, e creio que houve mesmo um daqueles impedimentos praticamente impossíveis de se marcar. O assistente estava no lado oposto ao jogador do Cruzeiro, com sua visão obstruída pelos jogadores do América-MG. Pior é que um dos defensores do América-MG praticamente abraça o Thiago Ribeiro, e não importa onde o juiz estivesse, poderia ter marcado uma penalidade só por aquilo. O resultado é que o Thiago Ribeiro realmente tinha apenas o goleiro à sua frente, e portanto estava inegavelmente impedido. Mas de todos os possíveis “benefícios aos grandes de MG” que já vi, este foi o lance com maior probabilidade de ter sido um “erro honesto”.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Apesar do Cruzeiro ter conseguido complicar um jogo que parecia fácil, valeu pelos 3 pontos.

    E “São Fábio” desta vez estava dormindo… No segundo gol do América principalmente, ele nem tentou pular na bola. Mas tudo bem, ele tem crédito de sobra…

    O Montillo também não estava numa tarde muito inspirada. Fez o gol da vitória, mas antes disso, errava praticamente tudo que tentava. Após o jogo, foi noticiado que o seu filho mais novo estava saindo do CTI devido a uma pneumonia. Então, devido a isso, tenho a dizer é que o Montillo jogou foi muito !!! Porque não deve ser nada fácil o cara jogar bola, sabendo de uma situação com o filho, como a que ele estava passando. Mesmo ele sendo um profissional. É por essas e outras que a Torcida Cruzeirense o reverencia cada vez mais !

    Não tem como “desaprender” a andar de bicicleta né ?? Mas vendo o WP9 em campo, tô achando que tem como o sujeito “desaprender” a jogar bola viu…

    Mas é isso aí Cruzeiro… O negócio agora é garantir a liderança até no final e recuperar o Título Estadual.

    Esqueçamos um pouco agora do Mineiro, porque quarta-feira já tem jogo de LIBERTADORES…

    Ahhhh… E por falar em LIBERTADORES… Quem ouviu hoje o Lélio Gustavo falar na Itatiaia, que a marca Cruzeiro sem dúvida nenhuma é bem mais forte que a marca Atlético Mineiro, devido a sua presença frequente na LIBERTADORES e às suas grandes conquistas ?? Quando ouvi isso vindo do Lélio Gustavo ( Atleticano ), eu quase não acreditei… rsrs Mas Valeu Lélio ! Vc disse o que todos já sabem e são poucos os Atleticanos que admitem…

    Abraços e boa semana a todos !

  • Marcos disse:

    Roda a Roda da Virada nos clássico belorizontinos!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O Montillo é o Renan Oliveira do cruzeiro, hoje foi salvo pelo passe do gol, impedido, do cruzeiro. Perdeu uns duzentos passes. Roger e Marcos Rocha jogaram bem. Esse Dudu cabia bem no Galo. O resto foi de regular pra baixo. O Mauro conseguiu montar um América bem regular.

  • Sérgio Moreira disse:

    Vamos lá torcida atleticana, ver com saudades os nossos craques na sede do galo.

    A diretoria poderia levar o vídeo para os joagaodres atuais assisterem e verem como é a Massa FELIZ!!!!
    Fica a sugestão

  • Mário César disse:

    Chico, a pergunta que não quer calar:

    Por que os grandes erros em clássicos SEMPRE são contra o América?

    O mais tórrido cético pode bradar: todo jogo eu ouço isso.

    E o que acontece na prática?

    Tá certo que o América tem menos de um quinto do orçamento do Cruzeiro,logo eles tem mais qualidade técnica e equipe superior, era obrigação até nos golear,mas….venceram suado, e com….

    um gol IMPEDIDO!

    Aí eu te pergunto: E se fosse o “contrário”? Aquela bandeira subiria?

    Olha as bruxas Chico, elas existem e sempre rondam por aqui….

    Eu desafio, desafio mesmo alguém dizer um grande erro ( definidor ) a favor do América num grande clássico contra Atlético ou Cruzeiro.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Se a derrota do Coelho para o América TO teve um nome – Micão – a
    derrota do Coelho para o Cruzeiro teve dois nomes: Mauro Fernandes e uma avenida chamada Jean Batista; MF pelo medo (três volantes) e teimosia. JB pela ruindade. Todos os três gols saíram por ali, fora outros que foram perdidos. Horrível, fraco, sofrível. Uma lástima!