Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Está ruim, mas vai piorar!

CHUVAS DEIXA  A AVENIDA CRISTIANO MACHADO ALAGADAComeçou a temporada de tragédias anunciadas nas grandes cidades do país com as enchentes, desmoronamentos e suas conseqüências em função das chuvas.

As redes de TV adoram e além das imagens assustadoras de gente em desespero, põem no ar muito choro e os câmeras têm ordem para focar bem nos olhos quando as lágrimas estão prestes a cair.

Quando mais tragédia, mais audiência.

Raramente a imprensa aborda o que deveria: as verdadeiras causas do problema, concentradas na corrida desenfreada de empresários atrás de muito dinheiro: ganãncia!

ENCHENTEpredio

Constroem onde jamais deveriam.

Morros, montanhas, leitos de córregos, rios, enfim…

Num belo dia a natureza cobra!

TUNEL

Mesmo depois de tantos anos vivendo em Belo Horizonte eu ainda costumo parar diante de certas obras ou construções e me pergunto: tem cabimento construir num lugar desses?

Menos de um ano atrás, vi uma movimentação de máquinas na subida da Av. Raja Gabaglia, à direita, logo depois do trevo do Bairro Buritis.

Da janela da BH News TV eu comentava com os colegas: já já surge um novo arranha céu. Dentro de algum tempo as conseqüências trágicas virão.

O prédio está pronto, abrigando um novo comércio, levando mais gente, lixo, água, esgoto, enfim, para o alto do morro.

CHUVAS DEIXA  A AVENIDA CRISTIANO MACHADO ALAGADA

Quando começa o período chuvoso quem mora, trabalha ou passa pelas regiões baixas da cidade, se arrebenta.

Parece que Belo Horizonte começa derreter nesta época do ano e o resultado é o de sempre: tragédias.

ENCHENTEGENTEGUARDACHUVA

E a outra inevitável pergunta: quem autoriza mais tantas obras e ocupações indiscriminadas na cidade? Quanto custa uma licença ou alvará desses?

Será que o crescimento econômico e populacional tem que se concentrar somente na capital do estado?

Minas Gerais não tem outras cidades para descentralizar todo este movimento?

CHUVAS DEIXA  A AVENIDA CRISTIANO MACHADO ALAGADA

Os urbanistas, planejadores e especialistas no assunto nunca são acionados pelos governantes.

E a imprensa nunca aborda o tema!

Em São Paulo tem um bairro que se chama Jardim Pantanal. O nome, porque as casas foram erguidas sobre um pântano.

Óbvio que constantemente ficará alagado e muita gente ficará desabrigada ou morrerá nesta época do ano.

CHUVA

E fica por isso mesmo, porque o que importa é a grana! O ser humano é apenas um detalhe e vetor para espertos ganharem dinheiro.

E vamos que vamos!

ENCHENTCARRO

Estas e outras imagens impressionantes são do portal do jornal O Tempo .

Podem ser vistas no http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=138175

SIGA O CHICO MAIA NO TWITTER E NO FACEBOOK:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

www.facebook.com/pages/Chico-Maia/158667527560111


» Comentar

Comentários:
11
  • JEfferson Costa disse:

    É só ler curraldelrey.com, que aborda a questão do sepultamento dos rios de nossa querida BH.

  • lauro disse:

    Enquanto isto nossos vereadores que poderiam estar em ” campo ” fiscalizando e ou ajudando o executivo a arrumar a tragedia estavam na camara aprovando aumento de mais de 60 % dos salários…….

    Sei que é difícil mas bem que a população poderia não fazer nenhum ser reeleito.

  • stretch disse:

    Estao construindo hoteis ESTADIOS e condominios e rede de saneamento da cidade?infraestrutura nao e necessidade?uma vergonha

  • Maria Alice disse:

    As eleições deveriam ser no mes de dezembro.

  • Jefferson Melo disse:

    Desculpe sr. Emílio, a palavra lamantável ou qualquer outra é apenas uma palavra e nada de ação. Ação que a Natureza espera e que só falam sobre ela e nada fazem. A Natureza está sem forças para se controlar e por isso excesso de chuva, calor, frio etc. O carro tem merecido mais atenção e cuidado mais que ela: é o asfalto nas cidades ao invés do ecológio e mais barato paralelepipedo, que além de freiar a velocidade das aguas da chuva ajudando assim a infiltrar no chão evita também o restante não chegue tão rápido ao rio que poderia causar uma enchente. O asfalto aquece mais as cidades e eis a razão de maior incidência de chuvas. E o descaso com o assalariado continua imensurável que só agora é que se fala de casas em áreas de risco. Ação de solidariedade e amor ao mais sacrificado se existisse por parte dos prefeitos, certamente essas pessoas não estariam nas áreas de risco! Falta-nos mais união e ação, senão, só ouviremos e leremos palavras de solidariedade e nada mais! Que país é este? E prometeram que mudariam, e não mudaram!

  • Paulo Henrique disse:

    Excelente post!

    Pôs o dedo na ferida como quase ninguém na imprensa tem coragem. Preferem pensar na audiência através do sensacionalismo barato.

    Alguns motivos para as tragédias:

    – ganância
    – especulação imobiliária
    – corrupção
    – falta de intervenção pública efetiva
    – gananciosos bem representados na política
    – omissão da imprensa
    – falta de educação do povo (não há boca de lobo que aguente tanta água estando cheia de lixo jogado na rua)

  • Carlos disse:

    pois é Chico! Vai piorar cada vez mais, para começar a PBH com apoio do Governo de MG vai em posição contrária ao que o mundo contemporâneo adota quando fala-se e faz ao tratar de recurso hídricos e corpos d’água nas cidades, veja o exemplo do rio Cheonggyecheon em Seul na Coréia do Sul, a 40 anos atrás construiram o Boulevard Arrudas deles, agora recuperaram e depoluiram todo o rio. Vamos na contra mão do que há de moderno no mundo!É mais fácil esconder um rio poluido embaixo do asfalto do que tratá-lo! O problema é que o rio vai buscar o seu espaço que foi invadido pela cidade. Infelizmente outras tragédias virão e mais graves.

  • clauber disse:

    Chico, muito sensato tudo que disse realmente a imprensa pega pesado no desespero das pessoas, onde assistimos a tudo como se fosse tudo normal e esperando para o proximo show de horrores. Nosso poder de indignação está sendo corroido pela “normalização” de tudo ou seja tudo hoje em dia é normal. Nos falta cidadania e ao nossos representantes humanidade.

    Me lembro que em 31/12/2008 choveu muito em BH. A avenida Tereza Cristina inundou, virou tudo horrores. No dia 01/01/2009 foi empossado o nosso novo prefeito o sr. Márcio Lacerda e o mesmo esteve nos escombros daquele dia e pensei: “será que teremos um prefeito mais humanizado, mais participativo? Hoje chego a conclusão que pensei errado pois o “chefe” da cidade não deu as caras. Vale lembrar que a cristiano machado tambem inundou ano passado nesta mesma época.

    “Resumindo tudo” endosso tudo que o chico disse. Devemos participar mais de nosso convívio em sociedade, amar mais o proximo e deixarmos nossa indignação com asas para voar e cobrar nossos direitos de quem quer que seja.

    Abraços

  • Aurélio disse:

    * Complementando o que eu disse, em Águas Claras tem mais de 140 prédios em construção. Aqui deve ter mais de 200 prédios erguidos e já está insuportável frequentar as áreas comerciais em horário de pico. E quando chove, vários pontos de alagamento, principalmente de que vem do plano piloto pra cá.

  • Aurélio disse:

    Como você disse Chico, acontece no Brasil inteiro. Onde moro no Distrito Federal (Águas Claras) tem mais de 140 prédios com uma média de 15 andares e 4 a 5 aptos por andar. Quando chove certas areas ficam alagadas pois recebem água de pontos mais altos e não tem pra onde escoar. O concreto está em todos os lugares. Daqui 5 anos quando esses 15 mil moradores tomarem posse vai virar um inferno, pois o governo daqui está pouco se lixando se as vias suportam a quantidade de carros, se há estacionamentos para as áreas comerciais, se a rede pluvial suporta a quantidade de água em época de chuva. Infelizmente é a cultura do Zé Carioca, onde ser esperto e malandro vale mais do que ser cidadão.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Lamentável..