Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Peñarol faz renascer o mito da raça uruguaia

Pois é!

O futebol é desse jeito. O Velez era apontado como o “melhor time” da Libertadores, depois que o Cruzeiro foi eliminado pelo Once Caldas.

E ontem, dançou, em casa, diante da raça uruguaia do Peñarol, que ressurge no cenário como um dos gigantes Sul-americanos.

Com direito a pênalti desperdiçado, que poderia ter sido o gol da classificação.

PENAROL

Do site da revista Placar:

* O Peñarol foi a Buenos Aires com a vantagem de perder por até um gol de diferença para o Vélez Sarsfield após a vitória por 1 x 0 no jogo de ida. E, após abrir o placar, tomar a virada e cometer um pênalti, os Carboneros fizeram a vantagem valer, apesar do sofrimento. Os uruguaios estão de volta à final do continental após 24 anos.

A vitória do Vélez por 2 x 1 não foi suficiente para os argentinos. E Santiago Silva ainda teve a classificação nos pés, em cobrança de pênalti, que desperdiçou ao bater por cima do gol defendido por Sosa. Agora, o Peñarol vai reeditar a final de 1962 com o Santos, quando o Peixe conquistou seu primeiro título da competição.

As finais da Libertadores estão marcadas para os dias 15 e 22. O primeiro confronto será em Montevidéu, no Uruguai, já que o Peñarol fez campanha pior que o Santos na primeira fase do torneio. A definição do campeão ocorrerá em São Paulo, no Pacaembu ou no Morumbi.

O clube uruguaio, pentacampeão da Libertadores, é agora o maior finalista da história da competição. Será a décima final a ser disputada pelo Peñarol.

FICHA TÉCNICA
VÉLEZ SARSFIELD-ARG 2 X 1 PEÑAROL-URU

Local: Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires (Argentina)
Data: 2 de junho de 2011, Quinta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Enrique Osses (Chile)
Assistentes: Francisco Mondría e Patricio Basualdo (ambos do Chile)
Cartões Amarelos: Ortiz e Santiago Silva (Vélez); Albín e Estoyanoff (Peñarol)
Cartão Vermelho: Ortiz (Vélez)
Gols: VÉLEZ: Tobio, aos 45 do primeiro tempo, e Santiago Silva, aos 21 do segundo tempo; PEÑAROL: Mier, aos 33 minutos do primeiro tempo

VÉLEZ SARSFIELD: Barovero; Cubero (Tobio), Domínguez, Ortiz e Papa; Fernández, Canteros, Zapata (Ramírez) e Morales (Alvarez); Martínez e Silva. T: Ricardo Gareca

PEÑAROL: Sosa; González, Valdez, Guillermo Rodríguez e Darío Rodríguez; Corujo, Freitas, Aguiar e Mier (Estoyanoff); Olivera e Martinuccio (Albín). T: Diego Aguirre

* http://placar.abril.com.br/libertadores/velez-sarsfield/noticias/velez-perde-penalti-e-penarol-encara-o-santos-na-final-da-libertadores.html


» Comentar

Comentários:
9
  • João disse:

    Bonita camisa a do Penarol. Só perde para a verde-negra do América.
    Que vença o futebol mais viçoso!

  • Frederico Santos disse:

    Pois é Anderson Palestra, mas o Santos não ganha Libertadores desde 1963, então, tradição por tradição o Peñarol tem mais que o Santos. Agora, apesar de ser atleticano, concordo contigo; não se pode menospresar um adversário que chegou em final de libertadores.

  • Gilmar disse:

    Sacanagem esses uruguaios.Eu tava torcendo pro Velez

  • Márcio Luiz disse:

    Falando nisso, por onde anda o tradicionalíssimo Sporting Cristal???

    Nessa final eu aposto no Santos de longe, pois além de ótimo time tem um cara no comando que “cheira a título”: Muricy Ramalho. Além de super competente é largo. Vai pegar o adversário que queria, sob medida, e decidindo em casa.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    ME perdoe Anderson, mas discordo do que escreveu: “Talvez os atleticanos nunca saberão o que é chegar a uma final de libertadores, mas, caso algum dia chegue, não despreze seu adversário”.

    Que eu saiba, são os cruzeirenses são quem tem mania de menosprezar. E é impossível dizer que esse ou aquele time nunca chegará a final ou se tornará campeão. Muitos times considerados fracos já chegaram. Só pra refrescar a memória, nos últimos 15 anos: Sporting Cristal, Barcelona de Guayaquil, Deportivo Cáli, São Caetano, Chivas Guadalajara, etc.
    Agora, se espera que os demais torcedores valorizem times fracos somente porque estão em disputa com o Cruzeiro, isso é ridículo.

    Deixe-me lembrar-lhe que 90% dos clubes participantes da Libertadores são mesmos que vez ou outra disputavam a Copa Conmebol. Sempre eram zombados pelos cruzeirenses, mas valorizados por estes mesmos na Libertadores, na maior cara-de-pau.

    Isso sem falar que na Conmebol, entravam os 3º e 4º colocados, o que ocorre hoje na Libertadores… Mas era motivo de chacota e hoje não mais…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Caro Anderson, o que falei, o próprio Nacional-URU fez questão de comprovar: o Cruzeiro o eliminou à época com ENORME FACILIDADE. Diante disto, o que se pode contestar???

    Com relação ao jogo de ontem, eu não disse nada e ainda por cima torci para o Peñarol, cuja equipe sulamericana sempre tive simpatia, juntamente com o Boca Jrs.

    Vi pelo o menos uns 3 jogos do Peñarol nesta Libertadores e posso te assegurar que embora não seja uma equipe qualificada tecnicamente, é bem melhor que aquele Nacional-URU de outrora. E sabem jogar na retranca como ninguém, além de um ataque perigoso nos contra-ataques (essencialmente quando o seu camisa 10 Martinuccio está inspirado).

  • Anderson Palestra disse:

    Eu estava torcendo para o Cerro, o Atlético do Paraguai, vez que nunca ganhou a Libertadores.

    Tô me lembrando aqui , salvo engano foi o Dudu quem disse, quando o Cruzeiro estava enfrentado o Nacional do Uruguai ano passado pelas oitavas da Libertadores, que o Nacional já tinha sido uma equipe temida e que não causava medo em ninguém. O Cruzeiro, naquela ocasião, passou com tranquilidade e hoje vemos uma equipe uruguaia na final do maior campeonato do continente.

    Talvez os atleticanos nunca saberão o que é chegar a uma final de libertadores, mas, caso algum dia chegue, não despreze seu adversário, pois, se ele for tradicional e tiver camisa ele te engolirá. Haja vista o Cruzeiro em 2009. Qual havia sido o último título do Estudiantes na América do Sul? 1970. Era então uma vaca morta, veio e ganhou.

    Na final de 2011, os finalistas, que já conquistaram a América, não podem achar que já está ganho.

    Se o Santos achar que tem mais de 20 anos que o Penarol não chega bem na Libertadores e que vai ser fácil, vai cair do cavalo.

    Vida longa aos que tem camisa.

  • valcir Alves disse:

    chico foi um belo jogo deu ate uma dor de cutuvelo poderia ser o cruzeiro nessa final mas fico satisfeito com o renascimento do futebol uruguaio pois o mesmo faz falta.

  • J.B.CRUZ disse:

    Merecidíssima esta classificação do PEÑAROL… Em tempos de futebol moderno, voltaremos no tempo mesmo que em pensamentos e recorda-remos grandes embates do futebol-arte das décadas de 50,60 entre SANTOS e PENÃROL em que o encantamento, raça e suor a camisa, nos dava prazer em ver grandes espetáculos…
    ———————————————————————————–
    AGORA QUEM DÁ BOLA É O SANTOS,,,,,,,