Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A cobertura do Pan pela mídia do México e de Guadalajara

De forma crítica a imprensa mexicana se divide na cobertura dos Jogos Pan-Americanos, porém, todos abrem grandes espaços, com cadernos especiais diários nos jornais, programas exclusivos nas TVs e emissoras de rádio.

Óbvio que os de Guadalajara dedicam mais espaços e têm visão mais crítica, em função da interferência da competição no dia a dia da população. O jornal “Milênio” cobre mais a política, e é o mais duro nas cobranças e denúncias.

Questionou o governador Emílio González que teria gasto o dinheiro destinado a cidades do interior com obras do Pan.

Foi o primeiro a dar razão ao goleiro Douglas, do Cruzeiro, reserva na seleção masculina, quando ele reclamou que estava faltando água da Vila do Pan.

Cinco dias depois, o “El Informador”, mais moderado, dava em manchete na primeira página que 50% da cidade estava sem água. Visualmente é o jornal mais interessante e tem um caderno voltado só ao Pan, com excelente cobertura. Um colunista se dedica exclusivamente à visão do cidadão em relação aos Jogos. Dia desses escreveu que a Chapultepec tornou-se uma “zona de tolerância”, referindo-se à famosa avenida, escolhida para ser o principal ponto das Fan-fest.

Elogia a ideia, mas reclama da falta de organização e vigilância o que faz com que os moradores e comerciantes da vizinhança sofram com barulho fora de hora, garrafas quebradas e muito lixo na manhã seguinte, cheiro de urina nos muros, árvores, paredes e casais quase praticando sexo nos lugares mais escuros.

Também denuncia que o Comitê Organizador está desperdiçando a chance de mostrar à imprensa estrangeira as riquezas culturais da região, promovendo só shows musicais ao invés de apresentar o trabalho de artistas de outras áreas que não sejam a música.

Um dos jornais mais vendidos é o “Mural”, com dois cadernos de esportes diários: um só do Pan e o outro normal, chamado “Cancha”. Entrevista estrangeiros que estão aqui, dá dicas do que se fazer em Guadalajara e mostra também o que cada país que disputa os Jogos tem de melhor. Já indicou o pão de queijo do Brasil, encheu a bola do Jota Quest, Ivete Sangalo (como novos ícones da nossa música) e muitas fotos do Rio de Janeiro.

Quase todos os jornais são disponibilizados como cortesia no Centro de Imprensa da Expo Guadalajara.

Há também os três jornais da Organização Editorial Mexicana- OEM, que só falam bem dos Jogos e põem de cinco a 12 fotos em cada edição, do presidente da ODEPA – Organização Desportiva Pan-Americana, Don Mário Vasquez Raña, o todo poderoso cartola braço do Comitê Olímpico Internacional nas Américas.

Também pudera, estes jornais pertencem Don Mário, 81 anos de idade, figura contestada do meio esportivo, apontado no livro “Os Senhores dos Anéis”, como um dos criadores do “Clube” ou “Famiglia” olímpica, cujos grandes criadores, nos anos 1970, foram o antigo presidente da Adidas, o alemão Horst Dassler, o espanhol Juan Antônio Samaranch e João Havelange.

Para que tenham uma ideia da cara de pau de um dos jornais desse sujeito: diante de tantas críticas às filas gigantes para se comprar ingressos aqui, o “Ocidental” fez uma reportagem, com um “torcedor” na fila, sob sol escaldante, e o cara disse que “compensa ficar três horas na fila para ver as competições do Pan”.

Não dá para ler os jornais do sr.; Raña.

Também Dona Paquita Vasquez Raña Marques, tem várias fotos publicadas todos os dias pelos jornais da OEM. Não preciso nem dizer que é a mulher dele, não é!?

APRESENTADORDEGRAVATACOMOCHEFEAOFUNDO

O apresentador da seção de esportes da FOROtv ironiza os apresentadores de terno e esculhamba na vestimenta.

APRESENTADORDEGRAVATACOMACOLEGAAOLADO

Sempre mulheres muito bonitas nos noticiários jornalísticos. Nem que seja só para compor o quadro.

NOVEESQUINASPRAÇA

Um dos lugares mais cativantes de Guadalajara, apesar de pouco indicado aos turistas é a Praça das 9 Esquinas.

NOVEESQUINASPRAÇAPELOOUTROLADO

Bons bares, mariachis, restaurantes, boates e máquinas caça-níqueis.

NOVEESQUINASPREDIOTIPICO

Prédios, como este, daqueles que a gente só vê em antigos filmes de faroeste mexicano.

NOVEESQUINASBIERIERIA

A melhor cervejaria e restaurante do pedaço é essa aí.

NOVEESQUINASCOZINHA

Ótima cozinha e cozinheiras muito gentis.

NOVEESQUINASCAVEIRA

A decoração também está no clima da “festa” do Dia dos Mortos, dia 2 de novembro.

NOVEESQUINASCLIENTES

Familias frequentam a região até determinado horário; depois a boemia toma conta.

NOVEESQUINASUMADASRUASDEACESSO

Uma das ruas de acesso à Praça das 9 Esquinas, a apenas umas cinco quadras da Avenida Juárez, no Centro.

SIGA CHICO MAIA NO TWITTER:

http://www.twitter.com/chicomaiablog


» Comentar

Comentários:
1
  • Felipe de Castro disse:

    Só sei que esse PAN é uma grande porcaria. Não vale de nada, pois nas olimpiadas e nos mundiais o Brasil é um tremendo fiasco.
    Pena que você Chico Maia esteja perdendo seu tempo com essa grande farça do esporte das Américas.
    Sds Celestes