Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Para mexer com o coração de todo mineiro e quem conhece Minas

Para melhorar o astral de todos nós, uma pausa no futebol para mostrar aos senhores um texto emocionante sobre Minas Gerais.

Mexe de forma especial com qualquer um de nós, que nasceu em Minas ou que vive e conhece o nosso estado e a nossa gente.

Texto de um paulista conceituado da gastronomia internacional, que merece ser copiado e enviado para conhecidos do mundo inteiro.

Vale a pena:

* “ANDRÉ MIFANO”

As maravilhas de Minas


Da simplicidade desse povo nasce a excelência de sua comida, seja na roça, seja numa cozinha profissional


Você já tomou um cafezinho em Minas Gerais? Se a resposta for sim, tenho certeza de que um pequeno sorriso já apareceu no canto da sua boca, assim como tem um neste exato momento na minha.
As lembranças de dois dias rápidos, porém intensos, e 600 km rodados em Minas povoam minha cabeça e fazem o meu estomago rosnar como um cão raivoso.
De Betim a Tiradentes, passando pelas fazendas e sítios na roça de Congonhas, Minas me mudou um pouquinho. Não sou um cara fácil, quem me conhece sabe disso. Me comunico melhor com a comida do que com as pessoas. Tenho vergonha de ir à casa dos outros e em situações sociais me sinto acuado.
Mas como não se sentir à vontade na casa de um mineiro? Um sorriso ao te receber e logo a tão temida pergunta. Quer um cafezinho?
O café estará lá mesmo, pode apostar. Mas não estará só. Aí vem a broa, o queijo, as geleias, os biscoitinhos, um bolo e seu anfitrião só vai sentar para uma boa prosa depois que não couber nada na mesa.
Acho que os mineiros estão para o Brasil assim como os italianos para a Europa. Fartura à mesa, qualidade nas matérias primas, simplicidade e perfeição nos preparos, simpatia e calor humano.
Eu vi muita coisa nesses dois dias, da moagem da farinha de milho no moinho d’água de cem anos na fazenda Bombaça, que vende os melhores biscoitos de polvilho que já comi, passando pelo sítio do Zezeca, com sua simpatia e a broa com queijo que palavras nunca serão o bastante para descrever.
E, chegando ao restaurante Ora Pro Nobis, o João, mesmo depois de um dia de muito trabalho em pleno festival, me recebeu com uma leitoa, uma cachaça e um enorme sorriso.
Da simplicidade desse povo nasce a excelência de sua comida, seja na roça, seja numa cozinha profissional. Sua generosidade é tão grande que até as mesas têm gaveta. A água de lá tem alguma química que faz as mulheres ficarem lindas e os animais de criação, enormes.
Como as maravilhas de Minas, este texto nunca teria fim.


ANDRÉ MIFANO é chef do restaurante Vito, rua Pacoal Vita, 329, Vila Beatriz, São Paulo

SIGA CHICO MAIA NO TWITTER:

http://www.twitter.com/chicomaiablog


» Comentar

Comentários:
14
  • Rodrigo AR disse:

    Muito bom o text. Só não estou certo se a gaveta era por generosidade. abs

  • Francisco Barbosa disse:

    E quando é feito no fogão de lenha e com água da bica e pastel de farinha de milho e recheado com queijo caseiro e…

  • Gilmar disse:

    Quem aí é mineiro e nunca perguntou pra uma visita:”Vamo tomar um cafezinho?”
    Por isso que eu gosto desse meu estado.Meus conterraneos são gente de primeira qualidade.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Muito bom ver um reconhecimento como este de um paulista. E não é qualquer um… É um “Chef” de cozinha quem está falando…

    Também me sinto um privilegiado por ter nascido aqui em MG. Em “Belzonte” !

    E é bom ver um reconhecimento assim, porque, o que muitas das vezes a gente vê na TV, são alguns programas e novelas, tratando Minas e os Mineiros, de forma caricata, sempre levando pro lado caipira e de forma pejorativa.

    Mas quem realmente conhece MG e principalmente conhece vários outros Estados, sabe que MG é sim uma terra boa de mais da conta sô !!! rsrs

  • EDUARDO BH disse:

    Fantático !!!! bom demais da conta, sô….

  • Alberto disse:

    Sou mineiro e moro 07 anos em SP. Vou sempre à BH mas a saudade da nossa terra é muito grande… Que bom ler uns textos assim para reviver os bons tempos! Abraço Chico!

  • Aurélio Mendes disse:

    Vai completar um ano que moro em Brasília e a saudade de Minas é minha companheira diária, especialmente de BH. Estilo de vida é uma coisa curiosa, é difícil mudar. Mas a gente vai levando e vou visitando BH sempre que posso. Saudade também quando viajava a trabalho pelo interior de Minas e tive a oportunidade de conhecer o estilo de cada região do Estado. Tempos bons que não voltam nunca mais, a não ser nas lembranças. Hehe.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Oh Minas Gerias… quem te conhece não esquece jamais!!!

    Sou um mineiro apaixonado por essas montanhas, adoro qualquer cidade do interior, especialmente a querida Resende Costa, terra de meus pais… 🙂

  • Bertoldo disse:

    Até que enfim os árbitros deixaram alguém ultrapassar o Corinthians. Já deveria ter acontecido bem antes. Com aquele time horroroso, só quero é ver se o Corinthians volta ao primeiro lugar.

  • Juca Baba disse:

    Bom dia Chico Maia!! Tenho percebido que vc tem entrado em outros assuntos (alias muito interessantes!!) extra futebol….imagino que:a situação dos nossos clubes,é tão caotica,que é muito melhor mesmo entrar em assuntos variados.

    Gosta de seu jeito eglético e principalmente de sua posição independênte de analisar as mais variadas situações.

    Falar de derrotas do Galo é horrível,é muito melhor falar de Conceição do Mato Dentro,de Tiradentes,de Sete Lagoas,de cerveja e etc e etc e tal.

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    É realmente muito bonito o texto Chico, só conhecendo Minas para entender a sua essência o que com somente palavras é difícil explicar.

  • Vinicius disse:

    Chico

    Se ele conhecesse a região um pouco mais ao norte, tipo Diamantina, iria se encantar ainda mais. A região que ele conheceu é sem dúvida uma grande representante do nosso estado, mas como disse o Grande Mineiro Guimarães Rosa : “Minas são muitas”.

    Saudações Atleticanas.

    Vinicius

  • J.B.CRUZ disse:

    Para nós Mineiros não disse nenhuma novidade,mas, para outros Estados fica a propaganda nada enganosa!!