Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Daqui a pouco a definição se BH abre a Copa ou leva prêmio de Consolação

O prêmio consolação seria com a abertura ou encerramento da Copa das Confederações em 2013, e talvez, um jogo das quartas de final de 2014.

Reportagem do Globo.com:

CONFED

* “Fifa e COL decidem nesta 2ª as sedes da Copa: 4 em ‘guerra’ pela abertura”

Favorita São Paulo enfrenta concorrência de Salvador, Belo Horizonte e Brasília pelo primeiro jogo de 2014. Anúncio só será feito na quinta-feira

A Fifa e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL) se reúnem nesta segunda-feira, em Zurique, para decidir os locais dos jogos do Mundial e da Copa das Confederações de 2013. Todas as 12 sedes serão analisadas e a decisão final estará em um documento que será encaminhado ao Comitê Executivo para ser aprovado. Quatro cidades vivem uma expectativa maior sobre o encontro na Suíça: São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Brasília são as principais candidatas para a abertura. Os paulistas aparecem como favoritos, mas nunca tiveram a confirmação oficial que receberão a primeira partida, o que alimenta as esperanças das “rivais”.

– Esta será a sexta reunião entre Fifa e COL sobre as sedes. Apresentaremos as cidades e será definido tudo sobre a Copa – explicou Rodrigo Paiva, diretor de comunicação do comitê.

Apesar da reunião ser nesta segunda, o anúncio dos locais dos jogos dos torneios no Brasil só será revelado na quinta pela Fifa, também em Zurique. O evento está previsto para começar às 13h50m (de Brasília) e terá a transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM e da TV Globo, direto da Suíça.

Doze cidades foram escolhidas como sedes da Copa de 2014: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Cuiabá e Natal. Desde o anúncio do Brasil como organizador do evento, o Rio trabalha como local da final do dia 13 de julho: palco da decisão de 1950, o Maracanã é dado como certo para a decisão do segundo Mundial no Brasil.

A abertura é a grande dúvida. São Paulo, que de início apresentou o Morumbi como opção e acabou vendo suas chances se voltarem para o futuro estádio do Corinthians, é apontada como favorita. Belo Horizonte aposta no bom andamento das obras no Mineirão para convencer a Fifa e até foi escolhida pelo COL para receber o evento oficial que marcou os 1.000 dias para a competição. Ao lado de Pelé, a presidente da República, Dilma Rousseff, participou das comemorações na capital mineira. Também com obras adiantadas, Salvador e Brasília disputam com os “rivais” do Sudeste.COPA

Calendário da Copa das Confederações

A reunião em Zurique também vai definir o calendário da Copa das Confederações, que acontecerá entre 15 e 30 de junho de 2013. As 12 cidades de 2014 podem ser escolhidas, mas os dirigentes da Fifa e do COL levarão em consideração o panorama das obras dos estádios para a Copa.

O Maracanã, que sofreu com as constantes greves dos operários, teve sua reforma atrasada em dois meses. Contudo, Sergio Cabral, governador do Rio de Janeiro, garantiu que tudo será entregue a tempo da Copa das Confederações, e o estádio é cotado para a final.

A Fifa anunciou em maio que a cidade de São Paulo está fora da Copa das Confederações. Natal também não terá o estádio pronto antes de junho de 2013. Brasília e Belo Horizonte disputam o direito de abrir a competição. A dúvida que persiste é quanto ao número de sedes. Podem ser cinco ou até seis.

* http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2011/10/fifa-e-col-decidem-nesta-2-sedes-da-copa-4-em-guerra-pela-abertura.html?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=globoesportecom

SIGA CHICO MAIA NO TWITTER:

http://www.twitter.com/chicomaiablog


» Comentar

Comentários:
7
  • luiz disse:

    heheh essa ai acima trabalha na fifa sabia de tudo!! rrsrs

  • CELESTE DE BH disse:

    Se Belo Horizonte ganhar a final da Copa das Confederações terá sido um bom prêmio de consolação, uma vez que será a partida mais importante.
    E vai superar Brasília, que deverá ficar com a abertura, que não quer dizer nada. Se isso acontecer, valeu pela tentativa e elevou ainda mais o nome da cidade, ao ser indicada para a abertura da Copa 2014.
    Mas, agora, BH deve pleitear uma das semifinais da Copa 2014. Se ficar apenas com um jogo das quartas-de-final, sim, será uma grande decepção.

  • Alisson Sol disse:

    Ter Copa do Mundo e Olimpíadas, realmente não devíamos ter. Mas agora é tarde: melhor vigiar do que chorar o leite derramado depois.

    Uma coisa interessante que estou notando no Pan-Americano: os locais de evento todos tem os nomes de patrocinadores (Nissan, Temex, etc.). Nos EUA, a cobertura do Pan na TV aberta está sendo mínima, só a TV a cabo transmite eventos regularmente. Mas cada citação do estádio/ginásio com nome do patrocinador já deve compensar, e deve-se ter economizado muito para a organização do evento. Será que economia semelhante ocorrerá no Brasil?

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    denilson,

    fico feliz em saber que não estou solitário, esse povo provou que podiam ter investido no país há muito tempo, dinheiro não faltava, faltava vontade política mesmo, uma vergonha um estado como MG ter uma greve de professores com mais de 100 dias, é como se você ficasse meio ano sem trabalhar, considerando a duração do período letivo, irrecuperável isso, pros meninos que estavam batalhando pelo Enem. Essa copa e a olimpíada vão sair dos cofres públicos, sem nenhuma iniciativa privada, como prometeram, vão reformar tudo e depois entregar ao setor privado para administrar. Vamos nos arrepender desse desvario.

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Brasília vai abrir a copa e o Rio vai fechar, em Bh talvez a copa das confederações, aposto.

  • denilson disse:

    Por mim..nem copa haveria aqui.
    Quanta exigência..quanto dinheiro rolando pelos cofres públicos.
    Em nome da FIFA, pode-se gastar o que quiser.
    Estádios de 800,900 milhoês de reais..Pra quê???!!!
    O Romário tem razão “o que fazer depois da copa com estádios em Manaus, Cuiabá, Brasilia??? Esses estados tem time para jogar neles???
    O próprio Mineirão é um elefante branco durante a semana.Utiliza-lo para dois, tres jogos semanais é muito pouco para um gasto desse tamanho.
    Quantas escolas ..qtos hospitais ..dariam para fazer com esse gasto excessivo???
    Primeiro, deveriamos resolver os nosssos problemas básicos, depois sim
    poderiamos investir em mega eventos.
    Agora, que diferença faz se a abertura for aqui, ou no Rio , ou em SPaulo..ou em que lugar seja.
    Grande balela isso.
    Olha, estou muito mais preocupado com o nosso Galo do que essa porcaria de copa que já passou dos limites aos meus ouvidos.

  • J.B.CRUZ disse:

    Acredito que o MINEIRÃO abre a COPA DAS CONFEDERAÇÕES, mas na COPA DO MUNDO, São Paulo ABRE e RIO DE JANEIRO encerra…NORMAL!!