Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

É pra acreditar? a TV Minas vai mostrar o Corinthians, mas o América, não!

É lamentável, mas é verdade!

Li no twitter da Avacoelhada: “O campeão brasileiro sub 20, o único representante mineiro nas oitavas e também o único jogo que não terá cobertura por nenhuma emissora”

Fui ao site do SporTV e vi que a emissora vai transmitir, às 16 horas, Corinthians x Primeira Camisa; às 18h30, Atlético-PR x Olé Brasil, e às 21 horas, Palmeiras x Paulista.

E a notícia mais triste e revoltante: vi uma chamada ontem, durante o programa “Roda Viva”, que a TV Minas, do governo do estado, vai pegar carona e transmitir o jogo do Corinthians; do América MINEIRO, nada.

Alô governador Anastasia, tem algo de errado aí, hein!? Ou não?

Ano passado, uma sexta-feira à noite, eu estava a caminho da Arena do Jacaré para assistir América x América de Teófilo Otoni, e quis saber quais os colegas de rádio estavam lá. Para meu espanto, só a Itatiaia transmitia o jogo. A Inconfidência, que é do governo, apresentava um programa sertanejo e a Globo/CBN um programa esportivo de São Paulo.

Infelizmente ainda há muitos mineiros em cargos importantes que continuam com o espírito de colonizados e aceitam tudo que vem as “cortes” cariocas, paulistas e do exterior.

Mas até a TV pública de Minas, é duro de agüentar!


» Comentar

Comentários:
18
  • Renato fernandes disse:

    Lamentável, a matéria e os comentários feitos por pessoas que não entendem como funciona televisão e nem seus custos.

  • chico, nao e so no esporte. como sou do interior, fico a merce das antenas parabolicas, porque o sinal via prefeitura e horrivel. Cansei de nao ter noticias de minas e adquiri uma sky livre, pelo menos tenho a globo minas. Acho que nossos governantes deveriam obrigar as tvs por assinatura e ate as da parabolicas a transmitirem programação local. Na eleição passada eu conheci pessoas de minha cidade que iriam votar no tirica, pois a programação vinha de SP via parabolica. Se nem os politicos se atentaram para isso, imaginem o resto.

  • Paulo Henrique disse:

    Não é como TV, mas quebra o galho.

    O jogo do América será transmitido pela TV FPF, do site da Federação Paulista.

    http://www.futebolpaulista.com.br/

  • alex disse:

    A TV Minas deveria respeitar mais o povo mineiro.

    Isso é uma vergonha!

    Se não vai transmitir o jogo do coelho, pelo menos mude a programação
    e passe algo voltado para o povo mineiro.

    Depois reclamam que o pessoal do Rio e SP chamam
    BH de “uma grande fazenda iluminada” e aí ficam bravos.

    Já passou da hora de Minas ter uma TV de verdade, a nível nacional.

    Chega de ser bobo. Chico parabéns, pois vc não tem rabo preso com
    ningúem. Só aqui mesmo para lermos a verdade informada por um
    jornalista sério. Isso sim é democracia.

    Abs

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Estamos de volta.

    Ano Novo, notícias velhas e previsíveis. Não adianta tentar aliviar a barra nem da Itatiaia porque o noticiário americano lá, em um programa de mais de 50 minutos, dura 18 segundos.

    Durante o Campeonato Brasileiro sub-20, houve um jogo entre América e Palmeiras ( que valia a vaga ), e que foi ignorado pelo Sport TV que passou Flamengo X Figueirense (ambos eliminados na chave a que pertenciam).

    Naquela oportunidade, o Flamengo conquistou o seu único pontinho em toda a competição.

    A imprensa paulista omitiu o quanto pôde a realização daquele jogo do Palmeiras por causa do placar: América 7 X 1 Palmeiras, ou foi 7 X 0, não importa.

    Diga-se, mais: A Copa São Paulo, eles, os jogadores do Flamengo já estão vendo pela TV há muito tempo. Não ganharam de ninguém novamente e já foram para casa.

    Não creio que o América vá muito mais longe porque o seu próximo adversário, caso vença hoje, será o Coríntians.

    E aí, meu irmão, tirar o Coríntians de uma decisão na festa do aniversário da cidade?

    Nem eu, americano convicto, acredito nisto.

    O que há de bom em tudo isto? Mesmo rebaixado, o América tem dado o que falar.

    Estive alguns dias em Búzios e, por estar usando a camisa do América, muitos cariocas me abordaram, elogiando a participação do América, em que pese a sua queda para a Série B.

    Muitos dando apoio, acreditando que ele volta para ficar.

    Um grande abraço!

  • J.B.CRUZ disse:

    A T.V. MINAS só está retransmitindo, vez que a equipe de esportes “”IN LOCO”” é da T.V. BRASIL….Vai daí!!

  • audisio disse:

    Infelizmente essa Globo/CBN nos faz sentir escutando um programa de rádio esportivo em Copacabana!
    Uma vergonha! Continua a velha fórmula: Fluminense 20 minutos, Flamengo 30 minutos, Vasco 20 minutos e de vez enquanto se lembram do cara que está aqui em BH, no melhor estilo carioca. “E aí Hercules Santos…?”
    O repórter local vai no embalo da opinião dos chatíssimos Felipes, Gersons e Pasquais que o permitem participar por trinta segundos e mesmo assim com aquele tom zombeteiro de sempre se dirigem às coisas de cá! Para os que têm suas críticas à rádio Itatiaia, considero a Globo uma total invasão do nosso quintal!
    E quando o “Enquanto a bola não rola” é interropido para se dar notícias do trânsito?
    “O amarelinho da Globo informa que o trânsito já está liberado na saída do túnel Rebouças e os motoristas já podem usar a pista da esquerda da Avenida Niemayer…” Como você diz Chico: “É duro”!

  • thales rosa disse:

    Chico esta noticia merece estar no blog…
    Despesa de Burguês com bufê leva MP a pedir detalhamento .. fala dos gastos do vereador com o Bufet de sua madrasta.. mais 60 mil… o link para a noticia:

    http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=193237,OTE

  • Leandro Alves disse:

    Temos que nos juntar por Minas!
    Flamengo e Corinthians juntamente com a globo, querem que o brasileirão se transforme em um campeonato espanhol, com apenas duas equipes fortes, e as outras mera coadjuvantes comemorando vaga para libertadores ou empate com algum dos grandes.

    obs: estão conseguindo rapido!!!!

  • thiago disse:

    Parabens pelo post e pelo comentario daniel

  • Simone disse:

    E só concordando com o que o Daniel Lanza disse: a imprensa de Minas dá espaço demais para times do eixo, ao passo que os de lá, incluindo jornais, tvs e sites, nos ignoram quase que completamente!
    No fim do brasileiro do ano passado tinha um poster do “timão” no jornal Super. Precisava disso? Aqui em MG não se vende Folha de SP e afins?
    Passou da hora de mudar essa postura!

  • Simone disse:

    Lamentável a postura da REDE MINAS ( Minas mesmo?)!
    É por essas e outras que times de SP e Rio chegam aqui com pose de donos do Brasil. Se a “nossa” tv abre mão de transmitir o que interessa ao POVO MINEIRO para mostrar o que todas as outras do país vão mostrar, podemos falar em fraqueza, omissão do governo e das pessoas que dirigem a tv, e em espírito de colonizado, como bem disse o Chico Maia.
    Como poderemos ter desenvolvimento no futebol, belos patrocínios e maior exposição, se pessoas de MINAS agem contra MINAS?
    Mais uma vez, LAMENTÁVEL!!

  • Paulo Henrique disse:

    Boa parte da programação da Rede Minas é apenas retransmissão das TV’s “Educativas” de São Paulo e Rio.

    Neste caso, ela deve apenas retransmitir o jogo escolhido pela TV Cultura de São Paulo.

    A Rede Minas, até onde eu saiba, nunca foi responsável por transmissão de jogos da Copa SP.

    Mas já que tocamos no assunto, sempre entendi que a Rede Minas deveria sim dar mais ênfase ao esporte mineiro que não tem espaço nas TVs movidas pelo lucro.

    A TV pública, em tese, deve priorizar a programação educativa, a universalização da cultura e a divulgação de valores regionais.

    Na questão educativa e cultural, a TV Minas é fantástica. Há ótimos programas de cinema, música, teatro, entrevista, cultura, etc, sempre com ênfase em Minas Gerais.

    Já no esporte, à exceção de um programa de esportes radicais, deixa a desejar. Prefere imitar a linha de programas comerciais como Globo Esporte e Alterosa Esporte.

    Gostaria muito de ver a TV Minas transmitindo jogos do campeonato mineiro de basquete e vôlei, os JIMIs, esporte especializado e futebol profissional que não passa nas grandes redes – módulo II, segunda divisão, taça BH, copas amadoras pelo interior, etc.

    Infelizmente as TVs Públicas, em todo Brasil, ainda gastam muito tempo e dinheiro acomodando cabos eleitorais de partidos.

    Mas têm muitos méritos!

  • Sidney Junior disse:

    Chico,

    Só um Jornalista com a sua coragem tem a dignidade de fazer uma cobrança como essa. Realmente, estamos ficando sem a exata noção do que representa Minas Gerais e o nosso futebol para o Brasil.

    Sidney Junior
    Teófilo Otoni/MG

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Infelizmente as melhores notícias brotam de onde tem mais dinheiro. Cruzeiro e Galo fizeram contratações pífias. Agora notícia boa mesmo, é que o cruzeiro estava com 3 meses de salários atrasados e agora só 2, porque pagou na semana passada um desses. Quero ver até onde vai a novela Montillo, porque o presidente Gilvan, numa explosão de criatividade, montou um “fica Ronaldo” pra segurar o jogador. Vaidade boba do Gilvan, devia ter negociado com o São Paulo, que fez uma ótima proposta e ainda incluiu jogadores. Vai continuar comendo miojo e arrotando caviar até quando?

  • Bruno Silva disse:

    Prezados amigos o blog,

    Bom, fazendo uma breve avaliação dos principais adversários dos clubes mineiros, vemos que estamos muito, mas muito para atrás, pelo menos no quesito qualidade de jogadores.
    Vou citar apenas alguns jogadores de alguns elencos:

    Fluminense: Fred, Deco, R. Moura. R Sóbis, Thiago Neves.
    Inter-RS: D´alessandro, Oscar, Lenadro Damião, Dagoberto.
    Santos: Neymar…
    Corinthians: Liédson, Alex, Ralf.
    Vasco da Gama: Juninho, Diego Souza, Felipe.
    São Paulo: Lucas, Luiz Fabiano, R. Ceni, Jadson.

    Claro que a mídia de Minas tem que “dar moral” aos clubes daqui, mas analisando friamente vemos que infelizmente o futebol mineiro ficou para trás.

    Esperer que Danilinho, Richarlysson, Mancini, leve o Atlético a algum lugar. e W. Paulista, Farias, Hudnei leve o Cruzeiro a ganhar a alguma coisa, é o mesmo que acreditar em Papai Noel.

    2012, se não houver surpresa, será mais um ano em branco para o futebol das Gerais.

  • Daniel Lanza disse:

    Quando falamos de futebol mineiro sempre reclamamos dos clubes. Porém, para o futebol mineiro crescer, o apoio tem que vir de todos os lados.

    A FMF só se preocupa com o “venha a nós” e não dá qualquer apoio. A imprensa dá a cobertura básica e ainda divide seus espaços com os grandes clubes de RJ e SP.

    Em MG, se você pega um grande jornal, com certeza poderá ler notícias dos clubes de outros estados. Porém, se você pega um jornal do RJ ou SP só irá ler uma notícia do Cruzeiro ou Atlético se for um caso muito quente (desista de ler notícias sobre o América, infelizmente).

    O mineiro é o mais perfeito retrato do brasileiro. Sabemos valorizar muito as coisas boas dos outros e colocamos nossas qualidades em segundo (ou terceiro) plano.

    Como teremos bons contratos de marketing e patrocinadores se nós mesmos não damos ênfase a quem exibe as marcas?

  • Hudson Ernesto Soares Gomes disse:

    Olá Chico, Bom dia!
    Há algum tempo sou leitor do seu blog, diariamente, acho muito importantes seus comentários e temas sempre muito pertinentes. Sou fã melhor dizendo.
    Contudo, você acha que só escrevendo, já está fazendo algo? O máximo que irá conseguir são elogios como este e corroborar da mesma revolta, importante sim, mas passageira e cai no esquecimento.

    O que deve se fazer, e eu sou volutário, é uma reunião mensal envolvendo um integrante da direção dos 3 Clubes daqui ( pode se estender para os demais), 4 jornalistas de conceito e que realmente querem cobrar dos dirigentes soluções para os temas, tais como as grades do Independencia, pois eu, que não sou dirigente, já sabia a tempos que as grades iriam atrapalhar a visão, porque eu fui lá várias vezes, e fui informado pelo porteiro, isso mesmo, o porteiro havia me falado que sentou-se na arquibancada e percebeu o erro. Isso apresentando os temas e possíveis soluções, e no outro encontro, uma pesada cobrança sobre as ações tomadas referidas aos temas tratados anteriormente.
    Nós precisamos de um espaço, preferencialmente numa grande rádio de bh e em uma tv, que se preocupa realmente com o futebol e a vida dos mineiros.
    Precisamos ver ações efetivas quanto ao:
    -Crescimento do Futebol Mineiro junto ao cenário nacional, e adianto, temos que expandir o mercado e exposição para São Paulo e Rio, principalmente. Não será pela Globo que isto irá ocorrer, nem mesmo no canal fechado.( falo de Campeonato Mineiro).
    Tolerancia “zero”, com o descaso com a Arbitragem e suas falhas grotescas. ( a arbitragem e sua direção tem grande parcela no futebol pífio que é praticado no Brasil, baseado no cai-cai, na simulação, na hipocrisia do fair-play.
    e por aí vai…
    Me ligue e Vamos realmente fazer algo pelo futebol, através da participação de todos ao movimento em todos seguimentos de mídia.

    – Belo Horizonte