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CBF briga na justiça com a Coca-Cola pelo uso da cor amarela em comercial

Do caderno de esportes da Folha de S. Paulo, de domingo, 7.

* “Marca registrada”

Justiça condena Coca-Cola a indenizar a CBF por camisa amarela em comercial e acende discussão sobre até que ponto a seleção é uma propriedade

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

A camisa mais famosa do mundo tem dono. E ela não pertence à nação.
A Justiça do Rio de Janeiro condenou a Coca-Cola, em segunda instância, a indenizar a CBF por utilizar, em comercial veiculado na TV no ano passado, ex-jogadores da seleção brasileira vestindo a vitoriosa camisa amarela.
Cabe recurso. O valor da indenização ainda não foi estipulado pela Justiça e será calculado de acordo com os gastos que a Coca teria com o patrocínio para fazer o vídeo.
O caso não é inédito: a Caixa Econômica Federal foi advertida, e Mastercard e Cervejaria Petrópolis, acionadas judicialmente pela CBF por, segundo a entidade, vincularem suas marcas à seleção -as ações ainda correm no Rio.
A Coca-Cola já foi, mas não é mais, patrocinadora da CBF -a AmBev, representada pelo Guaraná Antarctica, é quem estampa sua marca com a seleção brasileira.
No comercial, Bebeto, Biro-Biro e Dadá Maravilha vestem camisa amarela, mas sem o escudo da CBF no peito.
O caso acende a discussão sobre o direito de uso da “amarelinha”, eternizada mundo afora pelas conquistas da seleção brasileira.
Pela decisão, nenhuma empresa, grupo ou entidade pode se associar à imagem de um jogador vestindo o uniforme amarelo, mesmo que sem o emblema da CBF.
E, com a iminência da Copa de 2014, no Brasil, é muito provável que novos e diferentes casos surjam, já que a publicidade nacional invariavelmente explora a “amarelinha” em períodos de Copa.
A japonesa Konami, que produz o jogo “Pro Evolution Soccer”, parece ter se precavido. Em sua mais recente reedição do famoso game, a seleção brasileira virtual só aparece com esdrúxulos uniformes verdes e brancos.
Para a CBF, no caso do comercial da Coca, as imagens são suficientes para levar o telespectador a acreditar que o refrigerante é parceiro oficial da seleção brasileira.
“O vídeo mostra jogadores que jogaram na seleção, dentro de um vestiário, usando uniforme da cor da seleção. Todo o contexto remetia à seleção”, disse à Folha o advogado Flávio Diz Zveiter, que representou a CBF no caso.
A Coca-Cola se defende. Na ação, diz que, em vez do calção azul, usou um verde; que a camisa amarela não identifica marcas; e que as cores usadas “não são suscetíveis de apropriação por ninguém, sendo de livre utilização”.
Também declara que a CBF não pode se considerar única detentora de tudo que se relaciona ao futebol.
Ressalva que é, há décadas, patrocinadora oficial da Fifa, tendo o direito de explorar o futebol em campanhas publicitárias, e que os três ex-jogadores usados no comercial nunca atuaram juntos.
Mas a decisão judicial publicada há um mês segue o mesmo raciocínio da CBF.
“É evidente a imitação do uniforme da seleção brasileira, de uso exclusivo da primeira embargante [CBF].” 

Empresa diz que cores pertencem à bandeira do país

DE SÃO PAULO

Em nota, a Coca-Cola do Brasil informou que recorreu da decisão. “A CBF não detém o direito exclusivo sobre o verde e o amarelo, cores que remetem à bandeira do país”, afirma a nota. “Não houve cópia de qualquer propriedade da CBF.”
À Folha a CBF disse que apenas protege sua marca.
“A CBF jamais questionou o uso da camisa amarela pelo povo, em passeatas, comemorações. Mas, em ação comercial ligada ao futebol, é diferente”, disse o diretor de comunicação Rodrigo Paiva, que rebateu os argumentos da empresa.
“Quando a Coca pagava para usar a camisa amarela, agia da mesma forma com concorrentes. A CBF protege sua marca, como a Fifa protege a dela.” (LR)

E o Dr. André Pelli, a quem agradeço, enviou ao blog o link do comercial que gerou a polêmica:

* O comercial polêmico é este aí: http://www.youtube.com/watch?v=TcfRip0bOds&feature=player_embedded

Participaram dele os jogadores: Biro-biro, Dario Peito de Aço e Bebeto.


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Comentários:
19
  • Incoerência total: A CBF não admite certos “prejuízos” e vai à justiça à caça de recursos pecuniários prá enriquecer ainda mais. Pergunto: e quando a própria dá imensos prejuízos à determinados clubes e suas torcidas? Por ex: em 1974 “meteram a mão” no Cruzeiro e o título ficou com o Vasco; em 1980 “meteram a mão” no Galo e o título ficou com o Flamengo; em 1981 “meteram a mão” no Galo (de novo!) que foi covardemente eliminado da Libertadores e mais tarde o título ficou com o Flamengo; mais recentemente, salvo engano em 2006, “meteram a mão” no Internacional e deram de mãos beijadas o título ao Corinthians.
    – Esses são apenas “alguns” casos envolvendo os “protegidos” da CBF (cariocas e paulistas, é óbvio!), e depois vem a própria instituição reclamar de prejuízos? Tenha paciência, Ricardo Teixeira, seja coerente, responsável, inteligente, imparcial e outros adjetivos que V. Sª ainda não possui, e reveja a situação da arbitragem brasileira que como você, vai “ruim das pernas”, senão a “bandidagem” pró cariocas e paulistas sempre prevalecerá, meu caro “Presidente”!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Nesta fase do Galo, tem que se cobrar e muito dos dirigente, principalmente por repetirem a k-gada de 2010, quando conseguiram repetir o desmanche que já nos tinha feito passar aquele aperto ano passado.
    Parece que não foi suficiente pro Kalil aprender e deixou ocorrer de novo.
    Mas a gente vê muita “baboseira” na boca de supostos grandes torcedores, principalmente aqueles ligados às torcidas organizadas e que querem sempre regalias, caso contrário, fazem tumulto por qualquer motivo (ou mesmo sem razão).

    E não adianta esse papo de “precisamos ir as ruas, gritar no rádio, etc” porque qualquer um sabe o quanto são cobrados dirigentes de clubes em crise…

    Só mesmo bons resultados aliviam a barra dessa turma.
    E o Kalil, definitivamente precisa falar manos asneiras…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Nao vejo assim… acho que os caras sao apurrinhados o tempo todo e é difícil ter essa postura que vc cobra.
    O próprio Perrella ja cansou de ser mal educado com sua torcida. Assim como Eurco Miranda e tantos outros…

    Eles muitas vezes merecem as porradas que levam, mas por outro lado tem muito babaca se achando mais torcedor que todo mundo que enche a paciencia o tempo todo…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Eu sei disso Dudu GALOMAIO…

    E isso existe em qualquer lugar, em qualquer segmento…

    A questão é… Uma coisa, é a gente saber disso. Outra coisa é o mandatário maior de uma instituição como o Atlético Mineiro, vir a público e falar uma coisa assim. A proporção é outra. E vc, inteligente que é, sabe muito bem disso.

    Ele faltou com o respeito sim !

    O cara é burro pra reclamar e cobrar né ??

    Agora, pra enfrentar sol, chuva, BR perigosa e gastar dinheiro pra ver um time lastimável, aí ele já não seria mais burro né ??

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Clayton, e o pior que ele falou verdade.
    E essa parte não é pequena não…
    Mas isso não é privilégio só do Galo. Basta ver alguns colegas seus de time, que querem defender o indefensável… rs
    Todo lugar tem os que conseguem entender menos.

  • Rodrigo Assis disse:

    Caro Paulo Henrique, me desculpe mas vc exagerou, o padrinho, esta famiglia mafiosa ai não conseguiria por pra correr não.

  • lucio disse:

    Chico, falando em políticos, veja que tem um vereador daqui, um tal de Reinaldo Preto do Sacolão (que nome hein!), que quer proibir o cidadão de usar camisas de times ou torcidas organizadas em bares, boates ou eventos (particulares ou não) que tenha a participação de mais de 300 pessoas. Ha, de seleções também não, já prevendo eventos da Copa ! Acho que é o mesmo cara que quer proibir copos e garrafas de vidro nos mesmos locais. É por essas e outras que BH é conhecida lá fora como “roção iluminado”. Como é que um pulha desses tem tempo pra ficar bolando essas coisas ridículas. Haja paciência e vergonha !!! Se puder, faça um comentário sobre isso.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Extra… Extra… Extra !!!

    Kalil afirma: “Parte” da torcida Atleticana é BURRA !!!! rsrsrs

    Palavras do Kalil hein… rsrs

  • Vanaldo Ferraz disse:

    Papai Joel dirige o crucruzinho conforme sua atuação no buteco. Quando toma Vodka, Whisky ou conhaque, coloca um time pra frente e agressivo. Quando toma cervejas, o crucruzinho joga a sua cara: uma sonolência e uma preguiça de dar dó.
    Já Dorival dirige o Atlético com a cabeça lá no Beira Rio, lá na Toca, lá no Morumbí, etc.
    Zagallo voltou a mídia e aos 80, disse que quer voltar. É uma lenda viva do nosso futebol, mas entoa uma arrogância sem tamanho.
    Na cbf tem um aparelho que mede a possibilidade do clube ter chance de ganhar o Brasileirão: é o Teixeirômetro. Se rezar na cartilha de Teixeira, sobe na escala, mas isso só vai ser revelado na última rodada. Amigo de Teixeira vira inimigo em questão de segundos!
    Real Marid contrata garoto argentino de 7 anos de idade, pra se tornar melhor que o Messi. Lá a rivalidade também não tem limites, mas é mais séria. Os dois estão brigando pelo Neymar. Só brigam por caviar, jamais por Jabá!
    Luxemburgo e Jael não deram certo cá, mas lá, colocaram o Fla em 1º lugar.
    Leonardo Silva pegou 2 jogos de gancho. Não sei se é bom ou ruim, mas entendo, que até nosso setor jurídico tá indo pro rebaixamento. Tem muitos atletas reincidentes pegando só a automática.
    Coitado do Dadá, vai ter que devolver o cachê pra Coca Cola. É praga da bancada democrática(?).

  • Frederico Dantas disse:

    Jogador agora só pode amarelar em campo se estiver a serviço da seleção.

  • joao paulo cavalieri disse:

    Bom dia Chico!

    Segue uma sugestão para quem curte o estilo de um dos jornalistas mais críticos que conhecemos, blog do Jorge Kajuru.
    Sempre atento as mezelas de nosso bom e velho esporte bretão.
    Abraços!
    http://www.blogtvkajuru.com/?p=4370

  • Rafael PortuGALO disse:

    Chico, e isso é a CBF… veremos mais problemas mas com a FIFA. Trabalho na área de Marketing e já tive a experiência de em projetos para clientes em época de Copa do Mundo não poder usar as palavras Copa, Copa do Mundo, Taça do Mundo, Mundial e por aí vai. CBF e FIFA e seus patrocinadores terão monopólio do uso de muitas palavras e símbolos.

  • André Corrêa disse:

    Então agora ninguém mais pode aparecer vestido de amarelo num comercial que envolva futebol? O amerelo agora é uma propriedade excluiva da CBF, mesmo sem que haja logotipo ou logomarca da entidade na vestimenta?

    Então tá.

  • Paulo Henrique disse:

    CBF + Rede Globo.

    Essa dobradinha colocaria até Dom Vito Corleone prá correr.

  • Alex Meneses disse:

    Não sei aonde iremos parar… esse país não tem solução…
    O Brasiliense que se cuide…já que a CBF os precessa…
    A Seleção da Colombia também tem que tomar cuidado, porque o Sr. Ricardo Teixeira é o dono até da cor agora…
    Ridículo…
    E o advogado da Cbf tem um sobrenome conhecido né Chico?
    è Brincadeira…

  • Aurélio Mendes disse:

    Hahaha. Dadá é estranho demais!! Gostei da propaganda, só acho que o Bebeto está muito novo pro comercial. Tinha que ser um mais velho igual ao Dadá e o Biro-biro. Hehe.

  • Anderson Palestra disse:

    O que vai ser a próxima, processar os CORREIOS?

  • Thales Rosa disse:

    Ridiculo a justiça dar ganho de causa a CBF, o Brasil é dos brasileiros, se o verde amarelo representa o Brasil então estas cores podem ser usadas por qualquer um!! A CBF se acha dona do pais e ninguém faz nada para colocar ela em seu lugar..

  • Andre Pelli disse:

    O comercial polêmico é este aí: http://www.youtube.com/watch?v=TcfRip0bOds&feature=player_embedded

    Participaram dele os jogadores: Biro-biro, Dario Peito de Aço e Bebeto.