Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Atlético, Grêmio e Santos articulam criação da Liga dos clubes

Informações do jornalista João Carlos Assumpção, em seu blog no portal do jornal Lance!

* “Clubes x federações”

Liderados por Atlético-MG, Grêmio e Santos, alguns dos principais clubes brasileiros querem diminuir o poder das federações estaduais e da própria CBF e discutir um novo modelo para o futebol nacional.

A ideia é realizar um encontro com dirigentes dos times que disputam as Séries A e B do Brasileiro, em data ainda a ser definida, a fim de discutir uma reformulação do calendário e possível enxugamento dos Estaduais, além da criação de uma Liga Nacional de Clubes.

Para Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, não tem sentido as federações votarem de um jeito e os times, que elas deveriam representar, de outro. Ele sugere maior participação dos próprios clubes na administração da CBF, discurso encampado por Luís Álvaro, presidente do Santos, e Paulo Odone, do Grêmio.

Corinthians e Flamengo, no entanto, são contra e não devem participar do movimento.

A criação da liga não é uma sugestão nova, mas, se efetivada, Kalil e Odone querem que tenham poderes maiores do que o Clube dos 13, que rachou e caminha para o fechamento, já tendo até saído de sua sede em Porto Alegre.

Fábio Koff, presidente da entidade, não deve participar do projeto de estabelecer uma nova liga, que poderia ser responsável pela organização do Brasileiro, embora não pretenda se afastar do futebol. Tem sido pressionado por colaboradores a concorrer à presidência do Grêmio, cargo que já ocupou.

Márcio Braga, um dos idealizadores do Clube dos 13, criado em 1987, também deve ficar de fora. O flamenguista virou aliado de Ricardo Teixeira e vinha defendendo com unhas e dentes a administração da CBF, muito criticada por Kalil.

Com Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol e mentor de José Maria Marin, novo presidente da CBF, defendendo que as coisas continuem como estão, a briga promete. Até porque, nomeado semana passada para o Comitê Executivo da Fifa, Del Nero está mais forte do que nunca e quer seguir dando as ordens não só em São Paulo mas também nos demais estados do Brasil.

* http://blogs.lancenet.com.br/blogdojanca/2012/03/26/os-clubes-e-a-liga/


» Comentar

Comentários:
14
  • Hudson Ernesto Soares disse:

    E mais uma vez os Clubes desonestos do Rio tentará segurar o futebol na mão da CBF do jeitinho que está, com certeza como aconteceu no episódio Clube dos 13 em troca de favor da CBF, Corinthians Campeão, Vasco Campeão, Flamengo e Fluminense garantidos na Libertadores junto com os outros 2, o Botafogo fez um esforço tremendo para não ir para libertadores, perdeu quase todos os ultimos 6 jogos do Brasileirão, porque se não, ele teria ido para a Libertadores em vez do Internacional.

    “ISSO NÃO É COINCIDÊNCIA, NÃO PENSEM QUE ISSO NÃO FOI CALCULADO PELO RICARDO TEIXEIRA, SEMPRE FOI ASSIM QUE A CBF AGIU, COM TROCA DE FAVORES E A GLOBO NÃO É DIFERENTE.”

    A estrutura do futebol brasileiro precisa ser modificada, pois neste ambiente hostil em que alguns Clubes se dão muito bem, os Clubes dirigidos por pessoas mais sérias não irão ganhar nada. Campeonato Brasileiro então, podemos esquecer.

  • Hudson Ernesto Soares disse:

    Não devemos de maneira alguma pensar em liga, um movimento desses não pode começar do zero. É preciso ter uma entidade que inicie a união dos clubes, para só depois através desta seja criada um liga nacional. É evidente, como já adiantou ontem o Wellington Campos da Itatiaia, que o futebol está nas mãos dos 5 times que implodiram o Clube dos 13, eles não irão falar em liga de nenhuma forma, como já disse a picareta da Patrícia Amorim, só para não passar batido: é nojento e faz vômito cada discurso dela em suas entrevistas, sempre tentando enganar o receptor, ela ainda está correndo risco de impeachment lá no Flamengo, por irregularidades no balanço que não divulgou.
    Voltando ao assunto da Liga, deveria se criar uma liga embrião sem a participação destes Clubes “desonestos de rio-são paulo, uma liga que representasse as outras regiões junto a CBF, e que esta organizasse a Copa-Nordeste e Copa Sul-Minas já em 2013. Depois que ela se tornasse um órgão sólido, poderia evoluir para uma Liga Nacional de Clubes, só assim teria uma representatividade importante, e se caso os Clubes do eixo rio-são paulo não seguirem a filosofia da liga, se cria-se outro campeonato sem eles.

    A Liga não deve ter presidente ou clube com mais direitos, privilégios e tratamento diferenciado, como ocorria no Clube dos 13, ela deve ser equânime e propiciar o desenvolvimento dos filiados e do futebol nos estados filiados, toda receita e prejuízo serem divididos em partes iguais, de acordo com a série disputada. Eu Tenho certeza que assim muitos Clubes iriam aderir a ideia.

  • Adalton disse:

    Ontem o Pres. do Atlético foi a um programa de rádio noturno e como sempre, nada de prático na contratação de jogadores ficou evidenciado…vai disputar de novo para não cair no Brasileiro…uma pena.,

  • Raws.BH disse:

    Lutar por um ideal é elogiavel, porém o kaliu ja sentiu antes punhaladas nas costas e ainda vai confiar nesses caras? Depois acaba sobrando só retaliações. É o Brasil…

  • Adolfo disse:

    Carlos Henrique,
    Concordo com sua opinião. Está tudo com antes. Daqui a pouco, as Diretorias de Grêmio e Santos “saltam do barco”, como já fizeram na questão da Sul-Minas e do contrato com a TV, respectivamente. Kalil ficará, novamente, bravateando contra a desunião dos clubes, a submissão ao eixo, a perda de recitas, etc. Permanecerá se preocupando com os bastidores imutáveis, sendo mal visto pelas Poderosas e se ausentando de acompanhar o time. Será que não há ninguém no Galo para perceber, o que quase todo mundo fora dele já notou, que faltam, imediatamente, um Goleiro e um Lateral esquerdo? Que o elenco precisa ser encorpado para a disputa do Brasileiro? Aí, depois que a campanha desanda, treinador alega falta de sorte, outro chega com meia dúzia de jogadores, ingressos passam a custar 5 reais, o Maluf afirmar que 2013 será melhor … E a velha a fiar…
    Saudações Alvinegras!

  • Cesar disse:

    Caro JB,

    Se todos os outros clubes aderirem o que Flamengo e Corinthians vão disputar sozinhos?
    Seria a grande oportunidade dos clubes colocarem eles em igualdade de condições, se depender deles essa situação não mudará, o Cruzeiro aparentemente hoje tem um presidente que pode ficar do lado certo, diferente de outro que vendia todas as decisões de acordo com o seu interesse particular.

  • Carlos Henrique da Mata disse:

    Dificilmente esse projeto vai para frente justamente porque Corinthias e Flamengo não apoiam.

    Aonde este dois não estão a midia (Leia-se Rede Globo) não estará.

    Se eu fosse Kalil eu despredenria minhas forças nessa briga, que já está perdida, e sim na contratação (não de reforços mas nao de jogadores que venham para ser titulares) para Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

    O que é de se lamentar, pois isso deveria ter sido feito no incio do ano, para que o time ganhasse entrosamento para as competições de maior importancia.

    Mais um vez, seremos obrigados a ver um time que iniciou a temporada jogando o Mineiro e Copa do Brasil e outro para o Brasileiro.

    Entra ano, sai ano e as coisas não mudam.

  • J.B.CRUZ (Credo!): Já que dinheiro, segundo suas palavras, (sic) “… é que manda em todos os setôres da vida, como; POLÍTICA,RELIGIÃO E ESPORTE…”, embora tardiamente você aderiu às minhas razões e agora acredita que a permanência do seu clube na divisão de elite foi em decorrência de muita “negociação”? Ou também faz parte da minoria inocente e conivente, que ainda acredita que há honestidade no futebol?

  • Corrigindo:
    LAURO: Embora respeito sua posição, não concordo com suas palavras com relação ao Kalil: o contrato com a BWA também foi oferecido ao clube celeste, aliás, sendo-lhe apresentado ANTES mesmo de chegar ás mãos do Kalil, meu caro!
    – Em meu comentário anterior, lembrei à alguns “torcedores” que o clube celeste negociou diretamente seu contrato com a Globo nos direitos de transmissão do Brasileirão, culminando com a “extinção” do Clube dos 13; ora, se TODOS os clubes tivessem sido representados por essa entidade em questão, com certeza teriam realizado um contrato mais vantajoso pecuniariamente, e o que ocorreu foi uma verdadeira “trairagem” com os clubes remanescentes que ficaram obrigados à aceitarem um valor mais modesto! Uma andorinha só não faz verão, meu caro…
    – Também acho que o Kalil às vezes peca pelo excesso de “perreladas” e fala demais, mas como humano que é, jamais conseguirá agradar todos ao mesmo tempo, pois, isso é uma tarefa impossível… No mais, muita saúde e felicidades!

  • Com a saída “inesperada” do ex-presidente à frente da CBF e também com a extinção do Clube dos 13 (que diga-se de passagem, “extinto” foi por “trairagem” de alguns clubes que se consideram empregados, capachos e submissos da CBF e Rede Globo; clubes esses que tem sua administração como cabide de emprego e “funcionários engraçados” de circo!), enfim surgiram pessoas capacitadas e corajosas prá tentarem reformular o tão combalido calendário do futebol brasileiro!
    – Mas será preciso cautela, ousadia, inteligência e principalmente coragem prá enfrentar os clubes que não querem participar do feito. É de “estranhar” que os dois clubes de maior torcida do país não desejarem tal reformulação, o que se leva à crer que do jeito que a arbitragem atua nos jogos de ambos já tá bom demais pro ego pessoal deles, egoístas e interesseiros ao extremo. Digo e repito: torcer prá clubes amigos do apito é muito fácil…
    – Parabéns aos clubes idealizadores do projeto que poderá mudar o futebol brasileiro, e abaixo os que defendem o “continuismo”, que de antemão são coniventes, covardes e não se interessam por seus torcedores, que são a razão-maior de qualquer clube de futebol!
    – Interessante também é o até agora silêncio absoluto decretado no clube celeste, que tempos atrás “abandonou o barco” e literalmente “filiou-se” à emissora do Plim-Plim, ignorando literalmente os clubes remanescentes que “ousaram” peitar a Globo quando na negociação pecuniária do Brasileirão! Porque será, hein?

  • lauro disse:

    Chico o Kalili fica ai chorando dizendo que o Cruzeiro não o apoia em nada, mas como ele quer apoio de um time que ele trabalha diretamente para prejudicar? alguns exemplos : clausula dos classicos no contrato com a BWA , clausula no contrato com BMG que o Cruzeiro não pode ganhar mais que ele,etc….
    Se outro atleticano quizesse puxar uma reforma no futebol brasileiro acho que todos sem excessão iriam apoia-lo mas o Kalil acho difícil conseguir unir alguem ou alguma instituição.
    Uma coisa é se CORONEL em uma construtora ou em um clube outra coisa é ser LIDER nacional em algum ideal.

  • lauro disse:

    Se este é o caminho ou não eu não sei mas o fato é que depois do Rei morto muita gente quer tomar o trono no lugar dos sucessores automáticos e mandar no futebol brasileiro.

  • J.B.CRUZ disse:

    Em tempos onde o dinheiro é que manda em todos os setôres da vida, como; POLÍTICA,RELIGIÃO E ESPORTE,; é de bom grado essa idéia de se criar uma nova liga onde os CLUBES que são os donos do espetáculos é que comandariam os destinos do futebol.. Mas, como FLAMENGO E CORINTHIANS estão contra, aí a coisa muda……

  • Daniel Lanza disse:

    Se depender de Cruzeiro e Atlético, nem teremos mais o Campeonato Mineiro!

    A luta deveria ser de valorizar e aumentar o nível do Estadual e não “enxuga-lo”.

    Um interior forte faz com os clubes da capital crescem também.

    Se hoje, como bem disse o Chico, o Mineiro não serve de base para comemorar os bons resultados, se o campeonato tivesse um nível maior, seria um ótimo preparatório para Cruzeiro e Atlético, que ainda poderiam observar jogadores dos adversários para futuras contratações.

    Triste!