Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Verdades que não são ditas e nem cobradas como deveriam

O que mais me incomoda nas entrevistas de jogadores e treinadores depois de uma derrota é a transferência de responsabilidades para Deus ou para a sorte.

E a história sempre se repete, desde que o futebol existe.

Ontem foi a mesma coisa com o Atlético. Ora, ora, acertar a trave ao invés da rede é questão de pontaria e não sorte. A bola passar raspando a trave, idem.

Quando o goleiro faz uma defesa espetacular, nada de anormal, pois ele está ali para isso. O certo seria assumir a incapacidade naquele jogo e ponto final.

Mas não; balelas e bobagens ao vento, raramente ou nunca contestadas por nós da imprensa, que participamos desse processo de imbecilização das massas.

E concordo com o leitor participante do blog Alexandre Alberto que escreveu depois do jogo: “… ouvindo pelo rádio tanto no 1º quanto no 2º tempo o Caixa disse que só deu Galo!

Mas assistindo os melhores momentos hoje na Globo no 1º tempo só mostraram lances do São Paulo!”

Também não entendi. Hoje no Bom Dia Minas, não mostraram lances de perigo do Atlético e só mostraram um lance reclamado de pênalti, bem rápido.

O editor das imagens comeu mosca ou então não é do ramo.

DUKE

A charge do Duke, hoje, no Super Notícia, é o exemplo do que jogadores deveriam dizer depois de derrotas como essa de ontem: “não deu; não tivemos força suficiente; não fomos competentes, e por aí vai.


» Comentar

Comentários:
42
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Boa Gildete !!!

    É isso mesmo !!!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    E tem também aqueles que acreditam em coisa muito pior, tipo o INSS VHF UFH que diz que um time como o Cruzeiro, que só colhe fracassos há 8 anos seguidos, era um dos melhores do mundo… os que acreditam nisso merecem “diploma de bobinho”…

  • Gildete disse:

    O vespasiano venceu o Cruzeiro no mineiro, MAS NO FINAL NA HORA DE LEVANTAR A TAÇA, O CRUZEIRO RIU POR ÚLTIMO. Agora voltaram com essa história da santa pintada de preto. OH pessoalzinho supersticioso, acreditam em papai noel, coelhinho da páscoa também.

  • Gildete disse:

    O SP ganhou 3 camp. brasileiros jogando assim, vai lá faz 1 gol e se fecha, não entendo a arrogancia do sr. kalil falastrão revoltado em dizer que o sp é time da roça, que ficou com medo do vespasiano. ISSO É PIADA. Esse cara é completamente maluco, e ainda dizem que cruzeirense é arrogante.Nos comentários da imprensa atleticana, parece que foi o vespasiano é que ganhou de 1 x 0, devido aos elogios. Quando o Cruzeiro perde, o mundo vai abaixo.

  • lauro disse:

    Se alguem chegasse a minas sem saber o resultado do jogo contra o São Paulo e ouvisse a turma do bate bola de ontem da Itatiaia iria achar que o Atletico ganhou de 1 x 0 .

  • Paulo Henrique disse:

    Estive no jogo. Analisando friamente, o Galo perdeu mais por deficências que por arbitragem ou coisas do além.

    Méritos: o time melhorou de verdade após a crise ( demissão de Ricardinho e Zé Luiz), está jogando com raça, grupo fechado e unido, bons valores individuais, prata da casa correspondendo (salvo exceções), um ótimo treinador, uma ótima dupla de zaga e apoio ímpar da massa, etc.

    Problemas: nossas laterais são sofríveis – Patrick, razoável no ataque e péssimo na defesa, pode ser reserva no máximo; Leandro, dispensa comentários de tão ruim….cadê o Guilherme Santos?; o time mostrou ter poucas opções de repertório no ataque (quase sempre jogo aéreo); dificuldades de furar retrancas; Toró é limitado demais (tomara que o Dudu entre em forma, pois mostrou qualidade); Mancini está jogando só com o nome, foi péssimo ontem; etc.

  • Esmeraldo de Juiz de Fora disse:

    Pois é, se tivesse jogando até agora o gol não teria saído. PURA INCOMPETÊNCIA. A gente falar depois do acontecido parece fácil. Mas, assim como eu, muitos já haviam observado essa carência no ataque do galo depois da saída do Obina (e não venham falar que ele é horrível pois mete a bola para dentro) e do Tardeli. E tomara que o tempo me mostre que eu esteja falando uma tremenda bobagem, mas esse Guilherme, contratato num investimento absurdo, que veio para suprir a falta de um craque no time, leia-se Tardelli, para mim não passa de um Renan Oliveira melhorado. Dá uns apagões… Isso ninguém me contou não, eu vi. Vi ele jogar pelo cruzeiro aqui em Juiz de Fora contra o Tupi, numa partida onde ainda marcou gol. Ele tem jogadas fenomenais, mas que “de vez e sempre” cochila em campo. Não entendi até agora essa contrataçã.

  • Alisson Sol disse:

    Brincadeiras à parte, este negócio chamar o outro time de “time pequeno” você faz se venceu de uns 4×0 para cima. O Estudiantes veio aqui, ficou na defesa o tempo todo, foi ao ataque algumas vezes e venceu. O Once Calas fez o mesmo. Agora o SP fez com o Atlético-MG.

    Minha opinião: isto é desculpa de um time bem treinado quando joga com um bem treinado. O time bem treinado sabe que o mal treinado vai achar que pode fazer um gol a qualquer minuto. Sabe que o time mal treinado vai finalizar mal. Sabe que não há nenhum Messi do outro lado para driblar e chutar forte dentro do gol. Armam uma retranca que irrita e cansa o adversário, e depois o pegam em um contra-ataque e matam o jogo. Saem felizes da vida, sendo chamado de time pequeno mas levando três pontos ou uma classificação ou título!

  • Silvio Torres disse:

    Ontem, na transmissão do jogo do galo, foi inaugurada mais uma figura mítica do nosso futebol. Agora, ao lado do tradicional “Juiz Ladrão”, passamos a ter também o “Comentarista Ladrão”. Foi ótimo ver o replay mostrando em todos os detalhes o lateral Patrick sendo calçado, empurrado e puxado e o comentador, com a maior cara de pau, dizendo que nada tinha acontecido. Lance normal. Logo eles, que se contorcem para justificar os pênaltis mais escandalosos a favor dos grandes de lá. Comentarista Ladrão. É o que mais vai pintar na telinha até dezembro.

  • Flávio Azevedo disse:

    nao foi por falta de aviso, adoram o campeonato rural pq a arbitragem tendenciosa ajuda ate contra os falidos times mineiros do interior. desde 1971 a “radia de minas” iludindo a torcida alvinegra…sempre o mesmo filme repetido, pior que sessao da tarde..DESDE 1971.

  • Antonio Duarte disse:

    Ontem no intevalo do jogo o comentarista da Itatiaia disse que o resultado 0x1 para p SP eram mentiroso. É? A tabela que deu 3 pontos para o SP também deve estar errada!!! Pára, ô!!!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Nessas horas aparece cada maluco…
    O Galo, mesmo em má fase ano passado, venceu o Flamengo e o Corínthians na Arena. Além de vencer o rival 2 vezes lá esse ano… e aparece um lunático (LEGÍTIMO) dizendo que “só ganha de time pequeno”… isso quer dizer que o próprio considera seu cruzeirinho um time pequeno? Dureza viu? haha…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Então martela… martela… martela o martelão… rsrs

  • Leandro disse:

    O time do Atlético MG briga no máximo para não cair junto com o América!! E para a infelicidade do galo, esse ano completaremos 40 anos sem títulos, o maior jejum do futebol brasileiro! Tenho dúvidas se o Atlético MG ainda pode ser chamado de grande!

  • audisio disse:

    Os sintomas do futebol.

    Tenho por mim que um time de futebol possui vários sintomas, assim como um paciente que vai ao médico podemos analisar suas deficiências de saúde pelos exames ou pelos sintomas apresentados.
    Um dos sintomas atuais do time do Atlético é que quando chega no momento da conclusão sempre o jogador em questão passa a bola para outro “quem” deveria estar em melhor posição. À primeira vista parece ser uma ótima qualidade, altruísmo e negação ao egoísmo, dando preferência do lance ao companheiro “melhor” colocado.
    Como acompanho futebol já há vários anos este lance tem para mim outra leitura, se trata de insegurança! Negar o protagonismo da jogada para se esconder na omissão e não assumir a responsabilidade do erro na sua conclusão. Isto se deve simplesmente a uma causa, deficiência técnica dos atores em questão. O que se viu no jogo de ontem, até comentado em exaustão pelos comentaristas e narradores, foi uma enorme seqüência destes fatos durante toda a partida em que o Atlético saiu derrotado depois de perder inúmeras oportunidades de gol. Criou muitas vezes porém se mostrou um time sem face, sem aquele personagem que o caracterize! Sem aquela personalidade que assume o jogo e suas conseqüências desprovido do medo e das culpas.

  • sergio ramos disse:

    não concordo com nada este jornalista que gosta mesmo é de criticar toda vez ele enxerga o que os outros não estão nem aí, tem uns jornalistas que deveriam assumir um time de futebol pra saber o que acontece e escrever ou falar pra nós, criticam os próprios colegas de profissão e depois vai pra frente da TV e se acha o dono da verdade………………..

  • Gilmar disse:

    O que aconteceu ontem foi que faltou inspiração e sobrou transpiração.

  • Miragaia disse:

    E pra quem tivr duvida ai tem a foto do penal no primeiro tempo:

    http://yfrog.com/h4by6ufj

  • Marco Tulio disse:

    Lamento Chico mas discordo de vc.O grande Nelson Rodrigues dizia q nessa vida é preciso sorte até pra atravessar a rua.Acredito q a única forma de um resultado ser injusto no futebol é quando existe influência da arbitragem, o q foi nítido ontem, e até vc mesmo concorda, portanto o resultado foi sim injusto.O q não podemos é esconder o fato de q o Galo necessita urgente de um bom meia ofensivo pra jogar com o Giovanni (pode ser o Daniel Carvalho???????), e de pelo menos mais um bom atacante, ficou claro q está fazendo falta.

  • lauro disse:

    Não estou entendo porque os meninos não deram conta do segundo grande adversário do Atletico pois o primeiro foi o Cruzeiro e perderam a final e o segundo foi o São Paulo e perderam ontem? o primeiro Grande legado do Dorival que foi a base do ano passado com as belas contratações deste ano e naufragou e o segundo grande legado que foram os meninos da base treme com grandes times!

  • Renato Paiva disse:

    O Atlético jogou muito bem durante quase toda a partida ontem! Porém, temos deficiências a serem corrigidas.
    Depender de Leandro na lateral, Mancini, Berola e Magno Alves no ataque, é muito pra meu coração.
    O que aconteceu com o lateral Guilherme? Será que o Cambalhota e o Obina não são melhores que o Magno Alves?
    Outra coisa: o que foi aquilo no intervalo? Foi um lance de Copa Itatiaia? Porque fizeram aquele monte de substituições? Alguém fez alguma m… ali!

  • Miragaia disse:

    Na verdade a partida de ontem mostrou as limitações do time,Leandro na esquerda é fraco,Patric é bem cabeçudo e tem q parar de subir tanto e deixar a avenida,Toró pelo amor de deus vc é volante burucutu e ta achando q é atacante?
    O Magnata que me desculpe mas o Galo precisa de um homem area,não sei seo Obina q temos la é bom,esse cambalhota,enfim,o Magnata não serve parar ser aquele homem gol,talvez entrando no decorrer da partida…
    E de um camisa 10 pq o menino Giovanni vem jogando muito mas ta pesado pra ele ali na criação sozinho.
    O Dudu foi uma grata surpresa,tem um bom passe e entrando em forma sera muito util ao time do dorival,o que falta no Galo ao meu ver é força de ataque,o time ataca com poucos homens,o Serginho mostrou q não pode ficar fora desse time e eu acho q ja é hora de bater um bom papo com o Daniel Carvalho e por ele pra jogar pra ver no q vai dar,deixa o cara jogar 4 jogos se não der certo manda embora e pronto,parar com essa palhaçada de ter o jogador no elenco e ao mesmo tempo não ter.
    Ganhar do Bahia la no barradão agora virou obrigação.
    Bom dia amigos atleticanos!

  • Frederico Dantas disse:

    De pleno acordo, Chico. E vale para todos.

    Como costumava dizer o grande goleiro atleticano e, porque não, filósofo do futebol, Kafunga: “Bateu na trave? Errou!”.

    Abs.

  • Flavio disse:

    Tambem discordo de vc chico !!!! ontem o que foi visto foi um galo aguerrido e que lutou ate o fim , perdemos 3 pontos mas uma esperança muito grande para esse campeonato Brasileiro , que pelo menos raça e garra vamos ter , e nao um ricardinho molenga ou um Renan Ribeiro ameba , giovane augusto um craque promissor , magno alves mesmo abalado com a Morte da mae mostrou raça e garra !!!! emfim um conjunto que esta bem preparado , nao é um time dos sonhos , mas um time que tem uma meta !!!!

    Discordo completamente de vc chico !!!!

  • Leonardo Freitas disse:

    Uai, Chico, time que joga com atacantes malabaristas, dá nisso! Quem mais chutou a gol ontem, foi o Richarlyson! Atacante tem que chutar, mas os do Galo só gostam de driblar e fazer firula. Cadê o centroavante? Acho que tava no banco ontem, né? E as mexidas erradas do Sr. DJ? Ninguém fala nada … Jogar com Toró avançado, é brincadeira! O Galo tinha que ter ido pra cima daquele time retranqueiro do SPFC! Mas com atacantes que não chutam e apenas um armador, é querer demais … Pra piorar, ao final da partida, vemos o zagueiro virar atacante … tá tudo errado. Que esta derrota sirva de lição e acabe com o oba oba! GALO SEMPRE. UMA VEZ ATÉ MORRER!

  • J.B.CRUZ disse:

    É sempre assim, e depois é os CRUZEIRENSES é que são iludidos..Pelo menos o torcedor AZUL tem o que mostrar,é essa imensidão de Títulos á frente dos pupilos de KALIL!!

  • João disse:

    Não acho que seja para tanto.O Atlético buscou o gol o tempo todo, principalmente no 2º tempo.O São Paulo teve a felicidade de fazer um gol cedo de jogada individual, e “segurou” muito o resultado, através, principalmente, da experiência do Rogério Ceni.
    Galo, na minha opinião, visivelmente, no caminho certo!
    Muito diferente do ano passado.
    Fora isso, o resto é pura cornetagem!

  • valcir Alves disse:

    enquanto na arena do jacaré o galo perdia que e normal pois so ganha de time pequeno, em curitiba os renegados de vespasiano eder luiz e diego souza eram campeão a culpa e dos jogadores ou a camisa que e amaldiçoada .

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Também não deve haver exageros em virtude do resultado né?

    O Galo não jogou bem. Insistiu, dominou, acuou o adversário mas não foi competente pra finalizar as poucas chances reais que criou.
    Por outro lado, não se pode negar que o São Paulo armou uma retranca “braba”, raramente vista em confronto entre 2 grandes do futebol brasileiro, independente do local onde ocorre o jogo.
    Enfim, analisando o jogo, praticamente ninguém fez uma grande partida pelo lado do Galo. Somente o esforço do limitado Patric e uma ou outra tentativa do Leo Silva. O time ainda precisa melhorar muito pra almejar algo maior… e o gol do SP foi numa vacilada incrível. Ficou todo mundo olhando os caras passarem a bola de pé em pé. Assim não dá…

  • Anderson Palestra disse:

    Não vi o jogo, tava vendo o Coritiba X Vasco, mas estão falando que o SP jogou fechado. E daí? Cada um luta com as armas que pode. Se o SP é bom na defesa e contragolpe fará isso muitas vezes. Foi tricampeão assim.
    Lado outro, de que adianta rondar a gatinha a noite inteira no baile e ver, ao final, o galã arrastar.
    Vai contar o que para os amigos?
    Nó, cê viu? Fiquei no maior bate papo com a rainha do baile.

  • Márcio Luiz disse:

    O resultado dessa partida teria que ser empate pelo volume de jogo do Galo no segundo tempo e pelo pênalti no Patrick que o árbitro não deu porque afinou para o SP como fazem tantos outros.

    E, na minha opinião, faltou ousadia ao Dorival para substituir o Mancini ainda no primeiro tempo. Que dia esse cara vai dar uma chance real ao Daniel Carvalho?
    Outra coisa, ele relacionou dois centroavantes para o jogo e não usou nenhum deles. Quando o time mais precisava de um homem de área não havia esse jogador.

    Quanto aos lances da Globo, quem editou preferiu mostrar o lance normal de bola na mão a mostrar o lance escandaloso citado acima.

    No mais, foi a derrota de um time em formação para um time formado.

  • Marcelo Vieira disse:

    Depois do imbróglio com as poderosas globo/cbf, vocês ainda vão ficar esperando mostrar lances beneficiando o Galo. Conto da Carochinha!

  • Carlos Roberto disse:

    Discordo do Chico. Vai falar que a sorte não influencia no futebol?! Ontem foi o típico exemplo disso. Grande partida do Galo e mostramos que estamos aí de igual pra igual pra disputar o título.

  • audisio disse:

    Ótimo comentário. Este resultado foi um “Bem vindo” à realidade “alto e claro! O atual time do Atlético é limitado! Quem metia o pau no Eder Luiz deveria ter visto ele acabando com o jogo ontem! Mil vezes melhor do que qualquer pseudo-atacante que o Atlético possui. Para não citar o Diego Tardelle porque aí é sacanagem quando se olha para o campo e ali estão Mancine com 50 quilos de alcatra na traseira e Magno Ancião Alves, que quando precisou decidir contra o Cruzeiro mostrou a que veio! Nada contra o Magno Alves, inclusive sua dedicação em entrar em campo apesar do falecimento da sua mão é uma nota digna de louvor, mas tecnicamente sempre foi um jogar comum. No meio Toró e Richarlyson erraram tudo que tinham direito e o Giovane simplesmente desapareceu no jogo! Sem poder de finalização e com os laterais completamente inseguros, o Atlético teve mais posse de bola, porém completamente improdutiva! Não de pode depender do sistema defensivo para fazer gols! O que assistimos ontem foi um bom choque de realidade. Sem um camisa 10, que não seja o Renan Oliveira por favor, e sem um homem de conclusão, com todo respeito ao Magno Alves, simplesmente veremos o jogo de ontem se repetir ao longo do campeonato! Como conseqüência destas limitações aos poucos o técnico Dorival Junior vai alterando sua filosofia nos acostumamos com o tal do ” terceiro volante que sabe sair para o jogo“ na figura do Toró e lentamente o técnico vai deixando no esquecimento a opção de jogar com dois meias. Voltamos ao estágio do campeonato mineiro. Apesar de ter livrado o time do rebaixamento ano passado o atual técnico perdeu o campeonato mineiro, foi desclassificado vergonhosamente pelo Grêmio Prudente e tanto ele como os atuais jogadores devem se lembrar que estão devendo e muito para os torcedores! Cabe a eles provarem que o atual time não é um “cavalo paraguaio”.

  • Andr' Terra disse:

    “O time do Atlético ainda vai dar muitas alegrias. O que vimos hoje (nesta quarta-feira) foi um time inteiro se fechando na defesa. Foi igual ao Campeonato Mineiro. Para jogar aqui com o Atlético, tem de ser igual a time da roça. O time está de parabéns. A torcida reconheceu o chocolate que o São Paulo tomou – ironizou o mandatário do Atlético” !!!
    by Alexandre Kalil !!
    .
    É por essas e outras que o Atlético não vai prá frente !!! E os três pontos ??? Jà estamos no mês 06, junho ! Dezembro é logo ali !!!

  • Adolfo disse:

    Chico, concordo em praticamente tudo de seu comentário, a não ser quando a edição da “poderosa”: alí, falta é boa vontade com o Galo, e decência e respeito com o público. Mas se tratando de quem fez e com com qual clube fez, é normal. Quanto ao resultado: o que fale é a bola na casinha, é gol. Quem fez, levou. Que o Dorival aprenda com os seus erros para condução do time no certame, e que o Kalil aprenda a ficar mais calado.
    Saudações Atléticanas.

  • Leandro Alves disse:

    kkkk, Nada como um dia após o outro, até omtem os atleticanos brincavam com o jogo cruzeiro e corinthians, pois tai, na duvida é só para pulistas e cariocas , os lances foram duvidosos foram, mas na duvida nunca erram para os mineiros, na época disse que vocês não podiam rir porque eram os mais prejudicados com isso, está ai a prova.

  • Andrey M Lage disse:

    Esse tipo de coisa e bom acontecer, pq atleticano, principalmentes uns daqui do blog, adoram falar que cruzeirenses são arrogantes!!!

    Adoram dizer que Cruzeirenses se iludem com primeira fase de libertadores, onde o cruzeiro goleia times supostamente faceis, e agora? o que sera que eles tem para falar? ja que tem atleticano se iludindo com Derrota?

    Mas e aquele coisa neh? Faça o que eu digo não faça o que eu faço, imaginem se fosse o perrela ou o Valdir barbosa que tivesse falado o que o Kalil falou?

    Minha nossa imagine como estaria esse blog Hoje!

  • Rodrigo AR disse:

    Reprisar pra quê? Pra mostrar que não filmaram de um bom angulo e não esclarecer nada?

    Não entendo porque tem sido assim. Acho que no mineirão já conheciam os atalhos.

    Abs

  • lauro disse:

    O São Paulo ganhou duas coisas na arena ontem, um Chocolate do Kalil e 3 pontos no campeonato rs

  • lauro disse:

    Chico belo comentário que serve para todos os times da capital
    abraços

  • fernando rabelo disse:

    Concordo muito com isso Chico. Nunca vi tanta bobagem junta dita depois de jogo e o pior que o Kalil é mestre nisso. Nunca admitem insuficiência técnica e ou coletiva no decorrer dos jogos. Como disse um cruzeirense aí… “bom acreditar que foi bem contra o São Paulo mesmo perdendo” nesse pensamento passarão rodadas com jogos “muito bem jogados” e o galo estará perto (novamente) da segunda divisão.