Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Show do América em Divinópolis e muito futebol na quarta-feira de cinzas

A noite de quarta-feira de cinzas foi de futebol de ótima qualidade em grande parte do país.

Como diria o mestre Kafunga, assisti com “visão dinâmica” a vários, graças à tecnologia e a grande oferta nas TVs aberta, paga e até parabólica, que quebrou bem o galho para que eu pudesse passar os olhos no clássico do Rio, que teve lances sensacionais.

Em Divinópolis alguns fatos impressionaram e merecem destaque, dentro e fora das quatro linhas.

Visualmente era a transmissão mais pobre da Rede Globo:

Rogério Correa e Bob Faria da Globo Minas faziam tudo para levantar o astral e segurar o telespectador, num estádio quase vazio – 309 pagantes – , iluminação de boate e lembrança de cenário do futebol amador, onde comecei minha vida de repórter nos estádios do Bela Vista, Ideal, Textil e o saudoso Duarte de Paiva em Sete Lagoas.

ADEILSONAdeilson, dois gols, em foto do André Fossati para o Super Notícia de hoje

Dei uma passada pela Band Minas, e o São Paulo puxado pela velha raça do Fabrício, ex-Cruzeiro, e com a ajuda do árbitro, suava para empatar com o Bragantino, no estádio mais fraco do Campeonato Paulista, em Bragança, mas que dá de 10 x 0 no Farião.

Na parabólica, também pela Globo, vi o Vasco passando sufoco, mas graças ao goleiro Felipe, empatou e depois virou o jogo, em duas bolas que o ótimo goleiro flamenguista soltou. O mesmo Felipe que fez grandes defesas na partida.

Mas impressionante mesmo foi o gol perdido pelo Deivid, a um metro da linha fatal, gol vazio, e na ânsia de sair para o abraço conseguiu chutar na trave. Foi tão incrível que a torcida do Vasco passou a gritar seu nome, como se fosse um artilheiro cruzmaltino.

Mas tão ruim quanto a perda do gol foi a frase usada pelo atacante para justificar o erro: “Só perde quem está lá”.

Nada mais óbvio e idiota!

Nos melhores lances de outros jogos, o Santos embalado por Neymar voltou a jogar bonito nos 2 x 0 sobre o Comercial; Liedson e William fizeram belas jogadas na vitória do Corinthians sobre a Portuguesa e o Grêmio, pré-Luxemburgo, com show de Kléber, que marcou o gol da vitória, venceu o Inter em pleno Beira-Rio.

Mas, voltando a Minas, se Rogério Correa e Bob Faria tiveram que se esforçar para segurar o telespectador por causa do visual do Farião, quando a bola rolou, não foi preciso, pois América e Nacional não permitiram que a mudança de canal fosse prolongada, principalmente no segundo tempo.

Foi só o Givanildo colocar no China no lugar do Gilberto que tudo mudou no Coelho. A defesa parou de bater cabeça e o ataque passou a ser municiado como deveria.

Show americano que não teve piedade na goleada de 5 x 2, com destaque para Rodriguinho, bom demais da conta; o lateral Heffner, os artilheiros Fábio Junior e Adeilson, Leandro Ferreira e China.

E olhem que o árbitro Cleisson Veloso deu uma mão ao Nacional, deixando de apitar um pênalti para o América e depois anulando um gol legítimo, achando que tinha sido impedimento americano.

Com a goleada, o América recuperou a liderança do Campeonato, conforme mostra a tabela do Globoesporte.com: 

CLASSIFICAÇÃO P J V E D GP GC SG %
1 América-MG 9 3 3 0 0 10 3 7 100
2 Atlético-MG 9 3 3 0 0 6 1 5 100
3 Villa Nova-MG 7 3 2 1 0 6 4 2 77.8
4 Cruzeiro 6 3 2 0 1 7 3 4 66.7
5 Uberaba 4 3 1 1 1 7 3 4 44.4
6 Boa Esporte 4 3 1 1 1 3 2 1 44.4
7 Guarani-MG 4 3 1 1 1 2 2 0 44.4
8 América TO 3 3 1 0 2 3 4 -1 33.3
9 Caldense 3 3 1 0 2 1 4 -3 33.3
10 Nacional-MG 3 3 1 0 2 5 9 -4 33.3
11 Tupi-MG 0 3 0 0 3 0 5 -5 0
12 Democrata GV 0 3 0 0 3 1 11 -10 0

» Comentar

Comentários:
17
  • mauricio souza BH disse:

    Um abraço Marcão de Varginha e obrigado

  • mauricio souza BH: muito inteligente e na hora exata seu comentário. PARABÉNS!

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Como a diretoria do América não aprende, o Givanildo deveria aprender:
    jogadores que vêm do Atlético ou do Cruzeiro para o América, ou é lixo do tipo Sheslon, Camilo e Eliandro, ou são bons e voltam depois de um estágio para aprimoramento, como o Marcos Rocha.

    Deixar o China na reserva de Gilberto (quem será o seu empresário?) é brincadeira de mau gosto. E ele fala que ainda quer ver o Pará (quem será o seu empresário?) no lugar do Bryan.

    Querer menosprezar o campeonato mineiro será melhor do que tentar melhorá-lo? Assim que ele caminhar para uma “sensacional” decisão entre Atlético e Cruzeiro passará a ter valor rapidamente. Nem que seja financeiro.

    O Rodriguinho, depois que melhorou o seu condicionamento físico, tornou-se outro jogador. Completo.

    Se for vendido a um dos dois, Atlético ou Cruzeiro, será “troféu guará” na certa. Caso contrário… (basta saber que o Cuca foi o melhor(?) técnico do ano e não o Nedo, que fez muito mais bonito e sem estrelas.

    O resto é balela.

  • Isabella disse:

    Chico,

    Vendo o São Paulo passando aperto no campeonato paulista, Flamengo e Vasco a 1000 por hora se digladiando no campeonato carioca e Gremio x Inter medindo forças já no segundo Grenal do ano com direito a troca de treinador após 8 jogos do Gremio, me preocupa o quanto estamos atrasados com nosso campeonato mineiro.

    Já estamos no final de fevereiro e o Galo fez apenas 3 jogos no ano, com adversários de baixíssima qualidade técnica, ou seja, não foi efetivamente testado. Enquanto isso, os clubes que estão na Libertadores e aqueles que participam de campeonatos estaduais mais fortes ou com fórmulas que valorizam a disputa já estão se ajeitando e a ponto de bala para enfrentar os desafios maiores que estão por vir, seja na Libertadores ou na Copa do Brasil.

    Estamos mais uma vez caminhando a passos de tartaruga e não me admira sermos surpreendidos daqui a dois meses por um clube pequeno na Copa do Brasil como acontece todo ano. Acho bom a diretoria do Galo (e do cruzeiro também) abrir o olho.

    Abraços

  • Adolfo disse:

    Não vi o jogo do América, vi o clássico carioca. Eletrizante no primeiro tempo, menos intenso no segundo. Antes, vi o jogo do Santos e Comercial. Concordo com o JB Cruz e o Audísio, que em mensagens anteriores, afirmaram que o futebol está nivelado por baixo. Discordo das opiniões sobre os times mineiros. Já havia visto Palmeiras e Xv de Piracicaba, Flamengo e Botafogo, Fluminense e Vasco. Na minha opinião, essas equipes da série A estão melhores do que os times mineiros. Comercial e XV, que fazem campanhas fracas no paulista, são bem melhores que as equipes do interior de minas, pelo aos menos dos times que vi: os três adversários do Galo, Cruzeiro x Nacional e América x Democrata. Os times do interior são fraquíssimos e os da capital não estão com essa bola toda não. Por isso, não me empolgo com as três vitórias do CAM no mineiro. Há muito que melhorar. O time só joga um tempo e continua preguiçoso após estar na frente do placar. Claro que pode melhorar. É obvio que precisa. Espero que o Cuca também não se empolgue e que os jogadores não se dêem por satisfeitos em bater em cachorros mortos no certame local, onde inegavelmente o Galo possui o melhor elenco. Pra ganhar dos demais times que disputam série A vai precisar de futebol melhor e, sobretudo, de menos preguiça e muito, mas muito mais vontade!
    Saudações Atleticanas!

  • Ricardo Lemos disse:

    Assistindo ao jogo de ontem do Coelho, pude constatar que pelo menos o futebol mineiro está muito fraco. Tudo bem que só vi o primeiro tempo, mas vi dois times ruins em campo.

    Podem até atribuir a responsabilidade ao gramado que era tão ruim quanto a iluminação (que só iluminava faixas do campo). Mas os times também não ajudaram.

    Vejam que a filial está quase no mesmo nível da matriz. A única diferença é que a matriz tem um dos melhores goleiros do futebol mundial na atualidade, enquanto a filial tem um dos piores.

    Quanto ao Coelho, nenhuma novidade. Não vi nenhum destaque positivo no time, só jogadores batendo cabeça e perdidos em campo.

    Se continuar assim, podemos esperar o pior segundo semestre de todos os tempos.

  • mauricio souza BH disse:

    Enquanto isso os mercenarios do 6a1o estão trocando socos e pontapes em treino. Porque eles não jogaram com esta disposição no classico de 4/12/11.

  • Rodrigo César disse:

    Audisio, se o atlético tem dinheiro, porque vcs não pagam a dívida com o BMG de uma vez, ao invés de ficar pagando em milhares de parcelas de 50,00.Quanta bobagem leio aqui,ficam menosprezando o Campeonato Mineiro, só porque o COELHÃO é líder e a duplinha fuleira está cagando de medo. Coelhooooooooo…

  • Emilio Figueiredo disse:

    dificil é essa @#$%¨&*() dessa TV A CABO, pqp… passando Flamengo e Vasco, sem transmissão no PPV…

    o gol do deivid até DUDU GALOMAIO faria…

  • Vítor Dias disse:

    Chico,

    Me lembro de visitar Sete Lagoas para acompanhar uma partida do Ideal pela Segunda Divisão de 2006, contra o Minas de Boa Esperança, que ficou famoso por tomar três gols do Renato Pé-Murcho em três minutos em 1988. Antes da partida, disputada na recém-inaugurada e “antiga” Arena do Jacaré, visitei os campos do América, Bela Vista e Ideal. O campo do Galo da Gamela estava em reformas – suas cabines de transmissão estavam em construção. Pelo decorrer do campeonato, onde o Ideal subiu ao Módulo II graças ao fechamento do União Araxá e ao licenciamento do Mamoré para construção do seu estádio novo, creio que estavam se preparando para uma incursão talvez definitiva no profissionalismo. Incursão essa que sofreu um duro golpe com a decisão do regulamento do Módulo II subsequente, que teria uma fase inicial com todos contra todos, sem divisão ou regionalização, que forçou a desistência de 5 equipes – 4 antes, o Ideal incluso, e 1 durante o campeonato. Foi uma pena, pois, em meio aos desistentes, equipes tradicionais (Atlético de Três Corações, que foi substituído pelo Tricordiano) e promissoras (o próprio Ideal e também o Juventus de Minas Novas, de uma região paupérrima e sedenta por futebol) se foram para não mais voltar. Acho que o Ideal tinha tudo pra seguir seu planejamento e sedimentar um lugar no Módulo II, para quem sabe daqui a alguns anos pensar em passos maiores e chegar ao Módulo I.

    Forte abraço a todos!

  • audisio disse:

    Ao contrário de 2005, quando tinha o Ipatinga que se tornou campeão, o Cruzeiro tem hoje dois times no campeonato: Um para perder e outro para jogar fora!

  • ricardo braga disse:

    Esse campeonato mineiro é sem graça demais! Será que não dá para bolar uma fórmula melhor, com mais jogos decisivos, mais clássicos, ou sei lá o que? É o pior campionato, entre os centros melhores. O RS consegue fazer algo melhor e lá também tem só dois grandes.

  • audisio disse:

    O América está de parabéns pelo futebol apresentado.
    Esse Rodriguinho é para se ficar de olho. Tá na hora do Galo, que tem dinheiro, fazer uma oferta. Se fosse em outros tempos o Perrela já tinha levado!

  • geovany altissim0o disse:

    gostoso tambem foi ver o chico pinheiro tirando um sarro do flamengo, no bom dia brasil, esse é atleticano dos bons

  • J.B.CRUZ disse:

    O que salvou a quarta-feira de cinzas, foi o gol que DEVID “perdeu”..é o velho “sobrenatural de Almeida” que as vezes assombra, princialmente no futebol, esse esporte realmente o mais imprevisível..

  • Silvio Torres disse:

    Campeonato que tem Farião como estádio não merece crédito de ninguém. Depois tem saudosista que reclama da penetração cada vez maior do futebol europeu por aqui, conquistando os corações dos jovens torcedores.

  • Julio Cesar disse:

    Chico, meu idolo é Reinaldo !
    Genio ! Agora mesmo li uma manchete no Lance: “magos” podem decidir VOVO ! Ja comentei isto aqui: Valdivia, Deco, Renato, tem um outro que nem me lembro o nome, do Botafogo, são chamados de magos!!! Gente da imprensa: menos , mas muito menos: a roda de bobo que o Barcelona impos ao melhor time da America do Sul, não bastou ?

    – Belo Horizonte