Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Situação do Mauro Fernandes era insustentável

Realmente não dava mais.

Desde a semana passada a torcida americana não tolerava mais o técnico Mauro Fernandes, que a derrota no clássico, ficou em situação insustentável.

Depois de cinco derrotas e zona do rebaixamento alguma mudança tinha que acontecer.

A assessoria de imprensa do América enviou a seguinte nota:

* Em comum acordo, o técnico Mauro Fernandes desligou-se do América.

A decisão foi tomada no final desta manhã em reunião entre o técnico, Marcus Salum, integrante do Conselho de Administração do clube, e seu assessor e irmão Caio Salum.

Marcus Salum vai ao CT Lanna Drumond na manhã desta terça-feira para conversar com os jogadores. O Grupo fará treino físico, em dois períodos. A diretoria espera anunciar o substituto de Mauro Fernandes o mais breve possível.

O técnico Mauro Fernandes estará no CT Lanna Drumond, hoje, ás 16:00 para falar com a imprensa.

 NÚMERO DE MAURO FERNANDES NO AMÉRICA

GERAL

JOGOS: 84

VITÓRIAS:  35

EMPATES: 20

DERROTAS:  30

 Brasileirão Série A 2011

Jogos: 9

Vitórias: 1

Empates: 3

Derrotas 5

 Mineiro 2011

Jogos:13

Vitórias: 7

Empates: 2

Derrotas: 4

Brasileirão Série B 2010

Jogos: 38

Vitórias: 19

Empates: 6

Derrotas: 13

Mineiro 2010

Jogos: 8

Vitórias: 2

Empates: 4

Derrotas: 2

 PRIMEIRA PASSAGEM PELO AMÉRICA (2002 E 2003)

Jogos: 13

Vitórias: 6

Empates: 3

Derrotas: 4

 Amistosos

Jogos: 3

Vitórias: 0

Empates:  2

Derrotas:  1


» Comentar

Comentários:
22
  • Marcos 2011 disse:

    Ao Clayton a resposta: não torço contra os times do nosso Estado, muito pelo contrário. Mas é inegável que a mediocridade nos times mineiros é unânime , pois hoje em dia a situação do Cruzeiro é ruim, a do Atlético é horrorosa e a do América, então, dispensa comentários. Nossos clubes estão abaixo da crítica em campo e estão endividados, estando cada vez mais longe de competir com o eixo o qual nós daqui de Minas tem a mania de chamar de “eixo do mal”. Aqui dirigentes põem a culpa no eixo RJ-SP, na imprensa nacional e choram por causa de arbitragem, mas escondem os erros, falhas e limitações em seus clubes. Seria muito bom ver o seu Cruzeiro campeão mundial e os demais times de MG brigando por grandes títulos também, mas infelizmente isso é utopia. Veremos algum time paulista campeão brasileiro, já nós mineiros veremos nossos times lutarem contra a foice da segunda divisão.

  • Márcio Amorim disse:

    Cara Cristina!
    Respeito muito a sua opinião (e faço coro contra os que atacam a personalidade do profissional), mas o MF já foi tarde! Espero que não tenha sido muitíssimo tarde. Demasiadamente tarde. Irreversivelmente tarde.

    Durante dois anos seguidos ele ignorou as categorias de base, enterrando jovens promessas, que sempre produzimos, com a alegação de serem muito jovens.

    Enquanto isso, insistia com dois também jovens oriundos do Cruzeiro, donos de um futebol nada mais do que ridículo.

    Foi tarde. Deveria ter ido antes do jogo contra o Cruzeiro. Teríamos mais chances de reverter a situação. A troca de técnico nessas horas é inevitável e salutar. Todos fizeram ao longo da história.

  • Cristina Pontes disse:

    A saída de Mauro Fernandes está sendo comemorada por muitos torcedores, o que é uma pena, que o fanatismo do futebol deixem as pessoas cegas e acéfalas. O Mauro Fernandes é um bom técnico, como outros no Brasil, mas com um plantel como do América nem Jesus Cristo poderia fazer mais do que ele fez. Talvez o América tenha subido antes da hora, pois não está preparado para jogar na 1ª divisão, como também nós americanos não estamos preparados para sermos torcedores da primeira divisão. Com esse time temos apenas que torcer para não cair pra segundona, pois não sei quantos MF tem por ai que possam fazer milagre em subir a América de novo. Escolher um culpado é fácil, mais tá na hora de enxergarmos que não vamos longe. Com MF perdemos paro o Santos, Flamengo, empatamos com Palmeiras e perdemos para o Atlético e por sorte do Antônio Lopes vamos pegar o Ceará e talvez ganhemos. Mas quando a coisa apertar ele vai embora? E quem virá? E a estrutura do América também não ajuda para desmotivar os jogadores? Um dia fui la no CT com um amigo e até o café da manhã cada um traz o seu, eles tem que sair para almoçar , não tem um refeitório e várias outras coisas que são básicas e que 95% dos times da 1ª divisão têm. Até quando vamos nos enganar e achar que a saída desse ou daquele técnico vai resolver? MF já foi um herói para nós em um época e agora tem gente sem noção que fica chamando ele de sem caráter? Sem carácter são os torcedores que amam um o time e o técnico quando ganham, elogiam, tiram fotos, vibram, pedem autógrafos e quando perdem usam palavras e gestos que ofendem, esses sim são mal caráter, sem noção e burros. E pior que tem jornalistas que fazem e apóiam esse tipo de atitude.
    Pessem bem antes de fazer a mesma coisa com Antônio Lopes.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    lauro, de onde tirou isso?
    Atleticano “rueno os dentes (?) de raiva” só porque o Perrella virou senador?
    O que incomoda a maioria, até os cruzeirenses mais racionais, é ver um homem sabidamente “pilantra” ocupando um importante cargo público.
    Independente de ligação com qualquer clube.

    Por isso até ri agora, quando o Chico inocentemente se referiu a um comentário seu uma vez como sendo de “um atleticano”, no que tive que intervir e alertá-lo (Chico) de que na verdade vc era (e é ) um dos cruzeirenses mais implicantes com o Galo que se tem notícia… hehe

    Saudações!

  • Alberto disse:

    Nem se vier o Muricy pro América vai resolver. O América é time de 3ª, nem de segunda é. Desculpem mas é a realidade…

  • Rodrigo Assis disse:

    O América esta acertando ao trazer o Lopes. Ótimo treinador, técnico de série A

  • Gildete disse:

    O CRUZEIRO TEVE CORAGEM DE EMPATAR COM ESSE TIME SOFRÍVEL DO AMERICA??????

  • Marcelo Veloso disse:

    Tonhão, precisamos de mais brasileiros como você!

  • Evandro disse:

    Chico, faltou inteligência ao América na montagem do elenco deste ano. Já que a grana está curta, o correto, ao meu modo de ver seria fazer um projeto de montagem do elenco de acordo com o orçamento do clube. Como o dinheiro está curto por lá, o correto seria priorizar lançar jogadores da base no campeonato mineiro junto com os veteranos para ganharem experiência em uma competição de menos peso que o brasileirão, mas ainda assim relevante, e fazer contratações pontuais, aonde o time carecia de jogadores mais experientes e com um bom curriculum.

    MF e a diretoria acabaram apostando na manutenção do elenco somando a outros jogadores de qualidade duvidosa e sem dar nenhuma chance aos jogadores da categoria de base e deu no que deu. Tentaram tirar suco do bagaço e a fonte secou. Agora mais que nunca o “Acredita América” do Bruno Azevedo se faz importante até a última rodada do campeonato brasileiro.

  • Evandro disse:

    O MF foi tarde demais, e ao invés de usar o campeonato mineiro para colocar algumas boas revelações como o Calebe persistiu com os veteranos que nada ou muito pouco produziram e deu no que deu. Agora o América não tem como contratar e nem como colocar jovens talentos em pleno campeonato brasileiro. Agora tem que arriscar de queimar o garoto em um jogo de grande risco ou trazer reforços de pouca expressão (já que o orçamento não permite trazer jogadores de peso) e tentar permanecer na série A, o que considero uma missão quase impossível, lamentavelmente.

  • Alisson Sol disse:

    Falando em insustentável, o rapaz que veio de troco na venda do Guilherme continua causando confusão por onde passa (link). Melhor o Cruzeiro pegar qualquer jogador promissor em troca do passe desta obra de marketing. Antes que seja tarde…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Marcos 2011, td bem ?

    Desculpe incomodá-lo atôa, mas se possível, me esclareça uma dúvida…

    Vc torce pra algum time de outro Estado ?? Ou simplesmente é “Anti-Times de MG” ??

    Abraços

  • Marcos 2011 disse:

    Com ou sem Mauro Fernandes, o time do América será rebaixado no campeonato brasileiro. Pode trazer Roth, Muricy, Luxemburgo, etc pois a queda é iminente, pois o time do América que disputa a Série A é o mesmo que subiu da série B a duras penas.
    Se nem Atlético e Cruzeiro possuem time suficiente para disputar o Brasileirão, o América não possui futebol nem para ser o penúltimo colocado do CB. Para ao menos fugir de terminar o CB com a lanterna na mão o Coelho precisa rever seus conceitos e reforçar o seu time com jogadores de qualidade…

  • Nelson Roberto B. Junior disse:

    Cuidado Tonhão, o anão linguiceiro tira o blog do ar…. mordaça total!

  • ivan junior disse:

    Isto é para o povo aprender! Quem mandou votar em ! Agora é chorar na cama que é lugar quente. Infelizmente eu e outros milhões que não votaram neste … seus bolsos dilapidados em razão dos ignorantes que gostam de ser iludidos. Viva a democracia!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Quando o América contratou o zagueiro Anderson, eu comentei aqui que o Clube estava fazendo um PÉSSIMO negócio… O cara é muito ruim, limitadíssimo !

    Tudo bem que o MF podia até tá errando em algumas coisas, mas fica difícil pra qualquer técnico, extrair alguma coisa de um grupo cheio de jogadores de qualidade duvidosa.

  • Pedro disse:

    ja foi tarde.

    obrigado mauro fernandes por ter participado da caminhada que trouxe o América de volta para o seu lugar.

    que tenha sucesso onde se consagrou, como treinador de acessos.

    agora o América precisa de mais.

  • lauro disse:

    o perrela senador é o exemplo de nossa podre política mas os atleticanos rueno os dentes de raiva não tem preço!!!!!!

  • Márcio Amorim disse:

    Mauro Fernandes!

    Que Deus o acompanhe e proteja! Obrigado por tudo e também por ter desconfiado. Acho que um pouco tarde.

    Colocou durante muito tempo a sua dignidade e conceito sujeitos a críticas desnecessariamente. Poderia ter ido logo depois do empate com o Cruzeiro.

    Como você disse outro dia o seu celular não vai parar de tocar (supostamente clubes à sua procura) assim que sair do América.

    Atenda logo e… felicidades!

  • Tonhão disse:

    Boa tarde amigos!

    E o anão voltou a ser noticias negativas e pra variar a imprensa de fora do nosso Estado saiu na frente e nos passando informações que jamais seriam passadas pela imprenssa mineira.
    Leiam e percebam coomo esse anão da pernada até na sombra dele!
    Parabéns a imprensa de fora e ao jornal hoje em dia pela isenção e total indepência, mostrando com o se faz um jornalismo sério e honesro.

    Zezé Perrella: Campeão de ausências anda em jato próprio
    Na Assembleia mineira, empresário faltou à maioria das sessões e abasteceu seus aviões com verba pública

    A exemplo do seu antecessor, o suplente de Itamar Franco no Senado Federal e presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Zezé Perrella (PDT), também parece ser um homem de sorte. No ano passado, a três dias do encerramento do prazo para registro de candidaturas, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que só poderia concorrer quem apresentasse a prestação de contas de eleições passadas devidamente aprovadas. Perrella ficou em apuros: as contas de sua campanha a deputado estadual de 2006 foram rejeitadas em todas as instâncias de julgamento possíveis. Mas sua estrela brilhou quando o Ministério Público entendeu que não havia prazo suficiente para rever as inscrições. E Perrella obteve o aval para ser o suplente na chapa de Itamar.
    O homem que chega ao Senado no lugar do ex-presidente mineiro não é um poço de austeridade e apreço pela atividade parlamentar, características do cabeça de sua chapa. Eleito deputado estadual no último quadriênio (2007-2010), faltou a nada menos que 89 das 101 reuniões das comissões para as quais foi designado. No primeiro ano de mandato, compareceu a dois terços das reuniões ordinárias e extraordinárias, mas sua participação foi caindo ano a ano, a ponto de marcar presença em apenas 6 das 134 reuniões realizadas de janeiro a setembro de 2010 (as atas do último trimestre ainda não foram publicadas nos Anais da ALMG).
    – Garanto que participei das votações mais importantes. Eu não ia à Assembleia para comer melancia e tomar cafezinho – justifica.
    Em quatro anos de mandato, Perrella fez cinco pronunciamentos – em um pediu para ser o primeiro a votar porque precisava sair, em dois comentou fatos relacionados ao dia a dia do time de coração. Das 51 proposições que apresentou, 21 eram pedidos de declaração de utilidade pública a entidades. Apesar da pouca presença na atividade legislativa, nem por isso deixou de gastar o dinheiro do mandato – e em alto estilo. Levantamento do GLOBO em um ano e meio de prestação de contas da época em que era deputado mostra que pelo menos R$26,3 mil dos cofres da Assembleia foram usados para pagar o combustível dos dois jatinhos particulares do político. Perrella apresentou notas em valores nominais que variam de R$91 a R$3,6 mil.
    – Eu fazia meu deslocamento por toda Minas Gerais de avião. São viagens políticas, visitando prefeitos, levantando obras. Dentro da minha ação política eu podia usar a verba indenizatória com combustível – defende.
    Negócios com governo de MG
    Entretanto, as voltas no ar com dinheiro público não ocorreram apenas em Minas. A Assembleia mineira o reembolsou por despesas em postos especializados no abastecimento de aeronaves em Salvador, em fevereiro do ano passado. O mesmo ocorreu em Brasília, em novembro de 2009. As duas notas somam R$1,6 mil.
    Perguntado se temia ser questionado por seus eleitores pelo uso de dinheiro público para abastecer seus jatos particulares, Perrella respondeu:
    – A partir do momento em que é permitido, não tenho nenhum tipo de constrangimento. Se fosse ilegal, eu teria – disse, referindo-se ao decreto da Assembleia de Minas que regula o reembolso de despesas de deputados com veículos e não cita impedimentos a gastos com aeronaves.
    Se a presença de Perrella no plenário da Assembleia caiu ano a ano, os negócios da família com o governo de Minas cresceram. Os contratos da Stillus Alimentação, empresa responsável pela alimentação de presos nas penitenciárias de Minas, avançaram de R$5,7 milhões em 2006 para R$27,2 milhões no ano passado. A Stillus está registrada em nome de Alvimar Perrella, seu irmão, com quem Zezé alterna a presidência do Cruzeiro há 16 anos.
    No início deste ano, a Secretaria de Defesa Social recebeu uma denúncia dando conta de que o subsecretário do sistema prisional e uma assessora técnica recebiam propina para favorecer a empresa dos Perrella nas licitações. De acordo com a denúncia, credenciais para acesso a jogos do Cruzeiro entravam no pacote. A assessora foi exonerada do cargo, e a denúncia, encaminhada ao Ministério Público de Minas Gerais. Oficialmente, a secretaria atribui a saída da servidora à “incompatibilidade de perfil para a função delegada”. Localizada pelo GLOBO, a assessora disse não saber por que foi afastada.
    Perrella vê com naturalidade os problemas que enfrenta na Justiça, repete que nunca foi condenado e defende que sejam feitas investigações a respeito da conduta de qualquer cidadão. No ano passado, o Ministério Público colheu depoimento do dono de uma das redes de pizzarias mais tradicionais de Belo Horizonte, que acusa a família Perrella de lotear os restaurantes da Cidade Administrativa, sede do governo mineiro. O político nega relação com os negócios do irmão e diz nem saber onde fica o escritório das empresas.
    Nos escaninhos do Tribunal Regional Federal da 1ª Região repousa um inquérito onde os irmãos Perrella estão indiciados por lavagem de dinheiro e evasão de divisas em transações envolvendo jogadores do Cruzeiro. O juízo aguarda análise dos fatos pelo Ministério Público Federal. O cartola diz que “não há provas de crime” e que as vendas foram realizadas “dentro da legalidade”.
    Semana passada, ele foi convidado a prestar depoimento em novo inquérito, que investiga as circunstâncias da compra de uma fazenda pelo político em Morada Nova, no interior de Minas.
    Ao assumir a cadeira no Senado, Perrela chega com o status de integrante número 1 da bancada da bola – e da defesa dos interesses da CBF e dos times brasileiros às vésperas da Copa do Mundo de 2014. Só não poderá ser acusado de insensibilidade social:
    – Vou trabalhar para que a cesta básica seja isenta de impostos. Hoje um trabalhador que ganha R$500 gasta isso com alimentação e perde 40% com imposto. Isso é um absurdo – protesta.
    Fonte: http://contextolivre.blogspot.com/2011/07/zeze-perrellacampeao-de-ausencias-anda.html

  • Paulo disse:

    O Atlético não fez mais do que sua obrigação de vencer o melekinha-BH
    Esse time é tão ruim que dá dó! Não dá pra entender como que um time desse ainda chegou a sérieA? Um clube fraco que não tem torcida e tradição . DEvia fechar as portas !

  • André Guimarães disse:

    Caro Chico, eu acho o Mauro um bom técnico para o america, o elenco não ajuda muito na série A, verdade seja dita. Não acho que o time consiga um outro do mesmo nível pelo salário que tem disponível para gastar com treineiro, foi bobagem mexer, mas no futebol tem destas coisas e agora é correr atrás para arrumar outro pelo menos igual mas que não esteja desgastado com o time e torcida.