Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Verdade verdadeira de um torcedor: “E ainda querem que torcida vá a campo”

Luiz Claudio de Assis comentou no blog:

“Uai sô.

Na copa do mundo a PM vai impedir a venda de bebidas?
A entrada de faixas?
Vai Limitar o publico?
Vai Mandar os ilustres “estrangeiros” virarem de costa para serem revistados?
Vai proibir “palavrões”/
Vai ter promotor vetando tudo?
Vai ter torcida esperando horas para deixar o estadio?

O papel de qualquer policia no mundo inteiro e dar proteção maxima a todo cidadão. Só que a nossa PM, inverteu sua função.

Nos anos 60, 70, 80 e 90, o mineirão cabia até 130.000 pessoas, já nos anos 2000, por vontade de um tal promotor (cade ele?) a capacidade do estadio foi reduzida para pouco mais de 60.000 (46%). Esta atitude foi tomada em razão de “Laudos” da PM e do Corpo de bombeiros, donde se conclui que o meu, o seu e os nossos direitos constitucionais foram jogados na lata de lixo, pela incompetencia dos acima citados, que não se extruturaram para cumprir com seus deveres.

Com tanta coisa importante a se fazer, vão ficar “arrancando e rasgando faixas”.

Que o (des)governo aparelhe melhor a instituição e parem de ficar balelando que temos a melhor do Brasil. Se realmente temos a melhor policia, os outros estados estão ferrados literalmente.

Se a faixa for de exaltação da PM, pode?

E ainda querem que torcida vá a Campo.

Estão de brincadeira.”

Luiz Claudio de Assis


» Comentar

Comentários:
19
  • ivan junior disse:

    Boa colocação. Para aqueles que como eu viu o futebol nos anos 70 e 80 é de se lamentar o baixo nivel tecnico nos dias de hoje, como bem lembrou o Raws.BH. A partir dos anos 90 os times brasileiros não mais conseguiram montar e manter um time como naqueles tempos (sabiamos os nomes dos 11 titulares de cor e salteado). Infelizmente os tempos mudaram e hoje, particularmente, tenho acompanhado o futebol apenas dos noticiarios, pois até mesmo assistir aos jogos pela TV tenho evitado, quanto mais ir ao estádio.

  • Francisco disse:

    O responsável por este texto “ainda querem que o torcedor vai ao campo” está perfeito nas suas colocações, corretíssimo. Parabéns pelas suas colocações .

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    É mui dificiiiii…

  • Raws.BH disse:

    Pessoalmente não tenho mais vontade de ir aos estadios por quê?
    A cerveja fazia parte do pacote, e nunca fui agressivo por causa dela.
    Os arrastões não faziam parte do pacote, e ainda por cima os torcedores eram mais solidários( aliás essa palavra saiu de moda).
    A policia selecionava os baderneiros, hoje ela sai batendo e atirando por amostragem.
    A qualidade tecnica dos atletas só é tolerável para quem não vivenciou até a década de 80.
    A supervalorização e bajulação ao jogador de futebol me causam náuseas.
    Ver atitudes de pseudo-profissinais, como na ultima partida do campeonato brasileiro e ainda olhar meses depois e ter a certeza de que nada vai acontecer, que 90% dos covardes estão lá e acham que ganhando do Cene e times fracos do interior, vão pagar uma dívida que tenho certeza que nenhum deles consegue mensurar o tamanho.
    Não obrigado! Torcedor sempre foi e será uma raça sofrida, mas otário eu não, me incluam fora dessa.

  • juliobh disse:

    quem estava em bh semana passada viu

  • juliobh disse:

    que disser que os vigilamtes com apoio da pm vale.
    ,

  • Ramon Menezes disse:

    Na verdade Luiz Cláudio, eles não querem que a torcida vá a campo. Tenho certeza que a PM, a TV, o governo trabalham para que menos público vá ao estádio.
    Se menos torcedores forem ao estádio:
    1° a televisão vai ter mais audiência, vai vender mais P.P.V., vai aumentar seu faturamento por causa do aumento do nº de TVs ligadas, etc.
    2º com menos público, a polícia vai ter menos trabalho, os “índices” de violência vão “cair” e, no final, saíra propaganda no rádio e tv, falando que temos a melhor polícia do país…
    Se quisessem o contrário, trabalhariam para dar segurança ao torcedor, e permitiriam que o estádios fossem uma “praça de lazer” pro cidadão. Ele poderia beber sua cerveja, levar a família e a PM estaria lá, para garantir o passeio do cidadão de bem. Para os arruaceiros: cana! Simples assim.
    Quero ver o Mineirão dar lucro pros bares sem venda de cerveja. A não ser que coloque o refri a 10 Reais e continuem a vender o copinho d’agua de 200ml a 2 reais.

  • Ricardo Campos disse:

    Senhor Governador Anastasia e demais autoridades do Estado de Minas Gerais apresento-lhes o artigo 5° da CF/88, caso os senhores não tenham conhecimento ou porventura tenham esquecido.

    O artigo CF/88 – “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; “

    Registra-se e cumpra-se. Os desportistas de Minas agradecem.

  • tom vital disse:

    Parabéns Luiz Claudio você disse tudo…Só me resta concordar com Você!

  • Luis Claúdio,

    Tá bom, mas me responde uma coisa: nos anos 60, 70, 80 e 90 voce ouvia falar que torcedor A foi agredido por torcidas Organizadas do Time B e vice-versa ou levou um tiro?

    Para mim a PM está mais do que certa, pois se nos fossemos um povo civilizado não precisariamos disso. Vejo os jogos dos times Europeus, campos lotados com 50, 70 Mil pessoas e não vejo problema nenhum. E olha que lá a bebida é liberada, mas o nivel cutural e totalmente diferente. São pessoas que vão aos estádios para ver um espetáculo e se COMPORTAREM com espectadores e não como vandalos.

    Como disse um leitor em outro Post, “quem quiser protestar que não vá para campo…fique em casa”.

    pt saudações.

  • Rudi disse:

    Chico, BH está empregnada da cultura do não pode. Incomodou alguém? Não pode. Agora a PM fica vigiando festas marcadas nas redes sociais. Não acho que jovens se reunirem em um lugar e agir desordeiramente seja bom, mas daí a PM ficar monitorando redes sociais para ficar enviando seus efetivos a praças e parques da cidade para “reprimir” uma manifestação popular é demais. Fazem tudo errado: não dão educação, não temos espaço para grandes comemorações, não temos eventos populares de qualidade. Quando o povo tenta fazer não pode. Aon invés de proibir, deveriam é viabilizar. Nenhuma sociedade reprimida foi adiante. Uma hora estoura. E ficar vigiando redes sociais, só deveria ser feito depois que a PM conseguisse dar segurança às pessoas que estão nas ruas, impedindo os assassinatos e crimes. Isso já mais do que um desafio para ela.

  • Silvio Torres disse:

    Realmente, no Brasil não é fácil não. Cansei de ir ao Mineirão com públicos de 80, 90, 100 mil. Era o caos na terra! Terrível prá achar um lugar prá sentar, filas quilométricas nos bares, ônibus que eram sucursais do inferno. Banheiros no estádio nem é bom falar e as brigas explodiam em tudo quanto é canto o tempo todo. E tem gente que fica até hoje repetindo essa leréia de achar ruim a limitação do público.
    Devem ser os mesmos que ainda acham o fusca, o opala e o chevete os melhores carros da história.
    Como diria o Ceguinho: é mui difici….

  • Alessandro disse:

    Desculpe a minha ignorância, mas a policia agora está legislado? Creio que para proibir algum tipo de manifestação, passeata, faixas em estádios estas proibições não deveria partir do judiciário?
    Um abraço.
    Alessandro

  • Emilio Figueiredo disse:

    a solução seria a torcida parar de ir aos estádios.. assim os clubes sentem nos bolsos.. assim eles correm atrás.. assim quem sabe, talvez…alguma providência seja tomada!

    quanto às faixas.. deveriam ter feito ela em JAPONES OU CHINÊS, que ai PM algum iria retirar…

    hum.. o que um 6×1 massacrante e humilhante não faz hein???!!!

  • Paulo Araujo disse:

    Vou lembar algo que parece neste momento esquecido, O comandante supremo da PMMG é e sempre foi o Governador do Estado. O que por hora esta o Sr Anastacia como outrora esteve o Sr Aecio Neves atual senador. Que apesar de ter sido votado por Minas Gerais mora hoje como antes no Estado do Rio de Janeiro. Ate suas infrações de transito entre outras são cometidas neste estado.
    Enquanto votarmos em politicos que não representam nossos interesses continuaresmos nesta mesmice.
    Como disse uma vez um certo ditador ” cada povo tem o governo que merece.

  • Vítor Dias disse:

    No mais, apesar dessas discordâncias pontuais, concordo com tua frase: “E ainda querem que a torcida vá a campo…”

  • Vítor Dias disse:

    Chico e Luiz Cláudio,

    Concordo com a essência da crítica mas devemos separar algumas das coisas apontadas aí – nem tudo ao mar, nem tudo à terra. Esses públicos de 130 mil, como o da final de 97, graças a Deus jamais se repetirão, pois por aqui ainda demoramos a adotar padrões mínimos de segurança como os que se forçaram a adotar na Inglaterra, por exemplo, por conta daqueles desastres que todos conhecemos. Não é nem questão de obrigar todo mundo a ver jogo sentado, o que felizmente é impossível por aqui, e simplesmente de reservar um mínimo de espaço a mais por torcedor na arquibancada, para fins de evacuação mais segura e rápida em caso de emergência.

    Não misturemos coisas mais importantes, como normas de ocupação de espaço nas arquibancadas, com menos importantes, como proibição de faixas, que não deveriam existir mas que existem porque a PM quer simplesmente lavar as mãos antes de qualquer coisa, sem ter que ter os ônus de separar brigas em potencial.

    Não nos esqueçamos, também, que aquele argumento da PM de que a faixa causa discórdia na torcida nos lembra que dentre os descontentes com as faixas há os torcedores oficiais, com benesses e subsídios da diretoria… esses sim não são flor que se cheire. Mas mexer com eles, investigar eles, ninguém quer, né?

  • Fernando disse:

    Esse caso do jogador Oscar do Sao Paulo que foi pro Inter por meios digamos “estranho”me fez lembrar que o GALO perdeu um grande jogador de nome Fred para o mesmo Internacional.Tem noticia desse caso?Será que os dirigentes do GALO tiveram a incompetência de entregar o jogador de mao beijada.Obrigado

    – BH

  • Flávio disse:

    Como faço para comprar auma camisa da Torcida JucaGalo?

    – Belo Horizonte