Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A rodada das semifinais e o fim da era Guadiola

Depois de uma semana onde os considerados melhores do país e do mundo dançaram feio em suas pretensões estaduais e européias, é melhor “guardar a boca para comer a nossa farinha”, como diz o Flávio Anselmo, no que se refere à rodada das semifinais do Campeonato Mineiro.

A diferença fundamental é que aqui, em nosso doméstico, estamos discutindo quem é o pior ou o menos ruim, ou se vamos brigar para não cair, de novo, no Brasileiro; e no caso do América, se tem time para ficar entre os quatro que subirão à Série A.

O Tupi oferece risco ao Atlético e o América, que já deu muito trabalho ao Galo e ao Cruzeiro neste Campeonato, pode voltar a se impor e garantir a sua presença na final e até conquistar o título.

Tudo pode acontecer, quando há equilíbrio, principalmente na pobreza técnica dos concorrentes.

Os quatro têm fragilidades específicas impressionantes, e apenas o Cruzeiro tem um jogador especial, que pode decidir quando as coisas estiverem complicadas: Montillo.

Porém, até Messi teve seus momentos ruins nos últimos jogos e naufragou com o Barcelona, no Espanhol e na Liga européia.

Tudo pode acontecer, dentro e fora de campo. Mesmo porque, não temos nenhum gênio no comando técnico dos quatro finalistas, e mesmo se houvesse, até o top do mundo no momento, Pep Guardiola, se desgastou com as últimas derrotas e jogou a toalha no Barcelona, o melhor dos melhores da atualidade, conforme mostra esta reportagem do site da FIFA.

Para este caso, do Barça e Cia., vale a velha frase: “não há mal que sempre dure; nem bem que nunca se acabe!”

 * “Guardiola, fim de uma era”

Comandante do time que encantou o mundo do futebol nos últimos anos, o técnico Pep Guardiola vai deixar o Barcelona ao término desta temporada e será substituído pelo seu auxiliar, Tito Vilanova. O anúncio de sua saída da equipe blaugrana foi feito em entrevista coletiva nesta sexta-feira, na mesma semana em que o Barça foi eliminado pelo Chelsea nas semifinais da Liga dos Campeões e em que praticamente deu adeus ao sonho de conquistar o tetra no Campeonato Espanhol, após a derrota para o Real Madrid em casa.

GUARDIOLA

Na entrevista, Guardiola apontou como motivos para a saída o estresse gerado nos últimos anos à frente do time. “Quatro anos é uma eternidade e desgastam muito. No final de dezembro, comuniquei que meu período estava chegando ao fim, mas não podia dizer isto aos jogadores. De qualquer forma, já havia decidido há algum tempo”, destacou o treinador. “Lamento pela incerteza que isso gerou. Talvez tenha sido um erro não ouvir as pessoas que pediam que eu renovasse por dois anos. Sempre quis contratos curtos, porque a exigência de treinar o Barça é muito grande”, completou.

Pouco depois do treinador, foi a vez de o presidente do clube, Sandro Rosell, falar sobre a situação e agradecer o treinador. “Obrigado ao Pep por aperfeiçoar um modelo de futebol que nunca será contestado. Obrigado pelos valores, o afeto e o carinho. O agradecimento do Barcelona será eterno. Pep, de coração, muitíssimo obrigado”, disse um emocionado Rosell.

Em seguida, quem também falou foi o diretor técnico e ex-goleiro do clube, Andoni Zubizarreta, que comentou sobre a escolha do substituto. Entre os candidatos para a vaga, o mais citado era Marcelo Bielsa, que está no Athletic Bilbao e é considerado por Guardiola como um dos melhores técnicos do mundo. No entanto, o time espanhol optou por manter a mesma filosofia de trabalho do antecessor e preferiu promover Vilanova.

“Guardiola representou os valores do Barcelona, com disciplina e o trabalho forte. Continuaremos sua ideia e buscamos um técnico com seu perfil. Sempre dissemos que quando queremos um jogador vamos buscar dentro do próprio clube, casos de Pedro, Cuenca e Tello. Com relação ao técnico não foi diferente”, disse Zubizarreta.

Guardiola assumiu o comando do Barcelona no início da temporada 2008/2009, substituindo o holandês Frank Rijkaard. Desde então, o treinador dirigiu a equipe em 19 torneios (dois ainda em disputa) e ganhou 13 títulos. Este número pode ser aumentado caso o time catalão consiga derrotar o Athletic Bilbao no próximo dia 25, em Madri, na final da Copa do Rei, ainda sob o comando do treinador.

Entre suas principais conquistas estão duas Ligas dos Campeões da Europa (2008/09 e 2010/11), três Campeonatos Espanhóis (2008/09, 2009/10 e 2010/11) e dois Mundiais de Clubes (2009 e 2011). Além disso, o time obteve uma Copa do Rei (2008/09), três Supercopas da Espanha (2009, 2010 e 2011) e duas Supercopas da Europa (2009 e 2011).

Guardiola teve carreira de sucesso como jogador do Barcelona entre 1990 e 2001 e assumiu a equipe B dos catalães pouco depois de sua aposentadoria dos gramados, em 2007. Sua rápida ascensão resultou no convite para assumir o time principal, no qual o técnico implantou uma filosofia de valorização da posse de bola e do jogo bonito.”

* http://pt.fifa.com/worldfootball/clubfootball/news/newsid=1621567.html?cid=twitter_voiceofthesite


» Comentar

Comentários:
12
  • Paulo Henrique disse:

    Tinha que sair mesmo.

    Em 19 títulos disputados, ganhou SÓ 15. KKKKKK

  • Hoje não era dia das “Marias Celestes”, pois, nem com uma ajudazinha do juiz que marcou um penalti inexistente conseguiram superar o Deca-campeão América! Ainda bem que o “boca-murcha” bateu esse penalti, com direito à erro duplo, uma verdadeira “façanha”. Mas ajudinha do juiz à favor do Cuzeiro é histórica: vide uma delas contra o Ipatinga-MG, também num ruralzão…
    – A torcida americana com certeza agradece o “boca-murcha” e ao Roger, o covarde, pela “excelente” colocação no Mineiro/2012.
    – Aguardem: em Maio próximo iniciarei uma campanha “em prol” do maior de MG (o Galo, é óbvio!), e ao “Barcelona das Américas”…

  • Emilio Figueiredo disse:

    acredito na força do Cruzeiro para reverter a siruação.. e vamos la na arena do jacare.. empurrar o time.. e vou bastante empolgado.. por que ultimamente o unico titulo ao alcance do mairo de MG, tem sido o Mineiro…

    Atletico tambem deve passar eplo Tupi, ja que o empate em JF foi meramente por acaso, devido a um golaço, que nao acontece todos os dias…
    Entao acho que na final teremos mais um classico.. que devera ser tenso, porem emocionante..

    A verdade é que nem Cruzeiro, nem o CAM tem time para pelo menos tentar uma vaga na Libertadores (Brasileirao).. ou entao encarar um Sao Paulo na Copa do Brasil… Mais uma vez, nossos dirigentes preocupam-se mas com a rivalidadelocal, do que montar bons times para disputar com oa grandes do Brasil…

    A verdade é quu jamais iria torcer para o Cruzeiro perder.. mas ser eliminado na semi final do Mineiro, poderia causar um impacto e mudança no time, principalmente no comando.. ou alguem acha que seremos campeos de alguma coisa com Wagner Mancine??? Acho pouco provavel…

    Mas.. vamo que vamo.. o coração de torcedor diz que iremos massacrar o coelho… 4×1.. e o monotitulo passa pelo tupi.. pois queremos acabar com o Atletico na final…

    ZErooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  • elio castro disse:

    Guardiola na praça e o galo com cuca.

  • Rodrigo Assis disse:

    Alguém tem informação sobre a venda de ingressos pra Atlético e Tupi?

  • LUIZ disse:

    A torcida já está pedindo a cabeça do Cuca, o atlético está totalmente estruturado administrativa e financeiramente, como muito dinheiro em caixa, segundo seu presidente (risos), por que então não contratar Guadiola?

  • José Esteves disse:

    – Sinceramente o Guardiola é o Lula do Barcelona: estava no lugar certo e na hora certa. Colheu frutos plantados por outros. O Barcelona chegou aos resultados porque fez um trabalho de 20 anos.
    – Quanto ao futebol que encantou o mundo, insisto que futebol espetacular jogaram Santos e Cruzeiro na década de 60, Atlético na década de 80, seleção brasileira na década de 80, etc. O Barcelona jogou um futebol de resultado: posse de bola, paciência, condicionamento físico e bom aproveitamento de fundamentos. Tudo isto aliado a um estilo treinado durante 20 anos.
    – Ninguém poderá tirar os méritos dos 13 títulos conquistados em 16 ou 17 disputados, mas “encantar” é um termo que fica forte demais neste caso. 82% de aproveitamento em jogos garante eficácia mas não brilhantismo.

  • J.B.CRUZ disse:

    Na vida não há insubstituíveis;o tempo não passa, nós é que passamos; somos feitos de momentos;a perfeição humana só se encontra no trabalho; somos incrívelmente semelhantes e terrívelmente diferentes..Por mais sábios e inteligente que possamos ser; Ainda não apareceu o Gênio que descobriu de onde veio,quem é; e para onde vai….Quem pode dar a certeza de garantia de outra vida?? (boa-céu—inferno–má !!)…Vivemos sempre na órbita de 2 senhoras abstratas;ROTINA E CURIOSIDADE…Até coisas boas, quando é demais , enjôa…..O BARCELONA caiu na rotina…

  • Junior Gam disse:

    Opinião:O Time do Atletico é ridiculo, o Cruzeiro não está bom, mas tem um time melhor que o Atletico. O America dificilmente consegue segurar um empate contra o Cruzeiro. O Tupi tem grandes chances de ir a final.

  • Tomás disse:

    No brasileiro do ano passado, Fellipe Soutto vinha se destacando do meio campo do Galo. Ele se machucou e, por coincidência ou não, o time caiu assustadoramente de produção. Quando ele voltou, o time recuperou-se e saiu do rebaixamento. Trata-se de um jogador ainda em formação, mas que se caracteriza por um bom passe e que, por ter potencial para um bom chute, pode aperfeiçoar-se na cobrança de faltas, escanteios, e nos arremates a gol, nas sobras de bola ou na chegada por trás. Ao contrário de treiná-lo e aperfeiçoá-lo, como o Telê fez com inúmeros jogadores, o que o Sr. Cuca faz? Sapeca o cara na reserva em pleno campeonato mineiro. E quando o coloca como titular, não lhe dá sequência suficiente de jogos para que ganhe entrosamento, confiança e ritmo de jogo, algo fundamental em jogadores que jogam no meio do campo. Sem falar nas tais experiências, como a última de colocá-lo como 10 diante do Goiás. Sei que o Kalil é atleticano e o respeito por isso, mas já era hora de ele forçar a barra para cima dos treinadores.

  • Tomás disse:

    No brasileiro do ano passado, Fellipe Soutto vinha se destacando do meio campo do Galo. Ele se machucou e, por coincidência ou não, o time caiu assustadoramente de produção. Quando ele voltou, o time recuperou-se e saiu do rebaixamento. Trata-se de um jogador ainda em formação, mas que se caracteriza por um bom passe e que, por ter potencial para um bom chute, pode aperfeiçoar-se na cobrança de faltas, escanteios, e nos arremates a gol, nas sobras de bola ou na chegada por trás. Ao contrário de treiná-lo e aperfeiçoá-lo, como o Trelê fez com inúmeros jogadores, o que o Sr. Cuca faz? Sapeca o cara na reserva em pleno campeonato mineiro. E quando o coloca como titular, não lhe dá sequência suficiente de jogos para que ganhe entrosamento e ritmo de jogo, algo fundamental em jogadores que jogam no meio do campo. Sem falar nas tais experiências, como a última de colocá-lo como 10 diante do Goiás. Sei que o Kalil é atleticano e o respeito por isso, mas já era hora de ele forçar a barra para cima dos treinadores.

  • Alexandre Luiz disse:

    Se até o Guardiola cai porquê o Cuca não vai cair na quinta?