Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Em Uberlândia, o III Seminário para Copa do Mundo

Desde ontem estou em Uberlândia, a convite do SEBRAE-MG, para uma entrevista com o ex-capitão da seleção brasileira, Cafu, dentro da programação do III Seminário de Centros de Treinamento de Seleção (CTS), que reúne 19 cidades mineiras candidatas a “sub-sedes” das cidades que receberão o Mundial de 2014.

É um prazer danado vir ao Triângulo Mineiro e Uberlândia está cada vez melhor.

Gigante econômica, cidade organizada, limpa, bem sinalizada, ótima estrutura turística, bares e restaurantes da melhor qualidade e uma receptividade da melhor qualidade.

Mais detalhes do evento do qual participo, nas informações enviadas pela assessoria de imprensa da Secopa:

“Nesta sexta-feira será realizado o III Seminário de Centros de Treinamento de Seleção (CTS), em Uberlândia (MG), evento que vai reunir representantes das (veja a lista abaixo). O secretário de Estado Extraordinário da Copa, Sergio Barroso, fará a abertura do seminário.

CAFU

O ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol, campeão mundial em 1994 e 2002, Cafu, falará ao público sobre as qualidades e requisitos que uma cidade deve ter para receber uma seleção internacional de futebol.  Além dele, Peter Keen, consultor do governo britânico, fará palestra sobre o legado pós-Copa e programas de desenvolvimento social internacional junto ao Banco de Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Para o secretário de Estado Extraordinário da Copa, Sergio Barroso, esse momento é importante para a transparência e a troca de informações oficiais com as cidades participantes. “Esse é o nosso terceiro evento de capacitação de cidades candidatas a CTS para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Já percebemos um amadurecimento de cada uma das cidades participantes. Essa é uma prova de que o estado estará preparado para o maior evento esportivo do mundo”, comenta Sergio Barroso.

Na segunda parte do evento, representantes do Sebrae-MG, Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos abordarão a preparação de micro e pequenas empresas, além da necessidade de capacitação profissional, desenvolvimento dos empresários do segmento de bens, serviços e turismo, e ações de promoção e divulgação para o Mundial. Ainda na parte da tarde, a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa) apresentará o projeto do Governo de Minas para as copas das Confederações da FIFA 2013 e do Mundo da FIFA Brasil 2014.

“A Copa é uma oportunidade para a geração de negócios. O setor de turismo, que tem 90% de empresas de micro e pequeno porte, é um dos mais movimentados pelo evento. Por isso temos que estar preparados para oferecer produtos e serviços de qualidade”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha.

O evento, que será realizado no Center Convention, é uma parceria entre a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa), Prefeitura de Uberlândia, Sebrae-MG, Fecomércio Minas,  Senac Minas e Sesc-MG. 

As 19 cidades mineiras candidatas a CTS são: Araxá, Caeté, Caxambu, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Lagoa Santa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

Pré-requisitos para CTS

A escolha de um CTS está baseada em critérios rigorosos de avaliação de hotéis, aeroportos e campos de treinamento como:

Hotel

O hotel deve ter disponibilidade de mínimo de 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor (considerando o clima na região nos meses de junho e julho). Algumas seleções podem precisar de 100 quartos ou mais. O serviço de restaurante deve atender, no mínimo, 55 pessoas, estilo Buffet, que seja reservado 24 horas para uso exclusivo da seleção. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima de 100 pessoas.

Aeroporto

A cidade deve ser próxima de um aeroporto, com capacidade para receber aeronaves de aproximadamente 120 passageiros e que permita vôos noturnos. As seleções exigem uma distância máxima de até 60 minutos de deslocamento Hotel-Aeroporto, via ônibus.

Centro de treinamento

O centro de treinamento deve ter, pelo menos, um campo em excelentes condições e medidas oficiais, além de SPA, piscina e área fitness.  O tempo de deslocamento hotel-centro de treinamento, em ônibus, deve ser de, no máximo, 20 minutos.


» Comentar

Comentários:
0