Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Leituras de fim de semana: birra de Luiz Ceará com Minas e mineiros não é de hoje!

Agradeço ao jornalista Felipe Guimarães que enviou importante colaboração ao blog.

Informações de bastidores sobre a forma do repórter Luiz Ceará, aquele que chamou o presidente do Cruzeiro de “Banana”, por não vender Montillo ao Corinthians, e que foi demitido da Band esta semana:

* “Prezado Chico Maia,

Aproveito o ensejo para poder abordar esse assunto da demissão do referido repórter. Sou jornalista e trabalho como assessor de imprensa. Já militei na seara desportiva e prestei serviço por meio de empresa especializada para jogadores importantes do futebol nacional. Dentre eles, o meia Lincoln, atualmente no Coritiba.

À época de seu retorno ao Brasil estive no CT do Palmeiras para auxiliá-lo na sua apresentação oficial. Foi nesse dia que pude perceber a arrogância e o despreparo do repórter em questão.

O ex-jogador do Atlético e Palmeiras entrou ao vivo no link com o programa esportivo da BAND e falou com a Renata Fan. Eles discutiram por conta de comentários feitos sobre ele antes de sua contratação. Lincoln respondeu às críticas e a apresentadora não confirmou que as tinha feito (link do vídeo para quem não se lembra:

http://www.youtube.com/watch?v=M68fEhb8lkc) .

Ela disse que ele era jogador de fim de carreira, mas não bancou no ar. Assustaram porque ele os “peitou” ao vivo.

Após o disse-me-disse, o L. Ceará, que cobria a apresentação, esperou o jogador deixar a sala de imprensa palmeirense para demonstrar uma postura no mínimo antiética.

Enfurecido por ter tomado uma “dura” da direção da emissora pelo celular, ele disparou os seguintes comentários dirigidos à minha pessoa e os demais membros da equipe. “Assessor de m*. Quem é esse “cara” para poder contestar as críticas que recebeu?”. “Voltem para Minas Gerais, aquela roça, onde vocês andam de carroça”. “Acham que estão falando com aquela m* de TV Alterosa?”. “Depois, ele (Lincoln), vai se f* aqui e quero ver se vai falar no programa”. “Mineiro não vale nada”.

Lamentável situação, que só foi contornada após intervenção de seu companheiro de emissora, o repórter Alex Muller, e os assessores de imprensa do Palmeiras, que pediram um comportamento profissional a ele.

Essas situações são lamentáveis e explicam o porquê de sua demissão.

Achei importante relatar isso.

Um abraço e parabéns pelo seu blog.”

Felipe Guimarães

——————————————————————-

Muito bom também o questionamento feito pelo Paulo Koller:

“Chico,

o Luxa caiu. Errado é o Luxa (que caiu no Santos, Palmeiras, Galo e Flamengo em menos de 3 anos) ou quem o contrata?

Bela reflexão para o Blog.”

—————————————————————

O Elismar Santos enviou ótimas crônicas que podem ser lidas no blog dele, junto com outras da melhor qualidade:

elismarsantoss.blogspot.com

—————————————————————- 

Para completar, as charges do Duke, hoje.

No Super Notícia sobre a situação do Cruzeiro …

DUKE

… e no O Tempo,…  DUKEBRGUES

… sobre a cara de pau de muitos vereadores!


» Comentar

Comentários:
33
  • Juarez Paulino disse:

    Pela mina posição estratégica( nascido e criado na cidade de maior IDH de Minas Gerais-Poços de Caldas), e também por minha atividade, em constante relacionamento com várias capitais, pude observar, e com certeza afirmar:- Luiz ‘CEARÁ” não representa a opinião do comumente COSMOPOLITA PAULISTANO, o qual via de regra, NÃO É BAIRRISTA, porque a cidade, desde o século passado conviveu com as mais diversas CULTURAS MUNDIAIS. Como dito, com o devido respeito aos irmãos “Nordestinos’, mas esse Luiz é ‘CEARÁ”.

  • MARCOS 2012: Também concordo em tudo com seu texto, xará! Nós, mineiros, nos desvalorizamos mutuamente, e isto é deveras prejudicial! PARABÉNS…

  • Marcos 2012 disse:

    Marcão de Varginha tem razão.
    Mesmo o Atlético não sendo lá grandes coisas, mas hoje em dia é o Atlético que merece respeito e não o Cruzeiro.

  • Julio Cesar disse:

    As nossas carroças, as nossas belezas naturais, as nossas guloseimas, as nossas mineiridades ….. Oh! Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais oh, Minas Gerais!!
    Enfim, com estes bla-bla-bla deste individuo devemos enaltecer o grande poder que nós mineiros possuimos e que por algum motivo incomoda a muitos.

  • Marcos 2012 disse:

    Se jornalistas do eixo Rio-São Paulo denigrem Minas e desdenham de Minas é porque os próprios mineiros dão razão pra isso: políticos e elite daqui priorizam suas gordas contas bancárias em prejuízo de rodovias, anel rodoviário, escolas, hospitais e postos de saúde, que se encontram arruinados;e o metrô de BH é uma piada. Nossas autoridades andam morosas e acomodadas e não peitam o governo federal para que o mesmo faça investimentos vultuosos em Minas. Nossa capital é tratada como aldeia e não como capital de fato.
    No futebol, Atlético e Cruzeiro sempre foram bananas em campo quando enfrentam times cariocas e paulistas, dos quais os mineiros são fregueses fiéis. Em Minas é uma borração de calças geral e choro contra juiz, enquanto a dupla gaúcha enfrenta times do RJ e de SP de igual pra igual. Isso sem contar que os dirigentes daqui priorizam rankings vazios, e quantidade ou qualidade de torcida, já que montagem de times para conquista de troféus é renegada a segundo plano ou até mesmo em último caso, e aproveitam da ocasião para surrupiarem os clubes. Usam como desculpa a pouca receita que recebem da TV em vista dos clubes do ‘eixo’, mas o exemplo do gaúcho Internacional bota essa desculpa por terra! E ainda valorizam as vitórias no ‘superclássico’ como se fosse título de mundial de clubes.
    Nem todos os mineiros querem torcer para Atlético ou para Cruzeiro. Alguns mineiros nutrem até antipatia pelos dois.
    Conservadorismo é marca da cultura mineira, mas será que essa ‘marca’ não tem atrapalhado MG de ser um estado à altura de sua grandeza e gloriosa história? Minas precisa inovar, acorda Minas!

  • Raws.BH disse:

    Amigos boa tarde, o tema é bem mais complexo pois na propria midia mineira existem “profissionais” do mesmo quilate de, Ceará, muller, Marcio Guedes e etc, etc, e etc… Eu proponho a vocês uma atitude simples, quando o senhor senador de pequeno porte tomava a palavra em qualquer microfone eu mudava de canal ou sintonia, podia até não alterar em nada para o mesmo mas para mim fazia um bem danado.
    Esse exemplo é só para ilustrar uma formula de não darmos cartaz á quem não merece pois volto a salientar, CACHORRO VIRA LATA PARA SER PERCEBIDO, TENTA MORDER AS RODAS DA CARROÇA!

  • SOBRINHO: “Inveja” de que? de dever salários? de ser cobrado de forma pública pelos jogadores, que não sabem lavar roupa suja em casa? de ter perdido vários “sócios-compradores” do programa “sócio-torcedor”? de ter dinheiro prá administrar resultados? de estar nas mãos de político? de estar com o “pires na mão”? de não querer admitir compra de resultado ou de pesquisa direcionada? de não ter goleado de forma “honesta” seu mais tradicional adversário, que literalmente assistiu a maioria dos tentos? de ceder às pressões de determinado atleta, concedendo-lhe aumento sem necessidade e longe do prazo de encerramento de contrato? de “reforçar” seus adversários, dispensando seus melhores jogadores? de ter um presidente chamado de (sic!) “banana”? de entregar, por medo, uma Libertadores em casa aos hermanos? de não ter conseguido administrar o ego do “Gladiador”? de possuir o melhor jogador de todos os tempos do clube revelado no América-MG? de ser a 2ª torcida do Estado que mais freqüenta o Mineirão? de possuir várias alcunhas pejorativas, bem humoradas e merecidas, dentre as quais de “Maria”?
    – Vou encerrar senão posso ficar muito tempo defronte o PC, e também que tô ficando cansado de tanta “Inveja”! rsrsrsrsrsrssrrs…

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    Concordo com Stefano Venuto, profissionalismo não se acha em qualquer lugar e é uma coisa rara. E esse tal de não sei o que Ceará? Nunca tinha ouvido falar desse cara, agora que ele foi demitido que fiquei sabendo o que ele era, principalmente aqui no blog do Chico onde está amostra as coisas que ele vem falando do Cruzeiro e de Minas. Gente insignificante assim a gente não pode dar confiança, tem que deixar viver no ostracismo.

  • Afonso Del Nero disse:

    Da imprensa esportiva brasileira, só salva dois jornalistas (comentaristas no caso), Lédio Carmona e Paulo César Vasconcelos (Globo/Sportv). O resto comenta com a camisa do seu time por baixo … Haja vista Itatigalo e Bob Faria (até os atleticanos ficam vergonha o tanto que ele fala mal do Cruzeiro e não enxerga os lances a favor do Cruzeiro).

  • Paulo Koller disse:

    E, concordando muito com a Simone (acima), falta a nós, mineiros, um certo bairrismo. Um mínimo de provincianismo “superior”. Uma solene “esnobada” nas coisas do Eixo. Uma altivez que não deve ser confundida com prepotência (não combina com o nosso jeito de ser).

    Coisa que gaúcho faz muito bem (até com um certo exagero – apesar de funcionar – vide os títulos dos times de lá, os indicadores de desenvolvimento social e as perspectivas de cada estado, mesmo MG sendo um estado mais rico, e muito mais desigual que o RS).

  • Paulo Koller disse:

    Amigos,

    Estamos em um dilema: por inanição de parte da mídia mineira, somos obrigados a assistir redes (pesudo) nacionais. A solução? Absorvermos nossos canais de comunicação e ignorarmos jornais, canais, rádios e sites de SP, certo?

    Errado. Exceto poucos espaços críticos (e, acima de tudo, autocríticos) como este, em Minas nossos canais de informação são muito pobres, muito tendenciosos, muito fracos e/ou pouco combativos.

    Já defendi com um amigo (que trabalha na Sempre Editora) que “O Tempo” (nem falo do Super – que atinge outro público) poderia ser um marco na imprensa mineira, dado o fato de a chamada tradicional grande mídia mineira não se preocupar em reciclar-se.

    Existe um indicador chamado IVC, que mede a audiência média dos jornais/dia. Em MG, a “Folha de SP” tem 20% do tamanho, por exemplo do mercado do “Estado de Minas”. Inaceitável, já que o contrário não acontece no estado de SP. É muito mais demérito nosso (mineiros) que méritos da “Folha”. Dirão: “mas a “Folha” é um jornal nacional”. Ok, mas ela não tem a penetração de 20% em nenhum estado como tem em MG.

    Tomara que, em um futuro bem próximo, não sejamos obrigados a conviver com gente como este Luis Fortaleza, digo, Ceará. E cá entre nós: infelizmente, ele só falou aquilo que “n” jornalistas do “eixo” (principalmente SP) pensam.

  • MINAS É AZUL disse:

    E ESQUEÇA AS MINAS GERAIS…..
    AQUI AINDA É UM LUGAR BOM E DIGNO DE SE VIVER………
    RESPIRAR AR PURO…………CACHOEIRAS…..MONTANHAS…
    E A CVOMIDA NEM ME FALE….
    VAI VER SE NAQUELA TERRA DE NINGUEM TEM ISSO….
    AH TEM…..CRIMES……MORTES……..E PESSOAS COMO ESSE
    JORNALISTA DE MERDA………….
    BEM FEITO………………
    B….A….N…A…N…A….. (COM CASCA É CLARO)……

  • MINAS É AZUL disse:

    LUIZ CEARÁ TOMOU O PÉ NA BUNDA????KKKKKKKKKKKKK
    DEUS TARDA MAS NÃO FALHA…………

    BEM FEITO………BANANA…………….

  • Lívia disse:

    Mineiros não valem nada? Quem não vale nada é você!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    A própria vida se encarrega de pessoas do tipo desse Luiz Ceará… Digno de dó !

  • wellington Cunha disse:

    Sobre esse tal repórter prefiro nem comentar. Mas a situação atual do futebol mineiro é a seguinte : Jogador que é TOP , não vem para cá, só nos resta apostar na base e jogadores medianos e trazer ilustres desconhecidos que de vez em quando dá certo como Montillo. Daí passamos a temporada aguentando Wellington Paulista, Roger, Patrick, Danilinho, Leonardo Silva entre outros….

    Um abraço.

  • Com o programa “Sócio-comprador”, as “testemunhas” podem respirar aliviada, pois, o montante poderá ser usado em vários setores do clube, incluindo o de compras: de resultado, de permanência na divisão de elite, de arbitragem, de pesquisa de torcida direcionada, etc…
    – Quanto ao Luiz Ceará: que vá pra lá, prá bem longe de MG, seu…

  • Isabella disse:

    Chico,

    Como já disseram aí em cima, quando outras emissoras de TV reclamam do monopólio da Globo eu acho graça. Emissoras como BAND e REDE TV, extremamente bairristas, anti-profissionais e que dão espaço para profissionais como esses, sem contar os ex-jogadores falastrões que poderiam estar trabalhando em circo, não merecem qualquer respeito. Devem mesmo ficar relegadas a falar pra seu próprio curral, ops, São Paulo, que é o que eles sabem fazer.

  • Márcio Luiz disse:

    Nova Campanha contra a fome no ar: FOME ZÊRO.

  • Rafal Dias disse:

    Não irei proferir minhas palavras ao Sr. Luiz Ceará, ele não merece!
    Minas Gerais é o melhor lugar do mundo, “o Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais”. Luis Ceara é um pobre coitado, que Deus o perdoe.

  • Emilio Figueiredo disse:

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2012/02/02/noticia_cruzeiro,208297/raio-x-conheca-condicoes-e-valores-do-novo-programa-de-socio-do-cruzeiro.shtml

    nova modalidade do socio-torcedor do Cruzeiro!!! gostei da ideia e acho que pode ajudar o clube, pelas contas que fiz.. a quantidade de 25 mil sócios, pode gerar ao clube uma renda fixa em torno de 1 milhao de reais / mes…

    Douglas no timao!!! e agora Jaeci Carvalho, o Montillo ainda está acertado com o Corinthians???

    Vamos aguardar…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Vejam o facebook desse “ze ruela” e veja quem é roceiro.
    Fotos ridículas, pança gigantesca, caraca, feio pra burro…

    Devia se enxergar. E ainda pensa que é músico. Não faz bem nem sua função principal (repórter) e ainda quer arruinar o ouvido dos outros.

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100000760875709

  • Tem clube por aí que entrou na onda do “piris na mão”, “chutando-lata”, “chapéu virado”, “aceito tudo”, “fazemos qualquer negócio”, “tudo por dinheiro”, etc… e que seja eternamente bem-vindo! rsrsrsrsrsrsrsrsrs…

  • LOBATO disse:

    Eles nos chamam de rocerios e etc, mas se esquecem que eles elegeram nada mais nada menos o Sr. Tiririca com o maior número de votos. Que patetico!!!

  • Alison Magalhães disse:

    boa, ceará! viva SP!

  • Simone disse:

    O mesmo vale para empresários mineiros que investem em SP, né, BMG???? Vocês não valem nada, são mineirinhos sanando a necessidade dos paulistas, e eles devem achar que vocês ainda estão pegando o boi…

  • Simone disse:

    Longe de mim estimular a violência, mas o jornalista/assessor deveria ter dado uma de direita naquela cara amassada do dito “jornalista”! Falar que nós, mineiros não valemos nada? Merecia! Emais: a imprensa MINEIRA tem que parar de dar espaços e valorizar coisas de SP! O jornal SUPER teve a coragem de estampar um poster do CURINTXA no final do ano passado! Pergunta: precisava? Aqui não se vende Folha de São paulo e afins? Ah, me poupem!!!

  • Fellipe Guimarães disse:

    Prezado Chico Maia,

    Eu que agradeço o espaço e a oportunidade democrática de interação. Acompanho-o desde os tempos do Minas Esporte e sempre o considerei um ótimo jornalista, o qual, acima de tudo, faz questão de defender os interesses de Minas Gerais e, claro, nosso futebol.

    Bandeiras como essas devem ser levantadas, já que somos preteridos constantemente. Parabéns pelo trabalho, continue nessa toada e conte conosco para poder reivindicar os interesses mineiros.

    Um abraço,

    Fellipe Guimarães

  • Depois ainda falam que somos bairristas, mas infelizmente ainda existem profissionais no eixo RJ/SP que desdenham de forma descarada com as coisas principalmente de MG e RS. Pena Cruzeiro e Atlético estarem tão fragilizados quanto a isso, pois há tempos nenhum dos dois ganha nada e nem mesmo põe medo nos times de lá.
    Ótimo post e blog Chico.
    Inté…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Quem dera se aqui ainda andássemos de carroça. Agora só falta o Neto e Müller (pastor pindaíba) sumirem da TV. Depois eles reclamam da Globo, mas difícil acontecer lá um profissional tão despreparado. Seguindo o nosso Alexandre Nogueira : Quem é Luiz Ceará?

  • Saulo disse:

    Um pseudo-repórter de mente provinciana e separatista que acha que SP é a oitava maravilha do mundo. Um idiota completo que é suspeito de receber propina pra falar bem do Corinthians e do Andrés Sanchez. Uma emissora vinculada à direita reacionária e elitista do Brasil. Em resumo: um idiota venal.

    Enquanto MG não criar uma imprensa de alcance e relevância nacional, ficaremos sujeito a esse tipo de pensamento.

  • Simone disse:

    Sério, então a minha birra, o nojo que tennho por esse jornalista de araque é mais que justificado! É um otário, idiota, que se acha. Puxa-saco de SP e da BAND, que lhe meteu um chute no traseiro. Não respeita ninguém, e pelo visto é mais um que acha que SP é o Brasil…
    Cabe a nós, mineiros, temos mais orgulho de nós mesmos, parar com essa de mineirim, bonzim, ingênuozim, humildezim…CHEGA!!
    Vamos nos mirar no pessoal do sul!!

  • Alexandre Nogueira disse:

    Quem é Luiz “Ceará” ????? Bom, se eu não sei de quem se trata, deve ser alguem indiferente e que não vale a pena dar este espaço todos que está tendo.