Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Autoridades de Córdoba dizem que há surto de gripe A no Brasil. Onde?

A Bolívia foi meteórica na Copa América. Ganhou as manchetes positivas por empatar e quase ganhar da Argentina no jogo de abertura, mas perdeu os dois jogos seguintes para a Costa Rica e Colômbia. Primeira seleção a voltar para casa, fez lembrar muitos times pequenos que dão um trabalhão danado contra os grandes e voltam a ser nanicos contra os menos famosos.

 

A Costa Rica tem o jogador mais elogiado até agora nesta primeira fase: o meia-atacante Joel Campbell, 19 anos. O jogador do Saprissa, de lá, é o grande temor dos argentinos para daqui a pouco, pelas ruas de Córdoba, a caminho do jogo decisivo do time de Messi, que empatou os dois primeiros.

 

No sábado os suntuosos quarteirões fechados da cidade, de intenso comércio, foram dominados pelo vermelho e branco dos paraguaios, que iam torcer contra o Brasil.

Hoje, foi a vez da fanática “albiceleste” se espalhar por Córdoba, com refrões de apoio a Messi, para mostrar que os argentinos dessa região pensam diferente dos de Buenos Aires.

 

Há poucos brasileiros por aqui e todos riram ao ler nos jornais cordobeses que as autoridades sanitárias da cidade estão recomendando cuidado conosco, por causa de uma epidemia de gripe A que tomou conta do Brasil.

Uai, é!? Onde?

 

Como ocorre em qualquer lugar do mundo, com destaque para Minas Gerais, em dias de grandes jogos de futebol ou vôlei, aqui também o público reclama da dificuldade para se comprar ingressos ao preço normal, e que os cambistas tomaram conta da maioria.

Mas o preço no câmbio negro até que não está tão abusivo para uma arquibancada em um bom local no Estádio Mário Alberto Kempes: 60 pesos; mais ou menos 50 reais.

 

Amanhã o amarelo da torcida equatoriana vai se misturar com o nosso pelas ruas de Córdoba, onde é comum ouvir música brasileira. Muitas lojas, restaurantes e vendedores de CDs e DVDs piratas põem som alto para atrair clientes e alguns artistas brasileiros se destacam: Ivete Sangalo, Roberto Carlos, Skank e a música preferida dos argentinos na atualidade, também aqui: “Chora me liga”, da dupla João Bosco e Vinícius.

 

Mesmo com a Copa América, os clubes argentinos não perdem seus enormes espaços na imprensa do país. Os principais jornais enviaram correspondentes para Curitiba, onde o Boca Juniors faz pré-temporada no CT do Atlético-PR. O River gasta os 14 milhões de euros da venda à Roma, do jovem camisa 10 Lamella, 19 anos, montando um time forte para voltar à primeira divisão. O Independiente, se reforça para a Sul-Americana.

 

Interessante é como muitos nos abordam falando da política brasileira, dizendo que gostariam de “um Lula” na presidência da Argentina. E baixam o bambu na presidente Cristina, dizendo que o “kirchnerismo” se mantém no poder graças às “bolsa isso; bolsa aquilo…” e que agora ela lançando até o “bolsa TV LCD”, de olho na reeleição, em outubro próximo.

Mostram que conhecem só uma parte da política brasileira!

 

Diferentemente de nós, a política é outro assunto comum ao dia a dia dos argentinos. A vitória de Maurício Macri no primeiro turno para o governo de Buenos Aires (Distrito Federal) com 20 pontos de frente sobre Daniel Filmus, foi comemorada pelos anti Cristina Kirchner, e também pelos apoiadores da presidente da república. Os dois lados dizem que “avançaram”, mostrando ânimo para o segundo turno em 31 de julho.

MACRI1

Maurício Macri tem grande desenvoltura nas entrevistas à TV, por mais espinhosos que sejam os temas


» Comentar

Comentários:
3
  • Bessas disse:

    Chico,

    Talvez seja pelo óbito em Nepomuceno de uma mulher de 41 anos essa semana. Só em MG esse ano foram 107 casos confirmados em 2011 conforme o portal terra.

    http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5236521-EI8139,00-MG+registra+primeira+morte+causada+por+gripe+suina+em.html

  • J.B.CRUZ disse:

    Realmente, nós seres humanos vivemos de ilusão..Algumas coisas que sonhamos acontece, outras ficam no imaginário..Essa dos HERMANOS dizer que gostariam de ter um ¨¨lula-lᨨ mostra a ingenuidade dos seres viventes…

  • Bruno Silva disse:

    Caro Chico, o Programa Só esportes da Rádio Alvorada acabou?

    Qto ao Galo, não podemos nos iludir, o time é ruim demais.

    Ao presidente Kalil, está na hora de acabar com esta mentalidade ultrapassada, abrir o CT, inovar na área de marketing. Creio que só o Galo da Série A não tem um terceiro uniforme.

    Acorda Alexandre Kalil!!!!!!!!!