Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Secretário-Geral da Fifa diz que RJ quer tudo da Copa

* Em entrevista ao o Globo, domingo, o segundo manda-chuva mais poderoso do futebol mundial, disse coisas importantes sobre a Copa do Mundo 2014, Copa das Confederações 2013 e Belo Horizonte, como sede da festa dos 1.000 dias da contagem regressiva do Mundial, na próxima sexta-feira.

“Jérôme Valcke: ‘Não estou seguro que seis estádios estarão prontos para a Copa das Confederações’”

Jorge Luiz Rodrigues

RIO – Durante 26 minutos, Jérôme Valcke mostrou estar 100% informado sobre o que acontece com os preparativos do Brasil para a Copa do Mundo-2014. Da segunda greve de operários envolvidos nas obras do novo Maracanã à celebração da próxima sexta-feira, quando estarão faltando 1.000 dias para o início do Mundial, o secretário-geral da Fifa – conhecido por não economizar nas críticas – fez questão de negar a existência de um conflito entre a entidade e o Governo Federal, em entrevista por telefone ao GLOBO.

Porém, Valcke, de 50 anos, voltou a lembrar os riscos que o país corre por demorar com as obras de infraestrutura para o megaevento. Ele revelou que Belo Horizonte será a sede central da festa dos 1.000 dias, antecipou que não considera justo o Rio sediar o sorteio final da Copa, disse querer mais eventos até em cidades que não vão sediar os jogos, cobrou mais investimentos em infraestrutura, falou que a Fifa decidirá em outubro os horários dos jogos do Mundial e antecipou que Brasília é uma cidade garantida na Copa das Confederações-2013, mas que não está seguro que seis cidades e seis estádios estarão prontos até o evento-teste, como quer o Comitê Organizador.

JEROME

MIL DIAS PARA A COPA

“Ainda estamos trabalhando nesse tema com o COL-2014. Teremos um evento principal, em Belo Horizonte, dia 16, e as demais cidades farão alguma coisa. Eu sei que 1.000 é um belo número, mas é um tipo de evento ainda distante para a Copa do Mundo.”

VIR AO BRASIL

“Não penso que deva ir. É muito difícil para mim sair daqui neste momento.”

PREPARAÇÃO DO PAÍS

“Para ser claro, ainda há muito trabalho a fazer. É normal quando restam pouco mais de 1.000 dias para o início do Mundial. Mas são menos dias para o início da Copa das Confederações (pouco mais de 640). A coisa mais importante é que precisamos nos mover rapidamente, ter integração com os poderes. Temos que fazer acontecer.”

INFRAESTRUTURA

“Há bom número de hotéis. No Rio de Janeiro estão sendo construídos mais hotéis. São Paulo, comparada com outras cidades, já está bem servida em todos os níveis. Mas vocês precisam de diferentes categorias de hotéis: de duas, três, quatro, cinco estrelas. Os diferentes tipos de acomodação, isso é muito importante.”

SEDES NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

“Recebemos um pedido de informação sobre quantas cidades são necessárias para a Copa das Confederações. Poderemos jogar com quatro, cinco ou seis cidades. Sim, um máximo de seis. Em 20 de outubro, o Bureau da Copa do Mundo-2014 terá enviado ao Comitê Executivo da Fifa sua sugestão e será decidido também o calendário de jogos da Copa do Mundo-2014. E aí faremos também uma decisão sobre as cidades da Copa das Confederações.”

SEIS SEDES?

“Isso depende do número de estádios que estarão prontos para a Copa das Confederações. Estamos falando de um evento que acontecerá em junho de 2013. A entrega dos estádios está marcada para dezembro de 2012, no máximo, no início de 2013. Neste momento, não estou seguro que seis cidades e seis estádios estarão prontos até lá.”

A DECISÃO

“A questão é: quantos estádios em potencial estarão pronto para a Copa das Confederações, em junho de 2013? Isso será motivo de uma discussão entre a Fifa e o COL-2014 em meados de outubro para decidirmos. Se seis cidades estiverem prontas, faremos em seis cidades, se necessário for.”

CIDADES CANDIDATAS

“Ainda há muito trabalho a fazer nas cidades também em relação aos estádios. Eu concordo que Brasília deverá ser uma cidade porque estará pronta no final de dezembro de 2012. Rio de Janeiro ainda tem muito trabalho e soube que está em greve novamente. Em greve pela segunda vez. A decisão é tomada com base no seguinte: quando tomamos uma decisão, precisamos da certeza de que o estádio estará pronto no fim de 2012. Se temos só 50% de possibilidades de que fique pronto, não contamos com ele para a Copa das Confederações.”

BAIXO INVESTIMENTO NO PAC DA COPA

“Não é bom. Definitivamente, não é bom. É importante entender que os dias que você perde, você não recupera no futuro. Para construir um estádio, para reformar aeroportos, para melhorar a infraestrutura. Se você não faz no tempo correto, você só tem duas opções: não estar pronto ou gastar muito mais dinheiro para estar pronto no prazo final. Aí, você estará trabalhando mais, usando mais empregados. Não estamos incentivando a entregar no último minuto. O Brasil ganhou a sede da Copa do Mundo-2014 em 2007. Não em 2010. Teve sete anos para trabalhar na organização. Não apenas da Copa do Mundo, mas também no que precisa para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.”

INVESTIMENTO

“O dinheiro está lá para entregar este projeto no prazo. E sei que mais dinheiro está sendo investido pelo governo. Todo mundo quer ver esta Copa do Mundo no Brasil. Todo mundo que ama futebol ama o Brasil. O pedido de informações e de reserva de ingressos para o Brasil é incrível. Isso significa que muitos e muitos turistas irão ao Brasil. O Brasil precisa assegurar que essas pessoas possam voar de uma cidade para outra, se deslocar, se hospedar, para ter uma grande Copa do Mundo. Essa é a principal preocupação.”

HORÁRIOS DA COPA

“Estamos discutindo isso com o Comitê Organizador e vamos ter uma discussão final com o Bureau, que levará a decisão para ser ratificada pelo Comitê Executivo da Fifa, na reunião de 20 de outubro. Estamos trabalhando nos horários potencialmente para o caso de termos três ou quatro jogos por dia (13h30m, 16h e 19h). Na África do Sul, o jogo mais cedo (na primeira fase) começava às 13h30m (horário local). Queríamos (a Fifa) que começasse às 13h, mas as pessoas falaram que era muito cedo. Então, mudamos para as 13h30m. Para o Brasil-2014, é uma discussão que teremos em outubro, para anunciar a decisão.”

HORÁRIOS PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES

“É confidencial, mas estamos trabalhando em um ou dois horários diferentes para a Copa das Confederações.”

APETITE DO RIO

“Eu penso que se quiséssemos dar um presente ao prefeito Eduardo Paes, o de organizar os 64 jogos da Copa do Mundo, ele receberia e faria (risos). Estou seguro de que ele gostaria de organizar o jogo de abertura, a final, as semifinais, vários jogos, todos os sorteios e seminários etc. Eu entendo. Mas o Rio já teve o Sorteio Preliminar (das eliminatórias). É uma decisão do COL-2014 onde será o sorteio final da Copa (em dezembro de 2013), mas não penso que seja certo o Rio de Janeiro tê-lo. Temos que ter eventos em todo o Brasil e não só nas 12 cidades-sede. Podemos organizar eventos adicionais, como workshops, em cidades que não vão organizar jogos da Copa do Mundo.”

PATROCÍNIOS

“Estamos muito satisfeitos com os acordos fechados não apenas a nível internacional, mas também com patrocinadores locais do Brasil.”

FUTEBOL DE AREIA

“Eu sei que é um desejo forte do senhor (Carlos Arthur) Nuzman a inclusão do futebol de areia no programa olímpico do Rio-2016. A Fifa apoia. É uma decisão a ser tomada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Mas a Fifa vai ter que assegurar que haja um torneio olímpico para homens e também para as mulheres. Os Jogos Olímpicos só aceitam esportes que possam ser praticados por homens e mulheres. Se for aceito pelo COI, a Fifa rapidamente vai tomar as providências para organizar um grande torneio olímpico.”

FIFA x GOVERNO

“A Fifa, o governo, o COL-2014, as cidades estão na mesma direção. Algumas pessoas na mídia querem fazer parecer que há um conflito entre a Fifa e o Governo. Não estamos em conflito. A nossa responsabilidade é criar um ambiente a cada quatro anos para que os torcedores do mundo inteiro possam se divertir e desfrutar de uma grande Copa do Mundo. É por isso que incentivamos o Brasil e estamos atentos para que tudo esteja pronto. Não há conflito entre nós.”

* http://oglobo.globo.com/esportes/copa2014/mat/2011/09/11/jerome-valcke-nao-estou-seguro-que-seis-estadios-estarao-prontos-para-copa-das-confederacoes-925330708.asp


» Comentar

Comentários:
0