Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Só faltou o pedido de autógrafo

Falou quem conhece bem a história de Nelson Rodrigues. Ruy Castro escreveu o excelente “Anjo Pornográfico”, biografia do grande jornalista e dramaturgo.

Nessa crônica de ontem, na Folha de S. Paulo, ele fala da forma ridícula como a maioria das pessoas, até da imprensa, se curvou ao Barcelona, antes, durante e depois do jogo contra o Santos.

Parece que foi o primeiro grande time que se viu jogar na história. Parece que ninguém prestou a atenção na entrevista do técnico Pepe Guardiola depois dos 4 x 0, quando ele disse: “Ora, meus avós e meus pais me diziam que era esse o futebol que os times brasileiros jogavam.”.

Quando os times estavam para entrar em campo, lado a lado, as imagens da TV mostraram Neymar admirando boquiaberto o Messi.

A bola rolou, saiu o primeiro gol, e o Muricy Ramalho, sempre tão agitado, dessa vez, lá, sentado, quieto, parece que com medo de gritar com seus jogadores, de ir à beira do gramado.

Só faltou aos jogadores do Santos pedir autógrafo aos colegas do Barcelona, que realmente é o time tudo de bom que se fala, mas que não é o primeiro time na história a jogar um futebol empolgante e magistral.

Veja que belo texto do Ruy Castro:

* “A volta do complexo”

RIO DE JANEIRO – Nelson Rodrigues ficaria jururu. Justamente agora que o complexo de vira-lata do brasileiro, denunciado por ele, parecia sepultado, a acachapante derrota do Santos para o Barcelona nos devolve à vira-latice ululante. Nos botecos e esquinas, fala-se do Barcelona com a boca encharcada, como se o futebol nunca tivesse visto coisa igual.

E, no entanto, a marcação adiantada -quase às portas do adversário -, a retomada da bola e as triangulações entre jogadores muito perto uns dos outros (eliminando os erros de passe) estão longe de ser novidade. Vi exatamente isso outro dia, em vídeos que trouxe de viagem, mostrando a Hungria de Puskás, Bozsic, Kocsis e Hidegkuti esmagando por 6 x 3 a Inglaterra em pleno Wembley, em 1953, e o Real Madrid de Canário, Del Sol, Di Stéfano, Puskás e Gento achatando o alemão Eintracht por 7 x 3, numa final da Copa dos Campeões, em 1960.

E quem já não vira aquilo tudo no Ajax de Cruyff, Neeskens e Van Basten, no começo dos anos 70, e no Flamengo de Zico, Junior, Leandro, Adílio e Nunes, no começo dos anos 80? Ou mesmo nos diversos Santos de Pelé nos anos 60?

Eram times em que, além da alta categoria dos jogadores, o centroavante dava combate em seu campo, os zagueiros podiam avançar e o adversário não conseguia começar uma jogada. Pena que, na época, não houvesse um reloginho marcando os tantos por cento de posse de bola para cada um.

Viva, então, o Barcelona, que se juntou a uma elite de grandes times do passado. Pena é que não exista o time eterno. Donde, assim como aconteceu com aqueles imortais Hungria, Real Madrid, Ajax, Flamengo e vários Santos, este Barcelona um dia também deixará de existir. E pode não demorar muito. Sua torcida já está ficando blasée, farta de ganhar. Logo serão os jogadores.


» Comentar

Comentários:
21
  • ROSANA disse:

    BOM DEMAIS O Barcelona arrasar o santos, principalmente pra imprensa nojenta de sp. Só que ficaram caladinhos e ninguém lá disse que o santos foi HUMILHADO, MASSACRADO, DOMINADO. O jogo me fez lembrar o 6 x 1 do Cruzeiro, em que o time massacrou, humilhou, dominou o jogo inteiro. JOGO COMPRADO? E AS GOLEADAS DE 5 X 0 TAMBÉM FORAM COMPRADAS? O CAMP. MINEIRO TAMBÉM FOI COMPRADO NA FINAL?
    2 LIBERTADORES FORAM COMPRADAS? 4 COPAS DO BRASIL FORAM COMPRADAS?

  • Frederico Dantas disse:

    Complementando, quando o Brasil perdeu aquela final de forma ridícula para a França, ninguém decretou o fim do futebol brasileiro como os apocalípticos estão fazendo agora. Menos, gente; bem menos.

  • Frederico Dantas disse:

    Concordo com todos aqueles que acham que faltou ao Santos jogar com mais vontade. O Renato citou o exemplo do Inter batendo o Barça. E a final de dois anos atrás contra o Estudiantes? O Barcelona era muito parecido com este de hoje, vejam as escalações. Suou pra ganhar do time argentino na prorrogação. Não se joga uma final com esta displicência. Foi assim assim que o Brasil jogou a final contra a França e tomou uma lambada.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Graaaaande Tom Vital !

    Obrigado meu amigo !

    Boa viagem ! Boas Festas ! E até o ano que vem !!!

    Abraços

  • Marcelo disse:

    Perder em final só é vergonhoso para o Atlético!

  • Thiago Schubert disse:

    Desejo a todos deste blog, um feliz natal!

    Abraços

  • Renato Paiva disse:

    Acho que não faltou o pedido de autógrafo não. Li que o Neymar pediu as camisas de Messi e Puyol. Certamente, elas foram autografadas. AQUILO FOI TÃO VERGONHOSO QUANTO OS 6 A 1 QUE O CAM TOMOU DO CEC! Concordo plenamente com o que disse o Rodrigo Assis. Aliás, o Inter foi lá anos atrás e ganhou do Barcelona que também era infinitamente superior, apesar de não ser esse Barça fantástico de hoje. Jogou fechadinho, explorando os contra-ataques e com uma gana danada, coisa que o time do Santos não sabe o que é. Abs.

  • pedro bozzolla disse:

    Acho esse Ruy(m) Castro um dos caras mais bobos e mais xaropes do Brasil, vive a vida fazendo propaganda de si mesmo e falando como era bom o Rio dos anos 60 (como ele comia todas e etc) e como os times do Rio, o “Mengão”, os chopps, os botecos, as mulheres, os jornais, os intelectuais da zona sul do Rio são muito mais interessantes, “expertos”, descolados, liberais que todo o resto do Brasil. Acho muita falta de opção ler textos e livros dele…

  • Alisson Sol disse:

    Klang: eu já expliquei e repeti várias vezes os critérios do tal ranking, que são públicos e de conhecimento geral, e envolvem resultados de competições internacionais. O Santos perdeu de 4 do Barcelona porque estava lá para perder. Para ir perder de 4 numa final do mundial, o requisito é passar em primeiro lugar no “vestibular” chamado Libertadores da América. E vamos lembrar que, para chegar na tal Libertadores da América o Santos venceu a Copa do Brasil ano passado, passando facilmente pelo Atlético-MG.

    Em resumo: para perder de uma final do mundial, dá um trabalho danado, que demanda um projeto de uns 2 anos no mínimo. Vencer a final é muito mais fácil do que chegar lá. Evidentemente, vencer é melhor que perder. Mas querer tirar mérito do time do Santos ou do ranking da IFFHS agora é fácil. Difícil era o Atlético-MG, com Luxemburgo e tudo, atrapalhar o caminho do Santos…

  • tom vital disse:

    Digo: Vale a pena…

    Mesmo assunto: Santos X Barcelona

  • tom vital disse:

    http://www.radiometropole.com.br/radio/?menu=WWxjNWVtUklTbWhZTWs1MllsZFdkV1JIUm5saFZ6Zzk=&id=VGxSak5FNUJQVDA9

    Vale apena ouvir o comentário do Poeta e Escritor Mineiro Affonso Romano
    de Sant’Ana sobre o mesmo assunto.

  • tom vital disse:

    Prezado Chico!Peço licença para enviar uma mensagem de Natal,de minha autoria:

    “…Quero um Natal que seja alegre e simples
    Como o estábulo em que o filho de Maria
    veio ao Mundo.
    Silêncio!O Deus Menino dorme.
    Não deixem que o ramo de oliveira
    caia de suas mãos.”
    Quem quiser ler o poema na integra é só acessar:
    http://www.tomvitalabsinto.blogspot.com
    Feliz Natal:para o Chico,o Clayton,o Anderson Palestra,enfim feliz Natal
    para toda a galera do blog.
    Estou enviando a mensagem hoje.Pois amanhã sigo para Divinópolis e só
    devo chegar perto novamente de um computador na próxima terça-feira.rsrs.
    d

  • fernando cabral disse:

    chico muito boa a crônica ,mas li uma opiniao diferente acho q também merece ser lida (complexo de dálmata) http://sergyovitro.blogspot.com/2011/12/complexo-de-dalmata-francisco-bosco.html. do Francisco bosco-jornal o globo

  • Klang disse:

    Pro Alison Sol que adora o IFFHS, o Santos, com aquele futebol ridículo de domingo, ocupa a décima colocação no ranking IFFHS. E aí, Alisopn Sol e IFFHS, como ficamos? Pra todos verem que esse IFFHS e “seus infalíveis números estatísticos” são uma falácia.

    http://www.futebol365.pt/rankings/iffhs/default.asp

  • Marco Tulio disse:

    Até q enfim vejo alguém com lucidez pra perceber o óbvio.Ninguém discute a qualidade do Barcelona, mas, se o time do Santos não tivesse jogado igual a um monte de galinhas medrosas poderia ter complicado o jogo ou até ganhado, como já vimos muitas vezes no futebol.

  • Rodrigo Assis disse:

    O elano fez uma falta no Messi, só faltou levar cafezinho pro cara, tamanha a bajulação. Se fosse o Grêmio ou o Inter, ou qualquer time da Argentina tenho certeza que seria diferente. Iam chegar o bambu no barça

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    É Chico,

    mas quem tem menos de 25 anos, nunca viu nada melhor, por isso o espanto, meu pai fala, “a gente acostuma com tudo nessa vida, até com a vida ruim”. O futebol brasileiro alçou retranqueiros ao posto de eficientes, porque ganham títulos, como se jogar bonito fosse sinônimo de derrota. Então começaram a subir a média de altura das nossas defesas, volantes butineiros, e tome chutão. O importante é ganhar, porque 82 foi trágico, mesmo que Telê tenha resgatado a honra, não na seleção, mas no São Paulo, o futebol arte morreu. E agora temos a nova figura, jogador de empresário, mercenário que anda de clube em clube, ganhando nas transferências, nunca criando identidade com o clube ou torcida, beija qualquer camisa, desde que lhe paguem.
    Já as categorias de base viraram essa coisa aí em menor escala, então não se revela bons jogadores, mas brutamontes formatados para o mercado externo.
    Por isso estamos espantados, já estávamos acostumados com a ruindade.

  • Davi disse:

    Acho que o sr.Kalil fez coisas boas na parte administrativa, mas contratou n cabeças de bagre nesses 3 anos: joilson, saci, fabio costa, marcelo goleiro, patric,toro, guilherme santos, fabiano, aranha; veteranos em fim de carreira: ricardinho, júnior, karini, magno alves…manteve ex_juniores no mínimo limitados: werley, renan oliveira, serginho, renan, eron…e agora depois de tanta bobagem, quer manter uma base que teve 20 derrotas no brasileiro, perdeu mineiro e copa do Brasil e levou de 6 para… Resultado 2012 vamos lutar para não cair!!! Alguém duvida!!!

  • audisio disse:

    Comentando sobre o texto, o Ruy Castro não poderia deixar de fora o “Barcelona das Américas”, 16º colocado no brasileiro e seu histórico 6 x 1 no rival, agora então com Rudinei, ninguém segura!

  • Mário L Brandão F disse:

    Prezado Chico Maia, Quanto a recusa do José Fernando de ser suplente do Itamar Franco, seu comportamento reflete os ensinamentos do seu pai o grande José Aparecido. Jamais ele trairia suas convicções e as da candidata Marina. O José Fernando pode chegar lá pelos seus próprios méritos.

    Abraço Atléticano do,

    Mário Lúcio

    – b.h.

  • audisio disse:

    Com a contratação confirmada do Danilinho, responsável pelo título mexicano deste ano, mais a revelação Bernardo e a velocidade e habilidade do Neto Berola e se confirmadas a volta do Diego Tardelli e a troca do Daniel Carvalho pela permanencia do Pierre e a manutenção do Felipe Sotto como a cereja do bolo, um goleiro de qualidade, acho difícil o Galo tomar de seis do Cruzeiro no campeonato mineiro.
    Enquanto isso no outro lado da lagoa, Rudinei irá brilhar…