Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Onde Minas é mais mineira!

* Desde ontem estou em Montes Claros, para a 10ª edição do Troféu Bola Cheia, promovido pelo ex-jogador Denarte D’Avila com apoio da imprensa da cidade e da Unimontes. Há tempos eu não vinha por essas bandas, onde o nosso estado é totalmente mineiro, sem as fortes influências paulistas e cariocas; graças à imprensa regional forte e de qualidade, que valoriza Minas e suas maiores tradições; o futebol principalmente. A melhor notícia é que o Montes Claros F. Clube, o “Bicho” está voltando e vai disputar a Terceira Divisão deste ano; presidido pelo fundador, o gaúcho Vile Mocelin, radicado na terra há mais de 30 anos. O time disputou a Primeira Divisão em 1997 e 1998, quando foi rebaixado e licenciou-se na FMF.

Opiniões

Nos programas de rádio e TV dos quais participei aqui, e nas conversas com os companheiros dos jornais, as questões são as mesmas relacionadas ao futebol, e disse o que eu penso. Sobre a morte de torcedores na briga entre corintianos e palmeirenses: omissão das autoridades que não punem esses marginais com o rigor que merecem. A Globo mostrou imagens de brigas entre torcedores do Cruzeiro durante o clássico contra o América. Mais tarde, a polícia informou que ninguém foi preso. E vão continuar brigando. Quando há rigor na punição, a marginalidade se intimida. Basta lembrar que acusados de participar da morte de um cruzeirense nas imediações do Chevrolet Hall, foram presas, e desde então não se ouve falar do envolvimento dessa torcida em novas brigas.

Brasileiro

A fragilidade técnica dos adversários no Campeonato Mineiro, dificulta a montagem dos dois que almejam os primeiros lugares da Série A, e do América, que quer retornar a ela, porém, os três treinadores são conscientes disso e estão atentos às posições carentes em seus times, cobrando peças que ocupem estes espaços. O América, por exemplo, precisa parar de se fazer de vítima das arbitragens e cobrar de jogadores como o Luciano. Ele perdeu a chance de fazer 2 x 0 contra o Cruzeiro e quase provocou um infarto no Fábio Junior. Não aproveitou aquela oportunidade e foi castigado com a virada. Se fosse craque, Luciano teria feito o gol. Mas este é o elenco que o América pode ter.

A Copa

Caso o Brasil consiga, em 2014, o mesmo que a África do Sul conseguiu em 2010, será bom demais em termos de imagem no exterior, mas falar em repetir a Alemanha 2006 é muita cara de pau de qualquer governante ou dirigente da CBF e COL. O que precisávamos já não dá mais tempo para obtermos: metrô em BH; boas rodovias; aeroportos e rodoviárias decentes, enfim. E vamos ver se a nossa telefonia e internet funcionarão durante a Copa, já que atualmente é a pior e uma das mais caras do mundo.

* Essas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no Super Notícia. Nas bancas!


» Comentar

Comentários:
2
  • Emilio Figueiredo disse:

    CM..

    Vce pudia postar um comentário sobre como funciona a venda de ingressos para a Copa do Mundo… e as maneiras de adiquirir os ingressos…

  • Paulo Mares disse:

    Legal isso Chico! MG precisa mesmo se reinventar em termos de futebol, mas creio (e temo) que esse movimento precisa começar na Federação Mineira de Futebol, concorda? Do contrario, a luta do anão contra o gigante (especialmente na analogia econômica/financeira) dependerá dos eventuais milagres, cada dia mais raros. Um abraço! Paulo Mares