Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Só em filmes de Bruce Lee e Van-Damme

A segunda-feira foi de comemorações em torno de Hugo Hoyama, que chegou a 15 medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo 10 de ouro.

Depois de conquistar a 9ª de ouro, no Rio’2007, ele chegou a dizer que estava pensando em parar.

Com 42 anos de idade; motivado com tantas homenagens, aqui e no Brasil, não fala mais em se aposentar e pode até encarar mais um Pan, em 2015, em Toronto, no Canadá. Especialmente se faturar mais uma medalha de ouro amanhã, na disputa individual.

Nós que estávamos no principal centro de imprensa do Pan-Americano não pudemos ver ao vivo a conquista de Hoyama, já que os telões, sintonizados na Rede Record, mostravam na mesma hora, reprise da conquista da medalha pelas meninas da ginástica ritma do domingo.

Fiquei sabendo depois que quem estava no Brasil assistiu o mesmo que nós aqui.

Mas a imagem que mais me impressionou até agora neste Pan, foi o nocaute do argentino Sebastián Crismanich no canadense Sebastien Michaud. Uma cena rara, dessas que a gente costuma ver só nos filmes de Bruce Lee ou Jean-Claude Van Damme.

Com o prestígio do bronze olímpico em Pequim, o canadense era favorito e quis fazer valer esta condição: partiu para cima, e levou um contra-ataque fatal.

Volta com a cabeça inchada para casa.

A prefeitura e associação de comércio de Guadalajara comemoram os primeiros números apurados em função da realização dos Jogos aqui: 40% a mais de turistas ocupando os hotéis, comprando ingressos para museus e outros atrativos da cidade e região, desde o dia 10, quando começaram chegar as delegações.

Estrangeiros e principalmente mexicanos de outras regiões são os responsáveis por este incremento na economia local.

Normalmente muito ruim, o trânsito não tem sido motivo de grandes reclamações entre as delegações e a população local. Seguindo o hábito costumeiro de grandes cidades que recebem eventos desse porte, Guadalajara deu férias escolares para todos os níveis, do dia 14, data da abertura, até o dia 30, quando se encerram os Jogos.

Não está havendo nem necessidade de se usar a faixa exclusiva dedicada aos veículos credenciados pela organização.

A política mexicana está diretamente envolvida com a organização do Pan. O governador do estado de Jalisco, Emilio González Marquez, é do Partido da Ação Nacional – PAN – o mesmo do presidente da república, Vicente Calderon. Ele presidente o Comitê Organizador. O prefeito de Guadalajara, Jorge Aristóteles Sandoval Díaz, é do Partido Revolucionário Institucional – PRI, o maior opositor, e ocupa a vice-presidência do Comitê.

Governador e prefeito tentam manter as aparências, mas constantemente os interesses de cada um são notados até por quem é de fora e não conhece a política local. Dependendo do objetivo ou reduto eleitoral, um não convida o outro para seus eventos.

Trocas de acusações não faltam de ambas as partes quando alguma falha da área pública é reclamada ou denunciada pela imprensa, que por sua vez, também se divide entre um e outro.

CANADA3

Nos intervalos das disputas, atletas, dirigentes e familiares vão curtir as atrações de Guadalajara e região.

As danças típicas e comidas são as mais procuradas, como neste restaurante, chamado de “Bariachi”, na Avenida Vallarta, onde boa parte da delegação do Canadá estava sábado à noite.

SIGA CHICO MAIA NO TWITTER:

http://www.twitter.com/chicomaiablog


» Comentar

Comentários:
2
  • Fabrício Melo disse:

    Todos os presidentes do Galo que eram amigos do Perrela lascou com o time. Nossa esperança era o Kalil, mas quando vi alguém da imprensa dizer que ambos se tornaram amigos, pensei: coitado do Atlético…

  • miro disse:

    ao stefanovenuto,dudugalommaio eo marcao de varginha vcs por acaso sabes onde anda o KALIL?o PERRELA nois sabemos onde esta.em Brasilia enriquecendo mais ainda.os dois nao estao nem ai para os timecos que eles mmontaram.