Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Eleição no Galo

Esta é a minha coluna de hoje, no O tempo.

O que penso sobre o processo sucessório no Atlético que está rolando. Eleição dia 14 de dezembro:

O Cruzeiro tem tradição de ótimo nível em suas questões políticas internas. Passado o processo eleitoral, quem perde o pleito deixa os eleitos conduzirem os destinos do clube. Graças a isso, tornou-se uma das maiores forças do futebol Sul-Americano, enquanto seus maiores rivais paravam no tempo, se engalfinhando em brigas internas que só os jogaram para baixo.

Foi preciso o América cair para a segunda-divisão estadual e ir parar na terceira nacional, para que suas lideranças criassem juízo e se unissem para evitar o fim do clube, e retornar à Série A do Brasileiro.

O Atlético parece que também aprendeu a lição. Quando todos imaginavam que com Alexandre Kalil presidente, a turbulência política fosse tomar conta do clube, está ocorrendo exatamente o contrário. Se tem uma coisa que ele próprio não pode reclamar é da oposição alvinegra, que em nenhum momento do seu mandato criou qualquer problema ou fez qualquer onda.

Hoje, nem parece que teremos eleição presidencial no Galo dentro de 40 dias, apesar de três candidaturas postas: Desembargador Irmar Ferreira Campos; engenheiro Frederico Peçanha Couto e Kalil, à reeleição.

Força

Mesmo com o Atlético lutando contra o rebaixamento, nenhuma ofensa, nenhum golpe baixo ou cenas que eram tão comuns nas disputas eleitorais dentro do Atlético. Em fins dos anos 1970 o saudoso Marum Patrus teve que usar o seu poder de Delegado de Polícia Civil para serenar os ânimos e evitar uma tragédia, numa eleição como sempre explosiva na sede de Lourdes.

No grito

Dr. Marum acabara de assumir a presidência do Conselho Deliberativo no lugar do também saudoso médico Francisco Neves, que fora forçado a renunciar momentos antes, por uma das chapas. O bate-boca estava incontrolável, prestes a se tornar briga de braço, quando o Delegado socou a mesa e gritou que exigia respeito.

Silêncio

Ao ver o revólver do Delegado Marum sobre a mesa, os brigões se contiveram e fizeram silêncio. Os trabalhos prosseguiram normalmente, sem mais nenhum tumulto. Marum Patrus era um grande apaziguador de contendas no Atlético, nunca teve fama de violento nem na sua profissão, mas neste dia teve que apelar. Tornou-se um termômetro da política atleticana.

Apoio

Hoje, seu filho Marcelo Patrus, é um dos articuladores respeitados da política alvinegra e integra uma das alas que têm mais votos, a do ex-presidente Ricardo Guimarães. E anteontem, eles, junto com Dedé (Vila Olímpica), Geraldo Leite (Labareda) e outras lideranças de peso estiveram em Lourdes, manifestando apoio à reeleição de Alexandre Kalil, que continua com seu grupo unido.

SIGA CHICO MAIA NO TWITTER:

http://www.twitter.com/chicomaiablog


» Comentar

Comentários:
25
  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Dudu GALOMAIO,

    Na parte das camisas, eu me distraí aqui e não vi… hehehe

  • Klang disse:

    Paulo Henrique, perfeita a sua análise sobre o Cruzeiro ajudar o Galo nessa reta final. Melhor que quase todos, senão todos, cronistas esportivos desse país.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Fala Clayton… belê?
    Cidadezinha gostosa é aquela viu?
    Sei que sou suspeito pra falar… vc viu as camisas que o pessoal que tecia usava? rsrs
    Quando disse que lá tem mais atleticanos, vc e o Emílio me zoaram. Por ali, começa a prova…
    Quanto as festas, são muito boas. Em especial o carnaval (tão tradicional em cidades históricas como Resende Costa).

    Abraço!

  • João disse:

    Espero que o Kalil continue!Sem mais.

  • clauber disse:

    Não conheco os outros candidatos à presidencia do CAM, mas penso que no momento de tranquilidade o Kalil deve ser reeleito. Com certeza temos problemas com o futebol, mas penso que estamos muito perto de voltarmos ao topo. Espero que para 2012 tenhamos continuidade do time pois isso faz e muito a diferenca. Conjunto… esse é um dos ingredientes que a diretoria deve levar em conta.

  • Paulo Henrique disse:

    Há muitas falhas na administração Kalil…e acho que o nível de transparência não é o ideal.

    O Conselho é viciado. Este sim precisa de uma renovação.

    Como não conheço os demais candidatos, só resta rezar para que o Kalil (alguém acredita que ele não ganhará?) aprenda com os erros e melhore em 2012.

    Aproveitando o ensejo, vamos falar do dilema do Cruzeiro.

    Nas rodadas finais, ele enfrenta Avai, Atlético PR e Ceará.

    Se ganhar, se salvará, mas ajudará o Galo.

    Se empatar, ficará no sufoco e ainda ajudará o Galo.

    Se perder, será rebaixado e ajudará o Galo.

    E agora Cruzeiro?

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    E aí Dudu GALOMAIO…

    Apareceu né ?? rsrs

    Bacana conhecer um pouco mais de Resende Costa. Legal ver um pouco do artesanato da cidade.

    Quando rolar uma festa bacana lá, arruma um cantinho pra mim lá, que eu tô garrado ! rs

    Abraços

  • Alexandre Luiz disse:

    Gosto muito do Kalil, mas como presidente não dá mais. O Kalil é diretor de futebol e só! Os outros nomes também não me agradam. Vi o vídeo do Fred Couto e achei muito fraco. O Imar até agora não disse nada com nada. Com esses três o Atlético vai continuar na prateleira do meio no futebol nacional.

  • leandro disse:

    séra que não é a hora de mudar? o kalil tá no galo desde1999,e nunca ganhou nada.junto com o ricardo guimaraes levaram o galo parao fundo do poço, e nimguem nunca questionou.a divida publicada na revista placar é mais de 500 milhoes e tá tudo normal o time há 2 anos luta contra o rebaixamento, e cade a idignação do atleticano vamos mudar e mandar esse ditador pra bem longe do galo porque eu quero ver o meu time campeao.

  • Renato Mello disse:

    KALIL POR MAIS TRE…ZENTOS ANOS À FRENTE DO GALO!!! PLANTOU MUITA COISA BOA NOS PRIMEIROS ANOS DE MANDATO; DEIXEM O HOMEM COLHER AGORA, POIS MAIS QUE NINGUÉM, ELE MERECE!!!! Como alguns aqui bem lembraram, quando o GALO MAIS PRECISOU, estava totalmente à DERIVA, com NINGUÉM QUERENDO ASSUMIR, apareceu QUEM? ALEXANDRE KALIL. O ÚNICO que teve PEITO pra assumir o GALO na pindaíba que se encontrava. Foi uma atitude de risco enorme, pois um dirigente que sempre foi amado pela MASSA (tanto que era pedido para presidente na época, e sua vitória foi MUITO comemorada por todos os atleticanos), colocou esse mesmo amor da torcida por ele em risco sim; se fosse bem, seria mais amado; fosse mal, poderia correr o risco de passar a ser odiado. Pois veio, assumiu, e se não montou um time maravilhoso, fez uma coisa essencial para o glorioso: os adversários voltaram a ter de RESPEITAR o GALO. Sei que o time não correspondeu, à exceção de 2009; mas ele endureceu em negociações, mostrou que o GALO não era qualquer um, estruturou o CLUBE totalmente, tomando atitudes a ponto de o GALO NUNCA MAIS PEGAR ADIANTAMENTO DE COTAS DE TV COM A REDE GLOBO, por exemplo. O GALO hoje em dia, é um dos ÚNICOS CLUBES DO BRASIL QUE NÃO PRECISA PEGAR ESMOLA DA GLOBO PRA SOBREVIVER. E ISSO, PAGANDO EM DIA!!! É pouco??? Nossa cota do ano que vem está inteirinha lá na Rede Globo, A RECEBER. Os outros times – incluindo o rival – já pegaram seus adiantamentos para 2012. Alguém aí tem saudades do GALO de “pires na mão”? EU, definitivamente, NÃO! Pois lembrem que quem nos tirou dessa situação foi o Kalil, antes de saírem apoiando aproveitadores de plantão que passaram a lembrar que o GALO EXISTE, SÓ AGORA!!!
    GALO NO PEITO,NA ALMA,E NO FUNDO DA GARGANTA,SEMPRE!!!
    ALEXANDRE KALIL PARA PRESIDENTE REELEITO DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO!!!
    GAAAAAAAAAAAAALLLLLLLLLLLLLÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ!!!!!!!!!!!!!

  • Zé Carlos disse:

    Não acho que Kalil precise ou mereça outra chance, que não seria a 2ª mas sim a 3ª. Estão se esquecendo que ele mandou embora o Ramon a pedido de Levir Culpi? Estão se esquecendo que ele espantou o Marques depois que o Geninho abriu as pernas pro curintias? estão se esquecendo de alex alves? aquele da musiquinha, que depois deu banana pra massa! Acredito que ele (Kalil) seja atleticano, mas ele se acha o mais de todos, o problema é que ele não vibra na mesma frequencia do time de futebol, parece não entender disso…E tem esse careca dono do banco que quer ser dono do Galo, foi só ele aparecer e dispencamos da cabeceira do ranking do Brasileirão pra segunda divisão, confiram… Eu não sei quem deve entrar, mas que tá ruim tá. Tô preocupado.

  • Luiz Fernando disse:

    Caro Chico;

    Muito legal a lembrança do saudoso Dr. Marum Patrus.
    Não tive a felicidade de conhecê-lo pessoalmente, mas já ouvi diversos casos a respeito dele durante todo o ótimo período que trabalhei na Patrus transportes Urgentes, empresa a qual seus filhos Marcelo, Marina e Marco Antônio administram com maestria.
    Certa feita ouvi do Roberto Abras que o Atlético foi jogar contra o Sport em Recife-PE, o time estava concentrado num hotel próximo a praia da boa viagem e duarante toda noite e início de madrugada os torcedores do Leão soltaram fogos e rojões com o intuito de perturbar o sossego da delegação do Atlético na noite anterior ao jogo. Irritado com toda aquela situação, Dr. Marum saiu na portaria do hotel, sacou um revolver e disparou uns tiros pra cima para assustar o grupo de torcedores e selar a paz naquela noite……………não desconfiando da fonte, pois tenho no Roberto uma reserva moral da imprensa mineira, no dia seguinte em que ouvi esta história na turma do Bate Bola perguntei ao Marco Antônio Patrus sobre este fato, e ele, discretamente confirmou tudo………….
    Marum Patrus, descanse em paz………………..Grande homem…Excepcional ser humano…………………

  • Frederico Santos disse:

    O projeto de sócio torcedor, segundo o próprio kalil, será implantado no Atlético, assim que BH tiver um estádio pronto.

    Da forma que está, melhor é o Kalil continuar, conseguiu fazer muita coisa em pouco tempo, errou dois anos seguidos desmanchando e montando time no meio da temporada. Mas o que os outros fizeram? Se manter essa base que vem jogando, o Tardelli, tá querendo voltar, dispensando apenas os come dorme, esse time estará num nível muito bom ano que vem, pode não ganhar nada, mas vai estar no caminho certo.

    Estruturar um clube de futebol não é só ganhar títulos, tem que dar continuidade no trabalho, O corinthians foi campeão em 2005 e rebaixado em 2006, Juventude, Criciúma, Sport, Paulista, stº André foram campeões da Copa do Brasil e agora onde estão? O São Caetano foi finalista da Taça Libertadores e aí? Claro que como atleticano eu também já não aguento mais o jejum, porém, a curto prazo não teremos nada!

  • Alisson Sol disse:

    E, antes que alguém me confunda com meu xará, mesmo não sendo torcedor do Atlético-MG, eu tenho duas opiniões:
    – A “tranquilidade” do Atlético-MG hoje mostra claramente quem sabe e quem não sabe ser oposição naquele clube.
    – Eu sou totalmente contra torcida participar de eleição nos clube. O torcedor não sabe nada do que está acontecendo no dia-a-dia do clube, e vai votar pelo critério “simpatia”. Depois, fica um enorme problema para uma futura administração resolver, geralmente aproveitando-se de favores públicos.

  • dan disse:

    Os que são a favor do kalil argumentam que ele é melhor que o ziza… vai pensar pequeno assim no lanna drumond!

  • Alison disse:

    Boa tarde!
    Sou contra o sistema de eleição no GALO, sistema ditador e elitista, com a implantação do sócio torcedor todos os torcedores associados deveriam ter poder de voto, ai sim teríamos um presidente escolhido pela torcida, do jeito que esta não vai mudar nada.

  • Fabricio Cruz disse:

    Prefiro agora pensar no próximo desafio do Galo que é a batalha contra o Grêmio.Afinal,essa é a única maneira de nós,torcedores,ajudarmos essa filosofia que amamos.
    Temos duas posições políticas distintas,expressas na opinião de cada torcedor.Então é hora de fazer o que nos compete:TORCER E AMAR o nosso Clube Atletico Mineiro,como sempre ou como nunca… e que vença a MORAL nessas eleições (digamos) de cartas marcadas,onde o poder econômico prevalece!

  • Luciano nogueira disse:

    Prefiro alguém que erre contratando jogadores por três milhões de euros, e pagando, do que alguém que traz o Mexerica alegando que o time não tem dinheiro.
    Não há como acertar todas. E me penitencio de ter achado que o Dorival estava certo quanto a liberar alguns jogadores. Errou em vários, especialmente no Diego Souza.
    Quem tem grana e nome uma hora acerta. Quem não tem, fica com o resto dos outros, como acontecia com a gente até pouco tempo atrás.

  • Ismael disse:

    Depois de fechar um contrato milionario com a Globo e outros patrocinadores, todo mundo que uma boquinha dessas…

    … quando diziam que o CAM estava falido, ninguém queria!

  • Rodrigo Assis disse:

    KALIL é rei, mais três anos sim, e se precisar mais ainda.

    A oposição não pode falar nada, quando o Ziza se borrou e deixou o clube a deriva, só o Kalil teve culhões de assumir, se não me engano todo mundo que tinha mandato renunciou de medo, um lá até inventou doença pra não assumir.

    Agora que o Kalil ajeitou a casa, lá vem os oportunistas, apoiados pelos anônimos das redes sociais.

    Tô fechado com o Alexandre Kalil e com o Atlético, A massa unida, é invencível.

  • audisio disse:

    Fred quem?
    Acho que o Kalil deve continuar. Ele fez sim um bom trabalho estruturalmente e está aprendendo tomando cacetada a mexer com o futebol! Não é fácil! Melhor do que esse papo mingau de marketing e inchar novamente o clube transformando-o num imenso cabide de empregos. Lembra-te do Tite! Sem administração e sem time de futebol!
    Tenho certeza que mantendo esta base, com a volta do Tardelli e mais um jogador, sem mais contratações para incharem o plantel, mantendo o Cuca. Só isso é o que necessário fazer. O resto são clichês chatos de repórteres de baixo nível. Não agüento mais esse discurso fanfarrão: “É necessário profissionalizar o clube”! Ridículo. Então o Maluf não é profissional? Os profissionais que compõem a comissão técnica serão amadores? Como o Kalil diz: O Marketing do Atlético é o seu time. Se o time estiver bem vende camisas, lápis e chocolate. Se o time estiver mal, pode-se contratar o Marcus Valério que não vai dar conta de vender uma camisa! O que o Kalil fez foi tocar com simplicidade e honestidade as coisas do Atlético. Infelizmente sua inexperiência e sua personalidade centralizadora levaram o time ao fracasso, mas creio que as lições foram aprendidas e que ele merece mais uma chance para liderar o clube! Com todo respeito à oposição, não acho que nenhum outro candidato tem os atributos necessários que o futuro presidente do Atlético necessitará ter para que o clube conquiste títulos.

  • Claudio disse:

    Enquanto o Galo não virar um clube com associados, em que todos atleticanos associados tem direito a votos, vai ser sempre mais do mesmo, que nem na época da ditadura: mais do mesmo, só coronel (empreiteiro, agiota, delegado, só gente boa), a ponto de um gritar mais alto e ter que mostrar a arma.
    Se como dizia Roberto Drummond meu unico partido é o CAM, é aí mesmo que eu gostaria de ver DIRETAS JÁ!
    Foi isso que fez o Inter crescer nos últimos anos.
    Puxe essa campanha, Chico Maia. Sei que voce ja tem seus privilegios ali dentro, mas precisamos disso, o clube e o torcedor (o maior – senao o unico – patrimonio do Galo).
    O que prova que um atleticano é atleticano? A coleção de camisas? Quero ser filiado. Ficamos à parte nos caminhos que o Clube toma ao longo da história e a unica coisa que nos sobra é pagar e rezar.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Rivalidade a parte, gostaria de fazer-lhes um convite: vez ou outra vocÊs alguns me vêm falando da cidade de meus pais, Resende Costa-MG.
    Quem for um apaixonado pelo interior mineiro, assim como eu, pode conhecer um pouco da “cidade do artesanato”, no vídeo abaixo:

    http://www.redeminas.tv/centro-de-midia/jornal-minas/resende-costa

  • dan disse:

    Falou, falou e não opinou em nada.

    A administração Kalil no quesito futebol é DESASTROSA. E a influência do BMG/Ricardo Guimarães no Galo é no mínimo preocupante.

    Não tem como se contentar com a situação atual. Chega de medo de mudar. Fora Kalil, força FRED COUTO!

  • Rodrigo disse:

    Eleições no Galo: mais do mesmo, quaisquer que sejam os candidatos…