Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Uai, é pra acreditar?: Tucano do Amapá ganha cargo em Minas

Se fosse uma empresa privada faria esse tipo de contratação?

Um dos destaques do noticiário político de O Globo, de ontem:

* Derrotado nas últimas eleições, ex-senador Papaléo é indicado para conselho da estatal Gasmig

PAPALEO

BELO HORIZONTE – Ex-senador pelo Amapá derrotado nas últimas eleições e aliado de primeira hora do senador Aécio Neves (PSDB), o tucano João Bosco Papaléo Paes ganhou de presente um cargo no Conselho de Administração da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), estatal controlada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Mesmo vivendo em Macapá (AP), capital localizada a 3,1 mil quilômetros de Belo Horizonte, o tucano receberá R$ 6.160,00 todos os meses para participar das reuniões do conselho, que ocorrem, em média, a cada 60 dias.

Revelado pelo jornal Estado de Minas, o caso gerou uma reação da oposição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que pretende pressionar o governo a explicar em comissões da Casa os critérios que levaram à indicação do político. Médico cardiologista, Papaléo Paes tem trajetória marcada por uma atuação voltada para questões de saúde e previdência social, tanto em comissões do Senado quanto em discursos. Nenhuma das 99 proposições apresentadas pelo político entre 2003 e 2010 trata de assuntos relacionados a gás ou energia.

A ata da reunião de indicação de Papaléo Paes mostra que ele não participou nem mesmo do encontro em que foi indicado para o cargo. O político é alvo de um inquérito do Ministério Público no Amapá, onde foi indiciado por uso de documentos falsificados. O caso estava até fevereiro deste ano no Supremo Tribunal Federal (STF), por causa do foro privilegiado de senadores. Depois que Paes perdeu as eleições, o ministro Ricardo Lewandowski declinou da competência de julgamento e remeteu o inquérito ao Tribunal de Justiça do Amapá.

O senador Aécio Neves (PSDB) é apontado nos bastidores como padrinho da indicação do político ao cargo, o que sua assessoria de imprensa nega. Papaléo Paes faz parte do grupo ligado ao tucano mineiro na disputa pelo comando do PSDB, contra os apoiadores do paulista José Serra. A indicação teria sido avalizada pelo governador mineiro e afilhado político de Aécio, Antônio Anastasia (PSDB). Por intermédio da assessoria de imprensa, o GLOBO perguntou ao governador quais os atributos que qualificam Papaléo Paes para indicá-lo ao cargo. A assessoria informou que todas as questões relacionadas ao caso seriam respondidas pela Cemig.

Em nota oficial, a Cemig errou a grafia do nome do novo conselheiro da Gasmig, chamando-o de “Papaléo Novaes”, e informou que a indicação se deu “em função da inquestionável liderança exercida pelo ex-senador no Norte do País”. Para justificar a escolha, a empresa citou dados relacionados à sua atuação com energia elétrica no país, e não à Gasmig, empresa voltada exclusivamente para operações de gás.

De acordo com o último Balanço Social divulgado pela Gasmig, não há previsão em 2011 de qualquer iniciativa de expansão de atendimento de gás para além do território mineiro. O documento informa que o desafio neste ano é aumentar o número de clientes em torno da estrutura já construída no estado, com foco nos segmentos residencial e veicular. As principais acionistas da Gasmig são a Cemig, com 55% das ações, e a Gaspetro, pertencente à Petrobras, com 40%.

Em maio deste ano, o ex-vice-presidente e ex-senador Marco Maciel (DEM-PE) foi nomeado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab para os conselhos administrativos de duas empresas municipais a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e da SPTuris (São Paulo Turismo). Ganharia R$ 12 mil mensais para participar de uma reunião mensal em cada órgão, mas declinou do convite diante da repercussão negativa do caso.

O GLOBO tentou falar durante toda a tarde de segunda-feira com o ex-senador Papaléo Paes, mas ele não foi localizado. Assessores do diretório do PSDB em Macapá não retornaram as ligações.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/06/06/ex-senador-tucano-do-amapa-ganha-cargo-em-minas-924626975.asp#ixzz1OgOELCmt

PS:

A propósito desse senhor, acabei de ler no portal G1, manchete do dia 3/9/2009 que diz o seguinte:

“Senador tucano requisita mulher de ex-diretor Agaciel Maia para seu gabinete”

Como justificativa, Papaléo Paes (PSDB-AP) disse que fez ‘ato humanitário’.
Agaciel saiu da Diretoria Geral do Senado no escândalo dos atos secretos.

* http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1291278-5601,00-SENADOR+TUCANO+REQUISITA+MULHER+DE+EXDIRETOR+AGACIEL+MAIA+PARA+SEU+GABINETE.html


» Comentar

Comentários:
12
  • tom vital disse:

    !Que tal trocar o nome de Minas para: Neves Gerais!

  • Fernando disse:

    Caro Leandro,

    Me desculpe camarada, mas nada a ver sua comparação, empresa privada pode colocar quem bem entender em seu quadro de funcionários, inclusive pode ser familiar (formada exclusivamente por parentes), o dono ou os donos decidem. A pública não! A pública não tem dono (a não ser a população) e portanto os cargos são provisórios ou assumidos através de concurso público desde que não exista favorecido ou nepotismo! A Lei de uma é diferente da outra, procure saber melhor!!

  • Leandro disse:

    Tem empresa privada que contrata parentes.
    Inclusive tem empresa privada que a parentaiada toda fica com cargos de chefia.
    Maus exemplos existem tanto nas públicas quanto nas privadas.

  • Fernando disse:

    Existe uma placa na testa de todos os Mineiros dizendo: EU SOU OTÁRIO!!!
    Chico é um dos absurdos, mas em terra de coronel é isto aí!!

  • Francisco Barbosa disse:

    Tucano que dorme com morcego acorda de cabeça para …

  • Francisco Barbosa disse:

    J.B. é duro mas tenho que concordar com voçê.

  • Gilmar disse:

    Cadê a oposição na assembléia legislativa?Vamo fazer barulho aí galera!

  • Gleidson Araújo disse:

    Esse é o PSBD, o partido “mais ético do Brasil”. O digníssimo ex governador cansou de cercear o trabalho da imprensa mineira, censurando a mãos de ferro, qualquer notícia que pudesse afetar o mínimo que fosse a sua imagem. Agora acabou o poder regional dele e a podridão vai aparecendo aos poucos. Sem contar o “Cavalo de Tróia” (Zezé Perrela) que ele deu de presente ao povo mineiro quando puxou Itamar Franco para o senado.
    Espero que essas coisas sirvam para abrir os olhos da iludida população mineira. O voto deve ser decidido por algo muito mais relevante que milionárias campanhas publicitárias.

  • J.B.CRUZ disse:

    E alguém aí está achando que ËLES¨ (POLÍTICOS ATUAIS) estão preocupados com o povo…Político honesto na acepção da palavra não existe mais…Voto de confiança, ninguém merece!!

  • Anderson Palestra disse:

    Que que isso! Pode não.
    Que absurdo! Olha só, contratar um cara de outro Estado sem qualificação na área só para dar a esse capadócio um emprego?
    Pode não.
    Tem que dar emprego para os apadrinhados de MG.
    Aqueles 77 bandidos da Assembléia devem estar enfurecidos, afinal, todos queriam oferecer esse “empreguinho” a um filho, sobrinho, cunhado, etc…

  • Renato Paiva disse:

    Como dizem em Sete Lagoas, “Aecinho não é desse mundo não!”

  • Alessandro Cândido Ferreira disse:

    Ronaldo merece todas as homenagens, mas a babação de ovo enche. Ele sempre foi um excepcional jogador, porém sempre achei o título de fenômeno um exagero.
    Fenômeno foi Pelé, Garrincha, Maradona, Reinaldo (este se não tivesse os joelhos arrebentados), seria o maior centroavante de todos os tempos.
    Ronaldo está no mesmo nível de Romário e Van Baster, só que estes não tiveram um marketing tão pesado que teve e tem Ronaldo. Aliás, por causa deste marketing pesado que há hoje e contando uma imprensa exagerada muitos jogadores meia boca são elevados a excepcional.
    Muitas teorias foram levantadas quanto a final da Copa de 98, que o Brasil havia entregado a Copa à França em troca da realização no Brasil, que os jogadores receberam um grana para entregar o jogo, como diria no interior e a letra do grande Raul Seixas, “isto tudo conversa pra boi dormir”.
    O Ronaldo teve a convulsão devido a xolocaina, descoberto há alguns anos pelo Jorge Kajuru. O quê ninguém me tira da cabeça que a Nike em concordância com o dono da CBF forçou a escalação do Ronaldo, tanto que ele foi eleito o melhor jogador daquela Copa, foi? Tenho minhas dúvidas, talvez o único jogo que ele tenha jogado bem foi a semifinal contra a Holanda.
    Como diria o PVC da Espn, no par ou ímpar eu escolheria o Romário.

    Um abraço,
    Alessandro

    – Belo Horizonte