Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Discriminação e preconceito: Brahma reconhece mancada e também pede desculpas

A Brahma pisou feio na bola ao permitir discriminação e preconceito em uma de suas ações publicitárias para vender mais cerveja.

O Álvaro Damião twittou e vale a pena ver o mico da poderosa marca da Ambev:

@alvarodamiao

Finalmente Brahma reconhece a burrada que fez e pede publicamente desculpas aos torcedores do Sport Recife… Veja: http://migre.me/9aHT7

Veja o vídeo e dê sua opinião… Qual seria a sua cara se fosse com seu time e, principalmente, com sua origem??? http://m.youtube.com/index?desktop_uri=%2F&gl=BR#/watch?v=yeoX3CxBG88


» Comentar

Comentários:
19
  • thiago cezar disse:

    Portanto, não podemos nos curvar diante de agressões contra a nossa história, sobretudo, ao povo pernambucano e nordestino. Sempre soube que a ignorância é o pior dos males, mas agir com dolo, com a intenção de desrespeitar um povo e sua história é INACEITÁVEL. Deixa-se de ser ignorância para ser perseguição. Respeitem o SPORT CLUB DO RECIFE, SUA TORCIDA, SUA HISTÓRIA, SUA TRADIÇÃO, SEU ESTADO E SUA REGIÃO.
    Somos da TERRA dos altos coqueiros.
    Somos a NOVA ROMA DE BRAVOS GUERREIROS.
    Somos de PERNAMBUCO.
    SOMOS SPORT!!!!

  • Inaldo disse:

    Mais de 500 anos de História do Povo Nordestino. Imaginemos como foi árdua a trajetória do dos nossos ancestrais nordestinos. Quanta sede, quanta ansiedade, quantos paus-de-arara, quanta dor, quantas lágrimas, quanta angústia, quanta humilhação. Seria simples se pegássemos nossos ancestrais e disséssemos a eles que nada disso existiu e existe até hoje. Como é simples ridicularizar, mais uma vez com o povo nordestino. AMBEV ridicularizar a História do Povo Nordestino é ironizar com João Cabral de Melo Neto, José de Alencar, Câmara Cascudo, Ariano Suassuna, Luiz Gonzaga, Jorge Amado, Glauber Rocha, Josué Montello, José Louzeiro, Ferreira Gullar, Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias, Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, José Lins do Rêgo, Arthur de Azevedo, Fagner, Tom Cavalcanti, Renato Aragão, Chico Anísio, Falcão, José Wilker, Patrícia Pillar, Belchior, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Chico César, Roberta Miranda, Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Raul Seixas, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Patrícia França, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Betânia, Dorival Caymmi, Nana Caymmi, Zeca Baleiro, Regina Casé, Lazaro Ramos, Wagner Moura, Renato Aragão, Chico Anysio, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Herbert Viana, Caetano Veloso, Dominguinhos, Alceu Valença, Daniela Mercury, Reginaldo Rossi, Kátia de França, Capiba, Lenine, Chico Anysio, Bráulio Tavares, Luiz Ramalho, Chico Science, etc.

  • J.B.CRUZ (Credo): Já que (sic) “Reconhecer o erro é uma virtude…”, o que dizer de suas previsões de jogos dos campeonatos envolvendo o eterno maior clube de MG (o Galo, é óbvio!) e o seu radicado mutante celeste?
    – Minhas previsões sempre serão: vitórias do Galo e derrotas (ou no máximo empate) do radicado mutante celeste!

  • flavio azevedo disse:

    o mico é o país chamado Brasil aceitar a propaganda do álcool, fruto de várias mortes em nosso país.o Engenhão com aquela propaganda da cerveja, ficou ridículo….se Deus quiser não acontecerá isso na Arena do Coelhão! deveria acontecer com as cervejas o que aconteceu com os cigarros PROIBIÇÃO DE PROPAGANDAS NA TV DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ATÉ AS 22H!

  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    Chico e amigos, vejam que interessante (apenas para diversão, pois o campeonato mal começou) a matéria do globoesporte.com sobre os palpites de quem será rebaixado no brasileirão 2012.
    Como não poderia deixar de ser, Galo e cruzeiro aparecem nos palpites dos torcedores, porém com o time azul bem mais citado pela galera.

    Será que este ano vai? rsrsrs

    http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/05/descrenca-atletas-rebaixam-nautico-atletico-go-ponte-e-lusa.html

  • Paulo disse:

    Tomás e Marcus Vinícius, vocês disseram tudo sobre negociação de verba de TV. O Kalil tem feito algumas “fanfarronices” que me irritaram nos últimos tempos. Mas sou obrigado a reconhecer que, no episódio dos contrato$$$ de patrocínio$$$, ele tentou unir os clubes para reequilibrar o jogo financeiro do país. Grêmio e Cruzeiro cairam fora. E “ferraram” com as negociações.

    E aí fica a reflexão, já manjadíssima: se os 4 negociassem juntos (Atético, Cruzeiro, Inter e Grêmio), acredito que conseguissem, no mínimo, uns 15% ou 20% a mais com a Globo. Como ela tem um “teto” de investimento, seria forçada a retirar parte de Corinthians e Flamengo, ou São Paulo + Santos + Palmeiras + Vasco.

    Lamentável.

  • Se falam assim de um clube tradicional de Pernambuco, o que dirão sobre os clubes mineiros? Infelizmente ainda aparecem alguns mineiros que “conseguem” torcer para o Flamengo e Corinthians… ABSURDO!

  • J.B.CRUZ disse:

    Reconhecer o erro é uma virtude…

  • Johnny disse:

    Tipico carioca babaca.

    Que coisa ridicula, totalmente desrespeitosa.

  • Paulo disse:

    Em 2008,
    algumas pessoas da minha família que são SIMPATIZANTES PELO cru-cru: Primos, cunhados, sobrinhos, estiveram no Mineirão pela primeira vez para assistirem o clássico contra o flamengo. Logo que eles adentraram para o estádio, perceberam que que estavam na torcida do flamengo que era mais do dobro dos simpatizantes.
    E logo foram orientados pelos PMS para se locomoverem para o lado azul.
    Esse fato repetiu em 2009!
    Por isso que todos que conhecem de futebol falam que o cru-cru tem SIMPATIZANTES!
    E o Galo tem TORCIDA.
    Os jogos do cru-cru em Uberlãndia foi uma prova!
    Até mesmo em Sete Lagoas quase não vê TORCEDORES cruzeirenses!
    A última pesquisa mostrou isso. Se fizer uma pesquisa agora a Massa do galo será o dobro dos simpatizantes azuis.
    O fato é que : ATLÉTICO, CORINTHIANS E FLAMENGO tem TORCIDA. São clubes do povão!

  • Ricardo disse:

    Prezado André Mantra, assim como disse o Marcus Vinicius, penso que as pessoas precisam aprender a se defender da imposição feita pela mídia para um consumismo insano. Seja este consumismo de produtos, cultura ou qualquer outra coisa.

    Eu jamais elogiei a atitude do imbecil lá que tinha uma câmera e um microfone. Apenas fiz um comentário para nos levar a pensar sobre esta imposição feita por estes veículos pertencentes a fortes grupos econômicos.

    É certo que cada um é livre para fazer as suas escolhas. Mas acho que falta realmente a liberdade para fazê-las.

  • Carlos disse:

    André! Acho que é equivocado falar que a torcida do Flamengo e Corinthians é maior em qualquer interior no Brasil, isto não é verdade, uma vez que por exemplo no Rio Grande do Sul o Gre-nal é insuperável em qualquer parte do estado. Aqui em Minas Gerais, não tão evidente como no RS, mas tanto Atléitico quanto Cruzeiro tem muito mais torcedores que estes times, e olha que sou do interior de Minas, do Sul de Minas. É obvio que há uma proporção maior destes times no interior do que na Região Metropolitana de BH.

  • Rodrigo AR disse:

    Eu devo ter visto outro vídeo. Sou atleticano e o normal seria vir aqui para meter o pau em algo que envolve os urubus.

    Mas é muito complexo de inferioridade esse barulho todo. Que chatura destes politicamente corretos. O que move o futebol é rivalidade, com brincadeiras e gozações. Acham que os cariocas iriam fazer este barulho todo se um vídeo mostrasse como eles puxam o “x”?

    O vacilo foi este pedido de desculpas. Bastava fazer um vídeo nos mesmos moldes para a torcida do Sport.

  • Marcus Vinicius disse:

    Concordo com o que diz o Tomás acima! E para completar, mesmo sendo as vezes um sujeito insano, tenho que ressaltar a atitude do Kalil, que foi o único a propor união entre os clubes contra esta desfaçatez. O que a globo e o resto da mídia do eixo fazem é uma violência contra todos os torcedores do resto do país. Espero que este episódio da Brahma sirva não só para os nordestinos, mas para todos que sujeitam a “importar” culturas de lugares que muitas vezes nos desprezam. E o pior que tanto flamengo como corinthians contam com estes torcedores para alardiar como as maiores torcidas do país. Aprendam a valorizar os time locais e rebelem contra todo e qualquer tipo de preconceito. Isto vale também aos “mineiros” de Juiz de Fora!

  • André Mantra disse:

    Ricardo, a torcida do Flamengo e do Corinthians são as maiores em qualquer interior no Brasil, mas entenda que no Recife e região metropolitana tal como as maiores capitais brasileiras que usufruem de imprensa local forte esse clubes são meros coadjuvantes. Então seja tão infeliz quanto o carioca que fez o vídeo.

    Pois no interior brasileiro há parabólicas que retransmitem a programação de TV aberta de outros estados e é esse conteúdo que durante décadas que invadem os seus lares, o futebol é apenas mais um detalhe da influência do “quarto poder” no Brasil.

  • Marco disse:

    Pessoal o vídeo afronta os irmãos pernambucanos, mas poderia ser contra algum time mineiro ou mesmo contra nós mineiros. Quem esse pessoal pensa que é? Vamos aderir a campanha: NÃO BEBA MAIS BRAHMA!

  • Tomás disse:

    O vídeo fala por si só. Não consigo compreender a diferença de cotas de TV entre os clubes que disputam a série A. Espanta-me que os demais clubes aceitem o que lhes impõem Flamengo e Corinthians. Se eles são o que realmente alardeiam, deveriam passar o ano jogando um contra o outro. Imaginem o quanto seria interessante um campeonato brasileiro disputado apenas entre Corinthians e Flamengo. Quanta torcida, quanta cerveja, quanta audiência teríamos para ver Corinthians e Flamengo toda quarta e todo domingo ao longo de trinta e oito rodadas.

  • Ricardo disse:

    E nas pesquisas que mostram que a maior torcida do Brasil é a do Flamengo, metade dos entrevistados está lá no Nordeste. Quem sabe agora eles não aprendem a responder corretamente às pesquisas?

  • André Corrêa disse:

    Erraram como pessoas físicas, não. Isso é querer tirar a marca Brahma da reta. Quem deve apresentar desculpas é a AMBEV! Isso aí é achar que todos são uns otários.