Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Quando a arrogância é castigada com rigor!

Antes de mais nada é importante esclarecer que respeito o direito de qualquer brasileiro duvidar de tudo e questionar a todos. Num país onde você vê manchetes diárias denunciando corrupção de autoridades públicas e privadas, dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Onde às vezes não se sabe quem é polícia e quem é bandido, e não se vê notícias sobre a prisão ou devolução de dinheiro por parte dos corruptos.

Mineiro já fama de desconfiado e quando ocorre do time favorito tomar de seis do maior rival, desfalcado, aí que é dana tudo mesmo!

A verdade é que a vida de todo jornalista mineiro tem sido um inferno nestes dias pós-clássico.

Abro a caixa de mensagens e tenho que responder a gente do Brasil todo questionando: houve armação? o Atlético vendeu o resultado?

Colegas de Curitiba ligam e escrevem desde domingo depois do jogo, já que o “Furacão” deles foi rebaixado por causa do “escândalo” em Minas.

Até amigos que detestam futebol, nunca falaram nada sobre o assunto e nem sabem direito a cor da camisa de cada time, têm feito a pergunta fatal: vendeu ou não vendeu?

Nessa histeria coletiva o poder de raciocínio entra em curto circuito e a razão fica escassa na cabeça da maioria absoluta. Os atleticanos irados, os cruzeirenses delirando de alegria.

Nelson Rodrigues escreveu a peça “Toda nudez será castigada” e em nossos tempos de Minas Esporte, da Band, eu o parafraseei e disse um dia para o Flávio Carvalho: “Toda arrogância será castigada”. E a frase agora serve para os alvinegros que pagam, outra vez, por comemorar antes da hora. Antes do jogo, circulava pelas redes sociais mensagens de atleticanos dizendo que não aceitavam outro resultado que não fosse uma vitória consagradora, de goleada. Como se fosse fácil vencer o maior rival em alguma circunstância. Este ambiente contamina jogadores comissão técnica e dirigentes. O Galo já passou por isso várias vezes em sua história. Todos passam a acreditar que já venceram antes de entrar em campo.

Depois de golear o Botafogo, o técnico Cuca viajou para pagar uma promessa; os jogadores relaxaram e quase todos eram vistos nos bares e restaurantes de Belo Horizonte, recebendo tapinhas nas costas sob os gritos de Gaaalôôô!

Ora, ora! Ganharam o quê? Comemoravam o quê? A permanência no G-16?

Se esqueceram que se domingo seria o “jogo da vida” do Cruzeiro, era também do Atlético, com a chance histórica e inédita de rebaixar o arquirrival!

Wagner Mancini e seus comandados foram trabalhar e se concentrar para o jogo, juntos, longe de Belo Horizonte. Só pensavam em vencer um adversário igualmente “meia boca”, porém, livre da pressão contra a degola e desfalcado de apenas um jogador.

Cuca que só conseguiu começar acertar o time depois de seis derrotas consecutivas estava em regime de quase férias com os seus jogadores; com churrascos e jantares em família.

Chegou a dizer que a missão no Brasileiro estava cumprida!

Ele e os jogadores também deviam estar pensando igual à torcida: vencer o Cruzeiro sem Fábio, Paraná e Montillo não seria tarefa complicada.

No domingo a única bola que rolou foi no gramado e a favor de Fabrício e cia. que entraram com “sangue nos olhos”, dividindo cada lance como se fosse a decisão do Mundial Interclubes, desde o primeiro minuto. Com 15 minutos já vencia por 2 x 0. O Atlético tentou reagir levou o terceiro, abrindo a porteira para o quarto, quinto e sexto.

Um time preparado física e mentalmente contra outro que parecia um ajuntamento de solteiros e casados em confraternização de fim de ano. Quando acordou, não tinha pernas para chegar ao gol cruzeirense e nem voltar para impedir os contra ataques fatais.

Foi isso!

O resto é dúvida de mineiros e brasileiros que têm o direito de suspeitar. Principalmente atleticanos que não aceitavam outro resultado que não fosse a “vitória”.

Queriam goleada, mas ela chegou do outro lado!

SIGA O CHICO MAIA NO TWITTER E NO FACEBOOK:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

www.facebook.com/pages/Chico-Maia/158667527560111


» Comentar

Comentários:
79
  • bessas disse:

    Leandro,

    Nessa sua teoria o cruzeiro cairia esse ano também! Ficou 2 ponto abaixo do galo.

    Ps:O gol do Paulo Bayer invalidado erroneamente rebaixaria o CRuzeiro.

  • Leandro disse:

    Muitos falam de armação no fim do campeonato intermediada pelo Ricardo Guimarães, dono do BMG, banco que patrocina a maioria dos times! Eu acredito em armação neste ano e no ano passado!

    É um completo absurdo o Atlético MG não ter sido rebaixado nesse ano e nem no ano passado! É necessário investigar a fundo o que está acontecendo no Atlético MG!
    Ano passado Palmeiras e Goiás colocaram times só de reservas, apáticos em campo quando justamente o Atlético precisava de duas vitórias pra escapar!

    O rebaixamento era certo e de repente por um lance de “sorte” escapou!!

    Esse ano o absurdo foi maior ainda! O Atlético MG era o pior time do campeonato ocupando a vice lanterna e de repente é favorecido pela arbitragem no jogo contra o Santos, enfrenta o Flu sem os principais titulares, vence o Palmeiras com dois jogadores a mais e por fim goleia estranhamente por 4×0 o Botafogo.

    Por dois anos o Atlético MG fica com 45 pts, pontuação minima pra escapar, sempre com vitórias inesperadas no fim do campeonato. Será q em 2012 essa história irá se repetir???

    Só sendo muito ingenuo para acreditar que não houve favorecimento ao Atlético MG!

  • Paulo disse:

    apesar do sentimento do jogo ser entregado… sei lá… agora com cabeça fria… tenho mudado de opinião…

    Esse papo de melhor defesa do returno contra pior ataque não é prova de nada… isto é evidência que, pelo menos aquele dia, o time jogou mal e o motivo… ainda não sabemos… pode ter sido compra, pode ter sido uma feijoada num dia antes, pode ter sido um “oba oba” de quem achava que já tinha ganhado, pode ter sido uma “agua benta” como a do maradona, pode ter sido até mesmo uma recaída aos velhos tempo de primeiro turno onde o time perdia todas (alias… nem tão velhos assim) ou seja la o que for… mas… não evidencia necessariamente que houve compra. Apenas que o time jogou mal.

    Evidências para comprovar tal compra teria que ser coisas do tipo: testemunho de algum envolvido, dinheiro não declarado caindo em conta, gravações de conversas telefônicas e etc… isto sim seria evidencias concretas do crime. Qualquer outra coisa… é apenas achismo. E o que nós estamos fazendo… julgando pessoas por achismo???? Pior… atacando a dignidade delas por algo não comprovado??? Isto é errado. E não estou falando com intenção de proteger ou salvar jogadores (que jogaram de forma vexatória) ou dirigentes (a qual não gosto de nenhum…. NENHUM)…. eu to falando isto para nós, atleticanos, sejamos pessoas exemplares no intuito de agir com boa índole. Eu passei a vida toda ensinando meu filho de 8 anos que não se julga alguém por aparência ou achismo…. e agora vou dar um exemplo contrário??? Acho que não devemos como pessoas culpar ninguém sem provas concretas.

    Suspeitas… temos. Quero uma investigação sobre??? Quero. Agora…. julgar alguem antes de ter certeza??…. por mais que eu me sinto injustiçado… não podemos. Pela integridade humana… não podemos.

    Ninguem tem o direito de me julgar e condenar apenas pelo que acha… eu tambem não tenho o direito do mesmo.

    agora… caso saia alguma evidencia concreta que o time realmente vendeu o jogo…. largo futebol pro resto de minha vida.

  • Marco Tulio Bretas de Vasconcelos disse:

    Chico, curioso como você lista argumentos que mostram uma clara facilitação do Atlético no clássico e conclui que não houve armação. Seu raciocínio teria algum sentido se Kalil, Maluf e Cuca fossem ingênuos e inexperientes no futebol. Como são todos macacos velhos, sabiam exatamente o que faziam e a possível consequência de seus atos.

    Claro que o Kalil vai agora espernear, jurar, bater na mesa para negar tudo. Imagine se essa história se comprova! Ele seria banido do futebol. Certamente teria que mudar de cidade, de estado. Seus negócios iriam à falência em Minas e qualquer pessoa com o mesmo sobrenome ficaria muito constrangida. Por isso, precisamos ir além das palavras ou de sua preleção. O que conta mesmo é toda a cuidadosa desmobilização do time que foi preparada pela direção do time e comissão técnica. Quem participou, quem sabia e se omitiu são as perguntas que ficam.

    Como também não posso atribuir a você ingenuidade e inexperiência, entendo (mas não concordo) que você não queira se queimar com suas fontes e mexer nesse vespeiro.

    Estamos falando de fortes interesses políticos – senadores, governador e prefeito se mobilizaram sobre o tema – econômicos – BMG, por exemplo – e sobre um pacto feito pelos dois maiores clubes de futebol de Minas. Você perderia suas fontes mais graduadas.

    Mas não há como negar a armação! Ficou escancarada. O problema foi que os jogadores do Galo são mais fãs do Massa do que do Rubinho.

    Explico:

    O Barrichelo quando ia entregar a corrida para o Schumacker dava uma dispistadinha, segurava no box, e tudo bem.
    Já o Massa, na primeria vez, reduziu drasticamente na reta para que o companheiro de equipe ganhasse, deixando claro para todo mundo que era uma armação.

    É só intuição, mas para mim foi isso que os jogadores fizeram. “É para deixar ganhar?” Deixaram mesmo. Kalil e Cuca ficaram revoltados porque imaginaram apenas 1 ou 2 gols de diferença. Kalil, em um ato falho, chegou quase a dizer isso. Os jogadores do cruzeiro não sabiam de nada e aproveitaram.

    Certamente isso nunca vai vazar. As punições são gravissimas. Jogadores e dirigentes seriam praticamente banidos do futebol.

    Ainda usando o exemplo da F1, veja o que aconteceu ao Nelsinho Piquet que denunciou uma armação. E ali no Galo não tem nenhum filho do temperamental Piquet. Pena.

    Os jogadores do Galo denunciaram, sem abrir a boca, o que não os torna menos culpado!

    Outra coisa. Avalio que a CBF errou feio a marcar previamente os clássicos para as últimas rodadas imaginando que a rivalidade iria evitar armações. O problema é que quem pensa com o coração são torcedores. Presidentes de clubes são todos mafiosos, com interesses empresariais e políticos que vêm antes de compromisso com honra e tradição. Ao oferecer um favor em um ano, o Atlético tem a certeza que poderá cobrar no futuro exatamente na mesma situação, em nome de Minas. Nós vimos isso acontecer no Rio de Janeiro. O lind abaixo dá uma pista. Seria melhor deixar a tabela na sorte. Título ou rebaixamento não se medem por uma rodada e sempre existe a possibilidade da mala branca, que é menos grave do que essa grande vergonha que o futebol mineiro vive neste momento.

    abraço,

    http://www.youtube.com/watch?v=I4eIq35TLco

  • Henrique disse:

    Olha Chico Maia, acho seu texto muito sensato, só não concordo quando diz que os torcedores foram arrogantes e toda arrogância será castigada. Agora a culpa é nossa??? Zoação faz parte da vida dos torcedores, este é nosso papel. Não podemos ser responsabilizados de tal forma por um bando de descompromissados que entraram em campo e sujaram nossa história pra sempre. O que mais dói é passar de possíveis carrascos a humilhados. Outra chance como essa é mais longa que a passagem do cometa Halley, só daqui a há 92 anos.

  • Mario Machado disse:

    A Volksvagen vai abrir uma fábrica em Sete Lagoas e contratar todos os jogadores do Cruzeiro para trabalhar lá: são os únicos que conseguem fazer 6 gols em 90 minutos.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Edmilson Barros Oliveira disse:

    Chico torço para o Cruzeiro, mas quero parabeniza-lo pelo artigo, coerente e que retrata realmente o que aconteceu (o resto realmente é dúvida). Com certeza toda arrogância é castigada e com rigor.Este fato já aconteceu com meu time quando ele menosprezou o rival, o que foi bem lembrado por você. Pena que esta atitude que deveria se restringir a torcedores, aconteça sempre com dirigentes (que apesar de torcedores deveriam serem mais profissionais), tecnicos e jogadores. Faz bem lembrar-mos neste caso um trecho bíblico: ” A soberba precede a ruína” Proverbios 16:18

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Emílio, deixa de ser lero-lero… huahuahua
    vc nao analisa contexto de texto nenhum, desde que seja pró cruzeiro e anti-galo, seu malandro… rsrs

  • Não podemos comprovar se houve ou não “mala branca” prá que os atletas alvinegros “entregassem, facilitassem” o jogo pro time celeste, mas os indícios são prá lá de suspeitos, senão vejamos: a defesa, ou melhor, TODOS os atletas do CAM não mostraram sequer vontade de tentar impedir os tentos cruzeirenses, além que àqueles “funcionáros” ficaram sem ação alguma, literalmente paralisados, passivos… entraram em campo, mas assistiram a partida – CONIVENTES!

    – Se existem indícios fortes de “marmelada”, ambas as equipes deveriam ser investigadas e punidas, pois, quem pagam suas despesas são seus torcedores; porém, vivemos num país que tradicionalmente não tem moral suficiente prá dar exemplos de honestidade, pois, esses casos são raríssimos.

    – E também não podemos esquecer que à anos os dirigentes celestes se referem que o time azul é bem melhor que o alvinegro, independentemente da situação ora vivida; ora, se são assim tão superiores, haveria necessidade de deixar tão fortes indícios de suspeição?

    – No dia 04/12/2011, domingo, o futebol prá mim passou à ser visto com menos entusiasmo e paixão, pois, os atletas do CAM simplesmente “brincaram” com os sentimentos de seus torcedores!

    – Em meus comentários procurarei ser mais imparcial, doa à quem doer!

  • Tiago disse:

    Excelente versão tapa o sol com a peneira…
    Futebol é um circo onde somos os palhaços.

  • J.B.CRUZ disse:

    As festas de fim de ano começaram mais cedo para a torcida CRUZEIRENSE…Fiz uma promessa para o CRUZEIRO não cair; e como fui atendido, pagarei com o máximo prazer..Serão 18 camisas exclusivas com o escudo dos dois nomes famosos do clube: SOCIEDADE SPORTIVA PALESTRA ITÁLIA e CRUZEIRO ESPORTE CLUBE..
    ———————————————————————————–
    OBS: As camisas ja me foram entregues e as darei de presente na noite de NATAL aos 17 familiares CRUZEIRENSES que ainda me restam………
    Obrigado aos mais famosos da família CRUZ (Meu querido Avô, um dos fundadores do PALESTRA e meu Pai, já falecidos) pelo legado desta PAIXÃO maior, PALESTRA-CRUZEIRO, 90 ANOS realmente de muitíssimas ALEGRIAS e pouquíssimas tristezas…..
    ————————————————————————————
    E atualmente como PATRIARCA da família, por conta própria já dispensei o LOMBO, O PERNIL,O PERÚ para as festas de fim-de-ano…PRATO PRINCIPAL: “”””GALINHADA””” NATAL e REVEILLHON !!!!

  • ROSANA disse:

    Já pararam pra pensar que os jogadores do atlético podem ter ido á noitadas, depois do jogo com botafogo? Parem de criticar os jogadores, porque antes eram só elogios a todos eles: zaga perfeita, a menos vazada do returno, volante pierre perfeito, laterias competentes, daniel carvalho craque, bernard e filipe souto craques, antes o time era perfeito, daria goleada no Cruzeiro, porque era melhor. AGORA NINGUÉM PRESTA???

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Não tem porque duvidar, num país que roubam dinheiro de merenda escolar, acreditar que sejamos éticos a ponto de não negociar um negócio que envolve milhões para um é ser bem ingênuo.

  • Wanderson disse:

    Chico;
    O acompanho desde a época da band, a questão da “arrogância” por parte da torcida foi mais um tipo de brincadeira pré-clássico, o que não poderia nunca ter se estendido aos jogadores e comissão técnica. Eu não me conformo e não quero acreditar que esse jogo foi comprado, pois se isso for provado eu ABANDONO o futebol, quero acreditar que foi um “salto alto”, uma má vontade e uma falta de concentração para entender o que significa um clássico para a torcida do Galo, eu fiquei muito chateado porque perde de 6 me envergonhou demais, não vi um carrinho, um penalti um “sanguinho” a mais para pelo menos perder de pouco. Foi uma VERGONHA o que esses jogadores fizeram no domingo.

  • Leles disse:

    A análise do Chico é perfeita. Nós temos mania de “tapar o sol com a peneira”. Temos um time mediocre, que capengou o ano todo, jogadores como Daniel Carvalho, Guilherme e outros fazendo corpo mole na maioria das vezes. Não discuto a capacidade técnica de nenhum jogador, mas a grande maioria é descompromissada. Vieram para o Galo porque aqui se paga em dia, o presidente fala demais em dinheiro (que não sei de onde está tirando).
    Por outro lado temos um presidente “falastrão”, que vive na sombra de seu saudoso pai. Este sim, atleticano e bom administrador.
    Estou revoltado com o que vi no domingo. No primeiro jogo no próximo ano, temos que encher o campo e “exigir” a saída de alguns jogadores que não tem nenhum compromisso com o time e está aqui somente por dinheiro e pela estrutura do Galo.

  • Vicente Paulo disse:

    Será que isso vai até quando? até a próxima contratação do Galo ou a confirmação do Tardelli?? Atleticanos vocês querem saber o que aconteceu domingo, perguntem para os responsaveis, quem entrou em campo e ficou marcado negativamente na história do Atlético: Renan, Serginho, Rever, Leonardo Silva, Richarlysson, Felipe Souto, Pierre, Carlos César, Daniel Carvalho, Bernard, André, Magno Alves, Werley. 13 homens e 1 segredo, falta de compromisso… esses ai devem ser cobrados não só por nós atleticanos de Minas, mas também dos atleticanos Paranaenses. Os caras entram em campo fazem uma safadeza dessas e a gente que é atleticano tem que ficar explicando isso, a to fora, os jogadores que tem que responder por isso não eu…

  • Paulo disse:

    Chico, sempre o respeitei muito como profissional ético, sério, equilibrado e competente que é. Mas, permita-me discordar: o jogo de domingo foi, sim, muito estranho, para se dizer o mínimo.

    – Se por um lado, houve um certo relaxamento, de outro, devido às chuvas em Atibaia, não houve treino em campo durante 2 dias dos 4 que o Cruzeiro ficou em campo (ouvi na Itatiaia);

    – No jogo de domingo, era patente o desânimo mais acentuado de 3 ou 4 jogadores;

    – A melhor frase foi do Leopoldo Siqueira, no “Bola na Área” especial de domingo: “Bernard começou querendo jogo, partindo para cima; de repente, param de passar a bola a ele…”;

    – Não acredito em baboseiras, tipo trocar o passe do Tardelli por uma derrota, por parte do BMG (foi “acachapante” demais, para ser um esquema deste tamanho). O BMG está c. e andando para a administração dos clubes;

    – Não acredito que o Kalil tenha negociado algo com Aécio, Zezé, etc. Ele sabe que, se pedisse uma derrota, não teria moral para cobrar vitórias no futuro;

    – Não acho que o Cuca tenha “pensado” nos antigos empregadores, montando mal o time. Se montou mal, foi porque estava em um dia infeliz;

    Mas não acho absurdo que um grupo de 2 ou 3 jogadores do Cruzeiro tenha se reunido com 1 ou 2 do Galo e, de repente, dado um “agrado” em contrapartida a uma menor entrega. É mais eficaz, barato e menos arriscado desmobilizar 2 ou 3 jogadores-chave (e propensos a…) do que envolver Kalil, Cuca, 11 jogadores, etc., etc, etc.

    E não se trata, como você eventualemente fala, de um raciocínio de “cabeças cozidas”, não. Basta lembrar que este mesmo grupo de jogadores sabotou a Copa do Brasil, quase rebaixou o clube com o Dorival Jr (exceção a Triguinho, Carlos Cesar e Pierre, que vieram depois) e voltou a jogar com o Cuca (já havia feito o mesmo com o profexô).

    Acho que o nervosismo do Kalil (que, em parte, joga para a torcida) é constatar que está nas mãos de um bando de interesseiros e mercenários (que venderiam a própria mãe, se fosse necessário).

    Quem define vida ou morte, entrega ou suor, seriedade ou sacanagem, sabotagem ou superação náo é o presidente, nem o técnico. São os jogadores. Se quiserem, rebaixam um clube, derrubam um técnico, sabotam uma competição. E náo é paranoia. A Administração explica isto através da teoria das Lideranças Informais (muitas vezes mais poderosas e letais que as lideranças constituidas).

  • Frederico Dantas disse:

    Em minha opinião sua análise é correta, Chico.

  • Lucas disse:

    Esse kalil é maluco, mesmo. Se perdessem de pouco, a culpa era dele, mas de 6, a culpa é dos jogadores. Todo ano lutam pra não cair. E ninguém pode dizer que os jogos que eles conseguiram se livrar foram também comprados? FICAM CALADINHOS, NÃO É?
    O grande problema foi perder de novo pro Cruzeiro, E DE GOLEADA. O ano passado, no último jogo, eles jogaram com sp e tomaram de 4. ELES VENDERAM O JOGO PRO SP???

  • Lucas disse:

    Quando perdem, foi erro da arbitragem, agora falam que jogo foi vendido.
    Estão esquecendo que é costume deles tomar goleadas? E as 2 goleadas de 5 x o , que ainda está bem recente na memória. Essas 2 goleadas também foram compradas?. Só falam que o time vespasiano foi comprado, pois é um super time, maravilhoso, zaga menos vazada, ninguém fala que o Cruzeiro é que jogou muito melhor, porque precisava do resultado, jogou com seriedade. O outro lado fazia uma semana que comemorava com foguetórios, buzinaços, carreatas e churrasquinhos no ct.

  • Emílio Figueiredo disse:

    Por enquanto esse texto rendeu em meu facebook, 12 comentários e 2 compartilhamentos…

  • Zé Carlos disse:

    O Galo sofreu um “quebra de asa” desde o aparecimento de Ricardo Guimarães na vida do clube, confiram a história. Essa paráfrase do Nelson só funciona contra nós? O que tem de arrogante se dando bem por aí… kalil é o maior: “eu ganhei, nós empatamos, eles perderam” que eu já ví. Não sei se venderam, se foi caro, barato ou se deram de graça, mas aquilo tá mais pra circo do que disputa, ah! tá!.

  • Emerson Dias disse:

    A melhor e mais sensata análise de quem realmente entende de futebol. Esquecer tudo que rolou anterior ao clássico e jogar a culpa simplesmente no dinheiro é mais uma vez querer ser enganado. Atitudes como esta dos torcedores mineiros que ajudam ao times daqui estar disputando o G16. Aceitar a realidade e protestar contra as más administrações seriam as melhores alternativas.

  • alex disse:

    Algumas coisas estranhas:

    1) Quem disse que só se vende um jogo para 11 jogadores ?
    Não pode ser só para alguns ? Richarlyson que o diga…

    2) A melhor defesa do returno tomar 6 gols num só jogo para um time reserva do Cruzeiro ?

    3) Pq os cruzeirenses dizem que o Galo comprou o jogo contra
    o São Caetano em 2004 e agora não aceitam que PODE ter acontecido uma armação nesse jogo dos 6×1 ?

    4) E se houve armação, pode sim ter havido retaliação dos jogadores,
    já que não aceitariam facilitar o jogo e jogaram a toalha.

    5) Quem garante que não houve VENDA ? Como ter certeza disso ?
    Alguem aqui tinha certeza do escândalo de 2005 com a compra de juizes ?

    6) Como o outro disse aí no blog do Chico ? Cadê os chutões ? Cadê aquele time do Galo que lutava até o fim nos ultimos jogos do returno…
    Jogou contra o Timão, que é o verdadeiro campeão deste ano e perdeu
    de 2×1, com um gol nos ultimos minutos do Adriano…

    Pessoal, não estou dizendo que houve VENDA. só estou dizendo que não se pode ter certeza de nada: o futebol está sendo manipulado pelo dinheiro há tempos, vide os escândalos da FIFA e da CBF….

  • Fabricio Melo disse:

    Clayton, o fato dos jogadores fazer corpo mole foi visível, mas não ameniza qualquer situação. O vexame foi muito grande em todos os sentidos.
    No fundo, no fundo, até vocês estão desconfiados, como jogadores ruins do cru cru iam aprontar uma daquelas.
    Zoe a vontade, afinal estão no seus direitos, mas que tem mutreta tem.
    Num espaia não!

  • Rafael Oliveira disse:

    Interessante é que em 2004, também, ninguém se indignou com fatos comprovados como esse => http://migre.me/72uSC

  • Rafael Oliveira disse:

    Interessante é que em 2004, no jogo que o Atlético-MG goleou o Flamengo pelos mesmos 6 a 1 em Ipatinga, ninguém duvidou de nada. Estranho, né. Reportagem aqui => http://migre.me/72utC

  • Felipe Rossi disse:

    Caros amigos,

    Não é de hoje que o 6alo ganha um ou dois jogos jogando um futebol de nível médio e os torcedores ficam exaltados achando que o time está jogando um futebol idêntico ao do Barcelona. Vou citar um exemplo recente:
    – Campeonato Mineiro 2011: O 6alo venceu o primeiro jogo e seus torcedores descontrolados postavam na Internet que o galo já era campeão, a grande maioria parecia que realmente já tinha ganhado o título, alguns até trocaram o nome no “facebook” para “Galo Campeão” o resultado? Todo mundo já sabe..
    O que o Atleticano tem que aprender é parar de comemorar antecipadamente, não é de hoje que isso acontece! E quando vem a derrota ficam inventando maneiras de desviar o mérito do outro time, nesse caso, as desculpas e teorias estão veementes devido a grande humilhação sofrida.

  • Tomáz Almeida disse:

    De tudo isso fica claro, claríssimo, que “O FUTEBOL MINEIRO É MUITO FRACO, FRAQUÍSSIMO”.

  • Braz disse:

    É, eu entendo a posição da imprensa em não querer mexer nisso aí. Não há como provar, então pra que ficar especulando, queimando o filme a toa. Normal esse jogo não foi, não só pelo placar, mas pela má vontade e displicência de uns “Réver da vida”, que ficaram só acompanhando as jogadas do Cruzeiro.
    É claro que tem alguma coisa aí! Até os cruzeirenses, depois da gozação, estão dizendo isso.
    O certo é que dinheiro meu esse povo não vê desde 2004, e vai continuar sem ver.
    O problema é que Atleticano é mulher de malandro e ano que vem ta todo mundo lá de novo, pensando que tem time.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,

    Pois para mim houve um acerto, entre o Galo e o Cruzeiro, mas não tem nada do BMG no meio, para o BMG tanto faz o cruzeiro na 2ª, 3ª, ou mesmo na várzea, a propaganda na camisa é voltada para sua torcida e esta, embora composta de maioria imensa da admiradores de futebol, continuaria a acompanhar o time, em qualquer lugar.
    Sinceramente, eu tinha uma grande admiração pelo Kalil, talvez porque representasse a figura do pai, grande Elias, mas será que ele, como dirigente, não teria obrigação de evitar o oba oba? Deveria ter juntado os jogadores, isolado o grupo e concentrado, para conquistar a grande vitória pessoal da sua vida de dirigente, jogar o maior adversário na segundona. Ele falhou feio. Cuca também, mas Cuca não é eterno, daqui a pouco vai embora e ninguém mais se lembrará dele. Kalil não, será sempre lembrado como um general perdedor, isso ficará para a história. Por isso, por saber das consequências de uma derrota nessa ocasião, e por não se tratar o Kalil de dirigente inexperiente, me leva, eu e a maioria doa atleticanos, a crer que o descaso foi proposital. Teoria da conspiração? Pode ser, mas com tudo que já vi no futebol, nessa minha já não tão breve existência, fico com o adágio “No creo en brujas, pero que las hay, las hay”.

  • Paulo Henrique disse:

    Em 2009, o Galo brigava pelo título, mas perdeu, de forma esquisita, os útlimos cinco jogos.

    Em 2010, abriu os cofres, contratou caríssima comissão técnica e inúmeros reforços. De maneira inexplicável, foi um vexame, até que mandaram embora o treinador e tudo mudou.

    Em 2011, promessa de dias melhores e manutenção do treinador da reação. Muitas dispensas e reforços. Time dando vexame e só mudou, coincidentemente, após a troca de treinador.

    Há sim coisas estranhas que acontecem nos bastidores do Galo. O Kalil todo final de ano fala as mesmas coisas.

    Este excesso de dinheiro para contratar, é muito estranho.

    Jogadores medíocres (Renan Soneca e Werley por exemplo) tendo tanta chance é sinal de que empresários mandam no clube.

    Fechar o CT para o público, pode sim esconder muita coisa.

    Tem jogador que acha que manda no Atlético e pode fazer o que quer. Culpa do jogador? Não!

    Culpa de más administrações que se acumulam.

    Não acredito em venda de jogo para o Cruzeiro ou BMG.

    Mas acredito em jogadores fazendo corpo mole para retaliar o presidente ou o “sistema”.

    Após a goleada, entendo que não temos moral para falar do Cruzeiro.

    Mas penso que o futuro para o futebol mineiro é sombrio.

    Não são só os políticos que são demagogos. Dirigentes de futebol adoram nos fazer de trouxa também.

    Enquanto nos perdemos em discussões provincianas, a Rede Bobo enche os cofres do eixo RJ-SP.

    Acorda Minas!!!

  • Emílio Figueiredo disse:

    Todos que por aqui tecem comentários, é por que acreditam na credibilidade no dono do blog. Ou os jornalistas também recebem $$$ para darem suas opiniões e fazer a cabeça das pessoas???

    Parem de chorar atleticanos.

    Parabéns pelo texto Chico Maia…

    Depois quero ter notícias da Arena do Jacaré, o que será dela daqui pra frente???

  • Rodrigo Assis disse:

    Atlético perdeu por ruindade e pronto.

    Seu texto ta perfeito, não acrescento uma virgula sequer

  • dan disse:

    O torcedor aí de cima falou a verdade. Quem tripudiou antes do jogo foi a torcida, e isso é uma coisa normal.

    “Os cruzeirenses cansaram de falar que iriam golear e de fato golearam por diversas vezes. Quando o time é melhor 90% das vezes ele vence. Como pode a melhor defesa do returno tomar 6 gols do pior ataque do returno? ”

    O time do Galo não entrou com gana de ganhar, se recebeu dinheiro ou não, não interessa, é obrigação desses vagabundos que ganham bem e em dia entrar pra ganhar sempre.

    Vergonha, desmoralização. Fora Kalil!

  • LUIZ MARCIO disse:

    Chico,
    no atletico arrogancia tem nome e sobrenome: alexandre kalil.
    só para ficarmos nos acontecimentos mais recentes, caso contrario teriamos que retroceder ao ano de 2002, aquela goleada do corinthians de seis- mera coincidencia…?- em pleno mineirao, a fanfarronice depois do jogo dizendo que os jogadores borraram as calças……bem, isso fico pra outro dia.
    o fato é que, se alguem tinha, ou deveria ter, interesse redobrado nesse jogo esse alguem seria o proprio presidente do atletico. primeiro por que ele se diz um torcedor tao apaixonado quanto nós, que vamos pro campo debaixo de chuva tentar tirar o galo do rebaixamento,pelo segundo ano consecutivo, à base de grito e reza…..
    depois, quem tem,ou tinha, ate o final de dezembro, poder pra evitar que os jogadores façam farra, se deleitem com a heroica subida de produçao e a garantia de terem evitado um vexame maior, e se esqueçam do jogo com o maior rival essa pessoa seria ele.
    acho que qualquer observador mais atento poderia esperar um certo relaxamento natural do time, pois este ja havia atingido o objetivo, naturalmente traçado por ele mesmo, kalil, depois de mais um ano de contrataçoes desastrosas.
    é natural que alguem que fique muito tempo sob extremo estresse relaxe depois que a ameaça se dissolva, parafraseando o proprio kalil em sua ultima entrevista, qualquer pessoa estupida sabe disso. ademais, sera que ele nao sabia que seu tecnico, o responsavel pela subida de produçao do time, fora tecnico do rival no inicio do campeonato?…..e que tivera participaçao na composiçao do elenco , que provavelmente deixou muitos amigos na toca, e que, sendo uma pessoa muito emotiva, pode ter se traido, inconscientemente, e nao tenha dado toda a atençao que a fatidica partida exigia……
    bem, a unica pessoa que podia quebrar esse clima e fazer o time do atletico entrar no jogo com a faca entre os dentes era o proprio kalil.
    entao nao me venha com fanfarronices depois do leite derrama senhor alexandre kalil.
    em tempo, pague o bicho prometido, que os jogadores merecem e como se diz na sabedoria popular: o que é combinado nao é caro!

  • Basílio disse:

    Quando o Crucru ganhou de 5 do Galo, tinha time melhor, as jogadas bem concatenadas fizeram jus à goleada e chateados, aceitamos. Mas essa agora, todos viram. Os jogadores do Galo são péssimos atores. Tava na cara, só os cegos e os ignorantes não viram e não aceitam . Contra fatos não há argumentos. Foi visível, a olho nú. Nem precisou de telescópio.
    Ah, em tempo, quando goleamos na final do mineiro, a culpa foi do árbitro. Lembram?

  • Basílio disse:

    Engraçado, um dia eles disseram que o Galo pagou a jogadores do Crucru pra vencer o Vitória, que o Galo subornou o São Caetano pra entregar um jogo, que o Galo comprou o Bota nos 4 x 0. Quando se refere a eles, não existem conspirações, somos torcedores que perdeu a razão, lunáticos e por aí a fora.
    São os donos da verdade!

  • clauber disse:

    Sinceramente, se os jogadores do CAM, não se entregam em um clássico, vou te contar uma coisa chico, mandem todos embora, fechemos o departamento profissional, voltemos com o futsal e enfim fiquemos lá apenas olhando os outros clubes.

    Parabens aos crucru e ao galo que tome vergonha nessa cara e feche totalmetne para balanco.

  • Luiz Goursand disse:

    ÉÉÉ….o “Impossível” também acontece no futebol

    Alguns resultados “Impossíveis” neste Campeonato Brasileiro de 2011

    Corinthians 5 x 0 São Paulo
    Cruzeiro 6 x 1 Atlético MG
    América MG 2 x 1 Corinthians
    Fluminense 1 x 2 América MG
    América MG 4 x 1 Vasco
    Bahia 4 x 3 São Paulo (após estar 3 a 1 para o São Paulo)
    Gremio 4 x 2 Flamengo (após o Fla abrir 2a0 no placar)…etc…etc…etc

  • Ronan Fernandes disse:

    vc colocaria sua mão no fogo, chico?

  • Acompanho seu blog. Esse sem dúvida foi o texto mais sóbrio! Parabéns! Que venha 2012 com algo diferente… e que venham as vitórias, caso contrário, que as derrotas sejam menos vexatórias! Galosempre! Abraços!

  • Luiz Goursand disse:

    Comentário Coerente, Chico Maia…..

    É mais fácil SELAR a PAZ no Oriente Médio……do que o Kalil ou qualquer outro atléticano VENDER o jogo PARA O CRUZEIRO!!!

  • Leandro Santos disse:

    Grande Chico!!!
    “Pra variar”, mais um belo artigo, digno de quem conhece a fundo o futebol das “gerais”.
    No entanto, ouso-me a não discordar, e sim questionar um fato que desencadeou essa onda de suspeitas sobre a suposta “venda” do clássico. Por que o Alexandre Kalil insiste em negar que se encontrou com o Zezé Perrela na terça-feira, 29/11/11, num famoso restaurante (por enquanto, não cito o nome), ali no Lourdes?
    Tal encontro, de fato, aconteceu, embora o presidente insiste em negar.
    E essa é a maior estranheza, o que faz o Brasil inteiro duvidar da idoneidade do futebol mineiro…

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    Eu quero é mais que os galináceos sempre entrem assim de salto alto contra o Cruzeiro porque o salto sempre quebrará e a goleada será inevitável, o Artrético é feito pra lvevar goleada e quando acham que estão com jogo ganho antes mesmo de jogar elas costumam ser cada vez maiores.
    Saudações Celeste.

  • Jefferson Melo disse:

    ILUDIDOS E ALIENADOS atreticanos: Desculpa de aleijado é muleta! O Cruzeiro concentrou para jogar tudo, a partida da vida e da história do clube. É insensates, covardia, idiotice e ser cego em não querer ver que o já ganhou pregado durante a semana pelo Kaiu resultou num pensamente só de que o Cruzeiro seria presa fácil. Assim o Cruzeiro agiu contra o Estudientes e com o Once Caldas. Para os esquecidos: em 2002 o Cruzeiro precisava que o atrético ganhasse do Grêmio para se classificar entre os oito finalistas. Vergonhosamente, houve entrega que um amigo no Olímpico revoltado me contou. Portanto, os jogadores jogaram com amor a profissão e tudo deu certo, inclusive o salto alto não deixou o Réver e L Silva segurar o nosso ataque. Perderam a maior oportunidade de rebaixar o Cruzeiro, se depender de nós, faremos assim: se houve compra, aceitaremos o dinheiro e não entregamos o jogo. Aí sim que “todo o mal será castigado”! Obrigado

  • claudio figueiredo disse:

    Valeu Chico Maia e por isto que acompanho desde os tempos do minas esportes,sou cruzeirense mas so gostava dos seus comentarios e para quem acredita em marmelada, sera que nao podia ser so 1x o?

  • Renato Mello disse:

    Chico,
    Não à toa o considero o MELHOR cronista esportivo do BRASIL. Analisa as coisas com tranquilidade, frieza, e, PRINCIPALMENTE, IMPARCIALIDADE. Pronto. Não é difícil, ao esfriar a cabeça, verificar todo o sentido da sua análise. Mas é sempre mais “fácil” para alguns (e aqui não estou me dirigindo a NINGUÉM, apenas e tão somente pegando uma “geral” do que tenho lido dos torcedores do meu time desde domingo), imaginar “N” teorias da conspiração, do que encarar a realidade: dentro da sua análise, Chico, é simples identificar uma palavra: AMADORISMO. Assim os jogadores do GALO,a comissão técnica, diretoria, enfim, TODOS os envolvidos, trataram um dos MAIORES clássicos do Brasil: com AMADORISMO. Já o cruzeiro, o levou a sério, e MERECEU a goleada. Sou atleticano fanático (pleonasmo, né…?), fui ao Mineirão pela 1a vez com 5 anos de idade num GALO 5 x 2 América, em 1977 se não me engano (ou 78), com gols de Marcelo e Reinaldo, vi timaços, vi times muito ruins (93, 2005… ), mas sempre vi o GALO respeitar o clássico como merece, até quando tomou lavada. Mas dessa vez, sinceramente… parecia que estava indo jogar contra o Íbis, um amistosozinho qualquer… caramba, era um jogo contra nosso arquirrival, não dá pra entrar tão frouxo! O campeonato só terminava DOMINGO! A história mostra que TODA vez que um despreza o outro, se dá mal! Quem não se lembra de 1999, com a diretoria cruzeirense colocando o time como já classificado antes do encontra das 4as de final pelo brasileiro? E depois da “tunda” no 1º jogo, o Alvimar dizer “o cruzeiro não perde 2 vezes seguidas para o Atlético”… pois PERDEU, com direito a gol de PEITO do Guilherme! Da mesma forma, podemos lembrar quando Cerezo falou demais, dizendo que enquanto ele, Reinaldo, Éder e companhia ltda. estivessem no GALO, o cruzeiro não ganhava do Atlético de jeito nenhum… pois ganharam, com um time HORROROSO, do TIMAÇO do GALO, por 1a 0… o trauma é tão grande que eu, que nunca esqueço o nome do cara que fez o gol, esqueci agora… mas era uma pereba de marca maior!!! Enfim… a história ENSINA, mas nossos dirigentes INSISTEM em NÃO aprender!!! Vamos ver agora quando acontecerá a próxima história de “já ganhou” antecipado… pois alguém duvida que acontecerá? Uma hora rola de novo…
    Uma coisa somos nós, torcedores, brincarmos, tirarmos sarro um do outro antes dos jogos, ok, isso faz parte… mas até nós mesmo temos de fazer isso de forma consciente, sabendo que o feitiço pode virar contra. Agora: jogador, dirigente, técnico, as pessoas de DENTRO do clube não podem ter esse sentimento de forma NENHUMA! E tava na CARA que o pessoal do GALO estava contando com o ovo no “dito cujo” da galinha. Pois bem: perderam, e com o rival MERECENDO a vitória, de forma incontestável. Vamos parar com essa bobagem de criar chifre em cabeça de cavalo. Aos que estão dizendo que se o Tardelli aparecer de uma hora pra outra se confirmara a venda, aviso: meu twitter é praticamente 100% relacionado a notícias do GALO, e tem MAIS DE UM MÊS que tem gente dizendo que o Tardelli JÁ está fechado com o GALO, por empréstimo de 1 ano junto ao Anzhi. 1 mês atrás o cruzeiro não dependia do GALO, ao contrário: todos acreditavam que ele VENCERIA os jogos contra Avaí, Atlético-PR e Ceará, e chegaria na última rodada já livre do risco. Então, amigos, essa “teoria” é FURADA! Perdemos por nossa INCOMPETÊNCIA DE COMO GERIR UM CLÁSSICO! Que vençamos na próxima, SE tivermos competência para isso, dentro E FORA das 4 linhas (trabalho MENTAL bem preparado; foi o que fez o cruzeiro ganhar o jogo, além da técnica).
    Grande abraço a todos, e PARABÉNS mais uma vez, Chico.
    Cada vez mais FÃ,
    Renato Mello 😉
    P.S. : A quem quiser me adicionar no twitter: @mellorenato

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Como já disse, vou dizer de novo…

    Quem realmente acha que houve armação envolvendo grana, das duas, uma: Ou tá falando isso pra amenizar a barra do vexame por mais uma goleada, ou por não ter personalidade definida, acredita no que “estão dizendo”… Mesmo sem saber se o que dizem, de fato corresponde à veracidade dos fatos. Seja por cegueira ou inteligência limitada mesmo.

    Quanto ao título e conteúdo do tópico, simplesmente irretocável !!!

    Fico imaginando a situação do Chico… Ter que falar algumas verdades, mesmo sabendo que alguns Atleticanos preferem ser iludidos com a melhor farsa, a ter que encarar a pior verdade…

  • Marcos 2011 disse:

    Realmente esse jogo vai dar no que falar mesmo depois de 2011 acabar. Esse clássico aparenta ser uma ‘armação’ pois ninguém não consegue explicar como o time do Cruzeiro, que era o ‘Íbis’ do returno, que havia sofrido para vencer APENAS dois jogos no segundo turno no CB e ainda sem seu principal camisa 10, aplica uma goleada dessa natureza num Atlético que estava em melhoras com o seu futebol, cujo meio-campo e setor defensivo foram ajustados pelo Cuca. Claro que nesse clássico não foi entrega, o Atlético perdeu pois seus jogadores metidos-a-besta já estavam se achando e pensavam que o Cruzeiro já havia ‘morrido’.
    Pelo curso do Brasileirão quem merecia ser rebaixado não era o Atlético PR e sim o Cruzeiro. Agradeçam azulados pelo bandeirinha ter anulado um gol do ‘furacão’ contra o seu time e pela vitória do América sobre esse mesmo time. Do contrário estariam chorando lágrimas de sangue.

  • Anderson Palestra disse:

    Basílio, CAP e Cruzeiro são unha e carne?
    Não confunda torcida organizada com clube de futebol.
    Bandidos pobres (organizada) não se misturam com bandidos ricos (cartolas).

    Papinho mais mequetrefe esse. Teve mala branca para os jogadores do América e do Bahia? Teve, não duvido disso.

    Teve mala preta para o Atlético? DUVIDEODÓ. O que já escutei de almoço do RG com o Aécio, jantar de RG, kalil e Perrela, almoço com 5 jogadores do Atlético, RG e Kalil (os jogadores não aceitaram e entregaram com gosto), Reunião no BMG entre Kalil, RG e Aécio. Aécio e RG foram ao CT do Atlético para conversar, etc…

    Todos esses fatos acima tiveram testemunhas, todas. Haja comilança… que piada…

    Justificar a derrota com a compra do resultado ameniza a dor? Se sim, beleza, chorem eternamente.

    Se não, faça como alguns atleticanos, peçam a cabeça do Kalil, peçam time forte, peçam dispensas, porque se continuar assim vai brigar para não cair de novo.

    Ao Cruzeiro, fica minha indignação ao bandido estrelado e a esperança de um time melhor e dispensas, já escrevi. Fabrício, Paraná, Ortigoza, Diego Renan, Farias, Vitor, Leo, Keirrisson, Roger, etc…

    Para o Atletico foi ate bom tomar essa surra, a torcida ja tava achando que o time era uma maquina.

  • Marco Tulio disse:

    É Chico, gostaria de ter a sua crença, mas tá difícil.Apaixonado como sempre fui por futebol, perdi muito da alegria de torcer.Pra mim houve uma pressão sim pela derrota e os jogadores reagiram:já que é pra perder vamos perder de muito pra deixar clara a sacanagem.Infelizmente acreditar no sobrenatural de almeida nesse jogo é no mínimo muita ingenuidade.Esse time do Cruzeiro, em condições normais ,não faria seis nem no nosso pobre Democrata que sequer se classificou pra fase final da terceira mineira.E como disse aquele ex-jogador amigo nosso “jogador só entrega se vier ordem de cima”.

  • Daniel Lanza disse:

    Essa história de que rolou grana só pode ser zuação.
    Ganharam para serem humilhados? Como assim?
    Se o resultado fosse 2×1, 1×0 eu até acreditaria, mesmo assim, desconfiando da real possibilidade.
    Tal negociação envolveria 14 jogadores + comissão técnica + diretoria. E todos teriam que aceitar e NUNCA abrir a boca sobre o fato.
    Impossível. A primeira ameaça os jovens jogadores contariam a verdade sobre a tal derrota de 2011.
    Um jogou pra ganhar, o outro entrou em campo! Somente isso!

    Mas agora vem uma ótima notícia:
    A Volkswagem decidiu transferir sua fábrica de automóveis para Sete Lagoas. Segundo a montadora, lá é o único local onde é possível fazer 6 Gols em 90 minutos!

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Os que acusaram o América de “levar algum” para VENCER o Atlético Paranaense são os mesmos que agora acusam o Galo de “levar algum” para PERDER para o Cruzeiro?

    Se é fato que se o América PERDESSE aquele jogo, o Cruzeiro estaria rebaixado, mesmo vencendo de 10 x 0, fato é, também, que ele estaria rebaixado se o Galo o VENCESSE, ainda que por 0,5 x 0.

    A mesma “disposição” que condenaram no América, à época, faltou ao Atlético? Não creio!

    Histórias de perde-ganha que justificam uma frase minha, segundo a qual o futebol “idiotiza”, momentaneamente, alguns torcedores. Depois passa.

    Ninguém comprou ninguém e ninguém se vendeu a ninguém. Um ganhou e o outro perdeu, como deve acontecer no futebol. Eis o único fato concreto.

    No final, o Cruzeiro riu por último, merecidamente, e que venha o 2012 com as discussões levadas para um patamar mais alto do que “comemorar”, com ou sem churrascos, com ou sem foguetórios, fuga de rebaixamento. Merecemos, todos, muito mais do que “isto”.

    Pena que não deu tempo de o América reagir e comemorar “isto” também.

  • Alison disse:

    Boa noite Chico!
    Não me iludo mais com o Galo, desde aquele jogo de Rosário Central que temos decepções atrás de decepções. Essa é só mais uma de tantas outras que virão pela frente, porque, se observarmos, a cada goleada que tomamos do rival vários torcedores abandonam o time e a torcida do outro lado aumenta a cada dia Sinceramente minha vontade era parar de acompanhar futebol, principalmente o Galo, mas quando a gente gosta de uma coisa é difícil largar, tenho dois filhos, atleticanos é claro, tenho pena deles, pois eu com 43 anos nunca comemorei um título importante do Galo, minha vontade era juntar tudo que tenho do Galo na minha casa: camisa, copos, flâmulas, bandeiras e entregar na sede com uma carta com o título “Desisti do Galo sua história me envergonha”, esse é mais um desabafo de um atleticano desiludido.

  • Ricardo disse:

    Boa análise do que realmente ocorreu. Engraçado que os paranaenses nada falam sobre a apatia do Coritiba. Será que havia armação lá? Aconteceu com o Galo o mesmo que ocorreu com o Cruzeiro contra o Once Caldas. A arrogância foi castigada.

  • Wellington Duarte disse:

    Cara sou Cruzeirense e mesmo sabendo que vc é atleticano te respeito pelo profissional que é desde o minas esportes quando passei a te acompanhar. Os atleticanos não entendem que futebol sem compromisso não dá. O atlético perdeu um jogo atípico porque relaxou e ponto, nada além disso.

  • Ricardo disse:

    Caro Chico Maia, sempre respeitei seus comentarios, mesmo que grande parte deles sao meramente mediadores, mas agora percebo que essa sujeira que aconteceu domingo consegue encobrir ate mesmo o jornalismo. Quem nao viu que a ZAGA inteira do galo nao subiu no segundo gol? Quem nao viu o Fabricio percorrendo toda a defesa sem ser no mínimo acompanhado? E o gol do Wellington Paulista? O Roger cansado, entrou na pequena área pra cruzar ( reparamos sim no carrinho sem querer acertar abola-sem querer nada do Réver ). A quem vocês querem enganar?

  • Joao disse:

    Chico,

    Falou tudo! O Futebol é cheio de trambiques, mas o fato do Cruzeiro golear o rival nessas circunstancias não tem nada de estranho.. mesmo se tivesse, não seria a primeira vez que o futebol nos pregaria uma peça.

    To virando o seu fã Chico! Não por essa cronica, mas pelas criticas ao Perrela, esse verdadeiro cancer no Cruzeiro, que continua vendendo nossos melhores jogadores, na contra mao do futebol brasileiro.

  • vania disse:

    ESSA COISA DE CASTIGO É COISA DE BEATO.

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO MAIA:
    De todos comentários seu durante o ano, sem dúvida este é límpido, certíssimo e IRRETOCÁVEL!!
    Jornalista consciente do trabalho que escolheu por vocação, Acompanho-o desde os tempos de Rádio Capital nas jornadas esportivas e o programa do GIL COSTA..Mesmo chateado,triste com a derrota do time de coração, ainda assim nos brinda com esta crônica séria, honesta e sem subterfúgio ante o placar acachapante…

  • Thales Rosa disse:

    Acabei de ouvir na itatiaia que Kalil atrasou salarios no atletico em represalia a derrota no classico.. Se for verdade kalil esta fazendo M…. m maiusculo mesmo.. estes caras estarao ai ano que vem, e para dar o troco no Kalil nao custa nada.. com jogador nao se brinca, eles querem o deles no fim do mes e pronto!!!! E outra quem trabalha tem direito de receber indepente se trabalhou bem ou mal, no brasil e assim se ganha trabalhando bem ou mal.. e ele nao é homem de cumprir a palavra dele??

    O ZZ quase destruiu meu cruzeiro e o kalil esta conseguindo ser pior ainda.

  • Basílio disse:

    Chico, está na cara meu amigo. A inércia, marcação a distancia, vontade de não chegar na bola, a sonolência do Rick, a avacalhação do Réver, os passos de tartaruga do L. Silva, sem contar a ruindade do Serginho. Afinal era a melhor defesa do 2º turno, jogando sério, dando chutões, chegando junto mesmo. De repente gols fáceis, de jogadores sem a mínima habilidade e criticados a semana inteira pelos próprios Cru Crus.
    Alguns Crucrus, fazendo uso de sua sandice disseram que o Bota entregou para o Galo. Como se naquele jogo eles tinham amplas chances de chegar à Libertadores?
    O pessoal do CAP não pode reclamar, afinal são unha e carne com o CruCru e o Zezé usou o América e o Galo para rebaixá-lo.
    Os atleticanos mais sensatos previam jogo difícil e clássico não é fácil de se vencer, mas o crucru não está com essa bola toda para ganhar de 6. Tomara que o zz desse um calote nessa corja!
    Talvez, nunca mais serei o atleticano de antes, isso se não procurar um time do eixo pra torcer, enquanto Kalil ai estiver. Está na cara, come na mão do zz! Todo ex jogador do CruCru que vem ao Galo, faz corpo mole. As vezes até técnicos!
    Sou a favor do movimento de imigração da torcida atleticana. Minas, que sempre foi vista como uma terra de gente séria e honesta, virou chacota nacional pelos atos do ZZ e do Kalil. Que vergonha!

  • Thales Rosa disse:

    Chico eu nem dou ideia para quem diz que rolou grana. Me fale de quem o atletico ganhou e conveceu? De ninguem, alguns vao falar meteu 4 no botafogo, ganho de 4 mesmo mas de um time sem tecnico… ai vao falar ganhou do santos, blz santos queria algo neste brasileiro?? Acho que nao ne.. O time do atletico é tao ou mais feio que o do cruzeiro e so ganha quando todos se unem. O time do cruzeiro do inicio do ano ganhava fazendo chuva ou sol, ganhava jogando bem ou mal.. depois do desmanche virou isto ai que vimos no segundo turmo… mas querendo ou o arremedo de time do cruzeiro é mais entrosado que o atletico, tem mais grupo e mais elenco. So isto.. contra fatos nao ha argumentos, os dois times foram pessimos no brasileiro e nao existia favorito neste classico, em minha opniao. Atletico estava sem pressao e sem desfalques mas mesmo assim nao era favorito a nada. Classico se ganha na raça!!!

  • Quem são piores: os que se venderam, ou os que pagaram? Na dúvida, AMBOS os clubes são extremamente culpados, pois, desrespeitaram literalmente seus torcedores! O que se viu foram os ditos “profissionais” alvinegros assistindo passivamente todas a iniciativas celestes, e sequer procuraram acompanhar o ataque azul….
    – Repito: AMBAS as equipes brincaram e desprezaram os sentimentos de seus torcedores, sendo uma foi humilhada e a outra literalmente iludida com o placar! Dinheiro no futebol compra resultado de uma partida, mas será se compra a realidade que essas equipes estão vivenciando? VERGONHA NACIONAL EM AMBOS OS LADOS! VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA…

  • Eu não entendo nada de futebol e no domingo, me vi como muitos, questionando aos que entendem: foi vendido ou não foi? Continuo sem resposta até agora, admito. Mas você, como sempre, foi brilhante com suas palavras. E não haveria de ter argumento melhor, afinal, toda arrogância [deverá e] será castiga! Saudades…

  • Parabenizei por duas vezes a vitória celeste! Mas após ler e acompanhar o noticiário esportivo em geral e sintonizar vários programas televisivos em emissoras variadas, agora sinto-me “envergonhado” pelo placar descomunal de domingo p.p. Nesse contexto, havendo “marmelada”, os atletas, toda comissão técnica e dirigentes de AMBAS as equipes deveriam ser banidos, expulsos literalmente do futebol, sem quaisquer exceções!

    – Tento pensar e acreditar o contrário, mas… o que ficou são as evidências pecuniárias que envolviam àquela fatídica partida! VERGONHA NACIONAL…

    – Dinheiro maldito que compra caráter, profissão, honradez, desvalorizando paixão e amor que são sentimentos maiores de um verdadeiro torcedor! Mas em nosso país, a palavra honestidade deixou de ser falada nas salas de aulas, e nossas ditas “autoridades” dão exemplos negativos aos nossos jovens!

    – Como bom, aliás, excelente Atleticano que sou, estarei “torcendo” prá que àqueles ditos “profissionais” que vestiram a mítica camisa alvinegra no dia 04 de dezembro de 2011, que sejam EXPULSOS do maior clube de futebol de MG!

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    TODA ARROGÂNCIA SERÁ GOLEADA… Parabéns Chico pelos seus comentários, foi isso mesmo que aconteceu e é o que tendo explicar desde segunda passada para os conspiracionistas, falar que o seu time do coração vendeu o resultado é uma forma de o torcedor querer fugir da relidade e não acreditar que o time foi humilhado por causa de sua mediocridade, não podemos culpar essas pessoas que pensam assim eu sou torcedor e sei que se fosse comigo também tinha grandes chances de querer pensar da mesma forma. A verdade dói muito e procuramos viver em um mundo de fantasias para amenizar esse sofrimento. É melhor acreditar que houve combinação do que achar que o seu time é uma lástima e imprudente.

  • Dhebora Peixoto disse:

    eu concordo com você pois a torcida prefere acreditar q tem dinheiro envolvido
    eu sou atleticana mais eu vi o cruzeiro entrar com fome de bola e o galo cumprir tabela infelizmente e a verdade

  • tom vital disse:

    Não acredito que tenha rolado grana.Mas creio que como Cuca foi técnico do Cruzeiro os jogadores resolveram relaxar e entregar o jogo.Pois se não rolou grana como explicar tamanho desleixo num jogo de suma importância para o torcedor Atleticano.Mas que debaixo desse angu tem caroço isso tem.E você Chico a quem respeito imensamente sabe muito bem que o
    futebol é cheio de maracutaias.E que o método dos grandes cartolas é
    semelhante aos da Máfia.
    Só que sem prova não dá para sair acusando ninguém infelizmente é tocar
    a bola pra frente.E esperar o próximo.Pois como você mesmo costuma
    dizer o futebol é coisa muito pequena em relação à vida que segue.

    E esperar que o Clayton anuncie a data da inauguração do Sabara’s Bar.

  • Wellington disse:

    Que decepção Chico, ainda que, diferente um pouco a sua opinião, mas me acostumei a vê-lo sempre discordando da maioria ( imprensa ), desde a época do Tribuna Esportiva na Inconfidência, Com o Ramom Salgado e o Magela. Ah! Não! Não seja comum como os outros! Um abraço! e viva o Galo! ( não este time atual sem caráter )

  • Guilherme_BH disse:

    Pois é Chico, tivemos a chance de trocar a hegemonia (não adianta me xingar, os fatos provam que o Cruzeiro é nos ultimos 10 anos o grande de Minas) do Estado , e os jogadores conseguem terminar o ano com mais um vexame.

    E agora me vem na imprensa alegar que estão sendo ameaçados pela torcida, que não sabem se ficam etc ( Sr. Rever) Ah, tenha santa paciencia. O que esperar de 2012 agora ? NADA, sera outro fracasso, contrataçoes de jogares que nada se identificam com o clube, troca de treinador, vexame na Copa do Brasil, Brasileiro … tudo como antes …

  • KDABES disse:

    Arrogância é do lado de lá. Nós estávamos apenas zoando com a situação. E pelo que se viu zoamos na hora certa mesmo, hahaha.

  • Daniel Torres Pacheco disse:

    Chico, francamente? Torcedor não joga bola. Os cruzeirenses cansaram de falar que iriam golear e de fato golearam por diversas vezes. Quando o time é melhor 90% das vezes ele vence. Como pode a melhor defesa do returno tomar 6 gols do pior ataque do returno? Continue culpando a arrogância dos torcedores, eu vou culpar a falta de caráter dos dirigentes e jogadores do Atlético.

  • Alisson Sol disse:

    Eu penso exatamente o que você escreveu: que nestas horas aparece muita gente que não acompanha futebol e quer dar sua “contribuição”.

    Eu até entendo o que os amigos atleticanos estão sentindo. Veja que, por exemplo, eu até hoje acho que houve um erro do árbitro ano passado no jogo do Corinthians com o Cruzeiro. Nem achei que foi intencional, mas causado pela famosa pressão que o árbitro enfrenta para ajudar o time da casa. Mas isto é usual no futebol. Bola para a frente.

    Agora, escândalo é o pessoal da imprensa escrever coisas como as que estão sendo escritas. Primeiro porque, como eu apontei antes da partida (vide link), o empate seria suficiente para o Cruzeiro. O único risco neste caso seria o Ceará vencer, o que não aconteceu. Assim, o Atlético-PR devia ter combinado melhor com o Atlético-MG para que vencessem, antes de sair falando que é por o Cruzeiro ter vencido que eles caíram. Quem aparece agora divulgando conspiração é gente que em 2 meses não vai mais estar acompanhando as contratações, a organização dos clubes, os treinamentos, e os laboratórios nos estaduais. Vai ser duro continuar lendo estas teorias por 2 meses mas, como a teoria da final da Copa em 1998, em breve esquecem.

  • Leandro disse:

    Os jogos mais estranhos do campeonato foram na penultima rodada!

    Ninguem explica como o time rídiculo do Atletico MG conseguiu vencer o Botafogo candidato a libertadores, e como o América se desdobrou pra vencer o Atlético PR sendo que já estava rebaixado!

    Os dois jogos deveriam ser investigados, se o Botafogo tivesse vencido o que era normal e o Atlético PR também, hj o Atlético MG estaria rebaixado com toda a justiça!

  • carlos disse:

    Parabéns CHICO, análise correta do acontecido.

  • flavio azevedo disse:

    grande Chico,

    pior de tudo é eu ter que ficar ouvindo que o América merecia continuar na série A! merecia por que? foi uma vergonha a competição toda e só depois que foi rebaixado que os jogadores começaram a correr e suar a camisa, com a suspeita que estavam recebendo uma rana extra para ajudar outras equipes….dificil demais a vida do torcedor mineiro, ainda mais quando alguns programas esportivos fantasiam a realidade e colocam nossas equipes como competitivas sendo do mesmo nível dos outros times brasileiros. quem assiste ao jogos de outros estados verificam em poucos minutos que estamos atrasados anos luz, tática, tecnica, financeiramente e lá, se o atleta desfaz da equipe ao qual defende é afastado na hora, assim como fizeram com o chicão, ocom o gladiador e outros…e a torcida não aceita jogadores come e dorme igual os fabios costas, farias, dudus e outros que a torcida mineira tem que aguentar….até quando continuaremos achando que fomos roubados pela globo, cbf, arbitragem etc. tal???????

    ACORDA MINAS GERAIS!!!!!!!!!!

  • Paulo Araujo disse:

    Me desculpa Chico. Rolou foi grana mesmo e muinta grana. Meu tempo e dinheiro enquanto o Kalil estiver no Galo não entrara no bolso dessa corja.
    O Kalil a semana interira caladinho? Agora vem dar uma de coitadinho, todo choroso. A mim esse povo não engana mais. Essa administração manchou que que é de mais sagrado para nos Atleticano. Sujou nosso manto.
    Apesar de tudo saudações Atleticana.