Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Boas conversas com dois muito criticados

Mesmo na vitória de 3 x 0 sobre o Tupi a torcida pegou no pé do técnico e de alguns jogadores do Cruzeiro.

Na coletiva depois do jogo, incomodado com essa reação, Wagner Mancini procurou minimizar, dizendo foram “apenas uns 50” de um universo de 8 milhões de cruzeirenses e que ele nem leva em conta. Não é por aí. Toda crítica precisa ser bem assimilada, porque delas pode-se tirar muito proveito.

Neste fim de semana tive a oportunidade de conversa com dois importantes personagens do nosso futebol, dos mais criticados na atualidade, e eles sabem lidar com a crítica: Paulo Schettino, presidente da Federação Mineira de futebol, e Sérgio Barroso, Secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Secopa-MG.
Schettino aliás, é um bom exemplo de relacionamento com a imprensa. Não mistura as coisas e sabe que, normalmente, na nossa profissão, quem critica, o faz exercendo a atividade e que nada há de pessoal.
Ele não tem o menor constrangimento em ligar pessoalmente e esclarecer situações com quem de direito. Já tive o prazer de receber várias ligações dele, como sexta-feira, quando ele tentou explicar fatos que têm sido alvo de críticas, minhas principalmente.

Não consigo aceitar jogo adiado logo na primeira rodada; a folga forçada do América, que fica 18 dias sem jogar e a fórmula do Campeonato Mineiro. Nem 1.923 pagantes para um jogo do Cruzeiro, como neste jogo contra o Tupi na Arena do Jacaré.

Paulo Schettino informou que o Nacional de Nova Serrana não conseguiu arrumar a tempo o seu estádio e que a sua opção dois, que seria o Ipatingão, foi barrado pelo Ministério Público. Contra argumentei que é um absurdo o Nacional ter este poder todo e ao invés de indicar o Farião, na vizinha Divinópolis, que foi usado por ele na terceira e segunda divisões, apresentou Ipatinga, que não tem nada a ver com ele ou com Nova Serrana, como sua segunda sede.

Sobre a fórmula do Campeonato, o presidente da FMF concorda que deveria ser diferente e que a primeira divisão deveria ser única, com módulos A e B juntos, classificando-se os cinco primeiros para uma disputa nas datas da CBF com América, Atlético e Cruzeiro. Defendeu essa ideia, quatro anos atrás, mas foi voto vencido, já que Galo e Raposa, que têm o maior peso de votos no Conselho Arbitral, foram contra.
Acredito que hoje seja diferente, pois os presidentes são outros, com mentalidade avançada em relação a isso e sem nenhum interesse político-partidário.

A outra conversa foi em Uberlãndia e no voo de volta a Belo Horizonte, com Sérgio Barroso. A convite do Sebrae-MG fui lá para entrevistar o ex-capitão da seleção brasileira, Cafú, no III Seminário de Centros de Treinamentos de Seleções, visando a Copa das Confederações do ano que vem e Copa de 2014.
Barroso reclamou da avalanche de críticas em relação aos “pontos cegos” da parte superior das arquibancadas do estádio Independência.
Disse que o bicho está sendo pintado bem maior do que realmente é, e sugeriu que eu vá lá e faça o teste; assim como os demais críticos dessa situação.

Tentarei ir lá esta semana.

Da bola que rolou pelo Campeonato, o Tupi deu trabalho enquanto teve fôlego e Walter foi o destaque do Cruzeiro, pela vontade e mobilidade em campo.

O Galo jogou para o gasto e não teve maiores problemas para vencer a Caldense. Bernard voltou a tomar gosto pelas redes adversárias e marcou mais um como profissional atleticano.
Interessante é que demorou demais para que ele “desencabulasse” com a camisa alvinegra.  Vi este moço marcando gols de todas as formas pelo Democrata de Sete Lagoas, até de cabeça, e muitos de falta, que o tornaram artilheiro isolado da terceira divisão mineira de 2010.
O Uberaba goleou o Democrata de Governador Valadares que já está preocupado com a possibilidade de rebaixamento; o Vila venceu bem de virada o América-TO e continua na briga por uma vaga no G4.


» Comentar

Comentários:
20
  • Se em 04/12/11 tivesse acontecido uma partida dentro da razoabilidade, sem os indícios mais que suspeitos, o Cruzeiro este ano estaria “manchando” sua história!
    – Prá se recuperarem da “mancha” que foi àquela partida, tomara que a série B 2013 receba de braços abertos ambas equipes…

  • Postaram acima a seguinte frase incompleta: “O Cruzeiro se não quiser cair pra SEGUNDONA esse ano e manchar a nossa história, tem que melhorar muito, mas muito, mas muuuuiiitttoooo mesmo !!!”
    – Então, tomo a liberdade de completá-la: tem que melhorar “muuuuiiitttoooo mesmo” o tamanho da mala contendo cifras!

  • pedro bozzolla disse:

    Chico, em nome de todos que seguem seu blog, você tem sido uma das raríssimas vozes que tem se indignado com as palhaçadas do Independência, quando for ao estádio, dê sua opinião sincera, pense em nós torcedores que não estaremos nas cabines de rádio (com a visão desobstruídas), que pagaremos ingresso caro, que teremos que arrumar um lugar para parar o carro, ou pegaremos ônibus. PELOAMORDEDEUS não ponha panos quentes nessa situação. Semana passada, na segunda-feira, na Turma do Bate-Bola ouvi o Emanuel Carneiro dizendo que “não está tão ruim assim, até que dá para ver!!!!!!”, segundo ele, nós torcedores, estamos pegando o boi porque na geral do Mineirão era muito pior (!!!!). É uma absurdo, já deu para ver que não poderemos contar com a Itatiaia porque a rádio, através da voz de seu diretor, já deixou claro que vai ficar em silêncio. Me senti profundamente chateado e desrespeitado. O Emanuel vai estar vendo os jogos sem grade na frente. Sei que “o ótimo é inimigo do bom”, mas o que eles estão fazendo lá é uma maldade com a gente. Nós, seguidores do seu blog contamos com sua voz. Muito obrigado e tudo de bom!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Antes que me esqueça, sua fala do pênalti contra o América-TO (que acho que foi) torna-se nula porque o penalti nao foi aproveitado e ainda teve um gol normal do Galo anulado.
    O resultado final foi construído em lances normais.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Chiabi,
    situações incomparáveis. Essa questão de inversão de faltas é algo muito relativo, totalmente diferente de lances capitais claríssimos.
    Não vi Atlético x Caldense, mas vi o compacto onde o time do sul de Minas foi amplamente dominado e salvo por boas defesas do gordinho Gleisson, ao passo que o quase inútil Renan Ribeiro salvou apenas um gol da Caldense.
    Sobre os cai-cais do Berola (ele é cai-cai mesmo) eu não sei, mas mesmo se fosse expulso acho que dificilmente o jogo mudaria. Contra o América TO um gol legítimo do André foi mal anulado, o que compensa qualquer possibilidade de erro no pênalti (houve uma carga visível do zagueiro no Escudero, cabendo a interpretação do juiz. Eu e muitos que comentaram na TV marcaríamos também, você pelo jeito não).

    Já ontem, apenas 1×0 e o Galo da Zona da Mata obrigando Fábio a fazer milagres. 1×1 ou 2×1 pro tupi naquela altura poderia mudar totalmente a história. Enfim, veremos adiante o que acontece neste quesito.

  • Uai Dudú… era só ter marcado o pênalti escandaloso que o defensor do Tupi fazia ao quase arrancar a cabeça do WP no lance, ora… kkkkkk.
    Realmente o lance do Léo no jogador do Tupi foi pênalti claríssimo e o pior é que o jogador do Tupi ainda levou amarelo.
    Mas, fale também das falhas de interpretação dos lances feitas pelo juiz nas faltas repetidas e desleais do Fabrício Soares que não recebeu amarelo e do amarelo inexplicável que o juiz deu a Roger ?
    E o juiz do jogo do seu time contra a Caldense foi bem ?
    Neto Berola cavou quantos pênaltis ?
    E o pênalti contra o América-TO marcado a favor do seu time, foi ?

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    E ainda me esqueci de dizer sobre a não expulsão do W Paulista ainda no primeiro tempo, ao dar um murro na barriga do jogador adversário…

  • Silvio Torres disse:

    Pela primeira vez o ………… Wellingon Paulista foi desmascarado em rede nacional. Vamos ver se daqui prá frente os apitadores, imprensa e torcida passam a olhar com os olhos da verdade o que esse gladiador de segunda categoria vem fazendo há anos e anos nos gramados de Minas. Não foi outra a razão desse …….. não ter dado nem pro começo em São Paulo. Lá não podia dar porrada, cuspir, falar barbaridades pros adversários. Aqui sempre fingiram que não viam ou que nada tinha acontecido.

  • J.B.CRUZ disse:

    Com pequenos ajustes (alguém tem que sair para o Walter entrar), Roger deve permanecer junto a Montillo e Marcos ser efetivado lateral em definitivo..Dar um descanso para Diego Renan e voltar com Gilson…No mais, parece que o entrosamento que é o essencial no futebol, começa a aparecer..Como o futebol atual está terrivelmente nivelado por baixo (por baixo mesmo), automáticamente o MAIOR DAS AMPERICAS, vai se acomodando na tabela,,,Vamos aguardar !!!!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Tomar sufoco em casa do Tupi, time do interior que não vence e nem sequer faz gols e ainda precisar do juiz pra não marcar 2 pênaltis claros a favor do time de Juiz de Fora.

    V E R G O N H O S O !!!

  • EDUARDO BH disse:

    Chico,
    Em varios momentos ao longo de nossas vidas, somos questionados qual é a nossa profissao. Seja em uma entrevista ou em um check-in de hotel etc…Respondo com muito orgulho e sem pestanejar. Vc tem falado do jornalismo com muita alegria e garra.
    Falei disso porque assistindo ao ultimo jogo do Galo, fiquei me perguntando se o atacante Guilherme responde que é atleta do futebol, quando perguntado. Não me parece que esteje na profissao certa ou nao se considera.
    Alguem pode dizer que o mesmo já ganhou muito dinheiro e pouco se interessa em se dedicar a fundo na profissao. Ou seja, está acomodado e muito satsfeito com o que já conquistou. Se isto for verdade, é ainda pior, pois se sentir satisfeito em tao tenra idade é a maior burrice do mundo.
    Assim posso afirmar que o caso dele é a maior “barca furada” que o Galo já gastou ( 6M de euros).
    Sds Atleticanas !!!!!!

  • Fernando disse:

    “Não são 6000 lugares com visão prejudicada, são só 5900.”

  • Luiz Renato Rocha disse:

    Schettino e Barroso, dois solícitos de primeiras, mas escorregam feito quiabo. Não vi nenhuma explicação convincente de ambos no texto acima. Erraram e é melhor aceitar do que tentar justificar com desculpas esfarrapadas.

    Esse Barroso quanto mais se explica pior fica. Fique quieto e tire a “cerquinha” e poupará os mineiros de um vexame internacional, pelo amor que o Sr. tem por este Estado…

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    O Cruzeiro se não quiser cair pra SEGUNDONA esse ano e manchar a nossa história, tem que melhorar muito, mas muito, mas muuuuiiitttoooo mesmo !!!

    O time é sofrível. Pior do que o do segundo semestre do ano passado.

    Acho que o time não teve outro resultado desastroso hoje, graças a “São” Fábio e ao apito-amigo. O fraquíssimo Léo, fez um penalty claro e o juizão não marcou.

    Quando vejo gente elogiando aquele tal de Marcelo Oliveira, que cisma de dar umas arrancadas que sempre terminam com ele adiantando e perdendo a bola, logo penso: “O trem tá feio” ! Ele é fraquíssimo e cismado. Aí entrou o fraquinho do Rudney em seu lugar e a coisa deu uma “melhoradinha”. O tal do Walter em pouco tempo mostrou que é menos horrível que o Wellington Paulista e pode ser mais útil ao time.

    Agora, vendo alguns lances de jogos do Rio, São Paulo e do Sul, percebi o quanto o futebol mineiro está medíocre. Será mais um ano de lástima. E não adianta ficar só culpando depois o tal “eixo”.

    Como Cruzeirense, se o Cruzeiro conseguir pelo menos se manter na Série A, esse ano infelizmente eu já vou ter que me dar por satisfeito. A que ponto chegamos viu…

    A boa notícia do dia, foi a saída do Dimas Fonseca. Vai com Deus e não volte nunca mais !!!

    Abraços e boa semana a todos !

  • Jean disse:

    Esse negócio do Independência está muito sinistro. Ainda não vi nenhum orgão de imprensa investigando mais a fundo. Aliás quando tem que investigar algo relacionado ao governo, desde a época do Aécio, a imprensa mineira e os reporteres correm léguas.

  • thales rosa disse:

    Chico este Mancini é mais arrogante que o Adilson, aquele pelo menos tinha um aproveitamento de mais 70% no cruzeiro. Mancini ganhou apenas 4 jogos em 12 que ja disputou pelo cruzeiro que da 33% de aproveitamento.. creio que ele quis dizer 50*10000 que da 5 milhoes.. em um universo de 8 milhoes de torcedores 5 milhoes é muito.. estamos sim insatisfeitos e hoje começamos a ficar de boa DIMAS saiu, agora que va Mancini e ai sim podemos comecar a pleitar algo deste time … Cruzeiro é time grande merece grandes tecnicos e grandes jogadores.

  • antonio luis disse:

    CHICO, VOCÊ ESQUECEU DE FALAR QUE O MEU CRUZEIRO, FOI AJUDADO VERGONHOSAMENTE PELA ARBRITAGEM. O TUPI FOI ASSALTADO EM PLENA 7 LAGOAS.

  • Paulo Araujo disse:

    Mais um joguinho deste time definido pela arbitragem. Ate quando vai ser asssim. Venho lembrar que o Cruzeiro esta na seria A do brasileiro este ano graças ao arbitro de partida contra o Atletico Paranaense.
    Sobre o poder do Nacional todos nos sabemos de onde vem.

  • Alisson Sol disse:

    O problema é a diferença entre “expectativa” e “realidade”. A expectiva era:
    – O Independência iria ser a alternativa ao Mineirão durante as obras daquele estádio;
    – O Independência iria tornar-se um estádio confortável, multi-uso, de “primeiro mundo”;
    – As obras não seriam onerosas, cheias de aditivos, e terminadas em dia;
    – Iria haver uma solução para o transporte e/ou estacionamento dos torcedores, sem incomodar a vizinhança.

    Parece que conseguiram praticamente o oposto da expectativa, e o Sr. Sérgio Barroso vem dizer que os críticos estão “exagerando”?!

  • tom vital disse:

    ” O Bicho está sendo pintado bem maior do que realmente é….” Depois de
    tanto tempo fechado para reforma.O Independência não deveria ter bicho ( problema)nenhum;nem grande e nem pequeno.