Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Uma esperança para diminuir o tamanho do dano ambiental

Estou em Wroclaw, na Polônia, mas sempre ligado nas coisas que nos interessam diretamente no Brasil.

Li hoje no portal do Estado de Minas uma reportagem muito boa da Zulmira Furbino, aliás, com quem tive o prazer de estudar na então Fafi-Bh.

É sobre a mineração na região de Conceição do Mato Dentro.

Só o Ministério Público tem agido pra valer para que a Serra do Espinhaço e a sua população não sejam totalmente arrasados.

Algumas medidas estão sendo tomadas, mas um dano definitivo será difícil sanar: as águas!

Um mineroduto levando a matéria prima do coração de Minas ao litoral do Rio de Janeiro, por gravidade, bombeando a água.

Tomara que os MP, estadual e federal, consigam diminuir o dano.

* “Anglo American leva duro golpe no projeto Minas-Rio”

Multinacional recebe recomendação para sanar os problemas causados pelo projeto Minas-Rio em Conceição do Mato Dentro

Zulmira Furbino

A mineradora Anglo American recebeu mais um duro golpe contra sua forma de atuação no projeto Minas-Rio, no município de Conceição do Mato Dentro, Região Central do estado. Ontem, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e a Defensoria Pública do estado fizeram três recomendações à empresa. Em primeiro lugar, a multinacional deverá suspender situações, processos e ações que violem os direitos humanos e promover a reparação de danos já constatados pela comunidade local. Em segundo, a empresa e a Prefeitura de Alvorada de Minas deverão adotar medidas que garantam o acesso e a permanência dos alunos na Escola Municipal São José do Arruda, que estão adoecendo com a poeira produzida pelo tráfego intenso de caminhões no local.

A Anglo American também deverá tomar providências “urgentes” para solucionar os problemas decorrentes da poluição e assoreamento dos recursos hídricos de toda a região do empreendimento e adjacências, restabelecendo a situação anterior ao início das obras. Segundo o MPF, os autores das recomendações advertem que as graves violações aos direitos humanos praticadas pela mineradora “podem vir a configurar vários crimes, entre eles ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio, dano e até perturbação do sossego, considerada uma contravenção”.

* http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/06/13/internas_economia,299757/anglo-american-leva-duro-golpe-no-projeto-minas-rio.shtml#.T9hv2QXc8as.twitter


» Comentar

Comentários:
0