Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Marginais transformados em “mártires” e novos confrontos acertados para a revanche

Nem parece que o tema seja ligado a futebol, e sim ao crescente noticiário policial.

O assunto ainda está quente, por isso as autoridades estão prometendo incontáveis medidas para acabar com a violência entre as gangs organizadas.

Daqui uma semana será diferente. A mídia arrefece o noticiário, as promessas são esquecidas, políticos se aproveitam do momento, buscando votos em outubro, e muitos dirigentes de clubes protegem os bandidos disfarçados de torcedores.

Daí a pouco, os mortos na última briga passam a ser tratados pela própria imprensa como “vítimas inocentes”, que estavam indo rezar e morreram quando chegavam perto da igreja, templo ou coisa semelhante.

Até que novos confrontos acertados pela internet, ou não, matem mais gente, em qualquer parte do país.

E assim seguiremos, pois este é o Brasil, esta é a sociedade brasileira, que certamente nós e as próximas gerações vamos continuar vivendo.

E vamos que vamos, tentando escapar inteiros dessa marginalidade!

As gangs, chamadas erradamente de “torcidas”, já estão acertando “revanche” em São Paulo.

Veja essa notícia do “Estadão”:

* “Torcidas tentam marcar ‘revanche’”

Por meio do monitoramento de redes sociais, Polícia Civil identifica articulação de integrantes da Gaviões da Fiel e da Mancha Alviverde para agendar nova briga

A Polícia Civil já sabe que integrantes das torcidas organizadas Mancha Alviverde e Gaviões da Fiel tentam marcar um novo confronto para vingar a morte de dois torcedores palmeirenses. André Alves Lezo, de 21 anos, morreu na noite de domingo, e Guilherme Vinícius Jovanelli Moreira, de 19, teve morte encefálica na madrugada de ontem.

As informações foram detectadas pelo setor de inteligência da Polícia Civil em mensagens trocadas pela internet, em redes sociais. “Há denúncias de mais confrontos e retaliação por causa da morte desses torcedores”, afirmou Margarette Barreto, titular da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que investiga a briga entre palmeirenses e corintianos.

O confronto ocorrido no domingo, por volta das 10 horas, na Avenida Inajar de Souza (zona norte de São Paulo), já seria uma resposta dos integrantes da Gaviões da Fiel a outro crime (leia abaixo). O clássico entre Corinthians e Palmeiras só começaria às 16 horas, no Estádio do Pacaembu, distante quase 10 km do local da briga.

Ontem, a Polícia Civil começou a agir na busca pelos culpados da confusão que envolveu pelo menos 300 pessoas. Com mandados de prisão, busca e apreensão, os policiais foram às sedes da Mancha Alviverde e da Gaviões da Fiel e também às residências de suspeitos. Foram detidas seis torcedores, todos ligados à organizada palmeirense.

O nome dos torcedores não foi divulgado, mas a polícia confirma que um deles é Tiago Alves Lezo, irmão gêmeo de André. Tiago já havia sido detido no domingo, após denúncia por porte de arma. Como na ocasião nada foi encontrado, o torcedor passou por um exame residuográfico e foi liberado. Com prisão temporária de 30 dias decretada, os detidos serão investigados e interrogados – ontem à tarde foram transferidos para o 77.º DP, no bairro de Santa Cecília.

Na busca realizada na sede da Gaviões, outra pessoa foi detida, mas por porte de maconha, sem envolvimento no caso. Também foram encontrados R$ 150 mil, cuja procedência deverá ser comprovada para ressarcimento. Em todos os locais visitados, a polícia apreendeu computadores para analisar dados e mensagens postadas em redes sociais.

De acordo com Margarette Barreto e o delegado Jorge Carlos Carrasco, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), outros mandados serão cumpridos nos próximos dias – a Polícia Civil não informa o número total de pessoas procuradas para preservar os objetivos da investigação.

“Indivíduos fugiram do Estado de São Paulo, mas até já sabemos o paradeiro deles. Alguns foram para o Rio de Janeiro”, disse Carrasco. “A gente prossegue na investigação, até para também poder prender integrantes da outra facção (Gaviões da Fiel)”, garantiu a delegada.

Buscas. Um dos objetivos da polícia é descobrir quem são os responsáveis pelas mortes de André e Guilherme Vinicius. “As investigações prosseguem para identificar os autores específicos dos homicídios. Mas estamos investigando o confronto como um todo, porque não ocorreu apenas o crime de homicídio”, afirmou Margarette. Segundo ela, os envolvidos podem ser indiciados também por lesão corporal, tentativa de homicídio e formação de quadrilha.

O delegado Jorge Carlos Carrasco pediu à Federação Paulista de Futebol (FPF) que mantenha a proibição da entrada em estádios das duas torcidas organizadas envolvidas até a elucidação dos crimes. “Nós estamos preparando um trabalho para a identificação de todas as torcidas. Temos que catalogar esse pessoal que frequenta estádio. Alguns são até reincidentes na bagunça”, afirmou. “Estamos conversando com a Federação, Polícia Militar e Ministério Público, e com certeza traremos alguma coisa nova que permita esse controle.”

* http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,torcidas-tentam-marcar-revanche-,854230,0.htm


» Comentar

Comentários:
16
  • Reinaldo disse:

    Luis, parabéns pela riqueza dos detalhes dos fatos mencionados em seus comentarios, mas um fato que ficou marcado pela impunidade foi o fato ocorrido dentro do mineirão, a morte do torcedor do Galo atingido pro uma bomba no peito no jogo cuzeiro X Vasco. Isso revolta nos cidadão de bem.

  • Devemos nos preocupar com a situação que assola TODO futebol brasileiro, e “exigir” de nossas autoridades uma lei que faça os torcedoresd refletirem que a violência mútua ou isolada não compensa; apesar que não é minha função, acredito que com punição não convertida em cesta básica, multa ou prestação de serviço, ou seja, necessário seria recolher ao xadrez esses assassinos disfarçados de torcedores! Abaixo a violência em todos os sentidos…
    – Por alguns comentários acima, tem sujeito aí que no ano passado estava literalmente “cortando prego” com o time celeste, com receio do rebaixamento que não ocorreu por “manobras de bastidores” com reais indício$ de falcatrua$, e o que agora se nota é que a tradicional arrogância e egocentrismo celeste está finalmente de volta, prá delírios e chiliques dos eternos simpatizantes azuis…
    – Óbviamente que essas palavras não valem prá toda torcida celeste, lá inclusive (pasmem!) há pessoas do bem, por mais inacreditável que isso possa parecer! Ô, COITADOS! rsrsrsrsrsrs…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Adolfo,

    Muito bem colocadas as suas palavras !

    Abraços

  • Prietto disse:

    Chico e demais verdadeiros torcedores;

    Se essas súcias que existem no Brasil – o que inclui máfia azul e galoucura – já tivessem sido tratadas como a lei permite e obriga esses problemas já deveriam ter sido minimizados. O grande erro é ainda considerá-las como instituições honestas e aceitas pela sociedade. É mais que suficiente o que já praticaram e ainda praticarão de bandidagem, caso continuem a existir. Se já tivessem sido enquadradas por formação de quadrilha, associação para o tráfico, porte ilegal de arma, homicídios e tentativas de homicídio, depredação do patrimônio particular e público, entre outros crimes, isso já teria sido minimizado. Em lugar disso, concede-se alvarás, licensas, CNPJ, direito a ter conta bancária e- um grande absurdo- transporte público para levar esse bando de marginais aos estádios. Na década de 90 um promotor paulistano começou um movimento de extinção das torcidas organizadas: foi crucificado!!! Já não basta de dar estatuto de instituição legalmente reconhecida à essa camarilha que se instalou no futebol brasileiro? Sou pela completa extinção desta malta e pela proibição expressa de associação para o que se chama hoje torcida organizada.

  • Adolfo disse:

    Reinaldo, não dá pra afirmar que a galoucura é um bando de marginais. Nem ela, nem nenhuma outra torcida. Agora, podemos afirmar, com certeza, que estas torcidas são redutos para um bando de marginais. As boas ações, mencionadas em respostas a cada tumulto propagado, repercutem muito menos, e por isso influenciam pouco, que as badernas (essas sim, são fator de maior influencia) causadas nessas brigas insanas, estúpidas, que nada tem haver com o futebol. Aliás, com esporte algum. O Alisson fez um comentário interessante sobre o assunto. Cada confusão causada por esses indivíduos uniformizados, ou não, deve ser tratada como desordem social, não esportiva. Tem que ir para as páginas policiais. Na ocasião citada no comentário do Luiz, com o qual concordo plenamente, e no episódio de domingo, as brigas não ocorreram nos locais de jogos. Em BH nem dia de jogo era. Mas como envolviam membros de organizadas, associaram os eventos como sendo movimento de torcedores “organizados”. Ora,ora… Torcedor sou Eu, Vc, Alisson, Luiz, todos enfim. Brincamos uns com os outros, como o fizeram Dudu e Clayton. Divergimos também, mas no campo das opiniões e com respeito. Como torcedores, nos organizamos com amigos e vamos a campo, ou mesmo em casa, para apoiar o time. O jogo acabou, a vida segue. Gostamos de futebol, do clube, lemos, consumimos, vivemos a paixão pelo nos times, secundariamente. Uniformizamos-nos com camisas de clube, não de torcida. Não nos organizamos para brigar, roubar (arrastões também fazem parte do histórico dessas “agremiações”) e matar. Isso sim é coisa de baderneiro, bandido, marginal, como vc mesmo disse em seu comentário, no evento do independência.
    Saudações alvinegras!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    E aí Dudu “murrinha” GALOMAIO… rs Belê ??

    Que isso sô… São números incontestáveis !!! rsrs

    Abraços

  • Reinaldo disse:

    Dia 26/02/2012, um torcedor do America armado deu varios tiros na porta do independencia(fato divulgado pela TV ALTEROSA), foi comentado que ele seria um policial militar. Porque o Sr. Promotor Santiago, até o momento não pronunciou sobre o caso. Depois a Galoucura é um bando de marginais. Acordar brasileiro!!!!

  • alex disse:

    E ainda tem gente aqui no blog que acha que a Galoucura tá sumida (ou seja, sem criticar o Kalil) porque o presidente do CAM abastece a TOG com a grana do Galo.

    Ora, todos sabem que a Galoucura e a própria Máfia Azul sumiram
    porque estão com vários processos na justiça devido a problemas com
    brigas entre torcedores.

  • Alisson Sol disse:

    É preciso lembrar as pessoas que estas “torcidas” são entidades hoje praticamente alheias ao futebol.

    Vamos ler o primeiro parágrafo do link que o Valcir Alves enviou:
    As cenas de barbárie entre cerca de 300 membros das torcidas organizadas Gaviões da Fiel e Mancha Alviverde – antes do clássico de domingo entre Corinthians e Palmeiras, a 8 quilômetros do Pacaembu, em São Paulo – resultaram ontem numa segunda morte e na prisão de cinco torcedores palmeirenses.

    Notaram?

    Não é um desentendimento causado por pessoas que estavam numa partida de futebol. É algo planejado, com hora e local marcado para acontecer. Isto aí acontece entre pessoas que colocam grupos acima da humanidade, e acontece também em relação a religião, política, vários esportes, etc.
    Sou contra a censura, mas creio que noticiar isto em setores de esporte, ao invés de na seção de polícia, é errado. O sujeito pode até ficar orgulhoso de ver o nome dele ou da sua organização no mesmo espaço dedicado à atividade esportiva. Agora, se a notícia sai apenas lá na seção de assassinos, ladrões e etc., fica difícil para o sujeito ainda se orgulhar do que aprontou.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Clayton, um cara inteligente como vocÊ, a parte da provocação, duvido muito… mas muito mesmo que concorde com um “ranking” deste.
    Vou citar apenas um dos muitos absurdos: O Cruzeiro na frente do Internacional. JESUS!!!!!!!!!!!

    Abraço…

  • Luis disse:

    Chico, seus comentários tratam de fatos.
    Ha pouco tempo aconteceu uma briga generalizada no chevrolett hall, onde acontecia um evento envolvendo um lutador da galoucra. Um ônibus de uma facção da torcida do cruzeiro (máfia azul ) passava próximo ao local com destino ao Rio de Janeiro, para o jogo contra o flamengo, sabendo desse evento, fizeram o motorista parar no local esses caras provocaram os caras da galoucura e partiram pra cima deles, só que eles não sabiam que tinha centenas de integrantes da galoucura no envento e pau cantou …. O rapaz que foi assassinado, certamente NÃO FOI LÁ PRA REZAR. Foi para brigar e matar alguém.
    Seu azar foi seus “colegas da bandidagem” ter deixado sozinho e se mandaram numa correria desenfreada e aconteceu o fato.
    O problema é que essa imprensa de Minas, não foi na RAIZ do problema. Fizeram do sujeito que foi assassinado, um “SANTINHO” um Mártir.
    Essa mesma imprensa cobrou das autoridades punição aos caras da galocura que mataram o ” SANTINHO ” como diz um colega atleticano, MAS NÃO COBRAM DAS AUTORIDADES PUNIÇÃO E CADEIA PARA TODOS OS ENVOLVIDOS DA MÁFIA AZUL.
    SE ESSES BANDIDOS NÃO FOSSE LÁ CAÇAR BRIGA , NÃO HAVERIA MORTE.
    É COMO DIZ O VELHO DITADO: “QUEM CAÇA ACHA”

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2012/03/28/noticia_cruzeiro,213067/ranking-aponta-cruzeiro-como-o-25-melhor-clube-do-mundo-no-seculo-xxi.shtml

    É… Até que, 25º entre 1000, não tá tão ruim não…

    Tem Clube por aí, que está acima da casa dos 03 dígitos… rsrs

  • luiz disse:

    Esse é o futebol….bando de idiotas.
    Brigar por esse esporte cheio de falcatruas, negociatas e cada vez mais sem credibilidade.
    Bobos são os que ainda torcem! Torcer por esses crápulas que se vendem por sete moedas , como uns Judas???? (vide Galo x Cruzeiro
    6 a 1, escadalosa e vergonhosamente vendido)
    Ao invés de se matarem por causa disso, melhor seria gastar essas energias voltadas para o mal em prol de coisas mais justas como educação, ajuda ao próximo….
    Estou tomando aversão ao futebol.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Os políticos não se pronunciam com medo de perder votos, já reparou?

  • Raws.BH disse:

    Que saudades da professorinha que me ensinou o b,a,ba.
    Que saudades da familia que alicerçavam os filhos para o mundo.
    Que saudades do sistema que repreendia, amedontrava e punia.
    Que tristeza e medo do futuro pelo caminho escolhido por essa juventude.