Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Seleção da Itália pode ficar em BH durante a Copa

A seleção italiana tem Belo Horizonte como a sua primeira opção para se hospedar nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. E caso seja campeã da Eurocopa, já adotará a capital mineira como a sua casa. A informação é do jornalista italiano Federico di Parma, de ótimas fontes dentro da Federação Italiana de Futebol, com quem dividi espaço na tribuna de imprensa em Gdansk. Segundo ele, a atuação de bastidores do Grupo Fiat é um fator muito forte a favor de Beagá, já que além da Fiat Automóveis eles têm também a Iveco, cada vez mais consolidada em Minas Gerais, através da fábrica de Sete Lagoas.

Bem vinda

Caso ocorra será um ótimo negócio em todos os aspectos para Belo Horizonte. Uma seleção de prestígio como a da Itália atrai além da mídia do país, os principais veículos de imprensa que cobrem esportes no mundo. Sem falar no grande número de torcedores que a acompanha, movimentando mais ainda a economia.

Até que este martelo seja batido o caminho é longo. Primeiro a Itália tem que se classificar na difícil eliminatória européia; depois o processo interno de decisão, que envolve além da diretoria da Federação deles, a comissão técnica, que nestes casos tem opinião decisiva.

Nova sede

O sábado foi de estradas da Polônia novamente, agora com destino a Lviv, na Ucrânia, onde assistirei Alemanha e Dinamarca, pelo Grupo B. No mesmo horário de Portugal e Holanda em Kharkiv, também na Ucrânia. É o grupo considerado mais difícil, onde a Alemanha está mostrando ótimo futebol, tem duas vitórias, mas nem assim já classificada. Todas têm chances.

E como no futebol tudo é possível, só depois do apito final do árbitro nas duas partidas para se comemorar ou lamentar.

Bom demais

Também nessa região as rodovias polonesas são excelentes e as terras cultivadas dos dois lados da estrada.

Perto da fronteira com a Ucrânia, aviões, tanques e outros equipamentos russos, da Segunda Guerra Mundial ficam expostos na margem direita.

Não se vê pobreza na Polônia e além de muito bonitas e limpas, as cidades do interior, pequenas e grandes são muito bem sinalizadas. A locomoção fica facilitada, até quando o GPS falha.

Velhos tempos

A fronteira é sempre muito movimentada e mais ainda neste período de realização da Eurocopa de forma conjunta pelos dois países. Como a Ucrânia não pertence à comunidade europeia a burocracia da imigração entra em cena, com os resquícios ainda dos tempos da União Soviética.

Com tudo sob controle, documentos pessoais e do veículo em ordem; vistoria feita em tudo; quase uma hora e meia para passar. Depois de caras desconfiadas e troca de olhares entre os muitos agentes ucranianos.

Cartão fura fila

Quem sai da Polônia e diz que vai assistir a jogos da Eurocopa recebe o “Green Lane”, um documento para afixar no painel do carro, que dá direito a furar a enorme fila de veículos que já estava a horas aguardando a sua vez. Trata-se de um acordo para incentivar poloneses e ucranianos a comparecer aos jogos.

De Cracóvia à fronteira são 370 Km, e mais 80 a Lviv. Rodovia de pista simples, porém muito boa. Dureza é a sinalização, só em ucraniano.


» Comentar

Comentários:
9
  • Aos administradores do blog do grande CM: queiram, por gentileza, substituirem meu comentário anterior por este. Muito obrigado!
    – Os veículos “Fumacê” que combatem a dengue e outras “pragas”, terão que trabalhar dobrado prá desinfetar BH com a presença de mais italianos em MG! Esses, sim, terão muito serviço…

    – É óbvio que há exceções entre esses italianos, que em sua maioria são pessoas de bem, honestos, trabalhadores, de boa índole…

  • Pelo que tenho lido, infelizmente não podemos contar mais com João Leite, Chiquinho, Luizinho, Batista, Paulo Roberto, Sérgio Araújo, Cerezo, Éder, Paulo Isidoro e o maior deles, Reinaldo… Então o que temos são esses aí que estão no clube, e à eles (com raras exceções) é que temos que apoiar…

    – O Brasileirão está parelho e ainda é muito cedo prá contar vantagem, como certas “testemunhas” celestes, que já anteciparam a volta do “Barcelona das Américas” treinado pelo seu “Pep Guardiola”! Eta povinho que nunca aprende, sô… sempre com “mania de grandeza”!

    – Aos poucos estão mandando os “come-dorme” e “chinelinhos” embora: ainda bem! Mas infelizmente ainda restam alguns no plantel que “não entraram em campo”, ou seja, foram extremamente coniventes e maus profissionais naquele jogo do dia 04/12/2011! Ainda dá tempo de consertar os erros passados: ACORDA, DIRETORIA!

  • Gilmar Ribeiro disse:

    Boa ideia a Seleção Italiana vir jogar em BH,pois aqui tem muitos torcedores dos times italianos,tenham um bom dia e fiquem com Deus!

  • Rodrigo disse:

    Perfeito o comentário do Audisio. Viu exatamente o mesmo jogo que eu vi!!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Não concordo com Audísio, o Jô é um tipo raro de atacante, que sabe fazer o pivô, ontem fizeram umas 200 faltas em cima dele e muitas não marcadas.

  • audisio disse:

    Correção: “Jogadores que saibam bater para o Gol”.

  • audisio disse:

    Atuação do Atlético contra o Sao Paulo me deixou algumas impressões.
    Esse Jo não me engana muito tempo. O vi jogando ao vivo contra o Bahia e não tinha achado isso tudo que todo mundo andou dizendo.
    Richarlyson não sai desse time de maneira nenhuma. Foi péssimo e consegue ser regular atuando bem numa partida e péssimamente na outra. Leandro Donizette é muito mais jogador.
    Carlos Cesar, pode arrumar suas malas e essa estória de Danilinho ajudar na marcação não encobre mais suas péssimas atuações.
    Guilherme é titular e o Juninho também até que o Neto Berola volte.
    O Atlético carece de jogadores que sabem bater para o Gol. O Bernard jogou bem mas não sabe concluir. O Danilinho não conclui, o Richarlyson não sabe chutar, Carlos Cesar não sabe chutar. O Resultado está no placar. Quem contratar jogadores favor lembrar do Tardelli, um centroavante que não jogue de costas para o Gol. Precisamos de um Tardelli e não de mais um outro Fábio Junior. André e Jo são farinha do mesmo saco.
    O Cuca tem que repensar sua criação no meio de campo, pois se marcarem o Ronaldo não sobra mais ninguém.
    Resumindo:
    Piores em campo:
    Carlos Cesar, Richarlyson, Jo, e Danilinho.
    Bernard lutou e foi bem mas tem um horrível defeito de não saber concluir. Ronaldinho não esteve inspirado, Juninho deu um bom passe mas esteve apagado. Pierre, Daniel e Rever sempre excelentes assim como o lateral Junior Cesar também esteve bem na partida.
    Vamos ter que ganhar do Náutico…Obrigação sem desculpas!

  • Paulo Assis disse:

    Já que o tom é internacional, só para constar que meu Coelhão derrotou o temido Boca Jrs. por 3 X 2, de virada, pela primeira rodada da COPA LIBERTADORES sub-20.

    Dá-lhe Coelhão!

  • J.B.CRUZ disse:

    Caso a delegação da ITÁLIA escolha B.H. para sua preparação para COPA 2.014, seria de bom grado o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE na pessoa de seu Presidente DR. GILVAN DO PINHO TAVARES, convidar pessoalmente atravéz de ofício em papel timbrado do CLUBE, vêz que o MAIOR das AMÉRICAS no SÉCULO 20, tem em sua origem (fundação) a valorosa contribuição do povo ITALIANO…CRUZEIRO ESPORTE CLUBE é o complemento de PALESTRA ITÁLIA e a união de 2 grandes povos…..