Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Pelo voto direto nos clubes de futebol

O Super Notícia tem dedicado grandes espaços às eleições do Atlético. O leitor Victor Telles de Menezes enviou-me um e-mail com o qual concordo, e defendo o mesmo que ele: eleições diretas nos clubes de futebol.

A propósito, nestas férias do futebol, estou preparando várias colunas para O Tempo e Super Notícia, com assuntos desse tipo, que durante os campeonatos não dá tempo e nem há espaço para aprofundar.

Este será um tema, especialmente porque eu e quase toda a imprensa brasileira recebemos um livro do Senador Álvaro Dias (PSDB-PR), falando das consequências positivas da CPI do futebol, cuja relatoria foi dele, em 2011.

O Senador diz que ela trouxe grandes benefícios ao torcedor e que a impunidade acabou no futebol.

Entendo que ele está completamente equivocado, pois continua quase tudo a mesma coisa de sempre.

Ele faz elogios ao Estatuto do Torcedor, como mais um benefício oriundo da CPI do futebol. Outro grave equívoco da parte dele, e este e-mail do Victor é um bom exemplo disso, já que o torcedor, que move o esporte, não tem nem direito a voto, na maioria dos grandes clubes brasileiros.

Veja o que diz o Victor:

* “Boa Tarde,

eu entendo que o jornal Super Noticias mostre as propostas dos candidatos a presidência do Clube Atlético Mineiro, mas isso interessa somente aos conselheiros que tem o direito de votar e decidir os rumos do clube, o que nem sempre representa a vontade da MASSA, não dá pra entender  que um clube dessa grandeza seja totalmente fechado, parece que tem dono, sempre manobram com a paixão do torcedor atléticano, o meu sonho é que um dia isso acabe, abertura geral, democracia já, dar direito de voto aos sócios da Vila Olimpica, Labareda, e ao Sócio-Torcedor (não tem), com certeza  trariam benefícios ao clube. Eu quero votar pra presidente do GALO.

Obrigado.”

Victor Telles de Menezes

SIGA O CHICO MAIA NO TWITTER E NO FACEBOOK:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

www.facebook.com/pages/Chico-Maia/158667527560111


» Comentar

Comentários:
14
  • André Luiz disse:

    Parabéns ao Galinho que foi campeão sub -17 ontem VIVA

  • luiz marcio disse:

    chico
    mais uma coisa, a maior parte da torcida atleticana nunca pisou no labareda nem na vila olimpica, é o meu caso, frequento o mineirao desde 1976 e nunca fui num clube social do atletico, reconheço os direitos de quem possui cotas desses clubes, mas sao um partrimonio parado. ACREDITO QUE UM SHOPING, ASSOCIADO A UM HOTEL DE LUXO, NO TERRENO DO LABAREDA, DE FRENTE PRA LAGOA DA PAMPULHA, DO LADO DO AEROPORTO E PERTINHO DO MINEIRAO SÓ PODE SER UM SUCESSO E VAI AJUDAR A COLOCAR NOS COFRES DO ATLETICO ESSE DINHEIRO CADA DIA MAIS NECESSARIO PARA SE MONTAR UMA EQUIPE COMPETITIVA.

  • luiz marcio disse:

    chico
    é simples, é só entregar o clube pra quem de fato carrega ele nas costas, a torcida, claro, obvio, que com criterios redobrados e um plano de socio torcedor real e transparente. nao é coisa tao dificil, faz-se uma mensalidade razoavel, sem ser absurda, e da-se o direito de voto a quem tiver um determinado tempo de contribuiçao. TENHO CERTEZA DE QUE É A UNICA MANEIRA DE COMBATER O PODERIO ECONOMICO DO EIXO RIO/SAO PAULO E PELO MENOS AMAINAR A DIFERENÇA, QUE TENDE A AUMENTAR COM O PASSAR DOS ANOS. para isso é só fazer um plano de socio tocedor que realmente atraia o atleticano para mais perto do clube, é facil, é só ter uma equipe de marketing seria e competente.
    quanto aos clubes sociais é sabido que, se nao estao no vermelho agora, sao um patrimonio muito grande para ficarem “empatando” receitas e despesas. O LABAREDA É UM OTIMO LUGAR PRA SE FAZER OUTRO SHOPING E AUMENTAR A RENDA DO CLUBE.

  • Concordo que os torcedores poderiam ter direito ao voto, pois, esses é que impulsionam seu clube, seu time; entendo também que somente àqueles que possuem esse “direito” não estendido à maioria, ficam à par do que ocorre nos bastidores. Os candidatos deveriam apresentar seus “projetos de governo” à todos que são torcedores de um determinado clube, e no dia da votação, todos que se identificassem como torcedores daquela instituição, votariam no detentor da melhor proposta. Os conselheiros também ficam “pressionados” no dia da votação, e acredito que nem todos votam com a razão!
    – Isso vale prá todos os clubes, sem exceção! Democracia já, liberdade, imparcialidade e inteligência idem!

  • Paulo Henrique disse:

    Se torcedor votar, vira bagunça.

    Pessoas que não sabem escolher políticos não saberão escolher presidente de clube. Serão massa de manobra do mesmo jeito. Quem estiver no poder, usará a “máquina” do mesmo jeito – só que ao invés de emprestar dinheiro a conselheiros, anunciará alguma contratação bombástica.

    Sou a favor sim de se estender voto a sócios (ou sócios-torcedores) desde que adimplentes e participantes ativos na vida do Clube.

    Se não me engano, no Internacional-RS acontece algo assim.

    P.S. – Não ver Renan Oliveira vestindo a camisa do Galo em 2012 já é um alento….desde que não venham outros piores.

  • mauricio souza disse:

    Discordo de todos, pois os torcedores são emocionais, só um exemlo:
    SE O GALO TIVESSE GANHADO DO CRUCRU, O KALIL SERIA O DEUS NA TERRA, como perdeu tá todo mundo de pau nele. Não gosto dele, mas acho que em BH tem que haver uma pessoa capaz de ser presidente do Galo além dele como ele fala direto ai.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Existem modos de fazer uma gestão mais democrática, mas acredito que o torcedor tem seu espaço limitado à arquibancada, já que como disseram o Galo é um clube com sócios.

  • J.B.CRUZ disse:

    O certo é que a partir da década de 80, quando do exôdo de craques para o estrangeiro e a criação do marketig esportivo e os clubes foram ficando mais ricos, acabou o entretenimento e profissionalizou-se o espetáculo…Hoje, tudo é artificial..Até os mais nobres sentimentos (Amor,admiração e sensibilidade) deram lugar a ódio desprezo e humilhações, tudo em nome do poder e dinheiro…

  • MarceloSat disse:

    Chico,
    Discordo de voce. Torcedor é torcedor. É aquele que tem paixão pelo clube. Só isso. Compra ingresso, compra camisa ( quando não pirata ), dá receita, mas não administra nada. Um clube não é só o futebol e tem que se equilibrar entre o que ganha e o que gasta. Um dirigente é eleito para cuidar de todo um patrimonio que tem dono e não só do time de futebol. Seus eleitores tem sim que ser de um conselho ou, no máximo, pelos socios do clube, aqueles que pagam mensalidades e usufruem de suas instalações, via de regra.

  • Ramon Menezes disse:

    Bom, prezado Luiz.. qualquer semelhança com a política nacional é “mera coincidência” né.
    Votamos para vários cargos eletivos e estamos à mercê de nossos governantes, pois não sabemos absolutamente nada do que acontece nos bastidores. O que ficamos sabendo, é o que eles querem que saibamos….
    Como na política somos necessários, pagando nossos impostos, elegendo, trabalhando, etc, e o clube de futebol depende de nós torcedores (o que será de um clube sem torcida, heim?) que compramos a marca, pagamos ingressos, etc, o torcedor deveria sim ter direito ao voto. Deste que seja sócio adimplente, claro. Minha opinião.
    Abçs

  • Lincoln Pinheiro Costa disse:

    Chico,

    Como seria o financiamento de campanha? Porque uma eleição dessas não ficaria barata. Teríamos os mesmos vícios das eleições parlamentares, financiadas por caixa 2 de empresas? Quem propõe a mudança tem que pensar nisso.
    twitter.com/lincolnpinheiro

  • luiz disse:

    Desculpe-me amigos do blog, mas cabe-me discordar de vocês.
    O Clube Atlético Mineiro, não é apenas uma equipe de futebol apesar de ser sua razão principal . Devemos lembrar que existem os clubes sociais, e outras modalidades esportivas. Quero lembrar-lhes que o Galo tem dono sim, são os seus sócios adiplentes. Eles que mantém a estrutura existente. É preciso que haja um conselho sim, que vote e dê rumos aos destinos alvinegros. Para ser conselheiro é necessário a aprovação dos sócios e, só podem ser conselheiros os que também são sócios.Para ser presidente, também é necessário ser associado. Se o time de futebol acaba, o Clube Atlético Mineiro continuará existindo.
    Devo lembrar-lhes, que nós, somos apenas os torcedores da equipe de futebol ou do ´simbolo Clube Atlético Mineiro.
    Apenas um exemplo, se a gente pudesse votar e o Galo fosse campeão brasileiro com um dirigente péssimo e candidato à releição, certamente estaria reeleito com folga.
    Torcedor votaria com sua paixão peculiar.
    Concordo que, talvez, os sócios do clube tivessem direito a voto .
    Então, para que nossa opinião prevaleça, devemos ser sócios e mesmo assim participantes do conselho.
    Torcedor não tem a menor noção do que se passa dentro das administrações e fica à mercê de informações, muitas vezes distorcidas , da imprensa.
    Para mim, torcedor torce e nada mais. É bom que a gente nem saiba mesmo o que acontece fora das quatro linhas, ´pois é tanta sacanagem que acabaremos desanimando de torcer (vide o jogo vendido para as Celestes, aquilo sim foi bandidagem e sacanagem conosco, idiotas dos torcedores)
    O Galo é um bem particular, com donos sim, só que o time de futebol, e outra modalidades esportivas viraram paixão mundial. Mas…

  • Juninho Rocha disse:

    Sou Cruzeirense e concordo com o que diz o Vitor, pois o mesmo acontece no cruzeiro e em todos os clubes brasileiros.
    quem deve votar são os torcedores que votam sem segundas intenções.

  • Marcelo disse:

    Se o torcedor pudesse votar, o Kalil não teria feito as besteira que fez… Se isso fosse possível, com certeza, não ia ser reeleito.