Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A copiar: estrutura, estádio, facilidades e simpatia!

A Eurocopa começa amanhã e Varsóvia está lotada de estrangeiros. Mas, parece que a Polônia inteira está aqui torcendo por sua seleção também.

Certamente, à exceção dos gregos, é raro um estrangeiro que não torcerá pelos poloneses, que estão dando um show de competência e simpatia nestes primeiros dias.

A preparação para receber a Eurocopa foi brilhante. A cidade é uma das mais belas do mundo e está muitíssimo bem cuidada. Respira-se alegria, cordialidade e fraternidade em todos os ambientes.

Tudo funciona

O sistema de transportes beira a perfeição; as comunicações funcionam com eficiência e agilidade; hotéis, restaurantes e demais serviços não abusaram no aumento de preços e a segurança é impecável.

Não há aquela neura de todo evento como este, de efetivos militares gigantescos, cães por todos os lados, revistas ao estilo “pente fino” e coisas tais. Estou completamente surpreso com tudo, pois a idéia que eu tinha da Polônia era a de “Paraguai da Europa”, como os companheiros mais rodados diziam antigamente.

A copiar

O estádio Nacional é uma obra prima. Bonito, prático e luxuoso, por dentro e por fora. Todas os 50 mil lugares são servidos por cadeiras que fazem lembrar as do Palácio das Artes ou do Sesc Palladium, nossos teatros mais requintados. Tomara que o Mineirão esteja sendo reconstruído em padrões semelhantes.

O acesso ao estádio aqui se dá por metrô de surperfície, ônibus e taxis. Em grande quantidade e qualidade.

Mineiramente

O fuso horário em relação a Belo Horizonte é de cinco horas adiante. Nessa época, um dos invernos mais tenebrosos da terra dá lugar a sol e temperaturas semelhantes à nossa no início do verão. A capital polonesa amanhece paulistana, cinzenta; porém, o tempo vai melhorando e por volta das 10 horas o clima fica belorizontino, com muito sol, pessoas gentis e simpatia nas ruas.

E imaginar o que esse povo sofreu com invasões e guerras ao longo dos anos.

VISTAPOLONIA

Uma Polônia alegre e moderna recebe o mundo com a realização da Eurocopa em parceria com a vizinha Ucrânia. A imprensa chama a competição de “Copa do Mundo sem Brasil e Argentina, e a abertura será hoje às 18 horas (13 horas no Brasil), e a organização só tem recebido elogios até agora.

GREGOS

Alheios à crise econômica, uma das maiores da história do país, os gregos tomam conta das ruas, bares, restaurantes e hotéis de Varsóvia. A seleção deles foi campeã em 2004, conquista considerada uma das grandes zebras do futebol mundial. Eles enfrentam os anfitriões na abertura, hoje.


» Comentar

Comentários:
14
  • O ѕіte de um gгanԁe.
    Estou feliz еu encontrei it.It é bom ler algo intereѕsаnte que eu não posso enсontrar a lista
    de subscrіção

  • Alisson Sol disse:

    Pois é Eudóxio Gomes: sutileza que você não teve para entrar para o grupo de psicopatas masoquistas que insistem em ler comentários de quem não gosta… A inveja…

  • Eudóxio Gomes disse:

    Gente, tem um sujeito que frequenta esta sala que acho dificil encontrar mala igual. As vezes ele quer se mostrar mais intelectual que todos, mais internacional que todos e pra piorar, não perde a oportunidade de dar uma das suas. Nem precisa dizer o nome, basta observar que ele não perdeu a oportunidade e usou a indisfarçavel sutileza p dizer que conhece tudo no local onde o Chico se encontra. É duro viu….é duro!!!!

  • É… o “grande” e invencível “Barcelona das Américas”, travestido de Íbis, voltou com àquela força total! E ainda conta com o “Pep Guardiola” no banco, embora às vezes retranqueiro… Eta povinho que nunca aprende, sô…

  • Thiago disse:

    JBCruz, menos, bem menos Dirceu Lopes é Gênio, do quilate dos melhores do mundo, tanto que até Beckenbauer teceu elogios ao pequeno grande craque do azul estrelado. Fabinho é no máximo bom jogador.
    E vc Alisson Sol vc vai contra a correnteza, pois todos da mídia nacional, incluindo paulistas e cariocas e até alguns atleticanos acham o Fabio um dos melhores do país. Na opinião do Rogerio Ceni ele hoje é o melhor disparado e seria inclusive o goleiro da seleção. Fabio já está na história do Cruzeiro como um dos maiores jogadores do Estrelado de Minas,queira ou não a sua opinião é minoria.

  • sergio moreira disse:

    Grande Chico,
    felicidades, sucessos e excelente cobertura
    e traga modelos e sugestões para nós
    abração
    sérgio moreira

  • RICHARD WESLEY DIAS disse:

    http://www.youtube.com/watch?v=f70pKPj7uIg

    Chico olhe o video. esse cara tem que estar motivado. Deus abençoe!

    – MATOZINHOS

  • Alisson Sol disse:

    Calma Chico: aí na “Rondo Romana Dmowskiego” é tudo bonitinho mesmo… É como um estrangeiro ficar um bom hotel na Savassi e achar que a cidade inteira é daquele jeito…

    Falando de futebol: acabo de assistir os melhores momentos do jogo Botafogo 2×3 Cruzeiro. Fico aqui pensando em quando é que alguém vai fazer o favor de nos livrar deste goleiro que transforma qualquer defesa simples em um trabalho de Hércules. Conseguiu dar o primeiro gol do Botafogo de graça ao time deles, criando um escanteio “do nada”. E, ao menos na seleção de lances que vi, o Tinga já mostrou sua especialidade: chegar atrasado nas bolas cruzadas! Aliás, a competição nesta modalidade vai ser fantástica.

    E todo mundo fica falando deste negócio do Celso Roth “organizar a defesa”. Que defesa horrível! Nem vou falar do primeiro gol, pois acidentes acontecem. Mas a defesa estava abertinha no segundo gol, e quem viu apenas melhores lances percebe que o Botafogo foi enormemente incompetente. E não vi meio-de-campo no Cruzeiro. É só chutão da defesa para o ataque e, se a sorte ajuda, sai alguma coisa. Realmente, não sei o que o Celso Roth está “organizando”… Mas vou dar-lhe um crédito de mais alguns jogos, pois ele ainda não afirmou que o time está “organizado”.

  • André Corrêa disse:

    Me dá até vergonha de ler isso, Chico.

    Já aqui no Brasil… Você viu que o Barcelona do Barro Preto voltou ontem? O Messi daqui agora tem nome: Anselmo Ramon!

  • Thomas disse:

    A Grécia é um exemplo de como as oportunidades são perdidas. País que optou pela festa de realizar uma olimpíadas, ao invés de encarar seus problemas e fazer bom uso dos empréstimos que a comunidade europeia lhe concedeu. O Brasil não é a Grécia, pois isso aqui é um continente cheio de recursos naturais cobiçados pelo mundo, como o minério de ferro que dá a Minas tanta ilusão de prosperidade. Ainda assim, a coisa anda estranha, pois o consumo esbarra no endividamento da população e na carga de impostos. Estádios recebem isenção de impostos. O mesmo não ocorre com medicamentos sem os quais muita gente não vive. Foi de doer no coração ver a mulher do Nilton Santos, a Enciclopédia do Futebol. Ele está com Alzheimer. Ela está com câncer e reclama angustiada da despesa fixa de mil reais mensais com medicamentos. Gente, falta tudo neste país e isso angustia. E se futebol “é a mais importante das coisas sem importância”, vaias para o Bernad quando perde a bola e arma contra-ataques, quanto finaliza mal ou dribla sem objetividade. Tenho profundo desejo de ainda vê-lo na galeria dos imortais craques no nosso Galo. O Danilinho nem vaias anda merecendo. Giovanni? Alguém se sente seguro com o Giovanni no gol? Ele que mude isso. Seria ótimo se todos pensassem como a gente? Acho que não. Escrever é lutar contra as palavras. Às vezes somos inconvenientes, inábeis, apaixonados. Ora, ora, somos o que somos. E só, moçada. Até qualquer dia.

  • Johnny disse:

    Bacana demais Chico, aproveite a viagem!

  • J.B.CRUZ disse:

    Apareceu o novo DIRCEU LOPES !!!……FABINHO…….

  • Emilio Figueiredo disse:

    Chico Maia….

    Dê uma atenção especial aos estádios quanto à questão da sustentabilidade. As obras atuais, estão sempre adotando a prática dos chamados “selos verdes”, que dizem respeito à sustentabilidade ambiental nas construções civis…

    E dá uma palinha ai sobre o happy hour polonês!!!

    Abs!

  • Rogerio Zupo disse:

    Caro Chico Maia,
    por falar em O acesso ao estádio aqui em BH está cada vez mais difícil pegar um taxi nas imediações do estadio Independencia em dias de jogos do Galo. Ao contrario da Polonia, falta quantidade e os raríssimos que passam vazios se recusam. Ir de carro com a intenção de parar nas imediações ou em algum estacionamento é tão difícil como ganhar na megasena. Metro….bom é melhor não comentar, pois atualmente eles estão de greve alem da grande capilaridade de trens e linhas que temos em BH. Copa do Mundo no Brasil não vai deixar boas lembranças para a maioria da população que esperava no minimo melhores condições de infraestrutura em virtude da realização do evento. O que vai acontecer é que alguns irão faturar muuuuuitttooo e o resto que se f…

    Att,
    Rogério Zupo