Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Chances do Joel e solução pro Dorival

* Só uma chance de dar errado

O forte do Joel Santana é unir o grupo e conquistar a simpatia dos seus comandados. A única explicação que havia para a queda de rendimento do Cruzeiro com o Cuca era exatamente do ambiente que ficou ruim entre o técnico e jogadores.

Se era só isso, Joel vai se encaixar como luva na Toca da Raposa. A não ser que a maioria da imprensa tenha se enganado redondamente e esse time não era aquela maravilha que se falava.

Seria um grupo genérico, que fez espuma contra adversários famosos da Libertadores, porém, ruins, mas que teria iludido a todo mundo.

Só os próximos jogos do Brasileiro dirão.

Erro na frente

Dorival Junior vem alardeando, com razão, que o Atlético tem criado muito, mas que a finalização não está correspondendo. Então, baseado no segundo tempo contra o Atlético-GO, a explicação é simples: falta a ele escalar como titular um especialista no assunto, como Guilherme, que entrou e resolveu, ou Jonatas Obina, que foi sacado do banco naquele jogo, ou o Marquinhos Cambalhota, que está no estaleiro, mas que foi contratado para esta missão.

* Essas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no Super Notícia, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
25
  • Paulo Pereira da Silva disse:

    O RENAN RIBEIRO,TÁ NUMA CHAMAÇÃO DE BOLA QUE PUTZ GRILA.DIZEM QUE O GIOVANE GOLEIRO,TÁ TREINANDO MUITO BEM.TÁ DOIDO SO.

  • Paulo Pereira da Silva disse:

    Segundo noticia sempre o Pano Quente (Roberto Abras da Rádio Itatiaia) o Jonatas Obina tem treinado muito bem,ja tá passando da hora de ter uma real oportunidade,aguentar Mancine,Magno Alves (tá cavalo cansado),a ruindade do Neto Berola é duro.

    Tá na hora do Giovanne,acordar,tá parecendo o Renan Oliveira mais conhecido com RENAN INHAKA.

    OUTRO QUE PRECISA VOLTAR LOGO PRO TIME,É O LATERAL ESQUERDO GUILHERME!!! Ó LEANDRO RUIM E CANSADO,TÁ DOIDO SÓ.

    3 PONTOS DO ENGENHÃO !!!

  • Dudú GALOMAIO disse:

    Emílio, mesmo vc sendo um dos cruzeirenses mais doentes que já se teve notícia, aí não tem pra você não. Vai perder seu tempo com nosso colega Leandro.
    Ele já demonstrou, por A+B que não saca nada de futebol, só enxerga o que for positivo pro crucru (é o mesmo que chamou o São Paulo, líder com 100% de aproveitamento, de “time fraco”). Se o São Paulo é fraco disparado na frente, o que será o crucru que está mofando na zona hein???

    Diz aí, caro Leandro… rs

  • A tradicional arrogãncia azul sempre andará à solta prás bandas do Barro-Preto. Eta povinho que nunca aprende, né? É justamente por isso que os tombos lá são bem maiores que esse timeco… sempre será desprezível, insignificante, deplorável, e extremamente VAIDOSO!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Aqui Leandro..respeito sua opiniao, com certeza…

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Menos Leandro..

    se isso, se aquilo.. Considero o Cruzeiro um time de chegada!!! e ganhar ou perder vai de sorte, aliado a competencia e audácia, tanto de jogadores, como de treinador…O Cruzeiro ultimamente chega, podia ter ganhado uma Libertadores e um Brasileiro..mas nao ganhou..

    É atualmente um time FORTE, mas limitado…como todos do Brasil…os considerados grandes…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    O Joel parece ser bom camarada…

    Vou torcer pra queimar minha língua, mas ao que tudo indica, o Cruzeiro vai no máximo ficar numa colocação pouco acima da zona de rebaixamento. Esse negócio de “treinador motivador” até ajuda, mas isso só não faz de um grupo mediano, um time campeão. E lá se vai mais um ano… Eu já venho falando há mais de um ano, que o Cruzeiro se transformou num “Balcão de Negócios”, onde a prioridade são os lucros, título mesmo fica pra segundo plano. E estou embasado pra pensar assim, pelas últimas lambanças da Presidência, que contrata baciada de jogadores sabe-se lá o por que, em vez de fazer contratações pontuais e de melhor qualidade.

    Quanto ao Atlético Mineiro, o Dorival Júnior, também é um bom camarada e bom treinador. Só que supervalorizaram ele demais, depois de conquistar a 2ª Divisão pelo Vasco e de ter sido Campeão da Copa do Brasil pelo Santos. Mas oras, conquistar 2ª Divisão agora virou grande feito ?? E ter sido Campeão da Copa do Brasil com o Santos, com aquele time, só de não atrapalhar, qualquer treinador teria sido. Ele já começou a demonstrar o seu lado “quiabo”, politicamente correto e mais especialista em se esquivar de perguntas do que propriamente fazer um time jogar bola.

  • Leandro disse:

    Levantar dúvidas sobre o elenco do Cruzeiro é totalmente sem sentido! Com todo respeito Chico Maia, essa sua declaração foi no mínimo bastante infeliz!

    O time do Cruzeiro é exatamente o mesmo que foi vice campeão ano passado, teria sido campeão se não fosse os erros de arbitragem escandalosos! O elenco do Cruzeiro é o melhor do país e o time não é time só no papel, em campo é também o melhor. Só que todo grande time passa por problemas internos! Se o Joel eliminar esses problemas daqui para frente o Cruzeiro tera a melhor campanha, resta saber se será suficiente para tirar os 12 pts em relação ao São Paulo!

  • MARCELO MELO disse:

    O Dorival precisa fazer o simples. Escalar o Guilherme Santos, Dudu e Guilherme. Colocar o Giovane goleiro de sobreaviso.

    E o nosso presidente Kalil contratar mais um atacante, Magno Alves é apenas um reserva razoável. Inclusive eu daria uma chance para o Neto Berola ou Obina contra o menguinho.

    Com relação ao joel e o cruzeiro nada a declarar. Assunto sem interesse.

  • lauro disse:

    Chico concordo com você que o Cruzeiro não é aquilo tudo mas na minha opinião ainda continua na prateleira de cima pois o time não foi juntado nesta temporada e sim uma base que segue junto ha 4 anos e durante este período o time teve fases ruins mas sempre conseguiu se levantar e fazer boas campanhas eu não tenho dúvida que o time vai ser reorganizar e fazer um bom campeonato brasileiro.

  • Klang disse:

    O funk do Joel Cachaçinha é bom demais. Aí o que nos espera:

    http://globoesporte.globo.com/platb/bolanascostas/2009/06/19/funk-do-joel/

  • Aurélio Mendes disse:

    Interessante isso que o Alisson Sol falou. Ando percebendo que o portal Superesportes ultimamente só tem postado esse tipo de reportagens. O Chico já tinha alertado sobre esse tipo de reportagem que virou moda.
    Na parte do Atlético fala que o galo nunca perdeu pro Ronaldinho Gaúcho, mas que nunca venceu no Engenhão. É muita besteira pra um site só!

  • Adalberto - Curvelo/MG disse:

    Renan Oliveira tem técnica apurada, só tem 21 anos, é prata-da-casa, mas a torcida do Galo “pega no pé do rapaz”. O gol que ele fez no Atlético-GO foi fácil para a maioria, mas basta lembrar que o Magnata perdeu um semelhante minutos antes que o Renan fez o dele. Parem de pegar no pé do garoto. Lembrem-se que o Raí só foi estourar na carreira com 24 anos e o nosso Renan só tem 21. Torçam para o Galo! Não detonem o nosso patrimônio. Falei

  • Klang disse:

    Renan Oliveira tem de ser titular absoluto contra o flamengo. É contra este time, e somente contra ele, é que ele destrói o adversário.

  • mauricio souza disse:

    Na hora que o Galo começa a melhorar, aparece o Renan Oliveira. É dureza viu. Fora Mancini, Renan Oliveira, Leandro Bochecha, Toró.

  • Fabrício Melo disse:

    O Bernardinho vive em conflito com seus comandados, expõe seus pupilos perante a mídia, é hiper nervoso e estressado em quadra, mas ganha tudo que disputa.
    Depois do Bonde sem Freio, da Carroça Desembestada, entra em cena o Trenó do Papai Joel. Dizem que o zezé o contratou pra ver se ganha um Campeonato do Gelo.
    O zezé costuma trair seus sócios e de quebra, colocou no saco do Papai Joel; Fabrício, Róger e Gilberto. Bons de bola, mas verdadeiros “presentes de gregos”.
    Aliás, Róger e Gilberto sonham em voltar ao Rio. Quanta saudade dos Bailes Funks. Lá já estão Ronaldinho, Diego Souza, Fenômeno, Adriano, Wagner Love tá voltando, Edmundo e muitos outros. Já estão ricos, pena que podiam comer “filés”, mas quando retornam às origens lembram do “jabá”. Aí só sai bestagem.
    O Dorival quer recuperar fora, os pontos perdidos em casa. Tadinho, o Galo nunca jogou bem no Engenhão e vai jogar contra o Fla, globo e cbf juntos. Pra ganhar é preciso no mínimo, escalar o time certo!

  • Rodrigo Galodoido disse:

    A torcida do Cruzeiro está reprovando a contratação do Joel, mas acho ele um dos bons treinadores. Não é inovador, como os professores pardais Carpegiani, Adílson, Cuca, Mário Sérgio. Mas arma uma retranquinha que irrita o adversário e pode conseguir bons resultados com o Cruzeiro. Não jogará muito bonito, mas levará poucos gols.

    Se não fosse o Joel, quem seria? O outro seria o Roth, mais ou menos a mesma coisa. Talvez melhor, talvez pior… Nomes de Levir e Felipão são impossíveis. Adílson está pra cair, será que alguém ainda quer? Então, não reclamem do Joel.

  • Gilmar disse:

    Ótimo texto do blog do atlético na globo.com que analisa muito bem as opções do dorival pra escalar o time.Derrepente vc até publica aí chico.

    A ÉTICA ENTRE OS BOLEIROS
    por Cristian Munaier

    O relacionamento entre comissão técnica e jogadores de futebol não costuma ser a coisa mais simples do mundo, como nós, meros espectadores, temos a impressão de ser. Essa relação profissional se assemelha, bastante, à forma como você e o seu supervisor/ coordenador/ chefe convivem no trabalho. Com algumas ressalvas importantes:

    → A sua convivência profissional geralmente dura 8 horas por dia, 5 dias por semana. A convivência entre jogadores e comissão técnica é permanente. Quase sempre de terça a domingo. Mas pode ser ainda mais intensa quando temos as famigeradas concentrações. E quanto mais convivemos, mais possibilidade temos de aumentar nossa simpatia ou antipatia por alguém.

    → Se você é bem remunerado, significa que você se preparou para isso. Principalmente o seu intelecto. E, mesmo sendo um sujeito estudado, quando a grana começa a sobrar na sua conta bancária, você tem uma tendência a deixar o ego inflar e o sucesso profissional subir à cabeça. Não é verdade? Você começa a questionar o seu chefe e, com a tranquilidade dos que já fizeram o pé-de-meia, dá-se ao direito de avaliar se vale a pena ou não se dedicar ao trabalho. O jogador de futebol ganha muito bem. A grana sobra com força. E o ego vai nas cucuias. Os holofotes da mídia e a mulherada caindo em cima, matando. E um adendo: o jogador de futebol, muitas vezes, não se preparou pra tudo isso. Deslumbrados, os atletas questionam os técnicos e seus métodos, fazem corpo mole quando não têm suas necessidades satisfeitas (titularidade ou mordomias) e se dão ao direito de sentir aquele incômodo na musculatura posterior da coxa (ou isquiotibiais, para os acadêmicos).

    Você se lembra do seu último chefe que realmente te inspirou e te liderou nas conquistas mais importantes da sua carreira? O que ele fazia de diferente que os outros não fizeram?

    Lidar com os atletas de futebol é uma arte. Conheço alguns profissionais que ganham a vida nessa seara e sou um fã confesso desses caras. Sei que há uma ética própria deste microcosmo da bola. E, como na ética geral, a ética entre os boleiros procura estabelecer o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público.

    Dentre os preceitos que sustentam essa ética, estão “jamais culpar individualmente um jogador na mídia ou expô-lo publicamente”; “colocar para jogar apenas os jogadores que chegam no horário do treino”; e, em caso de pretensa lesão (pode ser interpretado pelos colegas como “chinelinho”), só voltar com o atleta ao time titular se o substituto entregar, de mão beijada, a vaga do “lesionado” (jogando bosta nenhuma na partida em que for escalado).

    Por não conhecer nada do ambiente construído pelos jogadores alvinegros e comissão técnica, não tenho como avaliar se a escalação proposta e as substituições feitas por Dorival seguem critérios puramente técnicos ou se leva em questão o pacto ético interno. Por isso, por mais que eu queira ver um jogador em detrimento do outro, não posso simplesmente taxar a decisão do treinador de “teimosia” quando ele opta por alguém que eu não concorde. É simplista demais.

    Construir uma relação de confiança demora; para destruí-la, basta um deslize – comentário infeliz diante das câmeras, escalação de alguém que não cumpre suas tarefas como os demais… – para jogar tudo por terra.

    Assim, mesmo querendo ver uma escalação diferente para o Galo, sigo confiando plenamente na capacidade do Dorival Júnior de lidar com o ego e comportamento dos atletas atleticanos.

    http://globoesporte.globo.com/platb/christianmunaier/2011/06/21/a-etica-entre-os-boleiros

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Se tecnico ganhasse jogo, Muricy teria sido campeão com o Palmeiras ano retrasado. Tido como treinador da prataleira de cima, pegou o Palmeiras em excelente situação e deu no que deu…

    Joel parece ser um treinador “paizão” mesmo..daqueles que reune o grupo e pergunta jogador, por jogador, o que pode ser feito para melhorar…

    Vamos aguardar!!!

  • Alisson Sol disse:

    É preciso lembrar que este negócio de “Barcelona das Américas” foi pura criação da imprensa, repetindo uma bobagem que teria sido dita pelo técnico do Peñarol. Não creio que nenhum torcedor do Cruzeiro que realmente entende de futebol jamais tenha entrado nesta.

    A imprensa informa, mas também desinforma. Agora, por exemplo, estou lendo reportagens que criam lendas como “todo time do qual o Cuca foi demitido/saiu depois foi campeão”, ou que “toda vez que o Cruzeiro teve uma grande conquista o técnico veio do Rio de Janeiro”. Este tipo de reportagem só mostra que o comentarista, incapaz de analisar a partida de futebol e a atuação do time, está recorrendo a superstições para ter o que publicar.

    Talvez motivação resolva o problema. Mas, é preciso decidir antes do jogo se o time vai jogar em 3-5-2 ou 4-4-2, informar isto para os jogadores, exigir disciplina tática e empenho em todas as jogadas. Se for só para distribuir as camisas e gritar à beira do campo, qualquer um pode ser técnico.

  • Flávio Azevedo disse:

    engraçado da historia que a maioria dos comentaristas e reporteres de mg antes de cuca sair, desciam a lenha no joel natalino e agora também o chamam de ‘papa joel’. é como diz o kajuru, ser comentarista esportivo é fácil demais, pode-se comentar antes ou depois dos resultados e ser incoerente em todo comentário que continuam com assuntos para comentarem e bola pra frente…salvam-se poucos neste mundo do futebol.

  • Chico, você foi feliz quando escreveu ” a não ser que a maioria da imprensa tenha-se enganado redondamente…”, essa é que é a verdade, não adianta trocar de técnico, se o problema está no time, que pra mim – e desde o ano passado, venho dizendo a todos – é limitado, só ganhamos o “mineiro”, pela medíocridade dos times do interior, pra mim, Montillo, Gil, Pablo, Ortigoza, Guerreiro entre outros não passam de “bondes”, que o açougueiro anão tenta enganar a nós torcedores, e na verdade, até consegue isto, com a maioria da torcidada celeste, que ficou impressionada, com a campanha na libertadores, ganhando de pernas-de-paus. Olha, não vou a campo desde 2005, por não concordar com os timecos que os Perrelas vêem montando de lá prá cá. Indignação total !!!

  • Wagner Ávila disse:

    O time do Cruzeiro está longe de ser o Barcelona das Américas como foi alardeado por aí. Posso dizer que não caí nessa por isso não fiquei tão decepcionado com a eliminação. A Libertadores é uma competição traiçoeira e isso poderia acontecer. Porém, o time também está longe se ser
    um time medíocre. O que aconteceu foi um abalo emocional decorrente da derrota associado à evidente queda de produção dos principais jogadores do time como Montillo, Henrique, Paraná, Thiago Ribeiro e Wallisson. Fica claro também que o ataque precisa de alguém que coloque a bola na rede e
    as laterais também precisam de reforços.

  • H.Almeida disse:

    Chico

    Se ele for coerente mesmo tem que manter o jovem Roger e o Patrick tem que começar no banco.
    se ele fizer isso bem ,se não fizer, toda a coerência vai por agua abaixo

  • Alisson Reis disse:

    CHico, permita-me enviar-lhe eventualmente informações das categorias de base. Afirmo sem medo que o lateral direito do Cruzeiro será este garoto Gil. è um jogador forte, habilidoso e rápido. Guarde esse nome.