Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Messi, de novo, com todos os méritos; Marta desbancada por japonesa e prêmio consolação a Neymar

Premiação que me parece justa. Só não não posso opinar sobre essa japonesa que desbancou a Marta, porque não a vi jogar, e só vejo a Marta quando ela joga pela seleção.

No mais, Messi, Guardiola e a seleção escolhida dispensam maiores comentários, e ainda deram um prêmio consolação ao Neymar, como o gol mais bonito, porque o Messi merecia neste quesito também.

MESSIFotos: FIFA.COM

A premiação completa, no portal Uol:

* “Mais eficiente, Messi iguala Ronaldo e Zidane e fica com o tri do melhor do mundo”

Lionel Messi foi coroado pela terceira vez como melhor jogador do mundo da Fifa. Nesta segunda-feira, em Zurique, o camisa 10 do Barcelona superou o companheiro de time Xavi e o rival Cristiano Ronaldo para se igualar a lendas recentes do futebol mundial. Zinedine Zidane e Ronaldo eram os únicos até então a levar três troféus da entidade que comanda o futebol mundial para casa.

Das mãos do Fenômeno, o argentino recebeu a Bola de Ouro e já tem um bom argumento para se considerar mais eficiente que o brasileiro e Zidane: conseguiu ser premiado de forma consecutiva (2009, 2010 e 2011).

O prêmio Bola de Ouro, concedido pela Fifa em parceria com a revista France Football, confirma a hegemonia de Messi no futebol mundial. Estrela de um Barcelona quase perfeito em 2011 – o time catalão ganhou Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes e só perdeu a Copa do Rei –, o argentino frustra mais uma vez Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que não participou da festa por conta de compromissos da sua equipe.

Em 2011, Messi marcou 59 gols e tornou-se o maior artilheiro do Barcelona em uma mesma temporada, quebrando recorde de Ronaldo. O argentino garantiu mais uma marca importante e tornou-se o estrangeiro que mais vezes vestiu a camisa do clube catalão.

Para definir o vencedor, foram consultados jornalistas de todo o mundo, além dos treinadores e capitães de todas as seleções filiadas à Fifa. O argentino teve 47,88% dos votos, à frente de Cristiano Ronaldo (21,6%) e Xavi (9,23%).

A festa ainda contou com outras premiações e, os brasileiros tiveram motivos para comemorar. Neymar acabou levando o prêmio Puskas, dado ao autor do gol mais bonito do ano, após superar Messi e Rooney.

Outro que também comemorou foi o lateral direito Daniel Alves, presente na seleção mundial da Fifa/FIFPro 2011. Ao lado dele estavam o goleiro Casillas, os zagueiros Piqué e Sérgio Ramos, o lateral esquerdo Vidic, os meio-campistas Xabi Alonso, Xavi e Iniesta, além dos atacantes Messi, Cristiano Ronaldo e Rooney.

Mas nem só de alegria foi a noite para o Brasil. Pentacampeã, Marta acabou perdendo a oportunidade de conquistar seu sexto troféu de melhor do mundo ao ser derrotada pela japonesa Homare Sawa, primeira asiática a vencer este prêmio e que foi destaque da seleção campeão da Copa do Mundo do ano passado, na Alemanha.

Já entre os treinadores, Pep Guardiola ficou com o prêmio por conta do bom trabalho realizado no Barcelona, superando José Mourinho e Alex Ferguson. Este último, no entanto, foi homenageado pela sua carreira no futebol. Já no feminino, Norio Sasaki, que levou a seleção japonesa ao título da Copa do Mundo, foi o grande vencedor.

FIFAFIFA.COM

* http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/01/09/mais-eficiente-messi-iguala-ronaldo-e-zidane-com-fica-com-o-tri-do-melhor-do-mundo.htm

SIGA O CHICO MAIA NO TWITTER E NO FACEBOOK:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

www.facebook.com/pages/Chico-Maia/158667527560111


» Comentar

Comentários:
8
  • carlos botelho de almeida disse:

    Messi é simplismente fantastico, omelho que ja se produziu no mundo do futebol, infelizmente a paixao deixa as pessoas segas , os brasileiros presenciarao pelé numa época que a bolaera quadrada, e que os adversarios erao dinosauros, hpje o futebol é uma equaçao onde os epaços sao ocupados sem oportunidade para os taletos , Messi é o genio que transforma o barcelona numa maquina intocavel , uma maquina malaeavel e super ligada pela sua presença de espirito, pele foi Messi é e sempre sera o melhor.

  • audisio disse:

    Parabéns ao Lionel.
    Cara simples, sem controvérsias.
    Já é um fora de série na história do futebol!
    Por sua simplicidade e correção, não faz muito o gênero de ídolo latino americano. Sem moicanos ou tatuagens, sem declarações controversas, simplesmente joga futebol como ninguém no planeta Terra!
    Seu futebol tem tamanha autoridade que simplesmente não tem opositores!
    Uma história de vida de superação e paixão pelo futebol, sem as badalações de Ronaldinhos, sem travestis, sem apelativos extras para auxiliarem no seu marketing. Só futebol. Puro futebol, brilhante futebol. Sem Rastafáris dos Carlos Albertos, Sem cabelos coloridos dos Wagner Love´s, sem Moicanos ou futevôleis. Messi é simples demais. Tão simples que parece um monge da bola. Quase um altista na fragilidade de um menino, mas um futebol mágico recheado e abundante que falta a todos os outros. Um talento esportivo desta era. Messi joga mais do que qualquer um, joga coletivamente, Messi, passa, dribla, chuta e comemora primeiro com os companheiros e depois com a torcida para por último, se lembrar, com as câmeras. Deve irritar a muita gente ver um cara como Messi ganhar um prêmio de melhor do mundo, sem qualquer contestação, o futebol dele é incontestável. Aqueles que gostam de atrelar o futebol com mil quinquilharias, bijuterias e assessórios extra campo devem ficar revoltados. Para Messi somente basta o futebol e nada mais!

  • Anderson Palestra disse:

    Valeu Chico.
    Bom ano a todos, principalmente ao Cruzeiro.

  • Paulo Koller disse:

    Chico, para você que eventualmente abre espaço no Blog para questões políticas instigantes: tem acompanhado o debate Aécio/Josias de Souza, do Uol e Folha de SP?

    Ontem, o Josias soltou uma nota em seu blog afirmando que a Oposição estaria fortemente decepcionada com uma falta de atitude mais “combativa” do ex-governador de MG em termos de oposição ao Governo Dilma. Depois, Aécio soltou uma réplica reafirmando seus compromissos com a Oposição e não confundindo “oponente com inimigo”, e coisas tais.

    Em suma: de um lado, SP já tentando desarticular eventual campanha aecista em 2014; de outro, o próprio Aécio VALIDANDO as críticas tendo uma posição bastante apagada no Senado.

    Enquanto isso, a Situação (quem diria…) vai dando um show de inteligência estratégica, enfraquecendo a (paupérrima) Oposição, explorando seus egos mais inflados, incentivando a cisão e, mesmo sem querer, se cacifando para 2014. Ué, mas não era no PSDB que havia as “melhores cabeças”, os “maiores intelectuais do país?”

    Para quem gosta de Pensamento Estratégico, eis um belo exemplo de um confronto entre estrategistas (mesmo que “acidentais”) e pseudointelectuais.

  • Anderson Palestra disse:

    Gostaria que me tirassem uma dúvida.
    Foram indicados muitos jogadores. Eles apresentam os três melhores e realizam uma seleção com 11 jogadores.

    Há alguma classificação após o terceiro colocado ou não?

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Foi a eleição mais justa que vi, principalmente porque tiraram a Marta firuleira disso aí, essa já encheu o saco.

  • J.B.CRUZ disse:

    Todos merecedores dos prêmios..