Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Exemplos do Rock in Rio que valem para nós

Muito interessante o artigo do Agostinho Vieira, no O Globo de ontem, que vale para Belo Horizonte nos preparativos para 2013 e 2014:

* Rock in Rio, um bom exemplo do nosso despreparo

Deu no Globo – Coluna Eco Verde:

Agostinho Vieira

Alguns dos melhores momentos da histórica primeira versão do Rock in Rio, em 1985, foram passados na chuva, no meio da lama. Literalmente, não havia tempo ruim. Foi difícil de chegar, difícil de sair. Mas iam todos numa direção, com uma só voz, uma canção. Era a pré-adolescência dos mega eventos no Rio. Em 2011, não dá mais para ser assim. Esta nova edição do festival foi o primeiro grande teste para uma cidade que ainda vai receber a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. E o resultado? Muito ruim.

Fomos reprovados em itens básicos como transportes, limpeza, saneamento, educação e até matemática. Alguém calculou mal a relação entre as estruturas montadas e o volume de pessoas. O conceito dos ônibus especiais, com ar condicionado, era bom, mas morreu na praia. Por que não garantir esse tipo de transporte para todos? Pelo menos para todos que quisessem ou pudessem pagar. Em lugar disso, filas e mais filas.

Em cidades civilizadas do mundo, chega-se num evento deste porte, ou até maiores, de transporte público: rápido, barato e seguro. Aqui tivemos quem pagasse dez reais para usar o disk-burro ou sete mil reais para chegar de helicóptero. Quem acreditou no apelo ambiental dos organizadores e foi de ônibus comum, levou mais de duas horas para chegar, andou por cerca de dois quilômetros, passou pela favela vizinha e pode sentir o forte cheio do esgoto a céu aberto. Uma aula de sustentabilidade.

Na cidade do Rock, a proposta “verde” ficou restrita à grama sintética. À medida que os shows iam se sucedendo, aumentava o volume de lixo no chão. Numa disputa bem acirrada entre a falta de educação e a de organização. Teve também as filas, com direito a tumulto, para quem quisesse comer mal. E a tradicional falta de segurança. Já o som e os shows estavam ótimos e todos se divertiram muito. Talvez resida aí o nosso maior problema: o carioca se diverte sempre.

* http://busk.com/deck/rock-in-rio-um-bom-exemplo-do-nosso-despreparo?q=c%3Aentretenimento&rank=0&rec_id=related_items-d2aae5c299cb736cab32c856fd0d096e


» Comentar

Comentários:
0