Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

América emite nota de esclarecimento sobre sua posição em relação ao Independência

* NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em respeito a seu torcedor e ao povo mineiro, o América Futebol Clube vem a público esclarecer informações equivocadas sobre reportagem publicada na edição desta quinta-feira (02/06) do Jornal Hoje em Dia, a respeito da segunda etapa de obras de reforma do Estádio Independência.

Conforme consta no próprio texto da matéria, o Tribunal de Contas do Estado fez questionamentos em alguns itens do edital, não em seu conceito, como dá a entender a matéria. Como a própria reportagem informa a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), por intermédio do Departamento de Obras do Estado de Minas Gerais – Deop-MG., responsável única pelo processo licitatório,  já repassou planilhas e as devidas justificativas para os itens colocados em dúvidas.

Quanto à “ambição” da diretoria americana em ter um “ótimo” estádio em “região desfavorável”, o América Futebol Clube assume ser um dos mais ambiciosos clubes do futebol brasileiro. Sua diretoria, com visão moderna, séria e comprometida com os valores mineiros, se empenhou pela construção de uma arena que pudesse exercer adequadamente sua função de estádio alternativo ao Mineirão, a exemplo do papel exercido pelo moderno Estádio João Havelange, o “Engenhão”, no Rio de Janeiro.

Dentro das quatro linhas, movido por sua ambição de representar dignamente o futebol mineiro, o América, através de um novo e moderno conceito de gestão, tirou o time do Módulo II do Campeonato Estadual, trazendo-o de volta ao Módulo I. Foi também com este sentimento que o clube trabalhou no resgate do time da Série C para a Série A do Campeonato Nacional, em apenas dois anos, e agora ambiciona vaga em uma competição internacional para o ano de seu centenário, em 2012.

Foi, sim, por pura ambição que a diretoria americana decidiu transformar o envelhecido estádio Independência na mais moderna arena de eventos do país. Para isso, abriu mão do uso exclusivo do estádio e firmou parceria de longo prazo com o Governo do Estado.

É importante ressaltar, ainda, que o investimento na reconstrução do Independência é o de menor valor do país em comparação a projetos similares, levando-se em conta recente levantamento feito pela revista Veja. Uma obra que, além de eliminar todos os problemas anteriores do estádio, proporcionará lazer com conforto e segurança à população, grande valorização para o que a matéria chama de “região desfavorável”, além de significativas melhorias em segurança pública e transporte. Um empreendimento que irá se transformar em ponto turístico e no mais novo motivo de orgulho para a Nação Americana e para o povo belo-horizontino.

Belo Horizonte, 02 de junho de 2011

América Futebol Clube


» Comentar

Comentários:
20
  • Nando Varonil disse:

    Resumindo… América praticamente vendeu o Independência para a concorrência e ao término dos 27 anos terá que reformar tudo de novo. se a concorrência não comer o estádio antes, o América traiu seu torcedor.. o conselho do América tem em vista o mesmo que tinha os Perrelas ..Como analista de futebol noto que o América não tem pernas pra essa corrida de troféis e esta satisfeito por esta sendo carregado isso é fraquesa…

    NANDO VARONIL Betim Mg

  • Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro disse:

    Mesmo não sendo jornalista, posso garantir 100% que o independência foi vendido ao América Futebol Clube. Conforme o link postado pelo Rafael voces poderão comprovar que o estádio realmente pertence ao Coelhão. Sou vizinho do independência e fui amigo do filho do Raimundo S, o Natinho. Em várias conversas, ele sempre falava de como foi a negociação, inclusive criando problemas para vários amigos meus que eram conselheiros do Sete de Setembroe não foram consultados.
    Não me cabe aqui falar valôres, mesmo porque o Natinho é falecido e não quero levantar esse assunto. Queiram ou não, voces terão que aceitar que o único time de bhte a ter estádio próprio, passado em cartório é o América Futebol Clube.

  • Instituto Cultural Zé Reis disse:

    Prezado Jornalista,

    Por favor esclareça-nos:
    a) O Independência está arrendado pelo Sete de Setembro ao América ou foi vendido ou doado?
    b) Por que o Sete de Setembro licenciou-se de todas as competições promovidas pela FMF desde quando assumiu a presidência do clube o Sr. Magnus Livius (um dos principais dirigentes do América, clube que foi mais beneficiado com o arrendamento do Independência?
    c) O América chegou a pagar pelo arrendamento do Estádio ao Sete de Setembro

    Estamos elaborando um trabalho sobre o futebol mineiro e nos deparamos com esta dúvida descrita acima.
    Espero que como um jornalista independente você possa esclarecer alguma coisa, pois a todos que já fizemos as perguntas acima não obtivemos nenhuma resposta.

    Atenciosamente.

    Z. Pinante

  • Flávio Azevedo disse:

    estão com inveja da Arena do Coelhão. ontem passei em frente e segurem a onda porque BH é COELHO!!!!!!!!!

  • Rafael Alvarenga disse:

    Para todos que dizem que o Estádio independência não é de propriedade do América, lá vai o link do 4 Cartório de Registro de Imóveis o qual consta o titulo de propriedade. Observem que na própria página do acervo menciona o Estádio Independência como de PROPRIEDADE do América.

    http://www.4ribh.com.br/cartorio/acervo.php

  • Claudio Fernandes disse:

    Caro Humberto Guimarães,
    Se a torcida do seu “time” fosse do tamanho da arrogancia e prepotencia de vcs, talvez seria maior que a do Barcelona. Brincar com o dinheiro dos outros e facil.

  • Márcio Amorim disse:

    Cara Isabella!
    Permita-me um comentário respeitoso sobre o seu 4º parágrafo, que achei interessante:

    Não havia como fazer reformas no Mineirão, sem que fosse com dinheiro público, já que ele pertence ao Estado e por ele é administrado.

    Em relação à Arena e ao Independência, concordo com você inteiramente, ressaltando que havia também muito interesse do Governo: resolver um problema que era dele – reformar o Mineirão – fazendo uso de estádios “particulares”, se podemos dizer assim.

    Não seria justo – impossível, sim – exigir que América e Democrata entregassem ao Governo o que ele queria, da forma que queria, para resolver problema dele: substituir o Mineirão por um longo período.

    O último interesse, e creio que esse nem exista, seria beneficiar América ou Democrata. Não sei quanto ao Democrata, mas quanto ao América, o estádio foi-lhe tirado nos próximos 28 anos. Ganhou o quê?

    Quanto às demais reclamações sobre o que falta aos cidadãos, o dinheiro das reformas seria inútil, porque 90% do que a senhora aponta é de responsabilidade do Governo Federal, tão bajulado: Aeroportos, estradas (381/040), Anel Rodoviário, tráfico de drogas.

    Enfim, esse problema do estádio ainda vai gerar muitas discussões, porque o Governo, querendo se livrar de um abacaxi ( o incômodo que era o Independência ) transferiu “legalmente” a responsabilidade de administrá-lo ao América, possivelmente para não ficar mal com votos de atleticanos ou de cruzeirenses, caso repassasse a um deles.

    Foi bombardeado por atleticanos e cruzeirenses, algumas vezes com razão, e pode ter vislumbrado aí uma chance de retomá-lo. Em pouco tempo – quem viver, verá – haverá a necessidade repassá-lo novamente. Que se cuide juridicamente o América, porque, enquanto lixo pode não ter interessado nem a Atlético nem a Cruzeiro. Enquanto luxo… sei não!

    Obrigado!

  • Isabella disse:

    Enfim…não esclareceu absolutamente nada e ainda torcedores do américa acham que o jornal Hoje em Dia precisa de retratar (?) ou ficam revoltados com as cobranças sofridas.

    Eu não sei baseado em quais interesses políticos ou econômicos o Jornal Hoje em Dia vem fazendo essas matérias e colocando o dedo na ferida das mazelas do Governo de Minas e de seus aliados, mas de qualquer forma é louvável e eu tenho que parabenizar o jornal pela posição assumida. Enquanto alguns jornais como o Estado de Minas mostra pra população que vivemos em um reino encantado, o outro mostra as sujeiras.

    Quanto à reforma do Estádio Independência, eu já havia questionado isso aqui em outra oportunidade e achava uma absurdo os mineiros aceitarem calados essa reforma milionária e absurda. O estádio era pra ser uma alternativa ao mineirão e vai ficar pronto quase que junto com ele.

    Foi gasto dinheiro do nosso bolso pra reforma do Mineirão, do Independência e da Arena do Jacaré: 3 estádios!!!! Enquanto isso, não temos metrô, o trânsito está cada dia mais caótico, o aeroporto não comporta o número de passageiros que lá circulam diariamente, as nossas estradas são esburacadas, no anel rodoviário acontecem acidentes com mortes diariamente, o tráfico de drogas aumentou, a segurança pública piorou, como dito na matéria, não temos rede hoteleira, o turismo em BH é inexistente…..

    E apesar de tudo isso, o Governo de Minas, sabe-se lá pra atender o interesse de quem, anda gastando 80 milhões na reforma de um ESTÁDIO PARTICULAR.

    Um estádio que, com todo respeito ao américa, só vai servir pra enriquecer o próprio américa, com o aluguel para os clubes que realmente movimentam a economia do Estado e que realmente dão renda, que são atlético e cruzeiro.

    E outra, e daí que o valor que está sendo gasto é menor do que dos outros estádios pra Copa? Não era pra ter sido gasto nem um centavo, quanto mais 80 milhões!!! Injustificável essa justificativa do américa.

    Enfim Chico, essa Copa pode até ser um sucesso (o que eu não acredito), mas no final, quem vai pagar a conta por muitos e muitos anos, seremos nós.

    Um abraço.

  • audisio disse:

    Estádio de graça com dinheiro público! Coisa de Brasil!

  • Tomáz Almeida disse:

    Como sempre o América continua a incomodar a maioria.
    Os cães ladram e a caravana passa…

  • Frederico Santos disse:

    O América “se empenhou” para construir um estádio de 1° mundo, mas não desembolsou um único centavo. Vai pqp viu, é cada uma que tenho que ouvir/ler

  • Instituto Cultural Zé Reis disse:

    Chico Maia,

    Afinal de contas o Estádio Independência não pertence ao Sete de Setembro que o arrendou para o AMÉRICA?

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Tudo muito estranho! Quem aplica dinheiro na obra? Parte vem do Governo Federal (prometeu 30 milhões, antes das eleições de 2010 e, até agora, liberou migalhas da ordem de 1,2 milhão – faltam, portanto, 28,8 milhões que, com a eleição garantida, ninguém nem dá notícia do resto) e parte – a maior – vem do Governo Estadual.

    Se o América não entra com nada, como pode ele ter imposto a sua “ambição”? Teriam os dois órgãos públicos se curvado a essa ambição? Não creio.

    Acho que o maior interessado em ter um estádio daquele nível, mesmo em uma “região desfavorável”, era o governo. Por quê? Porque uma região “favorável” = “distante” implicaria criar um estrutura monstruosa e caríssima para o seu funcionamento. Ali estava a caráter.

    Transporte decente, por exemplo, principalmente, que eles não conseguem colocar no Mineirão, passados já 46 anos de sua inauguração.

    O estádio que estava a gosto dos “interesseiros” e não dos “ambiciosos” era o Independência. Esta é a verdade distorcida na matéria.

    Eles, os interesseiros, é que vislumbraram a possibiidade de ter um estádio “bem mais central e, portanto, melhor localizado e mais favorável”, gastando menos, com muitos dividendos políticos e desviando horrores.

    O que ganha o América com isto? Na fala do Secretário, ontem à noite, na Itatiaia: NADA. Ainda vai esperar 28 anos para que retome os seus direitos originais sobre o estádio.

    Tenham a paciência todos vocês e deixem o América em paz!

  • Jose disse:

    Chico, você tem a informação ou a explicação de o projeto não contemplar o fechamento completo das arquibancadas do independência? Porque o estádio ficará em U? A manutenção do vestiário e meio estranha.
    Sobre a polemica, acho que, após a reforma, o estádio é do estado de minas. Abs.

  • Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro- Poetinha disse:

    Caro Chico Maia,

    É claro e notório que mais cedo ou mais tarde alguns jornalistas? iriam começar a campanha para tentar melar a reforma do independência.
    Muitos tentaram atrapalhar a reforma do independência incluindo aí algus dirigentes que nem preciso citar o nome.
    O que nos deixa tranquilos e confiantes é sabermos que temos no comando do nosso clube, pessoas do naipe de Masrcus Salum Deputado Alencar, Magnus Livius, Olimpio Naves, Teodomiro Braga, francisco Santiago, Afonsinho e principalmente o homem dos contratos Dr. Paulo Lasmar, um dos maiores advogados de Minas Gerais.
    Quem parece estar com a faca na garganta é o estado que agora quer mudar as regras para o comodato e a administração do estádio.
    Se forçarem a barra demais da conta, acredito que o América deveria pedir a devolução do estádio do jeito que está e arrumarmos uma parceria privada para terminarmos a obra.
    Competência para isso é o que não falta para os nosso dirigentes.
    Para o América nda é fácil, lutamos contra tudo e contra todos e não será alguns escrevedores sobre futebol que irão tumultuar e fazer com o que o América abra mão de seus objetivos.
    O

  • Humberto Guimarães Bernardes disse:

    Senhores Fernando e Cláudio.
    Sinto muita pena de comentários como este de vocês. Realmente, a inveja mata… O time de vocês não tem estádio algum para ser reformado, com dinheiro público ou privado. O Brasil tá gastando um tucho de dinheiro com estádios para a Copa, e o NOSSO estádio Independência vai matar todo mundo de inveja. Mas não se preocupem, o timeco de vocês poderá usá-lo até que o Mineirão fique pronto. Aliás, também sendo todo reformado com dinheiro público. Porque vocês, DONOS do Mineirão, também não viabilizaram uma parceria com dinheiro privado para esta reforma?
    Comentando a nota, agora, ficou muito boa, sim, esclareceu todos os pontos (mal) colocados pelo jornal aí.

  • Fernando disse:

    Não respondeu nada está nota! Só falou que é um clube ambicioso.

  • Claudio Fernandes disse:

    Olá Chico, otima a nota de esclarecimento do America. E facil ser ambisioso usando o dinheiro do contribuinte. Porque não foram competentes o bastante para viabilizar esta reforma do Independencia com dinheiro privado. O unico legado que esta copa ira deixar, sera para donos de empreteiras e politicos corruptos.

  • Marck Tavares disse:

    Excelente nota do meu América Futebol Clube – um clube transparente e coloca os devidos pingos nos i’s.

    E agora Hoje em Dia… Retratação já!

    Como Americano que sou mais uma vez agradeço a você Chico pelo espaço sempre de destaque cedido ao América.