Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Crenças e realidade

O jornalista Guilherme Abreu escreveu um artigo interessante sobre o jogo de domingo e a situação do Cruzeiro.

Antes, reitero que não acredito em nada no futebol que se refira a superstições, crendices, rezas, macumba, tabu, nem muito menos maldições:

O texto dele:

“Maldição dos 8 anos…”

Em situação complicada na reta final do Brasileirão o Cruzeiro pode ser rebaixado oito anos depois de conseguir o título em 2003. Outros times conviveram com a maldição e não conseguiram evitar o rebaixamento. Nesta semana o sobrenatural esteve presente no treinamento do Cruzeiro e um temporal atingiu a cidade de Atibaia impedindo que o time treinasse na quinta-feira (01). Coincidências? Algo do além? O início da maldição começou em 1985 com o Coritiba. Para aqueles torcedores que gostam de números e superstição vejam:

Figura 1: Escudos dos Times ou Gráficos

Coritiba: Campeão em 1985 + 8 = 1993 (Rebaixado para 2ª Divisão)

Palmeiras: Campeão em 1994 + 8 = 2002 (Rebaixado para 2ª Divisão)

Grêmio: Campeão em 1996 + 8 = 2004 (Rebaixado para 2ª Divisão)

Corinthians: Campeão em 1999 + 8 = 2007 (Rebaixado para 2ª Divisão)

Vasco: Campeão em 2000 + 8 = 2008 (Rebaixado para 2ª Divisão)

Cruzeiro: Campeão em 2003 + 8 = 2011 (??????????????????)

O corretor de seguros Werley Souza, de 35 anos é mais um dos milhares de atleticanos fanáticos. Souza falou que nessa hora vale tudo e espera comemorar a classificação do galo para a Sul-Americana com uma vitória e o rebaixamento do time celeste. “Não esperava que na última rodada fosse assim e para os atleticanos seria tão bom como ganhar um título. Não acreditava em superstição, porém com a saga dos oito anos, passo a acreditar. Para que o Cruzeiro caia, agora estou acreditando, em Papai Noel, Saci Pererê, dando certo é o que importa. Acredito que até mesmo alguns jogadores do Cruzeiro aceitaram a maldição e deram um jeito de estar fora do jogo”.

Na contramão de pensamentos, o estudante Ygor Melo, de 16 anos, torcedor do Cruzeiro disse que mesmo em má fase, o time azul deve honrar as tradições e evitar o maior desastre do clube. Melo disse ainda que o time estrelado irá mostrar força e união para permanecer na elite. “Não acredito nesta falada maldição dos oito anos, futebol é jogado e se fosse assim não precisava nem lutar ou reforçar a equipe. Caso o Cruzeiro caia, pode ser uma coincidência, sairá da elite por que mereceu cair e não pela maldição”.

Para os jornalistas esportivos Luciano Moreira, da Rede Minas e Paulo Azeredo, da TV Horizonte o problema do Cruzeiro esse ano foi falta de organização e ambos não acreditam em superstição. Moreira disse ainda que caso o Cruzeiro caia, a responsabilidade é da diretoria que contratou mal e vendeu jogadores importantes no meio da temporada. “O clássico não há favorito. Mas o Cruzeiro leva desvantagem porque entra neste jogo precisando vencer e isso pode pesar muito. O Atlético, óbvio, quer a vitória, mas não precisa dela para sobreviver na competição”.  Azeredo disse ser uma mera coincidência. “Não acredito em superstição na vida e sim em trabalho. É preciso fazer por onde o campeonato inteiro.

* Guilherme Abreu (repórter: MTB 14/108)

SIGA O CHICO MAIA NO TWITTER E NO FACEBOOK:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

www.facebook.com/pages/Chico-Maia/158667527560111


» Comentar

Comentários:
18
  • Junior disse:

    A maldição n tem pra time grande, kkkkkkkkkkkkkk, 6×1 toma cocotas

  • claudio figueiredo disse:

    MARCAO agora so falta voce citar esse tanto de titulos do seu galinho, ve se acha pelo menos um vice da copa do brasil ok?se nao tivesse virada de mesa seu galinho ja teria 3 rebaixamentos .

  • Basílio disse:

    O CruCru ainda não caiu, com amplas possibilidades de não cair e como já tem Crucru delirando.

  • Marcos 2011 disse:

    No Paraná a situação é semelhante daqui de Minas, e com um diferencial: o Coritiba é melhor do que o Galo e já está no G4.; se ganhar o Coxa não só irá à Libertadores como também manda pra segundona o Atlético local, que já está na zona de rebaixamento, e consegue ser pior do que o Cruzeiro.

  • Roger disse:

    Placares dos jogos da ultima rodada:
    crucru 0x3 GALO
    Bahia 0x2 Ceara

    COM CERTEZA

  • Marcos 2011 disse:

    Um clássico que deveria ser por disputa de título ou vaga na Libertadores, lamentavelmente será um clássico onde pode acontecer o segundo rebaixamento de um clube de Minas no CB só em 2011. Sim moçada, ano que vem poderemos ter um campeonato brasileiro onde Pernambuco e Paraná(isso se o Atlético local escapar de cair) ter dois clubes e Minas apenas um, e não teria NENHUM se o Galo não se salvasse quase na última hora.
    Tomara que o Cruzeiro não caia pra série B, ganhando ou perdendo do rival.
    Do contrário a FMF e os clubes tratem de dar uma geral nesse futebolzinho mineiro, que virou uma piada: cada vez mais fraco, ridículo e obsoleto. Um futebol que privilegia dirigentes em detrimento de clubes e torcidas, futebol esse que não credencia nenhum time do Estado a disputar uma série A de Campeonato Brasileiro.

  • Lobato disse:

    To cansado de ouvir esse papinho furado falando q o galo não caiu em 2004 pq a bicharada ajudou, isso é mentira.
    Naquele ano o galo precisava vencer o São Caetano e de fato aconteceu o galo venceu por 3×0 e ficou livre do rebaixamento, da mesma maneira agora, se elas ganharem não dependem de ninguém.

  • Milton Reis disse:

    Acho que tem tudo a ver. Há mais um caso a ser reportado.

    Os 8 anos também afetaram o Atlético Mineiro, campeão brasileiro em 1971 e foi rebaixado pela primeira vez em 1979 (quando abandonou o campeonato e deveria ter ido direto para a 3ª, mas a mesa foi virada, e ele continuou na primeira divisão.

    A Segunda queda foi 1993 (quando foi o lanterna da competição e obteve o pior rendimento da história do campeonato brasileiro). Mas a mesa foi virada mais uma vez e quem acabou caindo foi o América Mineiro, que entrou na justiça comum e ficou proibido de jogar o campenato brasileiro por alguns anos.

    A terceira queda foi em 2005, quando não teve choro nem vela.

    Na verdade em 2005 deveria ter sido a quarta. Em 2004, o Atlético só não caiu porque o São Caetano foi comprado e entregou o jogo e o Cruzeiro venceu o Vitória da Bahia.

    Como é Grorioso esse Atlético.

  • claudio figueiredo disse:

    Valeu Anderson,os atristicanos vao tudo chorar no domingo na segunda para sempre.

  • Rodrigo Assis disse:

    e o flamengo campeão em 92? cadê a maldição?

    isso tudo é bobagem;;;;

  • tom vital disse:

    Não acredito em superstição mas sim em marmelada.E o futebol embora
    apaixonante é cheio de marmelada…

  • Guilherme Abreu disse:

    Chico Maia,

    Obrigado pelo elogio.

    Sds,

    Guilherme Abreu

  • Aos eternos invejosos, arrogantes, orgulhosos, vaidosos, iludidos, sem-noção, sem torcida, com olhares de superioridade, vários-nomes-e-cores, ex-clube rico e atual falido, sem crédito e outros adjetivos que bem cabem às “testemunhas/simpatizantes” do “Barcelona das Américas”: a Confederação Brasileira de Futebol, que por sua vez é filiada à CONMEBOL e FIFA, de acordo com provas materiais, consideram o CAM o MAIOR DETENTOR DE TÍTULOS OFICIAIS DO SÉCULO PASSADO!
    – Se acaso souberem outras informações oficiais que contrariem essas fontes e persistindo a eterna inveja, favor inserirem neste blog colocando a fonte, como fiz acima!
    – Enquanto não terminar este século que estamos vivendo, o CAM é detentor de mais essa façanha, e todos os clubes brasileiros (natos, e até os aqui “radicados”!), tem mais 89 anos à frente prá tentar igualar esse recorde (se o maior de MG não repetir a dose, é óbvio!).
    – Sim, somos MONOTÍTULO: ” O MAIOR DETENTOR DE TÍTULOS OFICIAIS DO SÉCULO PASSADO!”. Felicidades….

  • 4ª feira passada, 30Nov11, na parte da manhã, li na internet que as “testemunhas/simpatizantes” estão combinando via orkut, que caso o time azul esteja vencendo o maior de MG até os 25 minutos do 2º tempo, eles invadirão o campo e o juiz, de acordo com a regra da FIFA, será obrigado à considerar o cruzeiro vencedor da partida, pois, 2/3 da partida já seria disputada!
    – É bom nossa atuante e honrada Polícia Militar tomar todas as providências prá que isso não ocorra; cabe até uma checada na internet e visitar algumas páginas das “testemunhas/simpatizantes”, e se acaso houver indícios dessa possível ameaça, prá evitar mal maior pois vidas estarão em jogo (jogadores adversários e toda comissão técnica alvinegra!), que a CBF mude o local de jogo, pois, ainda dá tempo suficiente prá isso! Afinal, precaução nunca é demais… NOVAMENTE transcrevo meu alerta de tópico anterior:
    – Ainda bem que em Minas Gerais há uma Polícia Militar atuante, séria, responsável, que fará de tudo prá manter a paz pública e segurança dos envolvidos diretamente no evento!
    – Peço que nos comportemos civilidamente, que evitemos provocações nas ruas, que sejamos mais humanos, que respeitemos o próximo, afinal, somos todos filhos de um mesmo Pai! CHEGA, BASTA DE VIOLÊNCIA…

  • Magno disse:

    quero o CRUZEIRO jogue 90 minutos de raça domingo, para honrar 90 anos de história..

    Estou vendo muito CANARVAL da imprensa ( Itaitiaia) e da torcida galista.

    Historia de 8 anos hauhauhauhuahauhuahauhau…… Tabu ? Todo ano quebramos tabus..

    DALHEEEEEEEEEEEEEEEEE ZEIROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Pedro Estrela disse:

    Caro Chico,

    Não podemos esquecer que essa maldição fez uma vítima a mais. Com o coração doído eu lembro do Galo, Campeão da Conmebol 1997. 8 anos depois…
    Está de parabéns pelo Blog!

    Grande Abraço,

    Pedro Estrela

  • Alisson Sol disse:

    O Atlético-MG consegue mais uma vez ser o “abençoado” que escapou da maldição a caiu sem ter sido campeão 8 anos antes!

    Eu almoçei ontem com um grande amigo atleticano. Ele concordou com o seguinte raciocínio: o resultado do jogo do Atlético-PR x Coritiba, na Arena da Baixada, pode ser uma vitória do Atlético-PR, que com isto chega a 41 pontos e 10 vitórias. Mas em Salvador, é muito provável que o Ceará chegue no máximo ao empate com o Bahia, ficando com 40 pontos. Assim, o Cruzeiro começa o jogo no domingo tendo uma enorme chance de ficar na séria A com um empate, chegando aos 41 pontos e 10 vitórias, mas tendo um saldo de gols muito melhor que o Atlético-PR.

    Outra coisa importante a lembrar: o Cruzeiro já foi bem “ajudado” pelo Atlético-MG com a vitória no primeiro turno, diante da torcida adversária. Dificilmente repetiria isto hoje com a condição de jogo atual das duas equipes. Precisa jogar “arroz sem feijão” no domingo, pois se enfeitar demais pode por tudo a perder. Melhor comemorar no domingo do que estar comemorando a volta à séria A em 2012.

  • Anderson Palestra disse:

    O sr. Werley Souza partiu de uma premissa falsa, senão vejamos:

    Ele tem 35 anos, logo, se ainda não fez aniversário este ano, nasceu em 1976, caso contrário, em 1975. Ele disse: “Seria tão bom quanto ganhar um título”.

    Ora pois, se o Atlético possui um único campeonato, o de 1971, e o mesmo ainda não existia nesse mundo, o mancebo aí não pode acreditar que o rebaixamento do Cruzeiro é igual a um título. Ele não conhece título para saber o gosto de levantar uma taça, dar uma volta olímpica ou gritar é campeão. De rebaixamento ele sabe…

    Saudações celestes, sempre na primeira divisão. Vamos para cima Zeirão.