Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A Venezuela não é mais aquela; e o Brasil também, não!

A já surrada frase “não existe mais time bobo no futebol” voltou a ser lembrada na estreia do Brasil na Copa América, contra a Venezuela. Há muito o time da terra do Hugo Chávez deixou de ser aquele grande saco de pancadas que entrava em campo pensando apenas em perder de pouco.

A Bolívia deu o mesmo trabalho à Argentina na abertura da competição. A globalização não ficou só na economia e o futebol hoje está totalmente inserido neste contexto. Os principais clubes europeus têm jogadores de todas as partes do mundo, inclusive de países sem tradição no futebol.

 

A Venezuela tinha em campo oito jogadores titulares que atuam na Bélgica, Alemanha, Espanha e Holanda. Quando falta inspiração aos craques, seleções top como Brasil e Argentina sempre vão passar aperto. A maioria do time boliviano também atua no exterior.

 

Novidade mesmo na estreia brasileira foi a “carona” dada pela CBF, no ônibus da seleção, ao presidente do Barcelona,

Sandro Rosell. Ex-diretor da Nike, patrocinadora da entidade, é amigo do cacique maior do futebol verde e amarelo, Ricardo Teixeira.

 

A torcida estava praticamente meio a meio no Estádio Único, com muitos venezuelanos presentes, e argentinos divididos, torcendo para a “Vino Tinto”, mas também para a “canarinho”.

 

Ciudad de La Plata é a terra da presidente argentina, Cristina Kirchner, que conheceu seu falecido marido, e ex-presidente, Nestor, aqui, na Faculdade de Direito.

Assim como em todo o país, a cidade respira política e o futebol é um prato e tanto para a campanha que está nas ruas.

As eleições serão em outubro, mas parece que já serão na próxima semana, tamanha a intensidade de propaganda e candidatos nas ruas.

 

O cachorro que deu a volta olímpica e invadiu o gramado no fim do primeiro tempo no Estádio Único, deve ter sido enviado pelos colegas dele como representante dos milhares que são vistos nas ruas das grandes e pequenas cidades da grande Buenos Aires.

Perto do Hotel Los Cardales, em Campana, a quantidade deles impressiona. São cães abandonados, porém, sempre nutridos e fortes, já que são bem tratados por donos de restaurantes e moradores.

 

Parei o carro, sábado às 15 horas, em Buenos Aires, para ouvir a Rádio 97,9 FM, quando uma senhora argentina, cujo nome ainda não descobri, recomendava Belo Horizonte como um ótimo destino turístico no Brasil, com destaque especial para o Centro de Arte Contemporânea Inhontim, em Brumadinho. Foram 20 minutos, num programa de variedades, e dicas de turismo locais e internacionais.

Sugeriu pelo menos, três dias a BH, para uma ida também a Ouro Preto.

 

Nas enormes filas de acesso ao Estádio Único, cabos eleitorais distribuíam “santinhos” de candidatos a prefeito, governador e presidente. Dentro do estádio, o nome do governador Daniel Scioli aparece em todos os lugares possíveis. Como no Brasil até nos anos 1980, aqui é permitido nome do titular do cargo nas obras públicas, paralelamente à campanha eleitoral. Na abertura da Copa América, sexta-feira, o principal opositor conseguiu estampar uma bandeira gigante com o seu nome sobre toda a arquibancada. 

A organização da Copa América continua pecando. O equipamento de som pifou e os hinos de Brasil e Venezuela não foram executados. Ao contrário de todas as competições internacionais desse porte, nos estádios e centros de imprensa não há detectores de metal, nem conferência de bagagens de torcedores ou jornalistas que entram.

Funcionários da AFA, do estádio e voluntários batem cabeça na hora de informar portões de entrada, estacionamento e situações básicas do gênero.

POLICIA

Centenas de policiais protegem a área externa dos estádios da Copa América, mas a segurança falha no acesso do público, imprensa e autoridades, já que não há detectores de metal, nem revista nos portões de entrada.


» Comentar

Comentários:
16
  • ivan junior disse:

    Estamos discutindo o assunto copa america e seleção brasileira e vemos uns alienados que vem aqui falar merd….mas o que esperar de pessoas que elegeram um ladrão para ser senador da república? ALIENADOS SEMPRE!!

  • O grande problema da seleção brasileira foi entrar em campo com a certeza da prévia vitória, ou seja, o famoso “salto alto”, adereço que os cruzeirenses estão cansados de abraçarem, como recentemente acompanhamos na decisão da Libertadores com o Estudiantes, e no jogo de volta contra o “poderoso” Once Caldas! Time celeste das “testemunhas” e atual seleção brasileira: tudo à ver! rsrsrsrsrsrs…
    – O Zezé Ruela estará residindo no melhor local que lhe cabe: Brasília-DF!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Fala Tom Vital, belê ?

    Tô desesperado não sô… rsrs Aliás, ganhando ou perdendo essa Copa América, pra mim não muda em nada.

    Eu acompanho mais e torço pela Seleção mesmo, só em Copa do Mundo.

    Quanto ao Mano estar só esquentando o lugar pro Muricy, tomara que vc esteja certo !

    Abraços e boa semana pra vc também !

  • Emilio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    quarta dudu..
    mais uma sapatada, é o que se espera, hehe!!!

  • José Dias disse:

    Que jogo feio. Quem defende essa seleção está de brincadeira. Antes, jogando mal o Brasil enfiava 4 na Venezuela. Agora jogando mal, consegue perder e empatar. Uma coisa é não ter mais bobo no futebol, outra coisa é o time jogar mal com um time inferior e falar que é normal.Se tudo fosse tão equilibrado no futebol, terminaria com todos os jogos em 0x0. Taí o galo que não me deixca mentir.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Que dia o Galo joga mesmo??? rsrs

  • Emilio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    – Neymar é craque? Craque era Romário que se tivesse cara a cara com o goleiro dava de bico e fazia o GOL.
    – Robinho é bom jogador? Craque era Ronaldo que cara a com o goleiro driblava com facilidade e metia um golaço.
    – Ganso é craque? Craque era Ronaldinho Gaucho, que alem de fazer firula, era objetivo…

    E por ai vai…

    Mas a seleçao deve melhorar…

  • Fabrício Melo disse:

    Se o presidente do Barça é amigo do Ricardo Teixeira, então já sei quem é.
    Uai, presidente do Barcelona, não seria o Zezé? Deve tá querendo o Neymar! Áo invés de títulos todo ano, vai ser todo dia.
    Não perco meu tempo assistindo a seleção. A corrupção no futebol inibe o sentimento ufânico.
    O Santos vai adiar o jogo com o Galo, motivo: está desfalcado. Será por que jogaram contra o América então?
    Ê Galo azarado, Leandro Damião e Oscar se apresentaram logo depois da partida contra o Galo. Arrebentaram!
    Como tá demorando a nova barca do Kalil!

  • J.B.CRUZ disse:

    Com o EXÔDO dos jogadores brasileiros a partir dos anos 80 para a EUROPA e outras PLAGAS, definitivamente o futebol tornou-se profissional onde o farfalhar das verdinhas(dollar) já leva craques precoces para o estrangeiro..Sepultando definitivamente o futebol-arte,amor a camisa e paixão aguda, o futebol atual só provoca raiva e decepção..Em jogos da SELEÇÃO torço contra!!
    ——————————————————————————–
    O AMOR,A PAIXÃO, só tem uma camisa: CRUZEIRO ESPORTE CLUBE..
    O MAIOR DAS AMÉRICAS DO SÉCULO XX—-CRUZEIRO SEMPRE!!

  • Maria Alice disse:

    essa seleção poderia perder todos os jogos, inclusive os de 2014.

  • Marquinho disse:

    Muitos jornalistas criticaram e fizeram chacotas com Argentina após o empate com a Bolívia. Esses jornalistas gostam de depreciar a argentina , mas se esquece que esse país tem um povo de brio e vergonha na cara. Povo que não se vende. Faz buzinaço, panelaço etc.. Brigam com garra pelso seus direitos.
    Ao contrário da maioria esmagadora do povo brasileiro que se vende fácil. Só trocam seus votos por cestas básicas, camisetas e saco de cimento. Povo que só pensam em futebol , cerveja, carnaval…
    os muitos jornalistas sempre dizem amém aos dirigentes de futebol. Vejam o caso do zezé perrlla, atolado em denuncias e acusações de todas as espécie, mas ninguém da imprensa-MG tem a coragem de criticá-lo e soltar seus podres, exceto o jornal hoje dia!
    Se antes essa imprrensa se borra de medo do anão, imagina agora que o anão é senador?

  • joao paulo cavalieri disse:

    Boa noite a todos!

    Realmente o jogo de hoje foi HORROROSO, quase igual aos jogos do galo ultimamente.
    Um ótimo final de domingo a todos.

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    O melhor programa na tarde de domingo é a biografia do Vinícius de Moares, seleção brasileira ficou lá em 1982, depois daquilo nada mais me prendeu na frente da TV.

  • tom vital disse:

    Clayton.Não se desespere amigo,Mano é competente mas está apenas esquentando lugar para o Muryci Ramalho.Neymar e Ganso ainda reserva
    muitas alegrias para o torcedor brasileiro.
    Abraços e boa semana.

  • Magno disse:

    CABELO DIFERENCIADO NAO GANHA JOGO …NEYMAR…ROBINHO E DANIEL ALVES QUI COISA HORRIVEL FUTEBOL HORRIVEL.

    ERRAR E MANO ,,,, PERMANECER O ERRO E RICARDO TEIXEIRA.

    hehehehehehehehehh

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Credoooooo…

    Empatar com a Venezuela sem gols ??

    Essa é a Seleção do Mano…

    Se o Brasil realmente espera não fazer feio na Copa do Mundo, a melhor coisa que a CBF poderia fazer, seria demitir o Mano Menezes. Indepentende de ganhar a Copa América ou não.