Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Bipolaridade, festa e o país onde o futebol supera qualquer crise

Varsóvia amanheceu paulistana, cinzenta, porém, o tempo foi melhorando e a partir das 10 horas o clima ficou  belorizontino, com muito sol e gente nas ruas.

Amanhã será a abertura da Eurocopa e a cidade está lotada de estrangeiros, especialmente gregos, que não aparentam estar vivendo uma das maiores crises econômicas da sua história.

Estão em milhares, andam aos bandos, alegres, sorridentes, embandeirados, vestidos com as cores nacionais, azul e branco e lotam bares, restaurantes e áreas de lazer.

Famílias inteiras de gregos vieram prestigiar a seleção “hellênica”, que apareceu como uma das grandes zebras da história dessa competição, conquistando o título de 2004, disputado em Portugal.

Enfrentam justamente a Polônia na abertura. Se só motivação resolvesse no futebol eu diria que os poloneses vão dar uma g oleada nos gregos na estreia.

Parece que o país inteiro está aqui torcendo.

Agora são 16h05 aqui, e a festa só está começando entre eles.

Depois de uma lida nos jornais e imagens de Belo Horizonte para ver o que anda acontecendo por aí, passei a ler os e-mail e comentários no blog.

Vi que o América cedeu o empate aos 49 ao São Cateano, terça-feira, e o Galo, também no apagar das luzes ao Bahia.

O Cruzeiro tenta vencer pela primeira vez no Engenhão e acabar com a sequência própria de empates e derrotas, esta noite contra o Botafogo.

Lamentável que o goleiro Giovani tenha dado razão mais uma vez a quem entende que o Atlético vai se ferrar, sem um goleiro de mais estável, que passe mais segurança. Urgente!

E para resumir o resto do jogo, destaco o e-mail que recebi da Luciana Jory, com que concordo com tudo, especialmente em um tem: boa parte da torcida atleticana tem tradição em pegar no pé de jogadores da casa, sem ter com eles a mesma paciência que tem com “come-dormes” que chegam de outros estados, muitas vezes “ex-jogadores em atividade”.

Já pôs pra fora muitos, que fizeram sucesso em outros grandes clubes depois.

O mesmo acontece com colegas de imprensa, que vez por outra resolvem pegar no pé de um recém promovido, jogando o coitado às feras.

Pelo que disse a Luciana, a bola da vez é o Bernard:

“Bom dia Chico,

Hoje cedo levantei e a primeira pessoa que me veio a cabeça foi você…rsrs

Pensei assim:  vou escreve um email ao Chico Maia.

E o motivo deste email é que estou profundamente chateada com a torcida atleticana que tem ido aos estádios. Se o time faz gol, torcem como se fosse o Barcelona e se toma um gol, mesmo que o time tenha lutado todo o jogo, vaiam como se o time não prestasse.

Poxa, vaiar o Bernard aquela altura do jogo? Pra mim é uma covardia sem tamanho. Vaiem ao fim do jogo, mas não vaiem durante a partida. Não percebem que são seres humanos que estão em campo e vaias destabilizam o emocional de qualquer um?

Hora, sou do tempo em que meu pai me levava ao Mineirão na década de 90 e vc não sabia se olhava para o campo ou para a torcida na arquibancada, era hipnotizante o amor lindo e incondicional. Agora se transformou numa torcida comum e, pior, amarga.

A Arena Independência se transformará num caldeirão com a torcida atleticana. Porém, do jeito que vamos, é o GALO que será cozido neste CALDEIRÃO.

Chico, se puder, fale sobre isso em sua coluna.

Abraços

Luciana Jory”


» Comentar

Comentários:
23
  • Silvio Torres disse:

    A torcida realmente tá pegando demais no pé do Bernard. Só porque de cada trinta lances ele costuma acertar um? Quê isso gente, é uma méida ótima…rs. E as “cavadas” de faltas que ele e o Danilino, como bons alunos do Berola, passam o jogo todo tentando e o juiz nunca marca. Essa torcida é muita impaciente, viu Luciana?

  • Emilio Figueiredo disse:

    André Corrêa,

    Escutei um papo de que a FIFA é quem determinou as dimensões dos gramados, dos novos estádios… isso irá valer até mesmo para o Mineirãos… ou seja, Mineirão e Indeendência teriam gramados reduzidos e estariam seguindo o padrão FIFA!!!

    Se isso é realmente verdade… Vai entender o por que dessa atitude…

  • Marcos - DF disse:

    Coitado do Bernard, criança indefesa, vítima de uma multidão de “jilós”.
    No meu trabalho sou exigido e cobrado, se não mostrar resultado e controle emocional sou demitido.
    É bom este espaço ser aberto para poetisas, quem sabe não aparece um novo Carlos Drummond de Andrade.
    Voltando ao Galo, o Bernard é esforçado mas é fraco nos dois sentidos, tanto fisicamente quanto futebolisticamente. Se não for feito um trabalho de fortalecimento com ele, vai virar eterna promessa.
    Se está mal, dê lugar a outro jogador em melhores condições.

  • André Corrêa disse:

    As dimensões reduzidas do gramado do Independência realmente é um problema. Quem vem jogar na retranca – quase todo mundo – faz a festa.

    Depois da reforma o gramado diminuiu, mas isso não é desculpa pra justificar esses dois pontos jogados no lixo.

  • Adalton disse:

    Penso que deve cobrar bom desempenho sim, dos jogadores, da comissão técnica e tb da diretoria; concordo com alguem, não me lembro quem, que disse: o Atlético está há tantos anos sem ganhar nada de expressão porque a torcida apoia qualquer time medíocre; se não houver cobrança, nada melhora e é em qualquer setor da vida.
    Outro ponto: eu sempre disse isso aqui e há vários anos para os mais íntimos: é inadmissível, um clube como o Atlético ficar tantios anos com times ruins, com raríssimas exceções, como em 1999.A Diretoria atual está atuando pensando grande e isso é muito importante; o que não pode é montar um time pela metade, ou seja: ainda precisa de um goleiro mais experiente, um lateral-direito e se o Guilherme não mantiver uma regularidade nas atuações, também outro meia-armador.
    O Atlético correu muito no jogo do Bahia, porém, no meu modo de ver, jogou mal; INADMISSÍVEL TOMAR AQUELE GOL DE CONTRA-ATAQUE.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Interessante e coerente o comentário do Kleuber… tem que jogar e lutar para conquistar títulos… por que a maioria dos torcedores do monotítulo, quando falamos de titulos… fala de amor e torcida… bla bla bla…

    Estadios menores como Independencia e Arena, carissima Luciana, atrapalham nesse sentido… acho nao mudou tanto… em nenhuma das torcidas… mas o gigante Mineirao, por exemplo… pela dimensao, não dá pra se notar esses xingamentos, etc… mesmo por que em sua maioria eles são ofuscados pelo incentivo, em maior numero… das organizadas!!!

  • Kleuber Silva disse:

    Cara Luciana,
    A torcida está ficando mais exigente. Isso é normal, pois com tanto apoio durante tantos anos essa cambada de come quieto não ganhou nada. Agora, vai ter q ralar, “jogo a jogo” p conquistar a massa de novo. Queremos título, somente lampejos de boas partidas não adianta mais.

  • Paulo Henrique disse:

    Concordo com o email da Luciana.

    A torcida exagera às vezes. O Bernard, assim como Marcos Rocha, foi pouco efetivo no jogo. Muita firula e pouca finalização, mas tem crédito. Ninguém vai jogar 100% bem em todas partidas.

    Geovani realmente estava mal posicionado.

    O Galo massacrou o Bahia em termos de domínio, posse de bola e arremates. Mas errou muitos gols e mostrou que ainda carece de maior repertório de jogadas ofensivas. Tomara que o Gaucho melhore a criação.

    O gol do Bahia veio de um único chute no rumo do gol.

    Sobre o Independência, algo me preocupa – o gramado de dimensões reduzidas. Facilita a vida de times que vêm jogar na retranca.

    Foi problema para o Galo e pode ser para Cruzeiro e América.

  • A bipolaridade da torcida do Galo, se é que existe, está assim desde 04/12/2011; porém, poderá ser facilmente extinta desde que…
    – “Não se pode enganar à todos ao mesmo tempo”, “O pior cego é àquele que não quer enxergar”, “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”, e por aí vai… Prá quem sabe ler tá dado o “recado”!

  • TRITENSO: Lembro-lhe que nem todos são “expert” em português, como deve ser o seu caso… gentileza postar seu e-mail para que alguns que visitam essas páginas lhe enviem os textos para a devida correção e posterior remessa à este blog! Fica a sugestão…

  • Márcio Luiz disse:

    Torcida nenhuma é burra.

    A torcida cobra de quem tem condições de mostrar algo melhor,
    e é o que acontece com o Bernard que PARECE que será um bom jogador, mas se não levantar a p**** da cabeça pra jogar bola não vai sair disso nunca. Às vezes, parece mais um touro desembestado.

    Ademais, nunca vi a torcida vaiar o Rei…naldo, Cerezzo, Paulo Isidoro, Ângelo, Marcelo, Éder etc., e mais recentemente o Dedê e o Cláudio Caçapa.
    Por que será?
    Repondo: porque jogavam tanta bola que quando jogavam mal uma partida a torcida relevava em nome de tantos créditos que obtiveram.

    É o que acontece hoje com o Fábio, goleiro do rival, por exemplo.

    Ps: e o “Danilin”, hein! Será que precisaremos dizer ao Cuca quem deverá sair para a entrada do Dentuço?

  • Roger disse:

    Recado para a torcida azul que eh a minoria em Minas.
    Daqui pra frente vai ser sempre assim, qualquer joguinho do Galo vai ser primeira pagina de qualquer site esportivo e qualquer noticia do Galo vai estar entre as mais lidas. Isto tudo independente do Ronaldinho jogar ou nao. FATO!
    Vao se acostumando senao vcs vao ter um colapso nervoso de tanto desespero e desequilibrio emocional.
    E quanto ao time de vcs, vai continuar como noticia sem importancia e na parte de baixo da tabela.
    E vcs vao ter que continuar comentando em noticias do maior, GALO, pq senao ninguem vai ler kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Ulisses disse:

    Completamente de acordo com a Luciana. Não vejo problema em vaiar, pois na maioria das vezes o time merece e ontem o único que realmente mereceu foi o Danilinho. Outra coisa, o time está vencendo por 1X0, contra um adversário chato, num campeonato extremamente difícil, com a chance de emplacar 3 vitórias consecutivas e o torcedor calado? Só fez festa com o gol e isso qualquer torcida medíocre faz. O Independência tem que ser um trunfo, uma arma a mais e não uma armadilha. Torcida do Atlético, VERGONHA NA CARA, se for ao estádio é para apoiar, vaie no final e os jogadores que realmente mereçam. Ontem o atlético não ganhou pq o Danilinho perdeu uma bola no ataque e pq a bola caprichosamente não quis entrar por duas vezes.

  • Ramon Menezes disse:

    A torcida está amarga não é por culpa dela própria. Está amarga devido aos seguidos fracassos e times pífios. Quando tivermos um time que nos empolgue novamente, talvez essa amargura passe.
    Só pra reforçar: precisamos de um Goleiro urgente! Chega de caras que só pegam bola recuada…

  • J.B.CRUZ disse:

    A selegalo voltou !!!!

  • tom vital disse:

    Parabéns Luciana…concordo com você.Bela Observação!

  • Ricardo Melo Lopes disse:

    Boa tarde.
    Estou escrevendo para deninciar algo que me aconteceu a alguns messes atras.Quando o cruzeiro liberou o socio do futebol, no mesmo dia tentei fazer varias vezes e nao consegui.Fiquei ate o ultimo dia que estava aberto e nao consegui, mandei um e-mail para o socio do futebol falando que iria fazer uma reclamaçao para a sua coluna e eles me telefonaram no outro doa falando que o que eles podiam fazer por mim era tentar arrumar se alguem nao renovar.Bom é por essas e outras que o cruzeiro esta assim, ate mesmo com ingressos tem panela e eu que sempre estou acompanhando o cruzeiro fiquei na mao.Esta muito longe do cruzeiro ser um time profissional!!!!
    So estou mandando porque acredito que poucos jornalistas tem o trabalho serio que voce tem Chco Maia, que para mim e um dos melhores do Brasil…

    – Belo Horizonte

  • Johnny disse:

    Covardia é criança passando fome. O sujeito é profissional, e recebe mt bem pra sofrer ou não pressão em um campo de futebol. É assim, e sempre será.

    Qt à impaciencia, amor incondicional é so pra mãe. A maioria desse time aí, é o mesmo que esteve presente na campanha ridicula do ano passado, que teve como ápice os 6 a 1. Aguentem as consequencias dos seus atos.

  • Junior disse:

    Goleiro fraco! Time idem. Foi uma derrota disfarçada de empate. Será que começou o declinio?

  • Evandro disse:

    Acho que a torcida esta certa em cobrar, só estamos a tanto tempo na fila por um Titulo importante por causa desse apoio incondicional, acredito que o Bernard terá um grande futuro, acho q no caso dele a torcida deva ter mais paciência, agora tem que por pressão no time sim, pois caso contrario a acomodação toma conta e as coisas vão água abaixo, vi em algum texto uma frase e acho se a torcida finalmente ta entendendo isso, “amor demais as vezes atrapalha”, por isso vamos apoiar mas nunca deixar de cobrar… GALO SEMPRE!!!

  • Flavio J disse:

    A torcida do Galo ja foi muito mais argentina !!! ta ficando feio isso !!!! bom jogo do galo ontem …. se futebol não fosse assim não teria graça !!!!

    o caminho é esse … só falta um goleiro mesmo !!!! mas no resto é apoiar !!!

  • Alisson Sol disse:

    Chico: o problema da Grécia/Europa é o mesmo do Brasil, que é concentração de renda. Não deu no NY Times que os brasileiros estão comprando apartamento em Miami para “passar o final de semana”? O 1% no topo da pirâmide econômica do Brasil ainda chega a mais de um milhão de pessoas com condições de fazer uma viagem internacional uma vez por mês para usar ser apartamento em outro país. É só ignorar o que está ocorrendo com os 10% na base da pirâmide…

    O comportamento bipolar de torcedores tem uma explicação simples: é mais fácil fazer uma “classificação” simples (presta, não presta) do que uma “regressão” bem mais complicada. Nisto, permita-me culpar a imprensa, que também é bipolar. O jogador ou é craque ou péssimo, ou é responsável ou irresponsável, ou é um santo religioso ou um bêbado. No jornalismo esportivo, sumiram os Jedis e ficaram só os Siths, que só conseguem pensar em termos absolutos. É o que vende jornal…

    Por fim, o “complexo de vira-lata” do brasileiro é bem conhecido e documentado. Qualquer estrangeiro que chega ao Brasil, não apenas no esporte, é tratado como uma mistura genética do Einstein com a Grace Kelly, até o dia em que o comportamento bipolar é ativado, e o sujeito vira um “gringo bobo”. É por isto que Montillo, por exemplo, é tratado como craque supremo, enquanto o Bernard vai ter de morrer em campo pois senão é um preguiçoso.

  • Tritenso disse:

    Olha acho que boa parte da culpa da torcida estar assim, “amarga”, foi o 6 a 1. Venderam a felicidade da torcida durante 12 meses (ou mais) naquele dia. Acho que tem que vaiar no fim do jogo também, pois durante o mesmo os jogadores vaiados perdem totalmente a concentração mas, se jogar mal o jogo inteiro, é querer demais que não tome vaia, não?
    PS: Pô Chico, tudo bem que você quis postar o e-mail da colega mas, da próxima vez, dá uma corrigida nos erros de português, ORA essa…