Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Não dá pra comparar

A Eurocopa define um dos participantes da Copa das Confederações, no Brasil em 2013. O campeão europeu se juntará à seleção anfitriã, à campeã do mundo 2010 (Espanha) e campeãs dos demais continentes. Da América do Sul é o Uruguai, que ganhou a Copa América, um ano atrás, disputada na Argentina.

Eu estava lá e rodei tanto quanto estou rodando na Polônia. Sábado vou para a Ucrânia, que dizem, não tem as mesmas ótimas condições polacas.

As comparações são inevitáveis, mas ao mesmo tempo impossíveis, em todos os aspectos. Dentro das quatro linhas os jogos da Eurocopa são infinitamente melhores que os nossos, tecnicamente ou em emoções. A presença de publico deles também é garantida, pela facilidade de locomoção dos europeus, o que torna o ambiente de festa o tempo todo. Os ganhos de quem promove, muito maiores, já que o poder aquisitivo dos visitantes mantém hotéis, restaurantes, locadoras de automóveis, aeroportos e comércio sempre lotados.

Ano passado, à exceção dos jogos da Argentina, especialmente contra o Uruguai na semifinal, tivemos dois Brasil x Paraguai, que encheram os estádios e tiveram comparável a algum dos jogos da Eurocopa até agora, na segunda rodada.

Por causa da distância, só os paraguaios “invadiram” as cidades sedes argentinas. Os uruguaios fizeram isso na semifinal e na final, quando tomaram conta de Buenos Aires.

Pelo que conheço, apesar das sucessivas crises nos últimos anos, não tenho dúvida em afirmar que a Argentina é o país melhor estruturado da América do Sul. Estradas, aeroportos, telecomunicações, rede hoteleira, segurança e serviços turísticos em geral. Talvez perca para o Uruguai em segurança.

Pois a Polônia não perde em absolutamente nada para a Argentina, e tomara que o Brasil dê conta de receber a Copa de 2014 de forma ao mesmo semelhante ao que eles estão fazendo nesse torneio continental.

Durante a nossa Copa do Mundo uma das seleções sorteadas no Grupo D, jogará na primeira fase, em Fortaleza, São Paulo e depois Natal.

Em termos de logística, caso um torcedor dessa seleção queira fazer o que estou fazendo na Eurocopa, vai passar muita raiva e possivelmente não vai conseguir.

Saí de carro de Varsóvia com destino a Kiev, na Ucrânia, parando em Gdansk, Wroclaw (Polônia) e Lviv (Ucrânia). Com direito a dois dias de parada em Cravócia, para uma visita à terra do Papa João Paulo II e ao Campo de Concentração de Auschwitz.

Uma passagem aérea de Wroclaw a Varsóvia (350 Km), custa R$ 385 ida e volta, sendo comprada no mesmo dia. Imagine quanto custaria no Brasil, ainda mais quando se compra no mesmo dia?

O que é o futebol! Um dos jogadores mais caros do mundo, Cristiano Ronaldo perdeu dois gols na cara do goleiro da Dinamarca, aos 8 e 38 do segundo templo quando poderia ter definido o jogo, cuja vitória era imprescindível para Portugal. A Dinamarca empatou e o mundo desabaria em críticas à estrela portuguesa, que entranto, foi salvo pelo gol salvador do Varela que acabara de entrar.

Outro que ficaria mal em caso de empate e eliminação de Portugal é o goleiro Rui Patrício, um tremendo “mão de quiabo”.

Sem neura

FUMANTES

O cigarro sofre restrições de locais de consumo também na Polônia, porém, sem “caça” a fumantes, como ocorre no Brasil. Há espaços reservados a quem gosta, mesmo em ambientes fechados.

Nessa foto, amigos se divertem num dos bons restaurantes de Varsóvia, antes de ir para o Estádio Nacional.


» Comentar

Comentários:
6
  • Gilnei disse:

    Pôxa Chico,primeira vez em anos que discordo de algo que você tenha dito. Parece que você aprova quem fuma (e incomoda) em locais fechados. Ainda acho a lei brasileira muito branda.

  • J.B.CRUZ disse:

    Não adianta proliferação de leis proibindo isso e aquilo, sem fiscalização torna-se inóquoas..Ainda mais agora quando estamos sob a égide de um govêrno onde pessoas totalmente incapacitadas para gerir funções públicas, ditam normas,pisam no direito de ir e vir do cidadão comum, desrrespeitam a CONSTITUIÇÃO e LÍVRE ARBÍTREO INDIVIDUAL…Realmente vivemos em um mundo virtual…Fala mas, não faz!

  • Alisson Sol disse:

    Eu acho que é preciso lembrar um fato cientificamente comprovado: a fumaça do cigarro comercial faz mal. Não há mais dúvidas em relação a isto, com admissão pública dos fabricantes durante deposições em que fizeram acordos bilionários com os orgãos de controle da saúde de vários países.

    Ninguém quer perseguir um fumante. Jamais encontrei alguém saindo de casa pela manhã dizendo: “Hoje eu vou ali implicar com um fumante!“. Se a pessoa que fumar em casa, ou em lugar onde a fumaça não vai no meu nariz: sinta-se à vontade. Mas não creio que eu esteja “caçando” o fumante quanto a pessoa joga uma fumaça cancerígena no meu nariz e eu a peço para parar de fazê-lo.

  • – Particularmente sou contra a Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil, pois, ainda não estamos devidamente preparados para receber eventos dessas envergaduras, infelizmente… em várias partes do país há famílias tentando sobreviver com menos de um salário mínimo (que já é irrisório!), sem esgoto, sem tratamento de água, crianças sem escola, pessoas abandonadas à sorte nas filas de hospitais, nossa segurança está ameaçada e à mercê dos bandidos que estão soltos enquanto pessoas de bem estão trancafiadas em suas casas à espera da tão sonhada solução, as drogas estão fugindo do controle, a impunidade está reinando, a corrupção ainda é avassaladora, e outras prioridades que não vou nominar no momento.
    – Quanta hipocrisia neste país do PT, que faz jus à sua sigla: Prejudicial à Todos, sem exceção!

  • Jorge Santos disse:

    Fala Chico.

    Correção: a Copa das Confederações será em 2013.

    Abraço