Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Depois de tanto oba-oba, Brasil2014 está levando bomba do presidente da Fifa

Do Uol Esporte:

* Presidente da Fifa diz que Brasil está mais atrasado que África para Copa

Das agências internacionais

Em Genebra (Suíça) 

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, alertou nesta segunda-feira para a lentidão dos trabalhos do Brasil para a realização da Copa do Mundo de 2014. Segundo o dirigente, a três anos do Mundial, os brasileiros estão piores do que os sul-africanos, que receberão o torneio no ano passado.

“O Brasil está atrasado em relação à África do Sul neste mesmo período. Faltam três anos para o Mundial e dois para a Copa das Confederações e, em 2007, os sul-africanos estavam mais adiantados do que os brasileiros estão agora”, reforçou Blatter.

Ainda de acordo com o mandatário da entidade máxima do futebol, o ritmo lento ou até a ausência de obras pode comprometer a realização de partidas da Copa das Confederações em algumas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, apontadas previamente como palcos da abertura e da final do Mundial, respectivamente.

“É necessário acelerar os preparativos, pois a Copa do Mundo será amanhã, e os brasileiros estão pensando que será depois de amanhã”, criticou o presidente da Fifa que, no entanto, reiterou a posição de não reduzir o número de cidades-sede, atualmente 12.

Em relação aos estádios que serão utilizados, os maiores problemas estão em São Paulo e Natal. Na capital paulista, após longo imbróglio político, a futura arena do Corinthians foi escolhida como palco da abertura, apesar de o clube ainda não ter iniciado as obras, fato que deve acontecer até o mês que vêm.

Já os potiguares, por sua vez, se viram com problemas no edital de licitação para a construção da Arena das Dunas e, após nenhuma empresa manifestar interesse no projeto, tiveram de refazer a proposta, atrasando assim todo o processo. Assim como em São Paulo, o Rio Grande do Norte segue com a sua arena apenas no papel.

Outro problema, no entanto, está nas obras de infraestrutura das cidades-sede, principalmente nos aeroportos que atenderão a grande demanda do evento. Frequentemente esse setor é apontado como o grande gargalo na organização do Mundial e o governo federal se apressa para tentar aumentar a capacidade dos terminais e, assim, tentar evitar um apagão aéreo durante o principal evento de futebol do mundo.

Presidente da Fifa disparou contra lentidão do Brasil nos preparativos para a Copa de 2014SAFADOS

* http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/03/28/presidente-da-fifa-diz-que-brasil-esta-mais-atrasado-que-africa-para-copa.jhtm


» Comentar

Comentários:
10
  • J.B.CRUZ disse:

    O comentário do Marcelo Andrade, mesmo sendo irônico,espirituoso e realista, nos tráz a mais pura verdade..

  • João disse:

    Medo, muito medo. Duvido fortemente que fique algum “legado” para a nação depois desse “espetáculo futebolístico”. Bem, algum legado ficará sim, e nos bolsos de alguns. E enquanto isso, assistiremos a tudo passivamente. Afinal, quem é “louco” o suficiente para questionar a realização de tal evento em nosso país?

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Antes das eleições, o cidadão que aparece no meio da foto prometeu tudo. Passadas e vencidas as eleições, a cidadã veio com um papo de corte de 50 bilhões no orçamento. Claro que as obras serão atingidas. Ele prometeu, também, uma grana – uma ninharia perto daquelas cifras – para o Independência que nunca chegou e, quiçá, nem chegará. Dias negros virão sobre a imagem do País.

    Caro Marcelo Andrade!
    A sua carteira tremeu? A minha sumiu.

  • Ulisses disse:

    A questão da liberação de público nos estádios, é somente de INCOMPETÊNCIA das autoridades envolvidas. Como não têm mais peito pra colocar efetivo policial suficiente, simplesmente diminuem a capacidade dos estádios. Esquecem que no interior o nível das torcidas é diferente de BH, esquecem que se trata de uma festa para a população interiorana que geralmente não pode vir a BH para assistir aos jogos dos times daqui. Imagino que para a Copa do Mundo podem até tentar colocar muita gente no Mineirão, uma vez que terão que dar respostas internacionais, isso se ficar tudo como planejado, o que estou duvidando, uma vez que sem arrumar anel rodoviário e adjacencias do Mineirão, nada dará certo e seremos motivo de chacota por todos os meios de comunicação. Mas vamos lá gravem aí, depois da Copa, voltam a reduzir a capacidade do Mineirão, por medida de segurança em todos os jogos. Só liberando em caso de final de campeonato nacional ou de Libertadores. No independência que teria capacidade de se colocar 25 mil pagantes, duvido que deixem mais de 18 mil e olhe que seria para torcida única hein. Depois que pessoas sem qualquer experiencia passaram a mandar na quantidade de pessoas a adentrar nos estádios os mesmos encolheram muito. Estive no Cruzeiro e Vila de 97 e dava gosto ver o estádio daquele jeito. Quem viu, viu e contará para a posteridade.

  • Alisson Sol disse:

    Pior é que provavelmente é uma combinação do que o Clayton citou com a necessidade de esperar até que toda obra possa ser declarada como “urgente”, para que se abandonem todos os procedimentos usuais de licitação.

    E o retorno de tudo isto vai ser o mesmo que você pode imaginar ao responder: “Quantas vezes já fiz uma pesquisa para ver os custos de um passeio turístico na África do Sul, inspirado pelas imagens da Copa do ano passado?

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    É que demora muito, pra primeiro elaborarem o organograma de quem vai levar quanto… rs

    Aí só depois, com o que sobrar, eles devem decidir onde aplicar…

  • Marcelo Andrade disse:

    Ao ver a foto minha carteira tremeu aqui no bolso…

  • André BH disse:

    EM DESTAQUE ○ (Na capital paulista, após longo imbróglio político, a futura arena do Corinthians foi escolhida como palco da abertura, apesar de o clube ainda não ter iniciado as obras, fato que deve acontecer até o mês que vêm.)

    Não será nem um pouco JUSTO que a abertura dos jogos sejam feitas em SP, o #Galo e a torcida ja está a quase 01 ano sem o Mineirão, sendo que em SP apenas existe um projeto idealizado às pressas!!!

  • alex disse:

    Os dirigentes brasileiros já sabiam disso (do atraso).
    Só que não falariam isso com a Fifa né ?!

    Isso é coisa de brasileiro mesmo.
    Promete e depois custa a cumprir.
    No comércio vejo muito isso. O cara vende um produto que não
    tem e depois não consegue arrumar outro e fica enrolando até
    o cliente perder a paciência. É o nosso Brasil.

    Mas em Minas acredito que o Mineirão fica pronto e teremos
    a abertura e encerramento da copa das confederações com certeza.