Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Aprendizado para todos nós

Já com saudade da Polônia estou cruzando a fronteira hoje para conferir o lado ucraniano da organização da Eurocopa. E chego num dia de ressaca deles, que tomaram 2 a 0 da França ontem e estão em situação delicada para passar à próxima fase. Terão de bater a Inglaterra na última rodada, terça-feira.

O fim da estadia na Polônia foi em grande estilo e aprendizado. Em Cracóvia, que não é sede da Eurocopa, mas hospeda três seleções: Holanda, Inglaterra e Itália. Optaram por essa cidade porque é a mais turística da Polônia; uma das mais belas do mundo, além do “conjunto da obra” na história.

Já foi Cidade Estado, berço de algumas das mais antigas e famosas universidades do planeta; palco de guerras e rebeliões que mudaram o mapa da Europa, e base de uma das páginas mais tenebrosas da história: os maiores campos de concentração da Segunda Guerra Mundial, através do completo Auschwitz/Birkenau.

Nicolau Kopérnico estudou e morou aqui; o Papa João Paulo II nasceu  perto da cidade e foi Arcebispo aqui, antes de ser eleito para chefiar o Vaticano.

De uma beleza arquitetônica rara, onde predomina o gótico, porém com igrejas barrocas que fazem lembrar nossas incríveis Diamantina, Mariana, Tiradentes, Conceição do Mato Dentro, São João Del Rei e principalmente Ouro Preto.

Para compor este quadro que atraiu três das mais importantes seleções de futebol do mundo, Cracóvia tem alguns dos melhores hotéis da Polônia, com destaque para o Sheraton, onde está a Holanda. O povo é extremamente gentil; os transportes públicos excelentes; bem como os táxis, todos de alta qualidade e tudo funciona bem demais da conta.

Para completar, os preços de tudo continuam os mesmos de antes da Eurocopa, inacreditavelmente baixos.

Só amanhã!

Sobre a visita a Auschwitz e ao roteiro João Paulo II falarei amanhã, já que a penúltima rodada do Grupo D foi da melhor qualidade. A França se credenciou a uma das favoritas ao título com a vitória sobre a anfitriã. Até então pouca gente punha fé no time comandado por Lorrand Blanc.

Inglaterra e Suécia fizeram um dos melhores jogos da competição, com cinco gols e viradas sensacionais.

Alô FMF!

Tudo embolado para a última rodada, quando Inglaterra x Ucrânia; Suécia x França, decidirão quem passará à próxima fase. A Suécia no Grupo D e a Irlanda no C, são as únicas que jogam apenas para cumprir tabela na última rodada da primeira fase.

Aí está o sucesso financeiro e popular da Eurocopa: da primeira à última rodada da primeira fase e das seguintes, grandes confrontos envolvendo a rivalidade histórica dos competidores.

Viva nós, a crioulada!

No início do Século XX o Vasco da Gama foi um dos primeiros clubes do mundo e do Brasil a abrir as portas do seu time para os negros. A partir dos anos 1980 as seleções mundiais entraram nessa. Na Copa do Japão/Coréia, a Alemanha apresentou seu negro, Asamoah.

A Inglaterra, que sempre foi tolerante em relação aos negros, foi salva por dois, contra a Suécia, com direito a show no terceiro gol, à Tardelli: cruzamento de Theo Walcoot, gol do Danny Welbeck.

Vida que segue

CIDADEVELHA

A Eurocopa corre solta e a vida continua na Cidade Velha de Varsóvia, Patrimônio Cultural da Humanidade, da Unesco.

CIDADEVELHA2

A Polônia surpreende positivamente em todos os aspectos e aproveita o torneio continental para se afirmar como um dos países imunes à crise econômica que assola seus vizinhos ricos.


» Comentar

Comentários:
3
  • Ricardo A Carvalho disse:

    Chico, top a historia, sera minha proxima viagem

  • sergio moreira disse:

    Grande amigo Chico,
    excelentes reportagens,
    suas informaç]oes nos deixam ligados e parece que estamos ai
    lendo e sentindo tudo pertinho,
    boa viagem
    abraços
    sérgio moreira

  • Emerson Rodrigues disse:

    Mestre Chico Maia, obrigado pela impressões sobre as cidades e sobre esta grande festa do futebol que está acontecendo, aí na Europa. Só quem acompanha de perto pode nos reportar com essa riqueza de detalhes. Abraço!