Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Conselheiro do Cruzeiro acrescenta ao artigo da Sandra Starling

Nilson Labruna, um dos mais tradicionais conselheiros do Cruzeiro, enviou e-mail fazendo considerações sobre o artigo da ex-deputada Sandra Starling, ontem no jornal O Tempo, e transcrito aqui no blog.

Vale a pena prestar atenção no que ele diz:

* “Caro Chico Maia.

Estive em sua terra domingo passado -gostei da Arena do Jacaré – a cidade cada vez mais agradável – passeei por lá e fui para o campo.

Que horror o meu time.

Fui com o meu filho e neto de 7 anos – que no meio do jogo me perguntou: ‘vovô o nosso time não chuta no gol por que? Lá na escola nós chutamos toda hora’.

Me calei e não tive resposta pronta alí na hora.

A crônica da SANDRA de hoje dia 23, está resgatando tudo que já sabíamos e o que poderá acontecer.

Considero a atual fase do time, não do Clube, uma das piores crises que advirão caso a segundona bata em nossas portas.

Na crônica ela só se esqueceu de dizer, ou não sabe,  que o dono do Super Mercado não é o Clube. As conclusões são lógicas.

Coitado do Gilvan – tenho pena, pois, sendo um cara sério, enfrentar o que pode vir à frente, vai ser difícil.

Navio afundando, os primeiros a cair fora, sabemos muito bem que são os ratos.

Ele terá que recompor todo o sistema vigente, tirar os vícios que se tornaram normais, implantar uma política com objetivos a longo prazo, e impor uma Gestão de Impacto e Seriedade com pessoas que visem apenas o bem do Cruzeiro.

O que está acontecendo no Cruzeiro é que todos de Direção estão acomodados nos cargos,  muitos ganhando e a palavra de alerta ou chamar atenção de algum fato que não corresponde ao ideal, está proibido de se falar. Se existe alguma exceção, desconheço.

Abraços Nilson Labruna

P.S. Desculpa-me em desabafar da maneira acima, pois, se assim está é porque tivemos nos últimos anos um Conselho Deliberativo, acima da Diretoria, muito bem administrativamente e muito mal e apático diante dos acontecimentos.

Os que alertavam, se opunham e discutiam, estão velhos (me incluo),  ou já morreram.

Pelos cantos do Clube muito se fala – o que adianta.   O Cruzeiro não é mais ‘time’ de colônia, hoje é do povão que grita, ri, vibra, chora, xinga,  mas não manda nada.

É uma pena.

Me esquecí – elegem vereadores, deputados e senadores.”

SIGA O CHICO MAIA NO TWITTER E NO FACEBOOK:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

http://www.facebook.com/pages/Chico-Maia/158667527560111


» Comentar

Comentários:
19
  • ALISSON SOL: A iniciativa que tomei de “copiar/colar” a matéria da revista Placar deveria ter sido feita por torcedores do time celeste, mas, eles só o elogiavam dizendo ser o “melhor presidente de clube de futebol do mundo”, e se omitem constantemente, são coniventes com a situação, e com todo respeito, COVARDES até!
    – Também o fiz na tentativa (impossível, por sinal!) de baixar a bola dos cruzeirenses, pois, esses se imaginam (ainda bem!) que àquele clube é o melhor de todos os tempos, lá sempre teve honestidade, transparência, responsabilidade e se sentem o “Barcelona das Américas”… inclusive são incapazes de viver a realidade quase negra que os cercam, e prá vcs, basta falar mal do Galo e mostrar as mazelas alvinegras… isso sim, prá vcs é título!
    – Mas fui iludido: sonhar que um dia os cruzeirenses baixem a bola, sejam humildes e que menosprezem a arrogância, meu amigo, é chover no molhado, história da carocinha, papai noel, saci pererê, ou seja, IMPOSSÍVEL! Felicidades…

  • Alisson Sol disse:

    Marcão, a frase é praticamente auto-explicativa, e o contexto claro. Agora, gente que se diz “cruzeirense”, está querendo aparecer lançando denúncias sobre o ex-presidente. Se algum destes agora desejar algum mérito pelas denúncias tardias, teremos de dar-lhe a “Raposa de Prata!”, pois está mais do que documentado que você repetia (intensamente, diga-se de passagem) estas denúncias muito antes.

    Você parece o “Do Contra” da Turma da Mônica: reclama até de elogio!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Alisson Sol,

    No seu outro comentário, acho que vc queria se referir era ao “Tonhão” !

    Aquele que parecia ser um Atleticano infiltrado lá no Cruzeiro, de tanta coisa que ele trazia aqui pro Blog, mas que sumiu de novo…

    Abraços e bom fim de semana !

  • Alisson Sol disse:

    Não apenas quero reiterar o que o Anderson Palestra escreveu. Gostaria também de lembrar que não apenas eu, como vários outros já apontamos em várias ocasiões nossas suspeitas sobre a verdadeira lavagem de dinheiro que se faz com as negociações de jogadores de futebol, não apenas no Cruzeiro. Não me esqueço de um post quem que o Anderson Palestra citava que: “O Cruzeiro é o único time que adquire 40% de um jogador, na troca por outro, adquire mais 50% do passe do mesmo e na hora de vender só tem 10%” (link).

    O problema é que sempre fomos combatidos por pessoas que, acompanhando o futebol 3 vezes por mês, formam sua opinião baseando-se em uma ou outra reportagem. Por exemplo, quando o Cruzeiro vendeu o Guilherme, hoje no Atlético-MG, a maioria da torcida era contra por termos perdido um “craque”. Nestes casos, nós aqui querendo transparência da negociação ficamos como mero ruído em meio a dezenas de comentários que focam apenas na “perda de um craque”. E foi o mesmo quando o Cruzeiro livrou-se de Kerlon, Zé Eduardo (de Araújo), e muitos outros “craques” que alguns aqui chegaram a comparar a Neymar. Não dá para levar à frente o assunto de transparência das negociações quando todo mundo quer é reclamar da “perda de craques”, que depois revelam-se apenas mais um jogador mediano.

    Também sempre repetimos que “supeitar” no Brasil é fácil. Mas precisamos de provas, ou documentadas ou com testemunhas que possam depor sobre negócios irregulares. Mas para isto precisamos de uma justiça rápida no país, que permita a alguém que saiba de alguma irregularidade fazer uma denúncia e não ter de ficar 10 anos se escondendo enquanto apuram os fatos. Enquanto isto não ocorre, fica difícil.

  • ALISSON SOL: Por favor, explique o que quer dizer com “… Ao menos o Marcão de Varginha denunciava antes destes palhaços que agora querem aparecer!”.
    – OBS: As “matérias” que mencionei sobre o presidente do 2º clube de MG foram publicadas na revita Placar; portanto, são fontes da editora Abril. Apenas “copiei/colei” neste espaço.
    – Admiro àqueles que como um jornalista mineiro conhecido que fala “de peito aberto”, e outro “com coragem de dizer a verdade!”. Quem dera se em nosso país as pessoas saíssem às ruas manifestando suas opiniões, e que tivéssemos força suficiente prá derrubarmos os que são contra os princípíos democráticos… Saudades da geração “cara pintada” que literalmente derrubou a maior autoridade do país (que infelizmente retornou à política, o que demonstra que nosso povo tem memória curta!)…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Com todo respeito a quem possa pensar que o Sr. Nilson Labruna esteja “chutando cachorro morto”, mas eu penso diferente.

    Por esse texto dele e por um outro que o Chico já publicou aqui no Blog, não acredito mesmo nesta postura do Sr. Nilson Labruna.

    Essa opinião dele, veio à tona agora aqui pra nós, porque o Chico lhe concedeu espaço aqui no Blog. Mas isso não nos dá o direito de achar que só agora ele esteja se manifestando. Como disse, “nós” ficamos sabendo da opinião dele só agora. Mas será que ele próprio já não vinha se manisfestando lá dentro do Clube ?? O problema, como sabemos, é que lá no Cruzeiro, pessoas que não fazem parte do conluio, são “voto vencido”. Podem falar, reclamar, esbravejar, que não muda nada !

    Sr. Nilson Labruna, o meu respeito o senhor tem.

  • Anderson Palestra disse:

    Fabrício, posso supor que você não lê o blog então.

    O Alisson Sol, o Clayton e eu sempre descemos o porrete no Perrela.

    Eu até tomei uma bronca do Chico, por e-mail, por baixar o sarrafo no pequeno ditador. A bronca até que foi certa, pois às vezes levantamos algo, que sabemos existir, contudo, sem ter como provar e aí vem o papel do dono do blog que é moderar os mais exaltados.

    Pode pegar posts de 1 ano atrás ou mais (Não sei a quanto tempo tem o blog e nem a quanto tempo frequento essa páginas, mas desde o início eu falo mal do Perrela) que os senhores verão pelo menos nós três falando mal do pequeno ditador.

  • Fabrício Melo disse:

    Geralmente, o perrela nunca foi criticado por cruzeirenses, pelo menos aqui no blog não. Só agora. As críticas vinham de atleticanos, que sabem que ele sempre faz marketing negativo ao Galo, inclusive com inúmeras matérias pagas em órgãos mineiros e nacionais. Os fracassos do Galo sempre esconderam os do cru cru! Tô com saudade do Tonhão!
    Futebol é assim mesmo, tudo aparece na hora da “maré baixa”. Quer ver o zezé ser ovacionado, canonizado com direito a busto na praça, é só o cru cru rebaixar o Galo na última rodada.
    Tenho muito receio das invencionices do Cuca. Vejam o índice de vitórias na Arena no 2º turno com um time, agora vem essa de Serginho e Carlos César no time. Depois que a vaca vai pro brejo, faltando 5 minutos pra acabar o jogo, coloca o Berola as pressas.
    Falar em técnico, vejam o que o Bernardinho fez hoje, colocou time reserva pra enfrentar a China, que não havia vencido nenhum set na competição. Ganhamos apertado por 3 x 2 e deixamos de ganhar a 1ª colocação.
    O Esporte em geral, principalmente o futebol, não pode ser usado como marketing pessoal, ou individual. É muito investimento pra que um técnico, um árbitro, um cartola decida a sorte de uma agremiação. Que nessas instituições adote um pequeno parlamento e prevaleça o coletivismo!

  • Frederico Santos disse:

    Olá a todos!

    Ó gente, a galera aki sabe que sou atleticano, mas cá p nós, com todo respeito a esse cidadão, a Sandra Starling, e a todos cruzeirenses famosos e anonimos: meter o pau agora é fácil!

    Qdo o time, com essa mesma diretoria estava ganhando um trofeu aki outro ali, comprava jogador por x e vendia por 500x, o tal do ZZ era o rei, exemplo de administração coisa e tal, todos falavam que os Perrelas davam nó até em pingo d’água. De uma hora p outra o cara virou o demônio. O engraçado é que ano passado, por um detalhe o Cruzeiro não foi campeão brasileiro (e pouquissimas pessoas questionavam a administração Perrela), se tivessem sido campeões canonizavam o Perrela. Fato!

    Qto a Sandra, tudo bem, vmos dar um desconto! mas esse cidadão aí? Pera lá né gente?! Só agora vem procurar a mídia p falar? O ZZ tá lá a quase duas décadas.

    Olha, vão me desculpar, mas o Cruzeiro merece cair!

  • Marcos disse:

    Me desculpem os torcedores do Cruzeiro, mas dá pra ver a que ponto chegou esse clube: além de ser o pior do Brasileirão o Cruzeiro também é cínico. Cinismo que levou ao cúmulo de pedir ao América para que o ajude vencendo o Atlético paranaense. Se nem o Cruzeiro se ajuda, o rebaixadíssimo América é que tem que ajudá-lo? Justamente do América o qual tantas vezes foi desdenhado os azulados querem ajuda?
    Antes disso o Cruzeiro precisa pensar em si mesmo e depender de mágica ou milagre para vencer o Ceará, pois…
    Se perder, É SEGUNDA DIVISÃO MESMO!

  • Marcos disse:

    Nunca foi a favor da realização de clássicos na última rodada do Brasileirão.
    Dizem que essa ideia veio para tentar temperar com mais adrenalina a reta final do campeonato, mas o ‘ilustríssimo’ sr. Ricardo Teixeira não se lembrou que aqui no Brasil muita gente anda com os nervos a flor da pele e é capaz de matar até por coisas mais fúteis do que o futebol.
    Já é hora de as autoridades reforçarem o policiamento em várias cidades do Brasil, do contrário há sério risco de acontecer uma carnificina nos estádios e nas ruas, pois nenhum torcedor quer ver seu time ser rebaixado pelo rival ou servir-lhe de escada.
    Em Minas o policiamento deverá ser dobrado. Imaginem se Atlético e Cruzeiro se duelarem entre si pela permanência na série A?!

  • Prezado Chico Maia,
    tomei a liberdade de citar as declarações do senhor Nilson em meu blog em um post, obviamente citando você como a fonte de tal.
    Agradeço de antemão esta possibilidade.
    E quero reiterar que tem chovido bastante por estas Montes Claros de meu Deus, o que prenuncia boas colheitas por estas bandas onde volta e meia as chuvas são tão raras meu amigo.
    Forte abraço.
    Nairlan Clayton Barbosa

  • Alisson Sol disse:

    Agora, o pessoal que gosta de bater no cavalo morto está todo saindo das cavernas onde estavam. Antes, não falavam nada, já que não conheciam telefone, fax, e-mail, blogs, etc. Nada.E pensar que Minas Gerais é o estado em que tivemos o mártir da Independência do país!

    Ao menos o Marcão de Varginha denunciava antes destes palhaços que agora querem aparecer! Acho absurdo dar agora publicidade a estes covardes que nunca denunciaram ou ajudaram a documentar e provar nenhuma denúncia enquanto o ex-presidente do clube estava no poder. Agora que o sujeito é senador, o filhote deputado, e fica cômodo dizer que não podem atacá-los pois é difícil levar adiante o processo, vão aparecer inúmeros covardes com denúncias. Mais um pouco e descobrem alguma irregularidade na gestão Felício Brandi!

  • Agostinho Cavalieri disse:

    Chico, gostaria de saber se recomenda a pós graduação e jornalismo esportivo da Rede Pitágoras. Sou Psicólogo do Esporte mas gostaria de enveredar pelo jornalismo esportivo e achei esta oportunidade. O que acha?
    Obrigado.
    Agostinho

    – Belo Horizonte

    • Chico Maia disse:

      Caro Agostinho,
      ouço falar muito bem deste curso e dessa Rede, porém, não tenho autoridade para dar-lhe uma sugestão definitiva.
      Sugiro que ouças mais pessoas enfronhadas neste meio.
      Abraço,
      obrigado,
      Chico Maia

  • Anderson Palestra disse:

    Pois é, mas os conselheiros antigos tem sua parcela de culpa ao deixar acontecer mudanças no estatuto do clube que visaram tão somente a perpetuação do poder e o clientelismo.

    Sabemos da dificuldade de um conselheiro novo ter algum poder de voto (os novos tem peso 1 enquanto os conselheiros velhos, ditos beneméritos e outros nomes burocráticos tem peso 3, 4 e 5).

    Não adianta a maioria querer se os que tem peso no voto forem asseclas do pequeno ditador. Bem sabemos, também, que aquele prédio da rua Timbiras está infestado de cabides, onde, por pouco ou muito, cala-se o que poderia ser a voz ativa, OS CONSELHEIROS.

    A minha paixão pelo Cruzeiro jamais vai mudar, mas a política interna me dá nojo como a política nacional (que se misturam, diga-se).

  • Marcelo Veloso disse:

    Se um conselheiro diz isso, o que dirá os torcedores mais críticos.

  • Renan Rodrigues disse:

    A birra do Zezé com o América, se deu quando na disputa pelo Gilberto Silva, o Galo levou a melhor. O atleta veio, se valorizou, foi bem vendido e o Galo ganhou uma boa grana.
    Olho grande como sempre, o Zezé foi a um programa de televisão e disse que ia acabar com o América. Poucos dias depois, conforme um programa de televisão, Perrela foi visto almoçando com várias promessas do América, entre elas o Tucho e o Wagner. De lá pra cá o América foi uma das galinhas dos ovos de ouro do Perrela.
    Depois veio a pendenga do Evanilson, que o América já tinha praticamente ganhado em 3ª instancia, mas não se sabe como, o Zezé fez um acerto com o América e o processo foi extinto.
    Agora, olha o Zezé precisando do América ai gente!!!!!!!!!! Rsrsrsrsr!