Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ataque do Cruzeiro se destaca como o mais poderoso do país

Do site do Cruzeiro:

* Cruzeiro obtém melhor ataque entre times da elite do futebol brasileiro

Da Toca II

Rômulo Fegalli

A temporada 2011 tem sido realmente arrebatadora para o Cruzeiro, até aqui. Conquistou a classificação antecipada nas duas competições que disputa atualmente (Campeonato Mineiro BMG e a Copa Santander Libertadores) e vem exibindo um futebol de alto nível. A Raposa já ostenta o ataque mais eficiente dentre todos os times da elite do futebol nacional, no quesito média de gols.

O Cruzeiro disputou 15 partidas no ano, entre Estadual e Libertadores, acumulando 12 vitórias, dois empates e apenas um revés. Destaque para o ataque celeste, que fuzilou as redes inimigas 45 vezes. Com esses números, a linha de frente da Raposa atinge a média de três tentos anotados por jogo, a melhor entre os vinte times que compõe a série A da principal competição do país: o Campeonato Brasileiro.

Do ponto de vista quantitativo, o Cruzeiro também está entre os clubes com maior poder de fogo, levando em conta os integrantes da elite do futebol brasileiro. Apenas o Atlético-PR e Coritiba balançaram as redes mais que a equipe mineira em 2011, 58 e 55 tentos respectivamente, no entanto, esses times fizeram mais jogos que a Raposa: 21 e 20, na ordem.

Os principais responsáveis pelo elevado número de gols marcados pelo time celeste são Thiago Ribeiro, Wallyson e Montillo. Juntos, os três jogadores balançaram as redes adversárias em 24 oportunidades, 53,33% dos tentos anotados. Ribeiro acumula 11 gols e é o artilheiro azul na temporada, Wallyson fez oito e o craque argentino, cinco.

O desempenho ofensivo da equipe estrelada é tão incontestável que, cinco dos 15 jogos foram vencidos com placares elásticos. A Raposa já aplicou três goleadas na Libertadores e duas no torneio estadual. 33,33% dos jogos tiveram resultados de encher os olhos, em favor do Cruzeiro.

Defesa também brilha

A qualidade da equipe cinco estrelas não se restringe apenas ao setor ofensivo. A defesa do Cruzeiro também se destaca por sua solidez e eficácia nos jogos, tendo sido superada apenas nove vezes, o que dá a média de 0,6 gols por jogo, considerando os 15 desafios que a Raposa teve até então. Hoje, a segunda melhor zaga do Brasil é azul e branca, ficando atrás apenas do Palmeiras, que levou oito gols em 20 duelos, média de 0,4.

Vale ressaltar que, dos 15 confrontos nesta temporada, em dez a defesa estrelada permaneceu ilesa, ou seja, o Cruzeiro passou 66,66% de suas partidas disputadas em 2011 sem sofrer sequer um gol.

Confira a campanha do Cruzeiro até o momento

 Jogos – 15 (dez pelo Mineiro e cinco pela Libertadores)
 Vitórias – 12 (oito pelo Mineiro e quatro pela Libertadores)
 Empates – 2 (um em cada competição)
 Derrotas – 1 (pelo Mineiro)
 Gols pró – 45 (28 pelo Mineiro e 17 pela Libertadores)
 Gols contra – 9 (oito pelo Mineiro e um pela Libertadores)
 Saldo – 36

Jogos sem sofrer gols:

Cruzeiro 3 x 0 Caldense
Villa Nova 0 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 5 x 0 Estudiantes (ARG)
Cruzeiro 2 x 0 Ipatinga
Cruzeiro 4 x 0 Guarani (PAR)
Deportes Tolima (COL) 0 x 0 Cruzeiro
Tupi 0 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 7 x 0 Democrata-GV
Cruzeiro 3 x 0 Funorte
Guaraní (PAR) 0 x 2 Cruzeiro

Veja também as goleadas azuis em 2011

Cruzeiro 5 x 0 Estudiantes (ARG)
Cruzeiro 4 x 0 Guarani (PAR)
Cruzeiro 7 x 0 Democrata-GV
Cruzeiro 6 x 1 Deportes Tolima (COL)
Cruzeiro 4 x 1 Guarani

* http://www.cruzeiro.com.br/index2.php?section=noticias&idn=9765


» Comentar

Comentários:
8
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Como diz o nosso amigo J.B. Cruz…

    O Cruzeiro ??

    Vai bem, obrigado !!! rs

    Zeirooooooooooooooooooo !!!

  • Marcos disse:

    Chico, o ataque do Cruzeiro tá indo muito bem, mas a torcida azulada pode ir “devagar, que o andor é de barro”: a seleção alemã teve um início arrasador de Copa em 2010, goleando a torto e a direito,mas nas semifinais não aguentou a retranca espanhola e foi descartada da final. A seleção brasileira de 1950 estava bem afiada até pegar o Uruguai na final daquela Copa. O final todo mundo já sabe. Ai do Cruzeiro se pegar nos mata-matas da Libertadores, um time que jogar todo na defesa, que saiba anular bem os melhores jogadores adversários, que não costuma perder como visitante, e ser veloz nos contra-ataques. Tomou um mísero gol ,já era! Tenho de concordar que em muitos casos a defesa cruzeirense só não toma mais gols graças ao Fábio. O Cruzeiro é favorito ao título da Libertadores e CM, mas muita calma nessa hora. Todo cuidado é pouco.

  • Wagner Ávila disse:

    Realmente, como disse o colega aí, tomar 3 gols da Cocota é um absurdo.
    Mas vamos torcer para que eles cheguem à final. Tô sentindo cheiro de 5 x 0 de novo. Quem sabe?

  • Celso Gomes disse:

    Engraçado, jogador de futebol virou um ser ‘intocavel”?
    Não se pode chamar a atenção dos caras porque issso vai “queimar” a imagem deles. Quem dera os politicos brasileiros se sentissem assim, “queimados”, pedindo pra sair e querendo o colo da mamãe. Menos gente, por favor!!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Quando se lê defesa brilha, leia-se Fábio Salva. Vamos ver o dia que o Fábio não jogar, como já aconteceu antes, o tanto de corneta que vai aparecer pra dizer, que a defesa falhou, ou jogou mal. A defesa do Cruzeiro falha muito, basta ver os gols que tomou de adversários fracos. Isso está encoberto pelas grandes atuações de Fábio. Não estou falando com clubismo, é a realidade.

  • J.B.CRUZ disse:

    Sempre digo que no CRUZEIRO não há reservas, todos são titulares..No futebol atual não existe mais io termo JOGAR BEM, e sim ganhar os jogos, mas, também é preciso lembrar que sempre dá gosto ver os jogos do CRUZEIRO, que encanta até os cronistas de RIO-SÃO PAULO…

  • miguel disse:

    Pois eh Chico…Não sei se tudo isto vai levar o Time Azul a ser campeão mineiro,Libertadores,e Brasileiro.O certo é que eles andam batendo na trave,eles estão no caminho certo.Desviaram o foco com a conversa do Riquelme,e aparecem com o tal do do Montillo.Liberaram o leo silva,ele veio para o galo,ai eu pensei”Ops o maluf,esta começando a dar resultado”ai os caram contratam o tal Vitorino.Ai não dá.Eu já não caio mais neste papo truculento do kalil.Acho que tem que falar menos e acertar mais.Aquela entrevista na minha opnião foi um desastre.Ate ele cometeu a gafe de queimar nosso atleta publicamente que foi o caso do Daniel Carvalho.Nos sabemos que esta babaneira não vai dar caixo,mai que é a quetão.Expõe nosso atleta e depois do cara queimado vai embora de graça após todo investimento.Galo tem grana,mas os comandantes continuam incompetentes,isto Kalil,não mudou no galo não.Outro detalhe…Até tu maluf?

  • valcir alves disse:

    chico o cruzeiro esta muito bem mas ainda pode melhora pois o time ainda erra muitos gols e se não foce o fabio ja teria levado no minimo o dobro dos gols acho que o leo deveria entra no lugar do gil pois o mesmo0 e muito fraco.